Primos até à 5ª Geração
Este tópico está classificado nas salas: Genética
Primos até à 5ª Geração
Caros Confrades,
Desculpem-me a ignorância, mas gostaria que alguém me explicasse a frase: "PRIMOS ATÉ À 5ª GERAÇÃO".
Esta frase a ser verdadeira, como se pode afirmar, que dos nossos antepassados com mais 5 gerações, nós ainda termos marcadores genéticos?
A minha questão é porque sou completamente ignorante na matéria, e muitas vezes me "gozam", dizendo que esses nossos antepassados já não "NOS dizem nada geneticamente"?
O que é certo é que o National Geographic está a fazer um levantamento dos marcadores genéticos.
Agradeço a vossa ajuda e informação para ficar esclarecida.
Cumprimentos,
Celeste Correia Saraiva
Link directo:
RE: Primos até à 5ª Geração
Caros Confrades,
Renovo este meu pedido de ajuda.
CCS
Link directo:
No caso da linha masculina e da linha feminina existe a mesma identidade genética através dos haplogrupos Y (masc.) e do DNA mitocondrial. Todas as pessoas possuem a sua assinatura genealógico-genética de linhagem masculina e feminina ao longo de milhares de anos e de muitos séculos específicos. Aqui o maior laboratório é a FTDNA.
No caso das outras linhas é possível encontrar blocos genéticos autossomais comuns . O laboratório da 23andMe, por exemplo, permite a visualização de blocos genéticos comuns de primos, mesmo com muitas gerações de distância do antepassado em comum. É possível até mesmo a visualização da localização, sabendo-se em qual dos 23 cromossomos se encontra o bloco em comum.
As populações étnicas e nacionais são agrupadas em termos de lugares estatísticos.
Com os exames realizados, tudo pode ser consultado via internet nas páginas dos principais laboratórios de genealogia genética.
Atte
Ricardo
Link directo:
Caro Ricardo de Oliveira,
Agradeço-he sinceramente a sua resposta e ajuda.
É realmente um tema bastante interessante.
Resumindo, este estudo "levantamento genético", permite que cientificamente muito se possa fazer em prol da saúde.
Reitero o meu reconhecimento pela sua tão explicita informação.
Os meus cumprimentos,
Celeste Correia Saraiva
Link directo:
Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 13 nov 2024, 20:30