AD Porto

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões

AD Porto

#237412 | fercar | 25 ago 2009 23:33

Faço pesquisas no arquivo distrital do porto a quem necessitar.

Resposta

Link directo:

AD Porto

#237436 | Lourval | 26 ago 2009 03:43 | Em resposta a: #237412

Caro colega,

Agradeço sua gentileza. Há três casamentos que preciso do AD Porto:

Casamento de Manuel Luís e Maria da Costa, em Malta, Vila do Conde, cerca de 1670;
Casamento de Manuel Vieira e Catarina de Araújo, em Santa Maria do Freixo, Marco de Canaveses, cerca de 1670;
Casamento de António Mendes e Domingas Pereira, em Vila Boa do Bispo, Marco de Canaveses, cerca de 1675;

Obrigado
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#237513 | ivrqku | 26 ago 2009 20:24 | Em resposta a: #237412

Caro Colega
Aproveitando a sua generosidade vinha solicitar:
Datas de nacimento, morte e casamento dos pais de:
1- Antonio de Almeida nascido a 26.12.1857 em santa Marinha (coimbroes)/VNGaia
2- Joaquina Moreira de Sousa nascida a 01.03.1862 Madalena / VNGaia.
Cumprimentos
Jose Pereira (Lousa/Coimbra)

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#237577 | clcastro | 27 ago 2009 11:29 | Em resposta a: #237412

Caro Confrade,

Agradeço a sua preciosa ajuda e desde já me disponibilizo para qualquer ajuda que necessite no distrito de Braga.

Preciso dos assentos de baptismo de:

- João Ribeiro de Miranda, filho de António Ribeiro de Miranda e de Maria José Pereira, nascido entre maio de 1869 e maio 1870, Santão, Felgueiras, Porto;


- Amélia de Almeida, filha de Manuel José de Almeida e de Maria Joaquina, nascida entre maio de 1874 e maio de 1875, Vila Verde, Felgueiras, Porto.

Agradeço resposta para cesarcastro@iol.pt.


Cumprimentos,

César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: AD Braga

#237669 | ihintza | 28 ago 2009 08:54 | Em resposta a: #237577

Caro César,

O meu nome é Rocío Cardoso e moro na Espanha pelo que é difícil para mim fazer as pesquisas que preciso nos Arquivo de Braga.

Sei que este não é o tópico pois é destinado ao Arquivo do Porto mas, sería possivel abusar da sua boa voluntade e pedi-lhe dados sobre o seguinte casal?

Muito obrigada e desculpe pelos incomodos.


Assentos de Nascimento ou Baptismo:

Nome: João Alves da Sylva
Lugar: Fonte Arcada (concelho de Póvoa de Lanhoso)
Data: Intervalo [1728-1738]
Casado com Thereza Mourada
Filho de Francisco Alves e Mariana Rodrigues


Nome: Thereza Mourada
Lugar: Fonte Arcada (concelho de Póvoa de Lanhoso)
Data: Intervalo [1728-1738]
Casado com João Alves da Sylva
Filha de Jacinto Leite e Domingas Pereira


Eles tem um filho nascido em 1761.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: AD Braga

#237681 | clcastro | 28 ago 2009 12:40 | Em resposta a: #237669

Caro Rocío Cardoso,


Farei a pesquisa que pede, mas não antes de meados de Setembro.



Cumprimentos,


Ferreira de Castro

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#237690 | fercar | 28 ago 2009 14:32 | Em resposta a: #237436

Caro colega,

Ainda esta semana lhe darei noticias deste seu pedido

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#237691 | fercar | 28 ago 2009 14:33 | Em resposta a: #237513

Caro colega

Em breve darei noticias

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#237692 | fercar | 28 ago 2009 14:35 | Em resposta a: #237577

Caro colega,

Entrarei em contacto no decorrer desta proxima semana,
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#237766 | Suomi | 29 ago 2009 09:25 | Em resposta a: #237412

Caro colega,

Gostaria também de pedir a gentileza de procurar um assento de baptismo: Porto/Santo Ildefonso

Manoel n. aprox. 1801-1804 (faleceu Porto/Bonfim 31.5.1885 c/81 anos)

Filiacao: Antonio de Oliveira Martins, natural de Santa Maria de Ul
Maria Joaquina, natural de S.Thiego de Castelhoes (Aveiro)

O ADP já procurou o assento do baptismo na freg. Victoria (conforme o òbito) e também na freg. Bonfim, mas não encontraram.
O 2. casamento do Manoel na Porto/Sé 11.2.1866 c/64 anos diz naturilidade dele Porto/Santo Ildefonso.

Muito obrigada.

Cumprimentos,
Maarit / Finlândia

Resposta

Link directo:

RE: AD Braga

#237812 | ihintza | 29 ago 2009 22:20 | Em resposta a: #237681

Fico muito obrigada pela sua ajuda.
Se precisar alguma coisa, diga.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: AD Braga

#239338 | clcastro | 16 set 2009 19:24 | Em resposta a: #237812

Caro Rocio,


Fui hoje ao ADB e fiz-lhe a pesquisa que pediu. Envio os dados para o fórum ou prefere enviar-me o seu mail?


Fico a aguardar, cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: AD Braga

#239372 | clcastro | 16 set 2009 22:02 | Em resposta a: #237669

Caro Rocío Cardoso,
Segui as suas indicações e encontrei o assento de baptismo de João Alvares da Silva em 1734. Continuei a recuar até ao início do livro n.º 75 que abrange os anos de 1722 a 1761, mas não encontrei o assento de baptismo de Teresa Fontoura. Tomei a decisão de ver todo o livro, não encontrando o assento de Teresa Fontoura, nem de qualquer filho do casal Jacinto Leite e Domingas Pereira. No entanto o trabalho não foi em vão pois encontrei vários filhos do casal Francisco Alves e Mariana Rodrigues, a saber:
1.º João * 10-4-1734
“João filho de Francisco Alvares e de sua mulher Mariana Rodrigues assistentes no lugar de Paredes desta freguesia do Salvador de Fonte Arcada nasceu aos dez dias do mês de Abril do ano de mil setecentos e trinta e quatro e aos dezasseis do dito mês e ano foi baptizado por mim Paulo Martins Vigário desta Igreja e lhe pus os Santos Óleos. Foram padrinhos João Rodrigues do lugar de Paredes e Maria Francisca mulher de João Gonçalves do lugar de Eixó. Foram testemunhas José Rodrigues sobrinho do Padre António da Costa e João Andrade do lugar da Cruz e por ser verdade este fiz e assinei dia, mês e ano era ut supra.” In ADB, Fonte Arcada, Paroquiais N.º 75, pag. 54v

2.º Bernardo José * 26-6-1740
Filho de Francisco Alvares da Silva e Mariana Rodrigues, do lugar da Rifana.
Foi baptizado a 29-6-1740 por Paulo Martins Vigário desta Igreja. Foram padrinhos o licenciado José Jorge da Rocha do lugar de Eirofo (?), Angela de Araújo mulher do licenciado Manuel de Barros Vieira da Lama. Foram testemunhas Custódio filho de Manuel de Barros e Jerónimo Rodrigues do lugar de Rifana. In ADB, Fonte Arcada, Paroquiais N.º 75, pag. 89v.
3.º Domingos * 23-6-1743
Filho de Francisco Alvares e Mariana Rodrigues, assistentes no lugar de Rifana. Foi baptizado a 26-6-1743 pelo vigário da freguesia. Foram Padrinhos Domingos Pereira e Custódia Rodrigues mulher de Manuel Araújo do lugar de Paredes. Foram testemunhas “…o Reverendo Estevão da Costa Vigário que foi desta Igreja…” e João Carvalho da freguesia de Santa Maria do Souto de Sobradelo. In ADB, Fonte Arcada, Paroquiais N.º 75

4.º Paula * 27-10-1746
Filha de Francisco Alvares da Silva e Mariana Rodrigues, assistentes no lugar de Rifana. Foi baptizada a 28-10-1746 pelo Vigário desta Igreja. Foram padrinhos Paulo Rodrigues do lugar de Bouço e Paula Rodrigues do lugar de Rifana. Foram testemunhas José Rodrigues e João de Araújo ambos desta freguesia. In ADB, Fonte Arcada, Paroquiais N.º 75, pag.112

5.º Teresa * 27-10-1746. Foi baptizada a 28-10-1746 pelo vigário desta freguesia. Foram padrinhos José Alvares filho do dito Francisco Alvares e Teresa Maria filha de Leonel Veloso do lugar de Rifana. Foram testemunhas João Matos de Araújo e António Afonso do lugar de Eiró. In ADB, Fonte Arcada, Paroquiais N.º 75, pag.112v

6.º Francisco *29-11-1749 e foi baptizado a 1-12-1749.
Neto paterno de Francisco da Silva natural do lugar casa da Erma da freguesia de São João de Brito e de Mariana Alvares Araújo natural do lugar de Alem da freguesia de Santo André de Molares de Celorico de Bastos.
Neto materno de Manuel de Araújo natural do lugar de Sás (?) da freguesia de Santa Eulália de Fafe e de Custódia Rodrigues natural de Santa Luzia desta freguesia de Fonte Arcada. Foram padrinhos José Alvares da Silva filho do dito Francisco Alvares e sua filha Senhorinha Rodrigues. Foram Testemunhas Feliz da Silva e João Francisco ambos desta freguesia. In ADB, Fonte Arcada, Paroquiais N.º 75, pag.150 e 151v

7.º António * 8-11-1753. Foi baptizado a 15-11-1753. Neto paterno de Francisco da Silva natural do lugar da Coveira da “Casa Erma” da freguesia de São João de Brito e Mariana Alvares de Araújo do lugar de Alem de Santo André de Molares, Celorico de Bastos.
Neto materno de Manuel de Araújo do lugar de Sas (?), Santa Eulália de Fafe e Custódia Rodrigues do lugar de Santa Luzia , Fonte Arcada. Foram padrinhos António Alvares do lugar de Santa Luzia e Barbara, solteira, filha de “…Donna Antonio molher do Douctor Joseph orge da Rocha do lugar de Paredes desta freguezia…”. Foram testemunhas José Alvares da Silva e João Alvares do dito lugar de Rifana.


Disponha se tiver algum comentário.
Cumprimentos,
César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: AD Braga

#239401 | ihintza | 17 set 2009 11:12 | Em resposta a: #239372

Caro César,

Muito obrigada pela sua grande ajuda.
Você não só localizou o registo de nascimento do meu parente, ao localizar os registos de nascimento de todos os irmãos você também deu-me os nomes dos avós deles. Um dado de muita importancia.

No que respeita ao meu outro parente Teresa Mourada (não Fontoura), fique descansado, não faz mal. Vou repasar os meus papeis e ver se dou com mais algum dado. Sei que a mãe dela era de Fonte Arcada mas o pai era de Barcelos, pelo que é possível que fosse daquela freguesia, embora seja estranho pois ela casou mesmo em Fonte Arcada, terra da mãe.

Mais uma vez, obrigada.
Se precissa dalguma coisa não tem mais que dizer.

Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: AD Braga

#239406 | clcastro | 17 set 2009 12:03 | Em resposta a: #239401

Caro Rocío Cardoso,


Esqueci-me de lhe informar que os seus antepassados de Fafe aparecem http://www.neps.ics.uminho.pt/genealogias.html. Mais presumo que a freguesia de São João de Brito pertença ao concelho de Guimarães, embora nos assentos nada é dito. Moro a 3 km de Brito e tenho lá antepassados, mas nunca ouvi falar desta casa Erma. Vou tentar saber mais pelos meus parentes.

Quando tiver novidades, mais precisas, envie-me que na oportunidade eu pesquiso.


Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#239416 | francandrade | 17 set 2009 13:00 | Em resposta a: #237412

Bom dia,

sem querer abusar de si, posso então pedir-lhe um pequeno favor? Estou buscando elementos sobre meus Trisavós Domingos Alves da Cunha e Maria Camila Barbosa. Sei que Domingos Alves da Cunha faleceu em 16 de Maio de 1891 em Miragaia - Porto e, pelo assento de óbito, disponível on-line (assento de óbito nº 62 do ano de 1891, da freguesia de Miragaia) sei que era filho de José Alves da Cunha e de Francisca Marcelina, sendo natural de Massarelos - Porto, onde deverá ter nascido por volta de 1811 - 1812 (o assento de óbito refere que faleceu com a idade de 79 anos). Já sua Mulher, Maria Camila Barbosa, faleceu também em Miragaia, a 30 de Junho de 1880 e, pelo assento de óbito, também disponível on-line ( o assento de óbito nº 85 do ano de 1880, da freguesia de Miragaia) sei que era natural de Lordelo do Ouro e que deve ter nascido por volta de 1814-1815 (o assento de óbito refere que faleceu com a idade de 65 anos ). Este casal teve um filho, o meu Bisavô Eduardo Alves da Cunha, nascido a 11 de Abril de 1837 em Lordelo do Ouro. Já em tempos consultei o seu assento de nascimento e sei que Maria Camila Barbosa era filha de José Barbosa e de Joaquina Rosa das Neves.

O favor que lhe queria pedir era então o seguinte (se não fôr muita maçada): podia-me fazer o favor de procurar os assentos de nascimento de Domingos Alves da Cunha e de Maria Camila Barbosa, indicando-me as datas de nascimento, naturalidade dos pais e nomes e naturalidade dos avós, se possível?

Espero não estar a abusar da sua gentileza,
Fico a aguardar o seu contacto,
com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#239427 | karlapt | 17 set 2009 14:10 | Em resposta a: #237412

Caro amigo fercar,
Já pedi ajuda aqui ao fórum para nossos amigos e agora vou pedir a vc também. Tenho um "misterio" por resolver e difícil. Necessito do registo de nascimento ou casamento de Joaquim Coelho de Sousa (com s ou z ) que nasceu provavelmente se as datas q tenho não estiverem erradas em 13/07/1876 no Porto, só não sei se distrito ou cidade. Casou-se com Maria Rosa (Coelho de sousa) natural de Trás -os -Montes (não se sabe qual distrito e localidade) em 1888 e embarcaram para o Brasil nesse mesmo ano com destino a Santos onde fixaram residência. Tenho as certidões de óbito dos 2 e nascimento dos filhos, mas todas dizem apenas portugal sem detalhes (emitidas no brasil). A pessoa mais velha da família é uma neta que hoje tem 84 anos e só lembra que os avós eram do Porto e Trás -os -Montes. Acha que consegue me dar alguma informação de como posso saber mais e se há forma de pesquisar por todas as freguesias do distrito do Porto on line?
Desde de já muito obrigada.
Karla

Resposta

Link directo:

AD Porto

#239453 | Lourval | 17 set 2009 20:44 | Em resposta a: #239427

Cara Karla,

Eu não me lembro de já ter lhe dito em alguma outra mensagem mas: se Joaquim Coelho de Sousa e Maria Rosa viveram para além de 1938, provavelmente os prontuários de estrangeiros estarão no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e lá terá todas as informações que precisa.

Se faleceram antes então a única saída é procurar pela emissão de passaporte que poderá ter acontecido no Arquivo Distrital do Porto, ou no Arquivo Distrital de Vila Real (já chequei e não encontrei) ou no Arquivo Distrital de Bragança. Vila Real e Bragança integram a região de Trás-os-Montes.

Se você tem certeza de que eles saíram de Portugal em 1888, está muito fácil de localizar. Basta que alguém procure para você nos arquivos distritais que mencionei acima. Em Vila Real parece que não está. Joaquim Coelho de Sousa não consta. Para Maria Rosa há mais de 300 registros. Mas eu imagino que onde pediu passaporte um, pediu o outro.

Atenciosamente,
Lourval

Resposta

Link directo:

RE: AD Braga

#239488 | ihintza | 18 set 2009 09:15 | Em resposta a: #239406

Caro César,

Muito obrigada por tudo.

Já tinha reparado que São João de Brito seria a freguesia de Brito do concelho de Guimarães (embora exista outro São João de Brito em Lisboa). Na mesma Santo André de Molares seria Molares do concelho de Celorico de Bastos e Santa Eulalia de Fafe seria a freguesia de Fafe do concelho de Fafe.

Também fui ao site do Neps como você diz e anotei as datas de nascimento dos filhos do casal Manuel de Araújo e Custódia Rodrigues. Vou proceder agora a pedir fotocópias destes registos ao Arquivo.

No que respeita à "Casa Erma", esteve a investigar na net e o termo "Erma" pode ser utilizado para designar algo que está sem habitar ou sem cultivar pelo que poder ser que fosse uma casa que já não era habitada ou que não tinha terras. Mesmo assim, dize-se que a dita casa era no lugar da Coveira da freguesia de Brito. Conhece o dito lugar? É esse o seu actual nome?

Quando tiver as novas fotocópias na minha mão, informa-lhe-i logo das novidades.
Vou tentar também localizar o registo de nascimento de Teresa Mourada na freguesia de Barcelos.

Obrigada,
Cumprimentos.
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#239500 | tcerejeirafontes | 18 set 2009 13:37 | Em resposta a: #237412

Caro Fercar,

Gostaria de lhe pedir ajuda para encontrar uma inquirição de genere. Trata-se da inquirição do padre Leandro Gomes do Couto da freguesia de S. Martinho de Bougado. Gostaria de saber quem são os seus pais e seus avós.
Se não for em demasia gostaria de pedir ajuda para descobrir outros meus ascendentes pertencentes a mesma freguesia de S. Martinho de Bougado. Os nomes são: Dionísio do Couto e sua mulher Inocência Gomes Correia do lugar de Abelheira na dita freguesia. Tenho particular interesse nos registos de casamento destes, nos registos de Nascimento que certamente darão informações relativas aos seus ascendentes. Não o querendo maçar com avolumado conjunto de pedidos pedindo-lhe somente se encontrar nestas pesquisas goataria de obter informações relativas a Manuel Gomes do Couto, António Gomes do Couto e o dito Leandro todos filhos destes e da dita freguesia e lugar. Infelizmente neste momento não tenho oportunidade, nem tempo para me deslocar ao Porto para pessoalmente obter esses dados. Desde já agradeço-lhe a atenção.

Atenciosamente e com os meus maiores cumprimentos,

Tiago de Moura Leitão Cerejeira Fontes.

Resposta

Link directo:

RE: AD Braga

#239506 | ihintza | 18 set 2009 14:29 | Em resposta a: #239372

Caro César,

Ia solicitar as fotocópias dos registos que você localizou e a pesquisa do registo de Teresa Mourada na freguesia de Barcelos ao Arquivo Distrital de Braga quando reparei numa coisa.

Você me diz que tinha pesquisado o livro nº 75 do inicio até o fim (1722-1761), não é?
O que eu queria saber e se você veio alguma coisa no livro nº 76 (1723-1758) de Fonte Arcada. Pois se calhar é neste onde pode estar o registo de nascimente da minha parente Teresa Mourada e é neste livro onde eu tenho de pedir ao Arquivo para fazer a pesquisa.

Obrigada.
Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: AD Braga

#239533 | clcastro | 18 set 2009 18:53 | Em resposta a: #239506

Caro Rocío,

Só quando estava em minha casa, depois da vinda do ADB, a averiguar outras possibilidades para o nascimento da sua Teresa é que reparei que haveria outro livro que abrangia a data pretendida.


Aproveito a oportunidade para um pedido de ajuda, caso saiba e posso. Gostaria de obter a carta de brasão, ou o registo dela, de Jorge Dias Cabral dada pelo Imperador Carlos V. Em Portugal esta documentação estaria no Torre do Tombo, em Espanha não sei.



Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#240872 | clcastro | 01 out 2009 20:41 | Em resposta a: #237412

Caro Confrade,

Costumo utilizar o etombo para as minhas buscas e não directamente o site do ADP. Ao ler uma mensagem neste fórum sobre este assunto , acabei por confirmar que o site do ADP é maior que o etombo.

Peço desculpa pela perda de tempo que terá tido.


Cumprimentos,

Castro

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#240874 | clcastro | 01 out 2009 20:46 | Em resposta a: #237412

Caro Confrade,


Aqui estou eu após uns minutos. Afinal os livros que eu preciso não são consultáveis virtualmente. Mantenho o pedido inicial de ajuda.


Grato pelo auxilio,


Castro

Resposta

Link directo:

RE: AD Braga

#241233 | ihintza | 06 out 2009 11:19 | Em resposta a: #239533

Caro César,

Desculpe a demora.
Há diferentes arquivos cá na Espanha mas se houvese alguma carta de Carlos V o registo dela cá na Espanha, eu acho que deveria estar no Arquivo de Simancas. A gestião dos Arquivos espanhois é feita pelo Ministerio de Cultura.

http://www.mcu.es/archivos/CE/ArchivosCentros.html

Além disso o Centro Virtual de Cervantes começou a digitalizar alguns documentos, mas ainda são poucos os digitalizados:

"Con el fin de evitar la manipulación directa de estos documentos históricos, para preservarlos del paso del tiempo y de sus lectores, en los últimos años se ha llevado a cabo el registro de buena parte de ellos en soporte digital. Gracias a esta digitalización, pueden ser puestos a disposición del público con mayor facilidad.

Así, el Centro Virtual Cervantes, presenta, como resultado del acuerdo de colaboración establecido entre la Subdirección General de Archivos del Ministerio de Educación y Cultura y el Instituto Cervantes, una muestra de los fondos que componen los más importantes Archivos Estatales de España. Conviene aquí aclarar que el Centro Virtual Cervantes no dispone de los fondos completos de los Archivos. Para solicitar información sobre ellos, el público puede dirigirse al Archivo Estatal que sea de su interés."


Frei Gonçalo Velho (1900)

"Jorge Dias Cabral' filho de Fernao Cabral n.* 7 J. i, consta a sua filia^ao de hua certidao que se acha em hua justificacao de nobreza que fes seu descendente Francisco de Almeyda Cabral ', em 1752^ em virtude da qual se Ihe passou brazao de armas no mesmo anno alcansou o reynado do rey D. Joao 3.*^ servio ao emperador Carlos quinto nas guerras de Napoles, na companhia do gram capitao, Goncalo Femandes de Cordova, o qual o nomeou, com outros companheiros espanhoes, para se combaterem em particular batalba com ouu*os tantos Franceses, em cujo feito fes singulares proezas, sem receber mais dano que ficar o seu cavalo ferido, per memoria do que o imperador Ihe deu armas proprias que o dito rej Ihe confirmou que se achao em villas boas, foi depois a India e a Dio, por capitao de
hua nau na armada do goyernador Diogo Lopes de Siqueira. Cazou com D. Leonor Monis, filha de Vasco Monis, bacharel em leys."

O Archivo da Torre do Tombo, sua historia, corpos que o compõem e organisação (1905)

"Ora áquelie Christovão Leitão, que foi coronel e capitão dos alabardeiros, deram-se-lhe armas por duas cartas de brazáo; uma de 21 de abril de i524, a outra de 3o de junho de 1528 (*). As concedidas pela primeira carta foram bastante alteradas pela segunda, e conformes com as d'esta estão ellas no livro de António Godinho; logo este ainda não estava concluido em 1528.
No verso da mesma folha estão as armas de Jorge Dias Cabral, as quaes, em virtude da ordem chronologica adoptada por António Godinho, segundo elle próprio declara, haviam de ter sido confirmadas depois de concedidas as de Christovão Leitão, e digo confirmadas porque consta haverem ellas sido dadas por Carlos V. Não existe comtudo a
carta de confirmação, e portanto não posso approximar mais a data da conclusão do livro."


CABRAL
"Proviene de un linaje portugués muy antiguo, cuyo punto de partida se ignora sabiendo que en el año 1.271 existía ya un personaje llamado don Pedro Anes Cabral. Desde este país, los Cabral pasaron a Galicia, León, Zamora, Castilla y Andalucía y posteriormente al Nuevo Mundo. Algún que otro genealogista lo achaca a la ciudad de Vigo (Pontevedra) desde donde pasaron a Portugal. Pero lo que sí es cierto es que don Jorge Díaz Cabral que sirvió al emperador Carlos V en las guerras de Nápoles, conquistó el castillo de Belmonte luchando con el Gran Capitán don Gonzalo Fernández de Córdoba, por cuya acción Carlos V le otorgó escudo personal de armas."

"Antiguo linaje de Galicia, con casa solar en la parroquia de Cabral (cuyo nombre tomó), del partido judicial de Vigo (Pontevedra). Estamos, por tanto, ante un apellido de los denominados toponímicos o de lugar. Pasó este apellido a Castilla, Andalucía y Portugal. En Portugal, este apellido alcanzó gran renombre y difusión.
En tierras lusas fueron los de este apellido Señores de la casa de Azuzara y de Belmonte, y en tiempos del Rey lusitano don Juan II pertenecía a esa casa y era Comendador de Baño y de Lamal, en la Orden de Christo, y Alcaide de Belmonte, don Fernán Dalvarez Cabral, que casó con doña Beatriz de Castro y Silva, hija de Arias de Silva, segundo del nombre, y de doña Guiomar de Castro. En fines del siglo XVII floreció Francisco Cabral, hijo y hermano de los Señores de Belmonte, y esposo de doña Mariana Meneses.
Perteneció a esta antigua y noble familia portuguesa, Jorge Díaz Cabral, que en tiempos de Carlos V sirvió en el ejército español, distinguiéndose especialmente en las guerras de Nápoles."

"Los prestigiosos tratadistas Arturo y Alberto García Carraffa en su obra "Enciclopedia Heráldica y Genealógica Hispanoamericana", señalan que las armas que ostentó la casa de Cabral de la parroquia de Cabral (Vigo) fueron:
- DE ORO, CON UN ÁRBOL DE SINOPLE Y DOS CABRAS DE GULES EMPINADAS AL TRONCO.
Los de la casa de las montañas de Burgos tienen:
- Partido: 1º., de plata, con un árbol de sinople y una cabra de sable, con manchas de gules, empinada a su tronco, y 2º., de azur, con tres bandas de oro.
Otros de esa casa de las montañas de Burgos ostentan:
- En campo de sinople, dos cabras de plata puestas en palo, y en la punta, unas espigas de trigo, de oro.
Los del apellido Cabral en Portugal traen las armas de la casa gallega de la parroquia de Cabral, pero suprimiendo el árbol y organizándolas así:
- En plata, dos cabras de gules, puestas en palo.
Otra rama portuguesa, a la que perteneció Jorge Díaz Cabral, Gobernador en Indias, tiene:
- De gules, con cuatro lanzas de plata con el asta de oro, alineadas en faja. En el jefe, una espada, también de plata, con la guarnición de oro puesta en situación de faja y surmontada de una cruz paté de oro. Bordura cosida de sinople, con cuatro dagas de plata con la guarnición de oro alternado con ocho brazos con armadura de plata, puestos dos a dos, curvados y afrontados.
Lozano dice que otros de este apellido, en Portugal, traen:
- De oro, con cuatro escaques de azur.
Otros usaron:
- En oro, un árbol de sinople y un lobo de sable empinado al tronco. Bordura de gules, con ocho aspas de oro.
No nos debe extrañar que exista más de un escudo, pues hay que puntualizar que no son escudos de apellidos, sino de familias y aunque un escudo de familia antiguo es representativo para muchos de los que en la actualidad llevan ese apellido, se da en bastantes ocasiones la circunstancia de que otra familia descendiente de la anterior, pero alejada en el tiempo, adopta otro escudo de armas diferente o altera el existente."


Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: AD Braga

#242459 | ihintza | 21 out 2009 18:54 | Em resposta a: #239406

Caro César,

Tudo bém?
Tenho mais novedades dos meus antepassados de Braga. Recevi as fotocópias que precisava e estes são os novos dados:

(Numeração Sosa-Stradonitz)

(480) João Alves da Sylva
n. 10.04.1734 - Fonte Arcada-Arrifana, Póvoa de Lanhoso, Braga, Portugal
b. 16.04.1734 - Fonte Arcada-Arrifana, Póvoa de Lanhoso, Braga, Portugal
c. 23.03.1753 - Fonte Arcada-Arrifana, Póvoa de Lanhoso, Braga, Portugal

(481) Thereza Machada
n. 09.09.1728 - Barcelos, Barcelos, Braga, Portugal
b. 12.09.1728 - Barcelos, Barcelos, Braga, Portugal
c. 23.03.1753 - Fonte Arcada-Arrifana, Póvoa de Lanhoso, Braga, Portugal

(960) Francisco Alvares da Sylva
n. Fonte Arcada-Arrifana, Póvoa de Lanhoso, Braga, Portugal ou Brito, Guimarães, Braga, Portugal
c. 30.07.1725 - Fonte Arcada-Arrifana, Póvoa de Lanhoso, Braga, Portugal

(961) Mariana Rodrigues
n. 21.07.1709 - Fafe-Sá, Fafe, Braga, Portugal
b. 22.07.1709 - Fafe-Sá, Fafe, Braga, Portugal
c. 30.07.1725 - Fonte Arcada-Arrifana, Póvoa de Lanhoso, Braga, Portugal

(962) Jacinto Leite
n. Guimarães, Guimarães, Braga, Portugal

(963) Domingas Pereyra
n. Barcelos, Barcelos, Braga, Portugal

(1920) Francisco da Sylva
n. Brito-Carreira, Guimarães, Braga, Portugal

(1921) Mariana Alvares de Araújo
n. Molares, Celorico de Bastos, Braga, Portugal

(1922) Manuel de Araújo
n. Fafe-Sá, Fafe, Braga, Portugal

(1923) Custódia Rodrigues
n. Fonte Arcada-Santa Luzia, Póvoa de Lanhoso, Braga, Portugal

(1926) Joam Gonçalves
n. Requião, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal

(1927) Maria Pereira
n. A Picoña, Pontevedra, Galicia, España


Thereza Machada (481) é filha natural. No ano do seu casamento, em 1753, os seus pais ainda não tinham casado.

Francisco Alvares da Sylva (960) dizese natural de Fonte Arcada mas os seus pais são naturais de Brito e Molares pelo que é mais provável que seja natural duma dessas freguesias. Mesmo assim o Arquivo de Braga fez uma pesquisa na freguesia de Fonte Arcada mas não localizou registo algum. Começei então a contactar com o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta (arquivo que leva os registos do concelho de Guimarães). Eles fizerom a dita pesquisa de Francisco Alvares da Sylva na freguesia de Brito para o periodo de anos [1694, 1725], não localizando o registo requerido. Só foi ontem quando eu soube que ele tinha casado em 1725 pelo que solicitei que a pesquisa fosse alargada mais além de 1694. Estou a espera da resposta.

No assento de casamento de João Alves da Sylva (480) e Thereza Machada (481) torna a aparecer a dita caza Erma do lugar da Carreira da freguesia de Brito.

Também torna a aparecer o dito lugar de Sá da freguesia de Fafe.

Sendo Thereza Machada (480) filha natural de Jacinto Leite (962) e Domingas Pereyra (963), a filiação do pai não é referida pelo que, não existindo casamento entre os pais, vai ser dificil continuar este ramo.


Cumprimentos,
Rocío Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#242649 | clcastro | 23 out 2009 20:37 | Em resposta a: #237412

Caro Confrade,

Agradeço que me confirme a sua disponibilidade, ou não, no pedido de ajuda no Arquivo do Porto.



Cumprimentos,


César de Castro

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#242738 | ivrqku | 25 out 2009 00:22 | Em resposta a: #237513

Sr fercal renovo o pedido realizado anteriormente.

Caro Colega
Aproveitando a sua generosidade vinha solicitar:
Datas de nacimento, morte e casamento dos pais de:
1- Antonio de Almeida nascido a 26.12.1857 em santa Marinha (coimbroes)/VNGaia
2- Joaquina Moreira de Sousa nascida a 01.03.1862 Madalena / VNGaia.
Cumprimentos
Jose Pereira (Lousa/Coimbra)

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#242739 | ivrqku | 25 out 2009 00:23 | Em resposta a: #237412

Caro Colega fercal

renovo o pedido

Aproveitando a sua generosidade vinha solicitar:
Datas de nacimento, morte e casamento dos pais de:
1- Antonio de Almeida nascido a 26.12.1857 em santa Marinha (coimbroes)/VNGaia
2- Joaquina Moreira de Sousa nascida a 01.03.1862 Madalena / VNGaia.
Cumprimentos
Jose Pereira (Lousa/Coimbra)

Resposta

Link directo:

RE: AD Porto

#245325 | jomimota | 01 dez 2009 21:53 | Em resposta a: #237412

Caro Confrade,

Tenho um António Vieira Guimarães, natural da Sé, Cidade do Porto, filho de Manuel Vieira Guimarães (natural de Sampaio, Guimarães) e Maria de Almeida, natural da referida freguesia da Sé, nascido entre 1700 e 1720 (casou pela 2ª vez em 1745, sendo já licenciado pela Universidade de Coimbra). O que gostaria realmente de saber, seria a filiação de Manuel Vieira Guimarães, pois permitiria a sua localização na Base de Dados do NEPS da Universidade do Minho. Contudo qualquer informação sobre o casal Manuel Vieira Guimarães e Maria de Almeida, que foram moradores na referida freguesia da Sé, na Cidade do Porto, quer sejam ascendentes ou descendentes, ou de qualquer outro nível será sempre bem vinda.

Obrigado.

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 09:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen