Seia, hermafrodita me foi posto nome de macho

Este tópico está classificado nas salas: Genética | Pessoas | Regiões

Seia, hermafrodita me foi posto nome de macho

#237384 | ffarrajota | 25 ago 2009 19:12

Boa tarde,
há anos deparei-me com um registo, em Seia-distrito da Guarda, deveras interessante. Hoje, fazendo uma pequena revisão ao microfilme tirei apontamentos e quero aqui compartilhar. A transcrição não está completa porque tive dificuldade em ler e não quis perder muito tempo.
" He verdade que eu António Gomes nasci hermafrodita, e quando me baptizarão me foi posto nome de macho, e que me tratam ....? sempre até ao dia de oje, e querendo-me receber por Ana mulher .....? quando António Pra.? me fez pergunta perante as testemunhas abaixo assinadas, de qual dos membro queria usar, ao que respondi do membro...?, e delle e do outro não, e que assim prometia de nunca usar o outro,.......? por onde o matrimónio se usa de fazer, para o que roguei do tempo a contar desta verdade assinei com e as mais testemunhas...............? Francisco de Macedo cura na mesma igreja, António Ribeiro morador desta vila, e João Ferrão dezembro? 1647
assinaturas de António Gouveia, Nicolau?" encontra-se na página 99 nos casamentos.
Fernanda Farrajota

Resposta

Link directo:

RE: Seia, hermafrodita me foi posto nome de macho

#237424 | A-Pereira | 26 ago 2009 00:52 | Em resposta a: #237384

Cara Confreira

Realmente um registo assaz interessante. Um excelente contributo para o estudo da história das mentalidades.

Obrigado pela partilha.

António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Seia, hermafrodita me foi posto nome de macho

#237538 | gmg | 26 ago 2009 23:00 | Em resposta a: #237384

Que registo tão estranho!

Sinceramente... fiquei sem entender se ele queria ser agora mulher, ou continuar homem!?

Cumprimentos,
GMG

Resposta

Link directo:

RE: Seia, hermafrodita me foi posto nome de macho

#237553 | NISGM | 27 ago 2009 00:11 | Em resposta a: #237384

Viva,

E Não seria possível identificar mais exaustivamente este registo? A que livro pertence, como está catalogado, etc.???
Atentamente, nuno de m.

Resposta

Link directo:

RE: Seia, hermafrodita me foi posto nome de macho

#237555 | ffarrajota | 27 ago 2009 00:24 | Em resposta a: #237553

Caro Sr. Nuno, trata-se dum casamento ele não queria ser o António nome com que o baptizaram,  e quis assumir-se como mulher Ana Gomes. Encontra-se este registo no microfilme de Seia 1461833 item 1, pag.99 casamentos.
O livro não tirei o número.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Seia, hermafrodita me foi posto nome de macho

#237560 | ffarrajota | 27 ago 2009 00:38 | Em resposta a: #237424

Olá, caro António Alferes:
foi após o nosso encontro em Portimão e na conversa com o amigo Júlio Teixeira contando casos estranhos que nos aparecem que decidi divulgar. Também acho que poderá ser um contributo.
Quando me for possível tentarei usar aqui o fórum para outros casos que penso terão interesse, doutro âmbito, mas que darão para reflectir.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Seia, hermafrodita me foi posto nome de macho

#237562 | ffarrajota | 27 ago 2009 00:48 | Em resposta a: #237538

Boa noite,
O registo é de um casamento e o hermafrodita a quem deram o nome de António quis assumir-se como Ana mulher e por isso prometia só usar o sexo feminino.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Seia, hermafrodita me foi posto nome de macho

#237565 | A-Pereira | 27 ago 2009 01:33 | Em resposta a: #237560

Cara Fernanda

Confesso não a ter "reconhecido" logo. Perdão por isso.
Como vai? E as danças? e a música?
Realmente, além de um interessante encontro de genealogia com tanta gente a saber coisas interessantes... além disso, dizia, tive a sorte de ter uns excelentes interlocutores ao almoço. Ficou-me um bom dia para recordar.

Pelos vistos, comtinuamos com o bichinho da genealogia. É um bichinho simpático, diga-se.

Tenho feito poucos avanços. Mas ainda assim tenho feito alguma coisa. A última caçada foi em Olivença. Lá descobri mais uns antepassados e, claro está, fiquei todo contente.

E por aí? Tem havido progressos? Calculo que sim.
Felicidades para as suas pesquisas bem como para os músicos e bailarinos.

Os melhores cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Seia, hermafrodita me foi posto nome de macho

#237585 | MariaDavid | 27 ago 2009 13:25 | Em resposta a: #237384

Cara Fernanda

Foi óptimo ter partilhado este registo, pois assim dá-nos incentivo para fazermos o mesmo.

Também eu me deparei com um caso de hermafroditismo na minha família, de cujo assento passo aqui a informação:

"Registo de óbito:
Aos quatro dias do mês de feverieiro da era de mil setecentos e quarenta e cinco anos, faleceu um menino, filho legítimo de David Mendes e de Leonor Maria, desta vila e freguesia, se sepultou em cova da fábrica desta igreja, não baptizado, em parte, se não conhecia se era macho ou fêmea pela comadre Maria da Serra, mulher de Manuel Thomaz, desta freguesia, o qual examinei, de que maneira mandei fazer este assento, dia mês e era ut supra."

Aproveitando a boleia deste tópico, refiro que encontrei, também, alguns assentos relacionados com anomalias físicas, nomeadamente um, que não tenho aqui à mão e que referia ter a criança 3 dedos numa mão e 2 na outra. Mas o mais curioso, para a nossa mentalidade presente, foi um que referia ser o indivíduo completamente falho de juízo e que mesmo assim casou!!!!

Abraço

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Seia, hermafrodita me foi posto nome de macho

#237936 | ffarrajota | 01 set 2009 00:10 | Em resposta a: #237585

Olá Maria David
espero que mais casos interessantes venham a ser noticiados. Ainda em Seia, há um outro caso em que o noivo passou a véspera de casamento na prisão (tinha a ver com a honra da noiva). Quando encontrar nos meus apontamentos mais uns casos que encontrei noutras freguesiss de Seia os publicarei.
Um abraço,
Fernanda

Resposta

Link directo:

RE: Seia, hermafrodita me foi posto nome de macho

#243000 | Sertório | 28 out 2009 00:39 | Em resposta a: #237936

Olá Fernanda. Pode-me dizer se informava especificamente no registo que o motivo de prisão era a honra da noiva? Tenho dois antepassados que se casaram no aljube da Guarda, sendo eles do concelho de Castelo Branco (o que já de si é estranho, dada a distância). Será pela mesma razão?

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 21:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen