Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#236718 | Dsousa | 17 ago 2009 20:11

Caros Senhores,

Procuro informações sobre esta família, que terá origem no licenciado Manuel de Almeida, nascido em finais do séc. XVI, e residente em Pala. Manuel de Almeida foi casado com Maria Gomes, da qual teve uma filha, Mariana de Almeida, nascida em Pala e aí casada com Manuel Henriques da Silva, capitão-mor de Mortágua. Estes tiveram três filhos:

1. António de Almeida Camelo, que nasceu em Pala e casou com Ana João, de Palheiros de Baixo, Pala, filha de Pedro João e Maria Marques, lavradores honrados.

2. Manuel de Almeida Camelo, que nasceu no mesmo local, onde foi baptizado a 31 de Dezembro de 1636. Teve processo de ordenação sacerdotal (ordens menores). Foi morador em Avelãs do Caminho, Sangalhos, Anadia, onde foi capitão, escrivão do Público, Judicial e Órfãos, e tesoureiro de bulas. Foi também juiz dos órfãos de Aveiro. Casou duas vezes, sendo a segunda com Maria dos Reis Barreto, natural de Paus, Barril, Águeda, filha de Sebastião Barreto e Maria Lopes. C. g.

3. Mariana da Silva, que também nasceu em Pala, onde foi baptizada a 16 de Dezembro de 1649. Casou com o Capitão Pedro da Fonseca. C.g.

Agradeço desde já qualquer informação.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#242032 | Dsousa | 15 out 2009 19:33 | Em resposta a: #236718

Renovo o pedido.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#248012 | Filipe Manuel | 19 jan 2010 00:40 | Em resposta a: #242032

Carissimo,

Tenho noticia de uma Antonia de Almeida cc. Antonio Rodrigues a 2 set 1664 nao em Pala mas no Anceiro, Espinho, mortàgua. A Antonia de Almeida nasceu a 7 Uun 1641 filha de Sebastiao de Almeida e de Maria Jorge, todos naturais de Anceiro. Este ultimo casal teve outros filhos: antonio e margarida (os que localizei).

Nao sei se terà alguma utilidade ? Porventura jà se cruzou com estes dados?

cordialmente,

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#248042 | Dsousa | 19 jan 2010 20:03 | Em resposta a: #248012

Caro Filipe Manuel,

Agradeço a sua resposta. Nunca me cruzei com tais nomes, embora não seja de afastar a hipótese de existir parentesco entre uns e outros, dada a proximidade entre as duas localidades.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#248046 | Pedro França | 19 jan 2010 20:29 | Em resposta a: #236718

Danieeeeeeel:

Sugiro que leia o meu artigo - Machado, Pedro da França - "Os Henriques, de Vila Nova de Poiares e Farinha Podre" in: rev. "Munda". Coimbra: GAAC, nº 44 (Nov., 2002), p.17-32, em particular a p. 28. Esses Almeidas Camelos estão lá contemplados.
Creio que este número da referida revista se encontra esgotado mas ela possui depósito legal e a BGUC (Biblioteca Geral da UC) tem esta colecção.
O artigo vai publicado com o meu nome de autor. O apelido "Machado" vem de minha mãe.
Estou seriamente a pensar em ampliar esse artigo introduzindo outros ramos de interesse geral. Já fui convidado a fazê-lo.
Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#248052 | Dsousa | 19 jan 2010 22:13 | Em resposta a: #248046

Caríssimo Pedro,

Então não se lembra!? Já “falamos” sobre isso :) Aliás, os dados que tenho foram retirados do seu estudo. Se quiser, posso dar-lhe alguns dados que tenho, e que não constam no artigo "Munda". Quer?

Um abraço,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#248053 | Dsousa | 19 jan 2010 22:15 | Em resposta a: #248052

Digo: “no artigo da rev. "Munda"”.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#248055 | Pedro França | 19 jan 2010 22:57 | Em resposta a: #248053

Oi, Daniel:

Efectivamente já não me lembrava. Tudo bem, esse ramo não preciso dele, para já, para o meu estudo; continua a prevalecer o lado "Henriques".
Abraço.
Pedro FRança

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#248059 | Dsousa | 19 jan 2010 23:28 | Em resposta a: #248055

Os dados a que me referiam são de um filho do Capitão Pedro da Fonseca e de Mariana da Silva que o Pedro não menciona: Pedro Carlos.

Um abraço,
Daniel

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#248060 | Dsousa | 19 jan 2010 23:29 | Em resposta a: #248059

Digo: “a que me referia”

E sua descendência.

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#249768 | moogies | 13 fev 2010 12:51 | Em resposta a: #248046

Caro Pedro França:
Gostava de saber se nas suas pesquisas por Almeidas em Mortágua encontrou alguma referência ao Doutor Capitão Francisco Rodrigues Lourenço de Almeida, nascido por volta de 1760 ou para trás.
Muito obrigada
Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#249826 | Pedro França | 14 fev 2010 15:31 | Em resposta a: #249768

Cara Margarida:

Mortágua é ADViseu. No entanto, ainda há pouco andei de volta de uns Almeidas da zona de Mortágua nos processos de ordenação sacerdotal no AUC porque Mortágua pertence à diocese de Coimbra. Pode ser que lá se encontre alguma coisa de interesse. Preciso é de algum tempo para pesquisar de novo.

Abraço.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#249838 | moogies | 14 fev 2010 16:54 | Em resposta a: #249826

Caro Pedro:
Isso era fantástico:)
Muitissimo obrigada
Margarida

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#337887 | Alvares | 09 nov 2013 22:23 | Em resposta a: #248046

Caro Pedro,

um "Dom Sebastião de Almeida Camelo", presbítero secular do hábito de São Pedro, natural e/ou morador em Avelãs do Caminho, aparece-me no último terço do século XVIII. Conheces? Acho especialmente curioso o uso do Dom, que não vi em mais ninguém dessa família em Avelãs.

Um abraço,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#337888 | Pedro França | 09 nov 2013 23:12 | Em resposta a: #337887

Olá, Luís:

Vi esta mensagem com chamada para a minha caixa de correio. Nunca mais soube nada de ti...; que é feito?
Olha, não tenho ideia desse presbítero. Posso ver isso esta 2ª feira nos verbetes das ordenações.Queres?

Tudo de bom para a nossa Avelãs de Caminho e os Seabras/Ferreiras Madeiras.
Bom fds.
Abraço e manda sempre, primo.
Pedro França

Resposta

Link directo:

RE: Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#337898 | Alvares | 10 nov 2013 08:55 | Em resposta a: #337888

Caro Pedro,

por aqui anda tudo normal! O trabalho e a crise fazem-se sentir!

Quanto ao Dom Sebastião de Almeida Camelo, ele deve entroncar na família que estudaste, embora no ramo de Avelãs. Se puderes ver se tem processo de ordenação, claro que a informação que encontrares será bem-vinda, mas não prejudiques a tua vida por causa disso.

Ando há tempos a ver se apanho uma aberta para ir a Coimbra, mas não tenho conseguido.

Grande abraço,

Luís

Resposta

Link directo:

Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#361991 | Filipe Manuel | 30 set 2015 15:22 | Em resposta a: #249826

Sei que a mensagem não me é dirigida e peço desculpa intrometer-me desta forma agradecendo desde já a sua atenção para o seguinte:

Tenho noticia de uma Antonia de Almeida cc. Antonio Rodrigues a 2 set 1664 em Anceiro, Espinho, mortágua. A Antonia de Almeida nasceu a 7 Jun 1641 filha de Sebastiao de Almeida (não localizo batismo mas faleceu a 17 dez 1674) e de Maria Jorge, todos naturais de Anceiro. Este ultimo casal teve outros filhos: antonio (não localizei batismo) e margarida nascida a 20 Jul 1636 (os que localizei).

Nao sei se terá alguma utilidade? Porventura jà se cruzou com estes dados? Gostaria de subir neste ramo... Aparece sempre escrito natural de anceiro e os registos começam em 1610...

Muito obrigado!

cordialmente,

Resposta

Link directo:

Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#363106 | Filipe Manuel | 04 nov 2015 17:06 | Em resposta a: #249826

Caro Pedro França:
Gostava de saber se nas suas pesquisas por Almeidas em Mortágua encontrou alguma referência a uma Antonia de Almeida cc. Antonio Rodrigues a 2 set 1664 no Anceiro, Espinho, mortàgua. A Antonia de Almeida nasceu a 7 Jun 1641 filha de Sebastiao de Almeida e de Maria Jorge, todos naturais de Anceiro. Este ultimo casal teve outros filhos: antonio e margarida (os que localizei).

Muito obrigado
Filipe

Resposta

Link directo:

Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#363324 | PauloMGAlmeida | 10 nov 2015 15:28 | Em resposta a: #236718

Caro Daniel,

Sobre esta família tenho, ou penso ter, alguma informação. Além de Mariana (que desconhecia), esse Manuel de Almeida teve também outro Manuel de Almeida que casou em Vagos, Aveiro, com Maria de Sá e Cunha em 24-08-1645. Este Manuel foi escrivão da câmara de Vagos e faleceu em Vagos em 29-06-1660. Este teve uma filha Maria de Almeida baptizada em Vagos em 26-12-1646. Esta Maria casou com Manuel João da Rocha Roiz Correia. Destes nasceu Manuel de Almeida baptizado em Vagos em 29-9-1667. Este casou com Mariana da Cruz Nunes Freire em Ouca, Sosa, Vagos, em 16-2-1693. Destes nasceu Lourença de Almeida em 21-1-1695, a qual casou com Cristóvão Ribeiro Lopes em Sosa em 19-3-1719. Esta informação, provavelmente, não lhe interessará. Por mim, tenho alguns dados sobre os acima que gostaria de confirmar mas não tenho (ou desconheço) acesso a fontes:
• Cristóvão Ribeiro Lopes (*Sosa, Vagos, 7-6-1696) – Alferes?
• Manuel de Almeida (*Quintã, Vagos, 29.09.1667+Sosa, Vagos, 10.09.1710) - Capitão de Milícias?
• Manuel da Rocha Roiz Correia (de Quintã, Vagos?) - Alferes ou Capitão?
Gostaria também de conhecer os antepassados de Manuel de Almeida, licenciado, de Pala, bem como os seus documentos de baptismo, casamento e óbito, os da sua licenciatura, e de actos em que participasse. Igualmente para o filho, os documentos de baptismo, os de autorização para exercer, bem como de actos que praticasse.
Agradeço toda a informação que me disponibilize.
Cumprimentos,
Paulo Almeida.

Resposta

Link directo:

Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#363485 | Dsousa | 13 nov 2015 22:39 | Em resposta a: #363324

Caro Paulo,

Antes de mais, peço desculpa por só agora responder à sua mensagem, da qual não fui notificado. Deparei-me com ela por mero acaso. Estranhamente, não tenho sido notificado das mensagens colocadas neste tópico.

Agradeço as informações que aqui deixou. Desconhecia a existência desse Manuel de Almeida, filho do Licenciado Manuel de Almeida, e da sua descendência.

Quanto à ascendência do referido Licenciado Manuel de Almeida, ainda não tenho dados. É um ramo que ainda não estudei em profundidade.

Sei apenas que foi casado com Maria Gomes, "a Branca" de alcunha, de quem teve, pelo menos, 5 filhos, contando já com o "seu" Manuel de Almeida. Tiveram, além de Manuel de Almeida e da supra referida Mariana de Almeida, a:

1. Catarina de Almeida, que foi madrinha, juntamente com seu pai, de uma criança baptizada em Pala, a 21 de Maio de 1628;

2. Isabel de Almeida, que foi madrinha de várias crianças baptizadas em Pala, assim como o seu pai e a sua mãe. Casou com o Licenciado António Henriques, filho de Jorge Luís e Luísa Henriques, tendo vivido com ele no lugar e freguesia de Pala. Com geração;

3. Maria, que nasceu no lugar e freguesia de Pala. Foi baptizada "no dia dos inocentes de 1610" (dia 28 de Dezembro de 1610), tendo como padrinho o Mestre Pedro Rodrigues. Não teve madrinha; e

4. João, que nasceu no mesmo lugar, tendo sido baptizado a 21 de Maio de 1628. Foi seu padrinho Domingos Juzarte, morador em Rojão Pequeno, freguesia de Pinheiro de Ázere.

São estes os dados que tenho, por ora.

Tenho duas referências a Vagos:

Manuel de Almeida Camelo, de Vagos, que foi padrinho, a 6 de Maio de 1666, em Pala, de uma das netas de Mariana de Almeida;

Manuel de Almeida, de Vagos, padrinho de um dos filhos de Mariana de Almeida, baptizado em Pala, a 2 de Fevereiro de 1655.

O primeiro será filho do segundo? Há um outro Manuel de Almeida Camelo, acima referido.

Espero ter sido útil.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#363518 | PauloMGAlmeida | 15 nov 2015 22:22 | Em resposta a: #236718

Daniel,

Obrigado pela sua resposta.
Eu também não estou a ser avisado das mensagens neste fórum.
Quanto ao Manuel de Almeida de Vagos, parece ser irmão da Mariana e está a apadrinhar a sua sobrinha.
Em relação ao licenciado Manuel de Almeida, de Pala, cheguei a ele pelo casamento do seu filho, também Manuel de Almeida, com Maria de Sá e Cunha (24-08-1645, Vagos), filha de Sebastião de Sá, escrivão da Câmara de Vagos. Aliás, este Manuel de Almeida também era escrivão da Câmara de Vagos.
Sobre o Manuel de Almeida de Pala, tem conhecimento dos assentos de baptismo, casamento com Maria Gomes e óbito? Tem conhecimento de documentos de licenciatura?
Questiono-me também sobre a proveniência do apelido Almeida nesta família. Terão alguma relação com os Almeidas de Vouzela, Viseu, etc? Ou terão apenas tomado o apelido sem terem qualquer relação com os ramos Almeida?
Obrigado pelo seu tempo.
Cumprimentos,

Paulo Almeida.

Resposta

Link directo:

Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#363542 | DSS | 16 nov 2015 18:50 | Em resposta a: #363518

Caro Paulo,

Não tem nada que agradecer.
Infelizmente, não tenho (ainda) mais dados sobre o Licenciado Manuel de Almeida. Apenas fiz uma pesquisa rápida no primeiro livro dos baptismos de Pala, que se encontra disponível on-line, para consulta. Os livros dos casamentos e óbitos não estão ainda digitalizados.

Também não tenho ainda qualquer elemento acerca da sua licenciatura, ou sobre a proveniência do sobrenome Almeida, ou mesmo do sobrenome Camelo, que também deve ser proveniente deste Manuel de Almeida (pode ter origem em alcunha). Julgo que nenhum dos descendentes de Mariana de Almeida usou tais apelidos. Também não usaram armas de Almeida. Na pedra de armas existente no Paço de Carvalhais, na freguesia de Moita, Anadia, pertencente a um seu neto (Dr. José da Fonseca e Silva, filho de Pedro da Fonseca e de Mariana da Silva), estão representadas as armas dos Fonsecas, Silvas e Vasconcelos.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Resposta

Link directo:

Almeida Camelo, de Pala, Mortágua

#363594 | PauloMGAlmeida | 18 nov 2015 16:41 | Em resposta a: #363542

Caro Daniel,

Obrigado pela sua informação.
Cumprimentos,

Paulo Almeida

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 17:42

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen