Me ajudem por favor!

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Direito

Me ajudem por favor!

#237014 | vaocc | 21 ago 2009 14:23

venho por meio de este solicitar uma grande ajuda para encontrar a família do meu marido em Portugal.
meu sogro veio fugido de Portugal, para o Brasil, no ano de 1921 aos 14 anos com um irmão mais novo que na época tinha 6 anos. Depois disso nunca mais voltou para lá. Casou-se com minha sogra e juntos tiveram 8 filhos, sendo o mais novo meu marido.
Gostaríamos de pedir sua ajuda aos amigos para acharmos os descendentes dessa família. Temos uma carta com data de 1941, vinda de Portugal com informações sobre a família. Segue abaixo um trechos da carta.
Agradecemos desde já a atenção dispençada.

Valéria Castro Costa

O nome dos avós do meu marido era Antonio Souza da Costa, que era casado com dona Maria Gomes, e que juntos tiveram nove filho.
Seus nomes:
Manoel Souza da costa (meu sogro)
Luis Souza da Costa
João Souza da costa era casado com Ervira Fernandes
Pedro Souza da Costa
Margarida Gomes da costa
Rosa Gomes da Costa Casada com Manuel Ribeiro
Bernardino Souza da Costa
Eliza Gomes da Costa
Antonio Souza da Costa ( Falecido aos 16 anos)
Tendo como ressalva, uma filha da avó do meu marido que ela teve quando solteira e que se chamava Joaquina Gomes, que era casada e na época morava numa quinta na freguesia de Santa Leocádia de Briteiros, quinta esta herdada do seu tio Pedro Gomes, já falecido.
Essas informações foram enviadas pelo Senhor Domingos Gomes de Vieira, que era regedor da freguesia de São Salvador de Briteiros, no ano de 1941.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237015 | karlapt | 21 ago 2009 14:41 | Em resposta a: #237014

Cara Valéria,
Tenho ainda pouca prática no site, mas contudo pelas pesquisas que realizo, vc precisa informar nomes de irmãos ou pais do seu sogro para que consigamos ajudar-te.

Karla

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237016 | karlapt | 21 ago 2009 14:42 | Em resposta a: #237014

Desculpe, vc já havia informado.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237017 | vaocc | 21 ago 2009 14:53 | Em resposta a: #237015

Olá Carla, os nomes estão todos relacionados na lista abaixo... mas se for necessario psso postar outra vez...obrigada!!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237020 | M.Ribeiro | 21 ago 2009 16:23 | Em resposta a: #237014

Valéria

As freguesias de São Salvador de Briteiros e Santa Leocádia de Briteiros ficam no concelho de Guimarães, Distrito de Braga.

Se os descendentes desta família da Costa, ou Costa, não frequentarem o forum, parece-me que o melhor método para tentar localizá-los seria acessar as Páginas Brancas, de Portugal www.pbi.pai.pt

Marli Ribeiro
Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237022 | M.Ribeiro | 21 ago 2009 16:36 | Em resposta a: #237020

Valéria

Em uma rápida pesquisa dos Costa em Guimarães veio como resultado muitos Costa Ribeiro. Podem ser descendentes da filha de nome Rosa Gomes da Costa que casou com o Manuel Ribeiro.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237027 | PAIVAMANSO | 21 ago 2009 21:13 | Em resposta a: #237022

Caras Marli, karla, Valéria. Ofereço-me para tentar ajudar . Por favor Marli diga-me como quer que eu tente ajudar . Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237032 | karlapt | 21 ago 2009 22:32 | Em resposta a: #237027

Marli,Valeria e Jorge, na lista telefonica consta um fernando gomes costa, pode ser parente ...tel 00351 253 471 634 mora em salvador briteiros
Karla

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237034 | M.Ribeiro | 21 ago 2009 22:59 | Em resposta a: #237032

Karla

Os Gomes da Costa que a Valéria cita são 3 nomes femininos. Se elas casaram devem ter acrescentado o sobrenomes/apelidos dos maridos aos seus Gomes da Costa. Mas não custa tentar.

Enquanto a Valéria não retorna ao forum para dar a sua opinião, vou escrever para o Jorge e pedir para ele telefonar para o número indicado por você. Ele tem um pacote de 24 horas diárias para dar telefonemas em Portugal, sem despesas.
E o Jorge é extremamente prestativo. Veja que ele já entrou no tópico se oferecendo para ajudar. Sorte da Valéria!

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237035 | karlapt | 21 ago 2009 23:03 | Em resposta a: #237034

Marli,
Quem sabe ela tem sorte e através desse sr consiga chegar aos parentes!Vamos continuar a ajudar.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237036 | M.Ribeiro | 21 ago 2009 23:05 | Em resposta a: #237027

Caro Jorge

Sempre prestativo!

Em princípio, você pode telefonar para o número indicado pela Karla e ver se a pessoa tem a ver com os nomes e os locais citados na mensagem de abertura do tópico da Valéria. Penso que seja isto. Qualquer dúvida, retorne.

Um abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237046 | vaocc | 22 ago 2009 02:41 | Em resposta a: #237034

Olá amigos eu tive que deixar o forum para ir ao trabalho. Toda ajuda será bem vinda po aqui no Brasil não encontramos nada... Jorge, Karla e marli se vc s puderem eu vou agradecer muito.
vou tentar trascrever a carta para facilitar...

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237047 | vaocc | 22 ago 2009 02:44 | Em resposta a: #237036

vou ligar amanhã par onumero citado..um beijo a todos!!!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237053 | PAIVAMANSO | 22 ago 2009 10:40 | Em resposta a: #237047

Olá Cara Marli, Olá a todas/todos , ainda ninguém atendeu o telefone . Temos de aguardar , vou tentando . Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237054 | PAIVAMANSO | 22 ago 2009 10:43 | Em resposta a: #237053

Esqueci de dizer, se tiverem outros numeros de telefone da rede fixa, que julguem se deva contactar, digam por favor. Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237058 | PAIVAMANSO | 22 ago 2009 12:10 | Em resposta a: #237054

Falei com a esposa do Sr. Fernando Gomes Costa, que disse nunca ter ouvido nenhum destes nomes e que a família dos seus sogros de onde vieram os Costa , eram de Póvoa do Lanhoso e não de Salvador de Briteiros . Caras Valéria e Karla, tirando a facilidade dos telefonemas grátis, não passo de um aprendiz, mas tenho uma professora qualificada, que se chama Marli e com ela vou aprendendo. Vou tentar investigar ao contrário; Por acaso a confreira Valéria saberá mais algumas datas relacionadas com alguma destas pessoas que nos apresentou ? Fazendo as contas , o seu sogro terá nascido em 1907 na freguesia de São Salvador de Briteiros, chamava-se Manuel Souza da Costa e era filho de António Sousa da Costa e Maria Gomes , certo ? Destes 5 Sousa da Costa no nome, poderão haver agora vários filhos e netos, creio que uma das dificuldades de os encontrar e se identificarem como tal, seja o receio de não saberem as razões porque estão a ser procurados. Cumprimentos. Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237062 | vaocc | 22 ago 2009 13:58 | Em resposta a: #237054

Olá Jorge como vai?
estou tentando aqui também. Eu tenho amigos morando em portugal e vou passar os telefone que eu encontrar p/ eles também...muito obrigada!!!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237063 | vaocc | 22 ago 2009 14:02 | Em resposta a: #237058

Jorge, me manda seu email que enviarei a trasncrição completa da carta p/ vc ainda hj, lá esta tudo muito bem escrito...mas o que vc relacionou esata tudo certo. abraço...

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237101 | PAIVAMANSO | 22 ago 2009 19:55 | Em resposta a: #237063

O meu e-mail é ...... paivamansoebelisariopimenta@gmail.com Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237109 | vaocc | 22 ago 2009 20:46 | Em resposta a: #237101

Olá Jorge Vou enviar p/ vc...abraços!!!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237112 | vaocc | 22 ago 2009 21:57 | Em resposta a: #237101

olá Jorge, a carta foi envida via email...abraço!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237159 | PAIVAMANSO | 23 ago 2009 10:05 | Em resposta a: #237112

Cara Valéria , a carta que me enviou tem informações interessantes , que apesar de muito antigas , espero sejam suficientes para nos ajudar a tentar encontrar os seus ascendentes . Abraço. Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237172 | vaocc | 23 ago 2009 14:19 | Em resposta a: #237159

Pois é jorge, a história é muito interessante, sim. nós estamos tenteando achar a família do irmão que veio com o meu sogro e se perdeu dele...abraços.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237310 | PAIVAMANSO | 24 ago 2009 23:53 | Em resposta a: #237172

Cara Valéria, só comecei hoje da parte da tarde. As manhãs são para a fisioterapia. Quero dizer que investigando um bocado todas as tardes, espero ter, lá para sexta-feira, uma ideia real das dificuldades a ultrapassar. Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237318 | vaocc | 25 ago 2009 02:38 | Em resposta a: #237310

Olá Jorge, como vai? espero que bem! obrigada pelo seu interesse...vc é fisio ou paciente??
agora quanto as coicidencias. São demais...rsrsrsr!!! qualquer dia desses vc vai me dizer que é primo do meu marido ou meu, pois tenho descendencia portuguesa também ...rsrsrs!!!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237324 | PAIVAMANSO | 25 ago 2009 08:20 | Em resposta a: #237062

Cara Valéria, sou paciente, por isso tempo é coisa que não me falta. Nos últimos dias tenho esquecido e deixado de lado os meus Paiva Manso, para tentar ajudar alguém aqui no fórum. Vamos a ver se consigo ajudar alguma coisa que se veja , algo de jeito , no seu caso. Não espere muito de mim, sou apenas um aprendiz, mas tenho uma professora muito competente, a Marli. Até mais logo. Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237405 | PAIVAMANSO | 25 ago 2009 22:32 | Em resposta a: #237324

Caras confreiras Karla e Marli , antes de mim já vocês estavam a ajudar a Valéria , precisamos aqui da vossa intuição feminina , competência e alegria .

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237407 | PAIVAMANSO | 25 ago 2009 22:48 | Em resposta a: #237405

Cara Valéria , devagar cá vou fazendo os primeiros telefonemas e alinhando as primeiras ideias . Porque isto só pode ser resolvido em equipa , já pedi ás confreiras Karla e Marli , para por favor me virem ajudar , Espero que resulte , até porque foi a Marli , que me convidou para eu vir ajudar a Valéria nesta seu tópico e Não esqueço que foi a Karla quem começou a ajudar a Valéria , num tópico antes deste . Tudo isto è importante . A amizade , a paixão pela investigação e o espirito de solidariedade é que são os verdadeiros motores para a resolução destes dificeis tipos de puzzles . Como diria talvez a Marli ou a Valéria, por serem Brasileiras.......Vou ficar no aguardo ! Cumprimentos. Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237478 | karlapt | 26 ago 2009 15:04 | Em resposta a: #237405

Jorge

Quero ajudar a Valeria, se tiver alguma informaçao nos teus telefonemas a briteiros diga que pista quer seguir!
Karla

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237489 | PAIVAMANSO | 26 ago 2009 17:26 | Em resposta a: #237478

Cara Karla , agradeço por ter dito presente , não sei ainda que pista seguir , já fiz vários telefonemas , que ainda não trouxeram indicios . Acontece que ao falar para a Casa do Povo de Briteiros , São Salvador , encontrei uma senhora muito simpática , de seu nome D.ª Alice , muito atenciosa e disposta a ajudar . Amanhã vou enviar pelo correio , elementos precisos sobre os nomes as datas , as razões desta investigação. Também enviarei a indicação deste nosso syte do fórum do Genea , para a Senhora D.ª Alice , poder consultar e verificar exatamente do que é que estamos a falar . Mais logo darei informações mais completas. Cumprimentos. Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237532 | M.Ribeiro | 26 ago 2009 22:07 | Em resposta a: #237324

Jorge

Não adianta vir com elogios. Vamos considerar de uma vez por todas que não há professores e nem alunos. Veja que eu aqui no Brasil nem sabia da existência de uma Casa do Povo de Briteiros!

Infelizmente não vou poder comparecer muito não. De vez em quando, talvez. Mas irei acompanhando o seu progresso.

Quem vai entrar logo em fisioterapia também serei eu, por causa do computador ...

Abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237536 | vaocc | 26 ago 2009 22:26 | Em resposta a: #237532

Olá Marl,i eu não sabia que você era Brasileira, que legal!! agora, se vc for do Rio de Janeiro, eu posso te dar umas seções de fisioterapias grátis eu não sou fisio mas estou montando uma clínica c/ uns amigos fisios...se precisar me disponho para qualquer eventualidade...um bijj!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237549 | PAIVAMANSO | 26 ago 2009 23:53 | Em resposta a: #237536

Agora sim , temos uma equipa de geito , Valéria, Karla, Marli, vamos os quatro tentar resolver este enigma. Marli sou o seu maior fã aqui no fórum. Valéria tentei enviar para si uma mensagem no ORKUT mas não percebo nada daquilo .JS

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237551 | PAIVAMANSO | 27 ago 2009 00:03 | Em resposta a: #237549

Olá Valéria , Até agora a ideia que tenho, que me chegou das poucas pessoas que me deram umas dicas sobre a Corujeira é a seguinte ; A Corujeira é um muito pequenino lugar que só tem uma quintinha , uma casa tradicional e outra um tanto afidalgada . Acredito que os seus Sousa da Costa nasceram ou viveram numa destas 3 casas . Esta tese é fruto do que diz a carta . Estou a apostar em duas frentes de pesquisa . 1ª procurar onde estão os assentos de baptismo de nove irmãos, todos filhos dos mesmos pais ! 2ª Estou a tentar encontrar filhos ou netos de alguns dos 6 filhos/filhas João , Pedro , Bernardino , Eliza , Rosa e Margarida . Cumprimentos, Jorge Santos. (Esta foi a mensagem que não consegui enviar pelo Orkut)

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237556 | vaocc | 27 ago 2009 00:24 | Em resposta a: #237549

Oi Jorge!
Quando as mensagens chegarem p/ vc no orkut, é só você clicar em baixo da mensagem onde esta escrito responder, digita o que vc quer e depois aperta o enter...abraçosss!!!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237559 | PAIVAMANSO | 27 ago 2009 00:35 | Em resposta a: #237551

Marli eu também não sabia que havia uma casa do Povo em Briteiros, Eu nem sabia nada de São Salvador de Briteiros, mas agora até vos convido a procurar na net textos, fotos, sobre o seu importante e muito antigo património Histórico. Mas eu só aprendi isto , graças ao meu interesse por esta investigação e á minha possibilidade de telefonar , visto que se é verdade que vocês estão do outro lado do Mar , eu estou aqui relativamente perto. A Karla está algures aqui em Portugal . "mas eu não pago telefone". Resumindo, de 10 ou 12 telefonemas que já fiz, ainda só num obtive alguma esperança, acredito que a senhora D. Alice que vos falei e outras pessoas que Ela vai fazer o favôr de contactar, poderão dar-nos notícias decisivas, para encontrarmos os familiares de Valéria. Por hoje é tudo, devido ao adiantado da hora. Cumprimentos. Jorge Santos .

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237561 | PAIVAMANSO | 27 ago 2009 00:41 | Em resposta a: #237559

Esqueci-me de vos dizer que já ando a sondar na conservatória do registo civil de guimarães sobre as fotocópias dos assentos de baptismo dos 9 filhos , os assentos dos pais , pelas datas, estarão no arquivo. Até amanhã. JS

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237564 | M.Ribeiro | 27 ago 2009 01:19 | Em resposta a: #237536

Olá Valéria

Agradeço. Moro em São Paulo. Sou a única da família a morar aqui, já que todos os familiares brasileiros continuam morando no Rio de Janeiro, onde nascemos.

Um abraço.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237583 | vaocc | 27 ago 2009 13:04 | Em resposta a: #237564

Bom dia!
Jorge eu tenho uns amigos que moram em caiscais, se vc precisar eu mando o tel deles p/ vc...um abraço!!!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237614 | vaocc | 27 ago 2009 19:33 | Em resposta a: #237583

Caros Marli, Karla e Jorge, procurei sobre a casa do povo de Briteiros, na net e não encontrei nada a respeito...será que eu consigo alguma coisa nos mormons?
Um abraço a todos!
Valéria castro Costa

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237654 | PAIVAMANSO | 28 ago 2009 00:58 | Em resposta a: #237614

Cara Valéria, se entrar no Google e pesquisar por : casa povo briteiros , tem logo o nº telefone e a morada postal . Foi assim que eu conheci a D. Alice , para quem vou enviar dados que infelizmente hoje , não tive ânimo para compilar . Espero fazer isso amanhã. Esta simpática senhora D. Alice, de que já lhe tinha falado, por estar muito perto , dos lugares e das pessoas que procuramos , representa para mim , uma amiga sua ou uma amiga minha , que talvez possa ajudar muito na realização deste seu desejo de encontrar os seus familiares ou pelo menos as suas raízes . Já agora sugiro que no Google , pesquise ; junta freguesia briteiros , depois ; sociedade Martins Sarmento , isto para perceber a grande importância histórica que envolve estas freguesias onde viveram os seus familiares descritos na tal carta de 1941 . Hoje fiz mais alguns telefonemas, e num deles falei com um Senhor de uma companhia de autocarros que passam a 1,5 km da Corujeira . Ele deu-me o endereço de e-mail para eu lhe enviar os dados para pesquisa, pois ofereceu-se para ajudar . É nestas duas pessoas do Povo como nós, que eu deposito as maiores esperanças . « Se aqueles que procuras são do Povo , é entre o Povo que os deves procurar ! » Entretanto vou tentando encontrar outras fontes de informações , já telefonei para a Conservatória do Registio Civil de Guimarães , onde estarão os assentos de baptismo dos 9 filhos , para o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta onde estarão os assento de baptismo dos pais deles, recolhi os endereços de e-mail , e com estes já são 4 embora diferentes , os mails que quero enviar este fim de semana, sem falta ! Penso que não vale a pena andar a falar sobre os telefonemas que fiz mas nada de novo proporcionaram , ou aqueles que ando á procura do numero de contacto, mas posso só dar como exemplo ; a Farmácia de Briteiros, o Centro de Saúde, a Fábrica da Igreja ou o Centro Paroquial, o Grupo Desportivo (que tem uma equipa de futebol), o Lar de Idosos ou Centro de Dia (se houver). Porquê este tipo de contactos ? Porque estamos á procura de pessoas , num meio sossegado, rural , pessoas que certamente vinham de quando em quando a esta aldeia de São Salvador de Briteiros, embora vivessem a alguns km, no tal pequenino lugar da Corujeira, que ontem como hoje (segundo me informaram) tinha apenas 4 ou 5 casas. As pessoas que vivem em lugares assim, longe da azáfama das cidades , costumam guardar memórias, saudades e amizades dos vizinhos, dos amigos, dos familiares mesmo dos mais afastados, que já partiram, há muitos anos . Isto não quer dizer que será fácil , encontrar vestígios dos seus Souza da Costa / Gomes da Costa , mas também não será impossível . Quanto aos Mórmons , como vivo numa Vila, nunca tive acesso aos microfilmes deles , mas vou pedir ajuda ao meu amigo confrade Eliseu Silva .Por hoje é tudo . Abraço. Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237678 | PAIVAMANSO | 28 ago 2009 12:17 | Em resposta a: #237654

Cara confreira Valéria Castro Costa, já na próxima mensagem, vou colocar o texto integral, que irei enviar, ainda hoje, á Ex.ª Sr.ª D.ª Alice, de Briteiros. Espero que esteja redigido a seu gosto, e que a leitura que fiz da carta coincida com a Sua. Creio ser esta a melhor maneira, de dar os dados essenciais, que na carta não estão assim tão claramente apresentados. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237679 | PAIVAMANSO | 28 ago 2009 12:22 | Em resposta a: #237678

Cara Senhora D.ª Alice, aqui vão os elementos informativos , baseados numa carta de 1941 , onde o Senhor Regedor da freguesia de São Salvador de Briteiros , informa para o Brasil, sobre o que sabia dos nove filhos do casal António Souza da Costa e Maria Gomes . Se porventura, naquele tempo, foi dado seguimento a esta carta , essa informação é hoje desconhecida .
Quem nos pede ajuda é a Senhora D. Valéria Castro Costa , Brasileira mas descendente de um destes 9 filhos , que viveram certamente, e talvez também tenham nascido, no pequeno lugar da Corujeira , da Freguesia de São Salvador de Briteiros .
QUEM SE ESPERA ENCONTRAR SÃO OS FILHOS OU OS NETOS DAS SEGUINTES PESSOAS :
João Sousa da Costa , casado com Elvira Fernandes , que em 1941 eram moradores na propriedade da Corujeira. Ele terá hoje ou teria 100 anos de idade.
Margarida Gomes da Costa, que em 1941 tinha 27 anos, era solteira e vivia com a mãe na propriedade da Corujeira. Ela terá hoje ou teria 95 anos de idade.
Roza Gomes da Costa, que em 1941 tinha 25 anos era casada com Manuel Ribeiro e viviam nas Caldas das Taipas em São Tomé de Caldelas. Ela terá hoje ou teria 93 anos de idade.
Bernardino Sousa da Costa, que em 1941 tinha 23 anos era solteiro e vivia com a mãe na propriedade da Corujeira. Terá hoje ou teria 91 anos de idade.
Pedro Souza da Costa, que em 1941 tinha 20 anos, era solteiro, e vivia com a mãe na propriedade da Corujeira.Terá hoje ou teria 88 anos de idade.
Eliza Gomes da Costa, que em 1941 tinha 20 anos era solteira e vivia com a mãe na propriedade da Corujeira. Terá hoje ou teria 88 anos de idade.
Dos outros 3 filhos,um, tinha o nome igual ao do pai, António Sousa da Costa , teve uma morte trágica, aos 16 anos, com pólvora a arder-lhe nos bolsos…… ( acidente ou homicídio ? )
Outro, Manuel Souza da Costa,que em 1941 tinha 32 anos, tinha emigrado para o Brasil, já não dava noticias á 20 anos, a familia não sabia se ainda era vivo.
Outro, Luís Souza da Costa, que em 1941 tinha 26 anos, tinha emigrado para o Brasil e “não tem escrito” o que pressupõe que a família também não sabia se ainda era vivo.
Havia outra filha, Joaquina Gomes, a mais velha, filha de mãe solteira, não era filha do mesmo pai destes 9 irmãos. Em 1941 era casada, morava na Freguesia de Santa Leocádea de Briteiros, numa quinta que tinha sido de seu tio e padrinho Pedro Gomes.
Desejamos que algum destes filhos seja hoje vivo e com saúde suficiente para recordar, mas sabemos que a vida nem sempre decorre ao sabor dos nossos desejos. Os que eram solteiros, poderão ter casado posteriormente. No caso de Margarida e Eliza, aos nomes de solteiras, que aqui vão, faltarão os eventuais apelidos de casadas.
Agradeço desde á Sr.ª D.ª Alice, em nome de D. Valéria C. Costa, toda a simpatia , interesse e disponibilidade, implícitas na sua generosa vontade de tentar ajudar a desvendar este caso. Cumprimentos. Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237682 | vaocc | 28 ago 2009 12:48 | Em resposta a: #237679

Jorge, bom dia !
a carta não podia esta melhor...faça o que achar deves fazer. pois eu aqui no Brasil, e sem experiência nenhuma jamais conserguirei fazer tal coisa. Caros amigos muito obrigada pela ajuda e esforço de voçês...
Valéria Castro Costa.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237687 | PAIVAMANSO | 28 ago 2009 13:50 | Em resposta a: #237556

Valéria, por favor mande outra mensagem quando puder, para eu tentar responder. Dois dias depois p.f. me avise se recebeu ou não a minha resposta. Agradecido, Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237688 | PAIVAMANSO | 28 ago 2009 13:55 | Em resposta a: #237687

Cara Valéria , eu queria referir-me a mensagem do ORKUT. Até logo . Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237696 | vaocc | 28 ago 2009 15:14 | Em resposta a: #237688

Oi Jorge, vou mandar uma mensagem agora...mas vc pode responder em qualquer mensagem minha. é só vc clicar no tópico responder que fica em baixo da mensagem que te enviei...abraçoss!!!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237701 | PAIVAMANSO | 28 ago 2009 16:39 | Em resposta a: #237696

Sem querer abusar da generosidade do nosso confrade e amigo Eliseu da Silva Pacheco, "que está todo o ano de férias" , uma vez que vive na maravilhosa Ilha de São Miguel , do Arquipélago dos Açores, aqui fica o descarado pedido de ajuda, sobre a consulta dos microfilmes dos Mórmons, por não ter a quem mais recorrer neste caso específico. Este nosso amigo, junto com a confreira Marli, teve um papel decisivo na resolução feliz do tópico ; Familia Cabral Janeiro da Ilha de São Miguel. Espero ter a sorte de Ele deitar os olhos a este tópico. Pensando positivo vou já agradecendo. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237702 | PAIVAMANSO | 28 ago 2009 16:45 | Em resposta a: #237701

Caro Confrade, Eliseu Pacheco Silva, ou outro/outra que tenha a amabilidade de nos ajudar. Desconheço como funciona o acesso aos registos microfilmados pelos Mórmons, assim sendo peço que por favor me esclareça e se lhe for possível nos ajude, pesquisando neles o seguinte;
Temos um casal e seus 9 filhos. Sabemos os nomes deles e os anos em que nasceram. Pelo menos a mãe e alguns destes filhos, viveram numa propriedade que pertenceu á família, no lugar da Corujeira, . Isto poderá indiciar que foi aí que nasceram alguns destes filhos.
A Corujeira, é um lugar da freguesia de Briteiros, São Salvador, antigamente conhecida por freguesia de São Salvador de Briteiros, do concelho de Guimarães, Arcebispado de Braga.
O que se pretende são os dados de assentos de baptismo, casamento, ou óbito, de alguns destes 9 filhos de António Souza da Costa e de D. Maria Gomes, na esperança de melhor os situar nos espaços físico e temporal, e daí partir á procura dos seus descendentes ainda vivos.
Assim sendo pesquisaríamos,se fosse possível, os assentos de ;
João Sousa da Costa, nascido em 1909 , que casou com Elvira Fernandes, e viviam na propriedade da Corujeira.
Margarida Gomes da Costa, nascida em 1914, que em 1941, com 27 anos de idade, vivia com a mãe na propriedade da Corujeira.
Roza Gomes da Costa, nascida em 1916, que casou com Manuel Ribeiro, e viviam em Caldas das Taipas, São Tomé de Caldelas.
Bernardino Souza da Costa, nascido em 1918,que em 1941, com 23 anos de idade, vivia com a mãe na propriedade da Corujeira.
Pedro Souza da Costa, nascido em 1921,que em 1941, com 20 anos de idade, vivia com a mãe na propriedade da Corujeira
Eliza Gomes da Costa, nascida em 1921, que em 1941, com 20 anos de idade, vivia com a mãe na propriedade da Corujeira.
António Sousa da Costa, falecido aos 16 anos, não terá casado nem tido descendência.
De Manuel Souza da Costa, nascido em 1909 e de Luíz Souza da Costa, nascido em 1915, só há assentos de baptismo , pois emigraram para o Brasil ainda crianças. De Luís Sousa da Costa, em Portugal e no Brasil ,ninguém soube mais nada . Deste Manuel Souza da Costa, sabemos que é o sogro ( evidentemente o pai do marido ) da confreira Valéria que nos está a pedir ajuda.
Na carta de 1941, não me parece claro a quem pertencia a propriedade da Corujeira ,se aos pais destes 9 filhos ou apenas , ao filho João Sousa da Costa e sua esposa Elvira Fernandes.
Acredito que hajam aqui dados suficientes para pesquisas bem sucedidas, mas na verdade, a freguesia da naturalidade destes 9 filhos, é apenas uma tentativa de dedução minha e não mais que isso.
Desde já agradeço, a preciosa colaboração, de quem saiba e possa ajudar. Jorge Santos.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237916 | PAIVAMANSO | 31 ago 2009 19:49 | Em resposta a: #237654

Valéria , falta aqui a preciosa ajuda do confrade Eliseu Silva , vamos esperar mais 4 dias para ver se temos a sorte de Ele nos vir ajudar . Amanhã é que seguem os dados para a Sr,ª D.ª Alice. Vamos acreditar que Ela falando com várias pessoas nos consiga ajudar. A Valéria conhece alguém que saiba consultar os registos dos Mormons ? Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#237921 | PAIVAMANSO | 31 ago 2009 20:29 | Em resposta a: #237916

Ex.ª Sr.ª D.ª Alice , Aqueles dois irmãos que emigraram ainda crianças para o Brasil , perderam-se um do outro não sabemos se á chegada ou quanto tempo depois .
Sabemos que a mãe e os irmãos deles, que viviam em 1941 na propriedade da Corujeira da freguesia de São Salvador de Briteiros disseram que :
Manuel Souza da Costa , não dava noticias á 20 anos e o irmão Luís Souza da Costa , não tinha escrito .
Sabemos que este Manuel Souza da Costa , foi muito mais tarde , o sogro de Valéria a senhora que nos pede ajuda.
Ela deseja encontrar e conhecer os descendentes daqueles Souza da Costa e daquelas Gomes da Costa , que em 1941 sendo desta família , viviam aí perto de Briteiros.
Também tem esperança ( bem diz o Povo que a esperança é sempre a última a morrer ) que este Luís Souza da Costa tenha sobrevivido a todas as dificuldades da vida, e tivesse deixado descendência algures no Brasil e até quem sabe pode ter regressado com filhos a Portugal.
Que se saiba até hoje, nada impede que algures no tempo, após esta carta de 1941 , o Luíz Souza da Costa, tenha dado notícias á mãe ou a algum dos irmãos .
É claro que a D.ª Valéria gostaria de encontrar os eventuais descendentes deste seu familiar Luíz Sousa da Costa , mas também é claro que isso talvez seja desejar de mais. Infelizmente ele pode até ter morrido em criança e por isso nunca mais ter dado noticias .
Não esquecer que eles fugiram de Portugal para o Brasil e naturalmente não queriam divulgar onde estariam . Não sabemos as razões de tanto drama e mistério em tudo isto, mas também não é a curiosidade que envolve esse enigma que nos move nestas buscas.
Seja como for ,quem procuramos é algum filho, neto, bisneto, ou outro parente dos Souza da Costa , da Corujeira , Briteiros e arredores. Valéria quer reconstruir os laços da sua família. Desde já agradeço em meu nome e em nome de Valéria a quem estou a tentar ajudar. Cumprimentos. Jorge Santos. Esta mensagem é um complemento da outra onde vão os nomes dos 9 filhos e os seus pais , que são os principais 11 nomes na base desta investigação .

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#238393 | PAIVAMANSO | 07 set 2009 16:44 | Em resposta a: #237921

Cara Valéria é com GRANDE ALEGRIA que lhe informo que acabo de receber um mail da casa do povo de Briteiros a informar que encontraram um seu familiar, vou em primeiro lugar agradecer-lhes e depois dar-lhe aqui mais pormenores. Um abraço de amizade. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#238396 | PAIVAMANSO | 07 set 2009 17:23 | Em resposta a: #238393

Mil Agradecimentos a toda a equipa da Casa do Povo de Briteiros São Salvador. Excelentíssimas Senhoras D.ª Alice , D.ª Margarida , e mais quem possa ter ajudado, mas que não tenho por agora conhecimento. Não sei bem como vos agradecer em meu nome e em nome de Valéria que vai certamente dar um grande grito de alegria quando souber esta excelente novidade só possível graças a vós e ao muito trabalho , carinho , espírito de amizade e solidariedade que não tenho dúvidas nenhumas orientou esta vossa brilhante investigação bem sucedida . Tudo o que vos possa dizer para além disto é pouco . Desejo tudo de bom , muita saúde e alegria nas vossas vidas . Respeitosamente. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#238398 | PAIVAMANSO | 07 set 2009 17:35 | Em resposta a: #238396

Cara Valéria aqui vai o mail da Casa do Povo de Briteiros , excepto o número de telefone que lhe irei dar por mail .

Conforme foi-nos solicitado, vimos por este meio, informar que descobrimos um familiar da Senhora Valéria, sendo este, o Senhor Fernando Sousa Costa Gomes que é filho da Margarida Gomes da Costa. Apesar de esta já ter falecido há alguns anos.
O Senhor Fernando mora hoje no Lugar do Vilar em S. Martinho do Campo, freguesia do Concelho da Póvoa de Lanhoso.
TELEFONE: 253

Caso necessitem de algum esclarecimento de dúvidas acerca do transcrito contactem-nos.

Casa do Povo de Briteiros

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#238404 | PAIVAMANSO | 07 set 2009 18:38 | Em resposta a: #238398

Dedico este sucesso feliz á Marli a minha professora deste tipo de investigaçõs aqui no Fórum .

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#238406 | MAeJU | 07 set 2009 19:26 | Em resposta a: #238404

Caro Jorge

Vi o seu recadinho para o meu email.

Sempre gentil comigo!

Quando que se imaginaria que a Margarida Gomes da Costa encontrou outro Gomes para casar! É o que deduzo vendo que o filho chama-se Fernando Souza Costa Gomes.

Fico feliz com o sucesso de suas investigações.

Sorte tem quem pode contar com a sua incansável ajuda.

Abraço.
Marli

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#238410 | PAIVAMANSO | 07 set 2009 21:31 | Em resposta a: #238406

Cara Marli , não é gentileza, mas mais do que isso , é justiça e gratidão ! Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#238415 | vaocc | 07 set 2009 22:37 | Em resposta a: #238410

Queridos amigos, sei que posso chamar vocês assim. É com grande satisfação e felicidade que respondo esse tópico.
Quando contei pra minha cunhada que é uma senhorina de 73 anos ela chorou muito e saiu dando pulos pela sala, era o maior sonho dela. não sei nem como agradecer a vocês, e nem como expressar a nossa felicidade, felicidade essa que voçês nos proporcionaram. Vou entrar em contato com o srnhor Fernando, e depois conto pra vocês como foi.
Aqui vão os meus agradecimentos: a vocês Marli, Karla, Jorge e as senhoras da casa do povo de Briteiros que nos ajudaram nessa jornada e que foram muito gentis. Espero continuar amizade de vocês para sempreeeeeeeee!!!!!!!!!!
Espero que este forum não pare por aqui e todas as novidades que surguir vou contar para vocês, um abraço da família Souza da Costa ( Brasil). Vou parar por aqui pois estou tão emocionada que não estou escevendo lé com cré.
Marli, quando vieres ao Rio me procure e este convite esta estendido a todos os amigos.
Mais uma vez fica aqui registrado os nossos agradecimetos!!!!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#238420 | PAIVAMANSO | 07 set 2009 23:12 | Em resposta a: #238415

A Karla que me perdoe , ela foi a 1ª a ajudar a Valéria , Ela é da nossa equipa sim! Vou continuar a tentar encontrar as nove certidões de nascimento, podem já não ser precisas mas nunca serão de mais............Valéria é doce sentir a sua felicidade ! Jorge

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#238430 | vaocc | 08 set 2009 04:02 | Em resposta a: #238420

Queridos amigos! Ontem mesmo nós falamos com o Fernando, ele nos disse que ainda tem mais 5 primos vivos...gente ele ficou tão feliz quanto agente...
Mais uma vez muito obrigada pela ajuda! breve deixarei notícias.

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#238444 | PAIVAMANSO | 08 set 2009 13:15 | Em resposta a: #238430

Valéria, se Fernando ficou feliz e disse ter mais 5 primos vivos , que mais poderíamos pedir ? A vida devia ser sempre assim, ter muitos finais felizes . Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#238847 | vaocc | 12 set 2009 13:29 | Em resposta a: #238444

Queridos amigos, estou enviano na próxiam segunda feira ima carta para o Fernando, contando toda trajetória da família Souza da Costa nom Brail. Ele esta muito feliz pelos acontecimentos dos ultimos dias...continuarei fazendo contato com vocês.
Um beijo a todos, Valéria Castro Costa!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#238849 | vaocc | 12 set 2009 13:31 | Em resposta a: #238847

Queridos amigos, estou enviando na próxima segunda feira ima carta para o Fernando, contando toda trajetória da família Souza da Costa nom Brasil. Ele esta muito feliz pelos acontecimentos dos ultimos dias...continuarei fazendo contato com vocês.
Um beijo a todos, Valéria Castro Costa!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#333050 | PAIVAMANSO | 27 jul 2013 09:44 | Em resposta a: #238849

Cara Valéria
Mais uma vez se prova, de que, ainda bem que a esperança é sempre a última a morrer. Relembro aqui dois extractos de duas minhas mensagens neste tópico:
Em 28-08-2009…….. “Cara Senhora D.ª Alice…..” QUEM SE ESPERA ENCONTRAR SÃO OS FILHOS OU OS NETOS DAS SEGUINTES PESSOAS :
João Sousa da Costa …. Margarida Gomes da Costa Roza Gomes da Costa…. Bernardino Sousa da Costa…. Pedro Souza da Costa…. Eliza Gomes da Costa…. António Sousa da Costa…. Manuel Souza da Costa….
…… “Outro, Luís Souza da Costa, que em 1941 tinha 26 anos, tinha emigrado para o Brasil e “não tem escrito” o que pressupõe que a família também não sabia se ainda era vivo…..”
Desejamos que algum destes filhos seja hoje vivo e com saúde suficiente para recordar, mas sabemos que a vida nem sempre decorre ao sabor dos nossos desejos”……. EM 31-08-2009…….. “Ex.ª Sr.ª D.ª Alice”….. Sabemos que a mãe e os irmãos deles, que viviam em 1941 na propriedade da Corujeira da freguesia de São Salvador de Briteiros disseram que :
Manuel Souza da Costa , não dava noticias á 20 anos e o irmão Luís Souza da Costa , não tinha escrito .
Sabemos que este Manuel Souza da Costa , foi muito mais tarde , o sogro de Valéria a senhora que nos pede ajuda.
Ela deseja encontrar e conhecer os descendentes daqueles Souza da Costa e daquelas Gomes da Costa , que em 1941 sendo desta família , viviam aí perto de Briteiros.
Também tem esperança ( bem diz o Povo que a esperança é sempre a última a morrer ) que este Luís Souza da Costa tenha sobrevivido a todas as dificuldades da vida, e tivesse deixado descendência algures no Brasil e até quem sabe pode ter regressado com filhos a Portugal.
Que se saiba até hoje, nada impede que algures no tempo, após esta carta de 1941 , o Luíz Souza da Costa, tenha dado notícias á mãe ou a algum dos irmãos .
É claro que a D.ª Valéria gostaria de encontrar os eventuais descendentes deste seu familiar Luíz Sousa da Costa , mas também é claro que isso talvez seja desejar de mais. Infelizmente ele pode até ter morrido em criança e por isso nunca mais ter dado noticias ……” Cara Valéria
Há poucas horas, 4 ANOS DEPOIS, veja um extracto do email que acabo de receber :
Olá PAIVAMANSO!
Foi com grande alegria que viajando pela Net a procura de pistas que me levassem a descendentes de MANOEL SOUZA DA COSTA,imigrante português,filho de ANTONIO SOUZA DA COSTA e de MARIA GOMES,naturais de São Salvador de Briteiros, Guimarães,na propriedade da família conhecida,na época,como campo da Corujeira ou Grujeira,te descobri.
Sou LUIZ RODRIGUES GOMES(73 anos) filho de LUIZ DE SOUZA DA COSTA GOMES(falecido),irmão de MANOEL.
Nasci no Rio de Janeiro e atualmente resido na Cidade de São José do Rio Preto-São Paulo,com minha família(irmã,esposa,filhos e netas).
Tentei localizar a família do meu tio Manoel aqui no Brasil,sem sucesso já que as pessoas manifestantes não tinham nada a ver, possivelmente por falha minha. Entrando na página do geneall.net, vi que VALÉRIA CASTRO COSTA está a procura da família e que a mesma obteve preciosa ajuda sua e de outros amigos. Solicito a colaboração do amigo, no sentido de manter-me em contato com a VALÉRIA,fornecendo-me se possível o endereço dela aqui do Brasil.
Aproveitando o ensejo apresento-vos meus protestos de consideração e apreço,bem como agradeço a você e aos de mais amigos, responsáveis diretos pela aproximação da família há mais de 70 anos sem conhecimento uns dos outros.
Abraços
Luiz Rodrigues Gomes

Cara Valéria…….. 4 ANOS DEPOIS esta notícia é ouro sobre azul !
Mas estou preocupado. Já não recebo respostas suas, aos meus emails, á cerca de 18 meses. Espero que esteja tudo bem consigo, para que possamos todos, vibrar e desfrutar desta alegria. Por favor diga algo, aqui no Fórum ou por email, inclusive se posso dar o seu endereço de email a este Senhor Luiz Rodrigues Gomes, que certamente terá muitas informações e fotos de familiares, para trocar consigo. Repito; Estou preocupado com o seu silêncio. Diga algo.
Cumprimentos
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#333456 | vaocc | 05 ago 2013 21:03 | Em resposta a: #333050

Caro Jorge, estou bem, e muito feliz, após longos anos eu tenho a enorme satisfação de postar que "QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA"...e nós acreditamos. o desfecho desta História não poderia ser outro.
Eu só tenho a agradecer a todos que nos ajudaram e não tenho palavras nem para continuar pois a minha emoção é muito grande. a única palavra que posso expressar é...OBRIGADA, OBRIGADA, OBRIGADA!!!!!!!!!

VALÉRIA CASTRO COSTA #EUACREDITO!

Resposta

Link directo:

RE: Me ajudem por favor!

#333460 | PAIVAMANSO | 05 ago 2013 22:59 | Em resposta a: #333456

Cara Valéria e Caro Luíz
Este excelente sitio do Geneall.pt é muito mais do que aquilo que parece. É fascinante quando alguém lá longe, muito longe, pede; "Me ajudem por favor!" .........e com simpatia, amizade e solidariedade, se consegue dar ajuda útil e estabelecer elos de contacto entre pessoas, que sendo da mesma família, estavam aparentemente " tão longe " umas das outras. O mundo é das Mulheres. Aqui deixo um simples e respeitoso abraço de amizade e agradecimento, para a Karla, a Marli e a Valéria.
Vosso humilde amigo.
Jorge Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 04:38

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen