Familia Espadilha

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Familia Espadilha

#236385 | manuel espadilha | 13 ago 2009 15:05

Será que alguém com o apelido espadilha , do Alentejo, me saberá dar indicios da origem deste apelido?
O REGISTO MAIS ANTIGO QUE CONSEGUI NO ARQ. DISTRITAL DE BEJA FOI RELATIVO AO MEU 4º AVô CHAMADO JOAQUIM ESPADILHA, CASADO COM MARIA LOPES, AMBOS NATURAIS DA FREGUESIA DA SALVADA - BEJA.
SEI QUE NO NORTE (AVEIRO, FAMALICAO, OLIVEIRA DO BAIRRO) HÁ MUITOS ESPADILHAS, MAS ACHO QUE NÃO TERÃO LIGAÇAO COM A FAMÍLIA ALENTEJANA.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#245450 | anasofia73 | 03 dez 2009 10:49 | Em resposta a: #236385

Olá Tio! Eu sou a Ana a filha mais velha do "Manelinho", filho da Rosária, sua irmã. Descobri este site porque ando também a descobrir a minha árvore genealógica. O Tio já vai bastante avançado. Se conseguir alguma informação terei todo o gosto em fornecer-lhe. Se tiver novidades contacte-me também. Cumprimentos a todos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#245652 | manuel espadilha | 06 dez 2009 13:42 | Em resposta a: #245450

Olá Ana
Gostei de saber que te interessas por genealogia. Aqui em casa não me dizem que estou parvo com ,isto mas pensam. É que eu vivo isto com entusiasmo. Do lado da minha mãe já cheguei ao 5º avõ, mas do meu pai estou no 4º avô. Através duma àrvore Genealógica duma família de Castro verde , que descendem de Pexeiro (era assim que se designavam) descobri que os peixeiros são originários da zona de Messejana, Aljustrel, Panoias etc. O meu 5º avô , José Pexeiro veio de Aljustrel e casou com Bárbara Guerreiro e tiveram um filho Ildefonso Pexeiro que casou em, Albernoa com Joana Batista. Pedi agora ao Arq. Dist. de Beja certidões de casamento que me parece serem completas nos nomes. Tenho em minha posse o registo de nascimento do teu bisavô Francisco Veneranda que trouxe do Arq. Dist. de Beja na última visita.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#245710 | anasofia73 | 07 dez 2009 11:43 | Em resposta a: #245652

Olá Tio. Comecei recentemente e tenho pedido as certidões via net e estou a aguardar algumas. Estou um pouco mais atrasada que o tio, que já tem bastante dados! Foi fácil para si obter estes dados? Não conseguiu achar mais dados relativamente ao seu 4º avô Joaquim Espadilha? Qual o impedimento que tem neste momento? Eu estou à espera de algumas certidões. Estou, de facto, muito entusiasmada com a minha genealogia, pois sou fascinada com a história. O Tio conseguiu algumas fotos de antepassados? Boa semana.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#245716 | manuel espadilha | 07 dez 2009 15:02 | Em resposta a: #245710

Cara sobrinha
Pedi algumas certidões via net, mas não tive resposta. Pedindo ao Arq. Dist. de Beja , por carta , é mais prático. São impecáveis. HÓ não fossem alentejanos!... A maior dificuldade é em encontrar o registo de nascimentro do meu trisavô António Joaquim Espadilha. Pedi agora o seu registo de casamento. Talvez seja mais fácil porque já trazem apelido e é mais fácil de procurar porque há menos casamentos do que nascimentos. Quanto a fotos não temos nada. Por hojé tudo. Eu quando receber agora as certidões que pedi, completo o que já tenho e quando `aí fôr levo-te uma fotocópia.


Sem mais, cumprimentos a todos.

Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#250885 | manuel espadilha | 03 mar 2010 12:40 | Em resposta a: #245716

Cara Sofia

Já consegui o registo do meu trisavõ, junto Arq. Dist. de Beja. A dificuldade estava em que o pai dele a partir duma certa altura mudou de nome. Aos primeiros filhos utilizou o nome de Joaquim José e depois a ser Joaquim Espadilha, assim como a esposa, passou de Maria teresa para Maria Lopes.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#271382 | manuel espadilha | 26 fev 2011 14:53 | Em resposta a: #250885

Cara sobrinha

Entao como estas com as tuas pesquisas? Eu consegui chegar ao meu sexto avo ( teu setimo avo) que se chama Manuel Baiao e era natural de Albernoa e casou em segundo matrimonio em Beja e vivia na Salvada. Casou com Maria Josefa e tiveram Jose Gonçalves , meu quinto avo .

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#271385 | Paulo Rodrigues | 26 fev 2011 15:51 | Em resposta a: #271382

Caro Manuel Espadilha

Por acaso nas suas investigações não entroncou na família de sobrenome - ( Cláudio ) de Albernôa ?

Em Albernôa existem alguns Espadilhas inclusive um é casado com uma prima minha.

Cumprimentos

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#271447 | manuel espadilha | 27 fev 2011 15:13 | Em resposta a: #271385

Caro paulo Rodrigues

Claro que ha muitos claudios em Albernoa. Sao meus primos muito chegados, mas, apesar de ter a minha arvore genealogica ate a 6ª geraçao (1730) , ainda nao consegui apurar onde ha a ligaçao Espadilha-Claudio. Hoje precisamente tinha decidido solicitar o registo de nascimento de um joaguim Claudio que era da idade do meu pai, para conferir se alguns avos tinham algum parentesco. Mas eu acho que era a minha trisavo Maria Catatrina e que era Claudio. A respeito do Espadilha casado com a sua prima,como se chama? E de Albernoa ? Desculpe a falta de acentuaçao, mas o computador tem um virus que impede a acentuaçao de funcionar.


Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#271449 | manuel espadilha | 27 fev 2011 15:15 | Em resposta a: #271385

Caro paulo Rodrigues

Claro que ha muitos claudios em Albernoa. Sao meus primos muito chegados, mas, apesar de ter a minha arvore genealogica ate a 6ª geraçao (1730) , ainda nao consegui apurar onde ha a ligaçao Espadilha-Claudio. Hoje precisamente tinha decidido solicitar o registo de nascimento de um joaguim Claudio que era da idade do meu pai, para conferir se alguns avos tinham algum parentesco. Mas eu acho que era a minha trisavo Maria Catatrina e que era Claudio. A respeito do Espadilha casado com a sua prima,como se chama? E de Albernoa ? Desculpe a falta de acentuaçao, mas o computador tem um virus que impede a acentuaçao de funcionar.


Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#271453 | Paulo Rodrigues | 27 fev 2011 16:55 | Em resposta a: #271449

Caro Manuel Espadilha,

Eu descendo dos ( Cláudios ) de Albernôa, começei por este ramo em homenagem à minha avó, e pelo valor afectivo da casa que possuimos em Albernôa, quanto ao nome da minha prima (3 grau) é a Francisca Cláudio Marques casada com Manuel Espadilha.

Cumprimentos

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#271568 | manuel espadilha | 01 mar 2011 12:14 | Em resposta a: #271453

Caro Paulo Rodrigues

Se a sua avo era de Albernoa eu devo conhece-la embora tenha de la saido ha 51 anos. Havia duas familias numerosas de Claudios (hoje teriam mais de 100 anos) e depois ha mais Claudios dispersos em que, por serem femeninas, o nome raramente e utlizado. A minha avo era Maria de Encarnaçao Claudio, no entando nos registos que tenho pedido so consta o nome de Maria de Encarnaçao Eu por acaso desconhecis que a Francisca Marques tinha o apelido Claudio. Deve ser da parte da mae porque o pai era Marques. Mas o marido e Jose Espadilha e nao Manuel. A nao que estejamos a falar doutras pessoas.
Nao sei se sabe que este apelido se escrevia Colaido, portanto quando lhe algum com este nome deve considera-lo como Claudio.

Cumprimentos

Manuel Peixeiro Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#271570 | Paulo Rodrigues | 01 mar 2011 14:40 | Em resposta a: #271568

Caro Manuel Espadilha,

A senhora minha avó chama-se Maria Lúcia de Medeiros Cláudio nasceu em Albernoa em 1945, quanto à minha prima Francisca Cláudio Marques, é Cláudio por parte da mãe - Maria Teresa Cláudio, de facto o marido é José Espadilha, foi lapso meu.

Recebi hoje um email do Arquivo Distrital de Beja a confirmar que encontraram duas das certidões que solicitei para prosseguir nas minhas investigações = )

Espero depois conseguir na minha árvore genealógica UNIR os ( Cláudios ) que tenho, agora mais um com o nome da sua avó, e outros que tenho, depois de uma ida ao cemitério de Albernoa e ter anotado. (inclusive um António Cláudio, pai de Manuel Peixeiro Cláudio). Verifiquei também a junção de Romão com Cláudio, de facto o irmão do meu bisavô chamava-se José Romão Cláudio, uma das minhas teorias é que os claudios que nao encontro ligação sejam descendentes dele, a menos que eu desconheça outros irmãos do meu bisavô, mas como disse o Manuel, os Cláudios são numerosos .

Não sabia que o apelido em tempos se escrevia colaido, interessante de facto.

Cumprimentos

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#271660 | manuel espadilha | 02 mar 2011 18:23 | Em resposta a: #271570

Caro Paulo Rodrigues

Entao e como esta a sua avo? Ja nao a vejo desde 1966 quando vim da Guine e a encontrei em Camarate. O Julio, oManuel , oLeonel e a Elisa nao os vejo desde 1960. Eramos vizinhos na rua da Chamine em Albernoa. Trabalhei com o seu bisavo e ainda conheci a sua bisavo Delmira Medeiros. Eu lidava mais com o Julio. Quanto aos Claudio, ha muitos e sao todos da mesma familia. O Antonio Claudio que voce se refere e o pai daquele que morreu no cafe em Beja com a arma do cabo da ronda do quartel de Beja. A sua avo deve lembrar-se disso. Ele tinha dezasseis anos e era irm~~ao da Felizarda Claudio.O seu 2º tio Jose Romao Claudio era o pai do "Ferreirinha" que a sua avo tambem lembrar´´a.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#271780 | Paulo Rodrigues | 04 mar 2011 18:43 | Em resposta a: #271660

Caro Manuel Espadilha,

Não sabia que conhecia a minha avó e os meus tios, a minha avó está boa manda-lhe cumprimentos, não cheguei a conheçer os meus bisavós morreram antes de eu nascer. chegou a conheçer o meus trisavós Manuel António Cláudio e Theresa de Jesus ? (avós da minha avó)

De facto o meu tio era José Cláudio que casou com Lucia Ferreira e tiveram um filho o "ferreirinha", o José Romão Cláudio a que me referia era o irmao do meu tetravô João Cláudio, como existem tantos Cláudios (e de nomes parecidos) eu gostava de saber de que descendencia vêm, mas estou a conseguir a juntar as peças aos poucos = )

Estou quase a provar que a minha parte dos ( Cláudios ) Veio de São Marcos da Ataboeira e passaram a viver em Albernôa, sabe de alguma coisa ?

Os melhores cumprimentos

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#271816 | manuel espadilha | 05 mar 2011 12:35 | Em resposta a: #271780

Caro Paulo

Eu ja sabia que os Claudios vieram de S. Marcos de Ataboeira, porque trouxe, numa visita que fiz ao Arq. D. de Beja, o registo do pai do meu cunhado Antonio Claudio Aurelio e verifiquei que o bisavo dele era de S. M de Ataboeira. Quase toda a nossa populaçao veio daquela zona (refiro-me a Albernoa). No seculo dezoito Albernoa tinha muito pouca populaçao. Ainda nao descobri o motivo da grande aumento populacional, embora julgue que tenha sido o movimento das minas. Como ja lhe disse todos os Claudios de Albernoa sao da mesma familia. Senao estou em erro havia tres Manuel Claudio mas o seu trisavo nao o conheci , Mas a minha irma Maria Julia tem mais catorze anos do que eu e tem boa memoria e ela vai esclarecer muita coisa. S E facil saber a nossa ascendencia. Basta escrever para o Arq. dist. de Beja indicando uma data aproximada do nascimento da pessoa e a respectiva filiaçao. Exemplo da sua avo: Maria Lucia Medeiros Claudio, filha Jose Claudio e de Delmira Medeiros, natural de Albernoa. O seu avo deveria ter uns 105 anos, se ca estivesse, portanto os documentos dele ja devem estar np Arq, dist. de Beja. Senao tiver 100 anos estarao na Conservatoria do Registo Civil de Beja. Eu tambem tenho ascendencia Rodrigues. Tenho quatro ramos de Rodrigues mas nao teem ligaçao Sao desde Martinlongo-Alcoutim ate a Salvada-Beja.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#271818 | Paulo Rodrigues | 05 mar 2011 13:16 | Em resposta a: #271816

Bom dia Caro Manuel

Eu tenho feito isso (pedindo por via mail ao Arquivo Distrital de Beja os assentos a respeito da familia Cláudio, começei pela minha avó e assim sucessivamente) Já vou nos meus 6 Avôs (1778) peço sempre os assentos de baptismo e casamento de cada um, vou mais ou menos avançado, vou fazendo aos poucos, dependendo da minha disposição e do meu tempo.

Deixo aqui a minha ascendência :

1 - António José Cláudio casou com Joseffa Theresa - Ambos naturais de São Marcos da Ataboeira - 6 avós

2 - José António Cláudio casou com Francisca dos Prazeres - Ele de São Marcos da Ataboeira, Ela de Aljustrel - 5 avós

3 - João Cláudio casou com Marceliana das Dores - Ele de Albernoa, Ela de Ourique - Tetravós

4 - Manuel António Cláudio casou com Theresa de Jesus - Ambos naturais de Albernoa - Trisavós

5 - António Manuel Cláudio casou com Delmira dos Remédios Medeiros - Ambos naturais de Albernoa - Bisavós

_______________

1 - Ainda não pedi o assento de nascimento do António José Cláudio - não a encontraram mas vou reformular outra data e pode ser que encontrem.

2 - O José António Cláudio casado com Francisca dos Prazeres tiveram outro filho o tal - José Romão Cláudio que acredito ter tido uma descendencia grande (ainda estou a averiguar)

3 - O João Cláudio casado com Marceliana das Dores tiveram dois filhos ( o meu Trisavô que referi acima) e a Maria Cláudio que casou com um Candeias ?!

4 - Os meus trisavós tiveram 5 filhos.

5 - E os meus bisavós como o Manuel Espadilha, já sabe 6 filhos e um deles é a minha avó.

Espero ter explicado bem

Eu agora só estou a fazer a minha ascendencia directa, depois passo para os colaterais para unir os ( cláudios ) soltos que tenho anotados.

Se o Manuel se lembrar de alguma coisa dos nomes referidos acima ou entrocar neles diga-me por favor para conseguirmos unir os nossos Cláudios.

Os melhores cumprimentos

Paulo Rodrigues


Nota: Eu tenho a ascendência em textos passados no word, baptismo, casamento, óbito mais completos assim como datas de cada um, simplifiquei só para o Manuel ver = )

Repare como os nomes são tão parecidos.

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#272007 | manuel espadilha | 07 mar 2011 18:46 | Em resposta a: #271818

Caro Paulo Rodrigues

Todos os nomes que me nomeou sao-me todos familiares, mas os que conheci ja foram os filhos deles. Sei que ha la varios ramos de Claudios e que sao todos primos, mas sao mais recentes. Eram todos com a inclinaçao para pastores. Quem lhe podera dar alguma informaçao e a minha ssbrinha Sofia que ja consta neste Forum. Ela esta a fazer a arvore dela e tambem e Claudio e ja vai muito adiantada. Vou telefonar-lhe para ela ver o Forum para que lhe alguma informaçao. A sua avo conhece os avos dela. E o Antonio Claudio Aurelio e a minha irma Rosaria Espadilha.

Cumprimentos


Manuel Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#272016 | Paulo Rodrigues | 07 mar 2011 20:15 | Em resposta a: #272007

Caro Manuel Espadilha

Muito obrigado antes de mais pela atenção, aguardarei então que a sua sobrinha Sofia venha ao forum, mais uma Cláudio que bom = )

Eu já fui perguntar à minha avó de facto ela lembra-se deles, eu esqueçi-me na minha mensagem anterior que a minha avó pediu-me que gostaria de ter o seu contacto para saber como vai etc e referiu uma irmã sua que a minha avó costumava falar mas já nao se recorda bem do nome.


Cumprimentos e bom feriado

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#272412 | manuel espadilha | 13 mar 2011 15:42 | Em resposta a: #271818

Caro Paulo Rodrigues

Aquele Jose Romao Claudio deve ter sim uma descendencia grande porque ha muita gente em Albernoa com o nome Romao assossiado aos Claudios. Morreu ha pouco o Romao Claudio (cerca de 80 anos) que a sua avo talvez conheça que era filho de Bento Romao Claudio e de sua tia Celestina Medeiros. Quando chegar aos Medeiros e que voce vai ter muito que fazer. Eram dez ou onze irm~~aos (entre e les o Jose Medeiros, seu tetra-avo) So me lembro de 10. A origem deles e dum monte perto de Mertola que se chama ; "" Da d; Sapo" . Eu fico surpreendido com o facto da populaçao de Albernoa ter tantas origens. E sempre vindas do Sul para Norte. Na minha quinta geraçao (64 casais ) nos finais do seculo dezoito e principios de dezanove, nao tenho naturais de Albernoa.
Ainda nao consegui o conctato com a minha Sobrinha Sofia. Mas vou conseguir, nem que a va visitar. Moro na Cruz de Pau-Seixal e moram ca muitos primos seus. Com o Nicolau estou todos os dias com ele. A mulher dele tam bem e Claudio da parte do avo Bento Claudio e da Celestina Medeiros.

Manuel Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#279097 | manuel espadilha | 20 jun 2011 16:35 | Em resposta a: #272412

Ola Sofia

Entao como vais com as tuas pesquisas genealogicas ?

Eu tenho avançado pouco porque no principio do seculo dezoito os padres nao mencionavam a filiaçao completa e ficamos sem saber de quem sao filhos e netos os nossos ascendentes.
Assim,tenho o casamento do meu penta-avo (5º avo) Manuel Baiao que nao tem nem nome de pai nem de mae. Vou tentar pesquisar um possivel irmao, que pode ser que tenha mais sorte.
Quanto a origem do nome Espadilha, ja nao tenho duvidas que a historia que meu pai me contava de que o nome espadilha vinha de alcunha, ja nao tenho duvidas. O apelido ESPADILHA começou no meu trisavo Joaquim Jose, que era Filho de Jose Gonçalves e de MAIA TERESA, ambos naturais de Salvada - Beja. A seguir ao casamento de ambos e a partir do registo do segundo filho passou a chamar-se Joaquim Espadilha e ela Maria Lopes (o pai dela chamava-se Sebastiao Lopes) Ele era viuvo de Ana Jacinta (gostava de conctatar com possiveis filhos deles , que tambem sao nossos parentes). Ele tinha 48 anos e ela apenas 20.
O seu filho Antonio Joaquim Espadilha constituiu familia no entao lugar da Cabeça Gorda (da freguesia da Salvada) e fixou-se em Albernoa no ano de 1890. A filha Teresa, ja casada, ficou na cabeça Gorda, o Joao e o Manuel Espadilha Fixaram-se em Ervidel e Santa Vitoria (lugar da Minas da Juliana) meu avo Joaquim Espadilha ficou em Albernoa e o Francisco Espadilha aos 22 anos desapareceu sem deixar rasto. Ser´´a que havera alguma descendencia deste Francisco Espadilha'???
Portanto, o noso apelido ESPADILHA nao ha qualquer ligaçao com os Espadilhas que ha no norte do Pa´´is, que sao muito antigos (segundo tenho apurado eram Cristaos-novos e emigraram muito para a America latina). Em 1730 aparece na net. um Manuel da Costa Espadilha como testemuha num processo do Santo Oficio (inquisiçao).


Cumprimentos do tio Manuel Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#283500 | Paulo Rodrigues | 01 ago 2011 18:17 | Em resposta a: #279097

Caro Manuel Espadilha,

Já algum tempo que não falamos como vai ? Já avançou mais nas suas pesquisas ?

Cumprimentos

Paulo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#288317 | manuel espadilha | 01 out 2011 17:00 | Em resposta a: #283500

Caro Paulo


Realmente não temos comunicado últimamente, porque tenho estado à espera de ancontrar o seu tio Leonel (ou Dionel?) que mora na casa duma sua prima, junto ao Estádio da Medideira-Amora, mas ainda não o encontrei. Talvez já tenha passado por ele, mas, como não o vejo há já cinquenta anos, possívelmente nem o conhecerei. Mas o seu primo Nicolau já esteve com ele e qualquer dia vou vê-lo.

Quanto às minhas pesquisas, vão lentamente porque quando se chega ao princípio do século dezoito as filiações já estão muito difícies, porque nem sempre incluem os nomes dos avós.



Cumprimentos

Manuel Espadilha

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#304750 | anasofia73 | 02 mai 2012 21:16 | Em resposta a: #288317

Olá Tio,

já há algum tempo que aqui não vinha!! Soube hoje pelo meu pai que te novidades sobre a nossa família! Tenho avançado pouco nas minhas pesquisas, pois estou a estudar e o tempo é bem mais reduzido! Gostava muito que me contasse os seus avanços!! Aguardo notícias! Bj

Resposta

Link directo:

RE: Familia Espadilha

#305625 | manuel espadilha | 11 mai 2012 18:49 | Em resposta a: #304750

Olá Sofia
Eu cá vou curtindo o vício da genealogia. Nos Peixeiros já é dificil ir mais longe. Em Aljustrel a escrita em 1700 é muito reduzida e mal escrita. Nos casamentos nem a filiação escreviam e, por isso ,é muito dificil chegar aos nomes dos pais. Só consegui apurar que a minha 6ª avó Isabel Pixeiro teve três filhos em Aljustel mas não consigo a filiação e nem a naturalidade. Dos três filhos, nós descendemos do José Pixeiro. A maria, não sei nada dela. O António Pixeiro que nasceu em 1707, casou em Aljustrel com Maria Coelho no dia 7.7.1733 e casou 2ª vez em Albernoa com Catarina Mestra no dia 12.2.1736. Gostava de conhecer a sua descendência.
Nos Espadilhas , também está dificil. Descendemos dum Manuel Baião natural de Albernoa e Josefa Maria, natural de Beja e viveram na Salvada e tenho conhecimento de dois filhos, José Gonçalves , meu 5º avô e António Gonçalves. Estive no AD de Beja a consultar os casamentos, de 1725 a 1765 e vi muitos Manuel Baião mas, como não tem a filiação dele e nem o nome da primeira esposa, não consigo saber qual deles é o nosso Manuel Baião. Como é que no século dezoito havia tanto Baião em Albernoa e agora não há nenhum.

Cumprimentos
Manuel Espadilha

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 04:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen