Rafael da Costa, Cristão Novo de Lisboa, n. 1725

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Genética

Rafael da Costa, Cristão Novo de Lisboa, n. 1725

#237387 | Escorcio | 25 ago 2009 19:45

Estou a ajudar um senhor inglês que está pesquisar os seus antepassados cristãos novos de Lisboa. Será que algum confrade membro de Genea possa dar pistas para ajudar com a pesquisa. Aqui está o pedido:

RAFAEL DA COSTA e ESTER DA COSTA

"Sou membro de uma familia majoritariamente estabelecida na Inglaterra, mas com membros ao redor do mundo inteiro, tentanto traçar a história dos nossos antepassados, o mais importante deles sendo Rafael da Costa e sua esposa Ester, que emigraram para Londres, Inglatera, vindos de Portugal - acreditamos que de Lisboa - em Abril de 1746 (ou perto disso). Rafael da Costa nasceu à volta de 1725.

Temos dados de uma sinagoga que mostram que else se casaram na Congregação Espanhola e Portuguesa em Bevis Marks aqui em Londres no dia 25 de Abril daquele ano. Sete dias antes disso, conforme requerido pelas regras da sinagoga naqueles dias, Rafael foi circumcisado lá. É portanto possivel que o casal chegou ou no final de Março ou em principios de Abril a Inglaterra. Há uma alta possibilidade de que eles se tenham originalmente casado catolicamente em Portugal e eram, portanto, cripto-judeus, ou seja conversos ou marranos...

Portanto, o que estamos buscando, são dados relativos ao seu casamento, ou ainda, o nome de seus pais dos conjugues e qualquer outra informacão que possa aparecer como resultado das buscas."

Desde já agradeço.

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Rafael da Costa, Cristão Novo de Lisboa, n. 1725

#238032 | Escorcio | 02 set 2009 10:10 | Em resposta a: #237387

Renovo o pedido.

Paula

Resposta

Link directo:

RE: Rafael da Costa, Cristão Novo de Lisboa, n. 1725

#238135 | rmfrp | 03 set 2009 22:14 | Em resposta a: #237387

Cara Paula:

A situação que nos apresenta poderá ser muito difícil de investigar.

É provável que Rafael da Costa e Ester da Costa sejam nomes judaicos que foram adoptados apenas quando estas pessoas chegaram a Inglaterra. Presumivelmente, os nomes próprios portugueses seriam outros, embora o apelido devesse ser Costa, pelo menos no caso do marido (o apelido da mulher pode ser de casada).

Resta-nos assim, como informação mais segura, um único dado: o apelido Costa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Rafael da Costa, Cristão Novo de Lisboa, n. 1725

#240175 | Escorcio | 24 set 2009 20:58 | Em resposta a: #238135

Caro Rui,

Muito obrigada pela sua resposta.

Com os melhores cumprimentos,
Paula

Resposta

Link directo:

RE: Rafael da Costa, Cristão Novo de Lisboa, n. 1725

#248377 | anr109 | 24 jan 2010 16:25 | Em resposta a: #240175

Oi, Paula

Saudações!

Tenho um 7º avô natural de Lisboa, ignoro a freguesia.
Quantas freguesias possuia Lisboa na primeira metade do século XVIII?

Atenciosamente,

Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte - Ceará

Resposta

Link directo:

RE: Rafael da Costa, Cristão Novo de Lisboa, n. 1725

#248390 | evieira | 24 jan 2010 18:50 | Em resposta a: #248377

pouco menos de 40 freguesias.

ver:

http://geo.cm-lisboa.pt/fileadmin/GEO/Imagens/GEO/Livro_do_mes/Vieira_da_Silva/Dispersos/MON_69-P_PART_03.pdf

Resposta

Link directo:

RE: Rafael da Costa, Cristão Novo de Lisboa, n. 1725

#248450 | anr109 | 25 jan 2010 16:45 | Em resposta a: #248390

Oi, evieira

Perguntei por que certa vez aqui no fórum, me disseram que teve uma época, não me recordo, Lisboa possuía somente duas freguesias. O que ficou gravado é que tinha uma história de antes do muro e depois do muro.

até mais

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

RE: Rafael da Costa, Cristão Novo de Lisboa, n. 1725

#248453 | anr109 | 25 jan 2010 16:58 | Em resposta a: #248390

Oi, evieira

Muitíssimo obrigado pela ajuda, precisando de algo sobre o Ceará e só me contatar.

Até mais

Antonio Nogueira Regis

Resposta

Link directo:

ajuda Inquirição de Genere

#266294 | anr109 | 04 dez 2010 19:23 | Em resposta a: #238032

Prezados Confrades

Gostaria muito que me ajudassem a ter os dados referentes as inquirições de Genere dos Padres abaixo relacionado:

1. Reverendo Padre Bernardo Ribeiro de Aguiar Reitor de Thuias e Beneficiado da Sé do Porto
2. Padre Manoel Jose de Aguiar das Eiras
3. Padre Manoel de Mendonça Barboza de Romariz
4. Reverendo Padre Manoel Pinto de Aguiar.
5. Padre Jose Ribeiro de Aguiar Cura e Coadjutor da freguesia de Santo Andre de Villa Boa de Quires

Consegue seus nomes pesquisando na Etombo, no item de Marco de Canaveses/Villa Boa de Quires. O Ramo Aguiar começa a aparecer num casamento dos Nogueiras Ribeiros da freguesia de Santa Christina de Nogueira com os Farias do Salvador de Aveleda. O casamento era de um irmão do meu sétimos avós.

Antonio Regis

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 06:58

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen