Primos até à 5ª Geração

Este tópico está classificado nas salas: Genética

Primos até à 5ª Geração

#236667 | CCS1953 | 17 ago 2009 00:53

Caros Confrades,

Desculpem-me a ignorância, mas gostaria que alguém me explicasse a frase: "PRIMOS ATÉ À 5ª GERAÇÃO".

Esta frase a ser verdadeira, como se pode afirmar, que dos nossos antepassados com mais 5 gerações, nós ainda termos marcadores genéticos?

A minha questão é porque sou completamente ignorante na matéria, e muitas vezes me "gozam", dizendo que esses nossos antepassados já não "NOS dizem nada geneticamente"?

O que é certo é que o National Geographic está a fazer um levantamento dos marcadores genéticos.

Agradeço a vossa ajuda e informação para ficar esclarecida.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

RE: Primos até à 5ª Geração

#236810 | CCS1953 | 18 ago 2009 22:04 | Em resposta a: #236667

Caros Confrades,

Renovo este meu pedido de ajuda.

CCS

Resposta

Link directo:

RE: Primos até à 5ª Geração

#237008 | Ricardo de Oliveira | 21 ago 2009 13:17 | Em resposta a: #236810

No caso da linha masculina e da linha feminina existe a mesma identidade genética através dos haplogrupos Y (masc.) e do DNA mitocondrial. Todas as pessoas possuem a sua assinatura genealógico-genética de linhagem masculina e feminina ao longo de milhares de anos e de muitos séculos específicos. Aqui o maior laboratório é a FTDNA.
No caso das outras linhas é possível encontrar blocos genéticos autossomais comuns . O laboratório da 23andMe, por exemplo, permite a visualização de blocos genéticos comuns de primos, mesmo com muitas gerações de distância do antepassado em comum. É possível até mesmo a visualização da localização, sabendo-se em qual dos 23 cromossomos se encontra o bloco em comum.
As populações étnicas e nacionais são agrupadas em termos de lugares estatísticos.
Com os exames realizados, tudo pode ser consultado via internet nas páginas dos principais laboratórios de genealogia genética.

Atte

Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Primos até à 5ª Geração

#237029 | CCS1953 | 21 ago 2009 21:49 | Em resposta a: #237008

Caro Ricardo de Oliveira,

Agradeço-he sinceramente a sua resposta e ajuda.

É realmente um tema bastante interessante.

Resumindo, este estudo "levantamento genético", permite que cientificamente muito se possa fazer em prol da saúde.

Reitero o meu reconhecimento pela sua tão explicita informação.

Os meus cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 23 abr 2024, 21:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen