registo civil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Formação

registo civil

#237114 | filipeclix | 22 ago 2009 22:17

Boa noite,

Penso que a partir de 1901 o registos de nascimento/obitos/casamentos passaram a ser obrigatóriamente no registo civil, a minha pergunta vai neste sentido: Mesmo quem nasceu antes da criação do mesmo registo era obrigatório fazer o seu registo no registo civil?

Haverá cópias desses registos com fotos?
Será possivel consulta?

Obrigado
Luis Filipe Guimaraes

Resposta

Link directo:

RE: registo civil

#237146 | JCC | 23 ago 2009 01:19 | Em resposta a: #237114

Caro Luis Filipe Guimarães

Penso que quereria dizer 1910 e não 1901. De facto só com a implantação da republica este registo passou a ser obrigatório, se bem que fosse possível desde o sec XIX, não tenho presente a data, altura em que entrou em vigor o Código Seabra.

Quanto às fotos convém lembrar que as fotografias apenas se tornam possíveis (se bem que não acessíveis a todos) em finais do sec XIX. E, quanto à sua pergunta, não, nem hoje o registo de nascimento tem fotografia, quanto mais no passado...

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: registo civil

#237171 | filipeclix | 23 ago 2009 13:53 | Em resposta a: #237146

Caro João Cardoso, agradeco sua ajuda, de facto era 1910, contudo penso não ter percebido minha duvida no que diz respeito a fotos.

Obviamente que nos registos de nascimento não existe fotos, o que eu pergunto é se depois de 1910 qualquer pessoa teria que se "actualizar" fazendo o seu registo de nascimento no registo civil.

Exemplo:

"Manuel" Nasceu em 1890, em 1910 com vida, seria obrigado a fazer o seu registo no registo civil para obtenção de bilhete de identidade? "logo com foto de busto"

Penso que agora me vai entender o que queria, talvez não tenha sido bem explicito na minha pergunta anterior.

Quanto ao registo civil a minha pergunta é se deixam consultar algo??

Cumprimentos
Luis Filipe Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: registo civil

#237233 | JCC | 24 ago 2009 11:46 | Em resposta a: #237171

Caro Luis Filipe Guimarães

De facto não havia entendido a sua pergunta. Presumo que não conhece o sistema de identificação português. Ainda hoje, após o nascimento, é feito o Registo de Nascimento na Conservatória do Registo Civil. Mais tarde, quando necessário (habitualmente por volta dos 10-11 anos) é requerido o Bilhete de Identidade (actualmente substituído pelo Cartão de Cidadão, que é emitido por um serviço diferente. Este último documento possui fotografia.
Para todos os indivíduos nascidos durante a Monarquia o assento de nascimento válido era o assento de baptismo (exceptuando os raríssimos casos que recorreram ao Registo Civil). Na maior parte destes casos (os que tenho estudado, que são bastantes) só quando havia alguma necessidade excepcional é que eram estes assentos transcritos para os livros do Registo Civil, uma vez que o estado republicano expropriou a Igreja dos seus livros de assentos.
Os cidadãos que, por qualquer motivo, precisavam de um bilhete de identidade recorriam aos serviços competentes, e pediam a sua emissão. Foi assim com os meus avós, todos eles nascidos em finais do séc. XIX, antes de 1890.
Assim, para todos os que usaram BI (uma percentagem pequena da população portuguesa da época) existe esse registo fotográfico
Só que a obtenção dos dados que constam no BI, nomeadamente a fotografia, não é fácil. Sugiro que consulte o que já foi escrito neste fórum sobre o tema, em
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=109233#lista
Cumprimentos
João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: registo civil

#237303 | filipeclix | 24 ago 2009 22:35 | Em resposta a: #237233

Muito obrigado pelo sua ajuda irei consultar o forum sobre o tema.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 08 mai 2024, 13:17

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen