Capitalista ?

Este tópico está classificado nas salas: Formação | Cargos

Capitalista ?

#237711 | Suomi | 28 ago 2009 19:55

Caros confrades,

Podem me explicar o que era "Capitalista" no sec. XIX ?

Cumprimentos,

Maarit
Finlândia

Resposta

Link directo:

RE: Capitalista ?

#237712 | pmcoimbra | 28 ago 2009 20:11 | Em resposta a: #237711

Cara Maarit,

No século XIX essa profissão poderia ser o equivalente àquilo a que, nos nossos dias, chamamos "Industrial" ou "Empresário".

Com os meus cumprimentos,
Pedro

Resposta

Link directo:

RE: Capitalista ?

#237717 | Suomi | 28 ago 2009 20:36 | Em resposta a: #237712

Caro Pedro,

Obrigada pela sua resposta rapida.

Queria continuar ainda... Já contactei o Arquivo histórico do Porto, mas não encontraram nenhumas referencias do meu
"capitalista".

Gostaria muito saber porque era titulado como "capitalista". Onde poderia encontrar respostas ?

Meu familiar chamava-se Manoel de Oliveira Martins, n. aprox. 1802-1805 no Porto (Santo Ildefonso), filho de
Antonio de Oliveira Martins(natural de Santa Maria de Ul) e Maria Joaquina (natural do Bispado do Aveiro/S.Pedro de Castelhoes). Ele faleceu no Porto/Bonfim 31.5.1885 (naturilidade diz Vitoria/Porto, mas é engano). Os filhos
dele nasceram todos no Porto/Bonfim.


Cumprimentos,
Maarit

Resposta

Link directo:

RE: Capitalista ?

#237744 | FBrito | 28 ago 2009 23:57 | Em resposta a: #237717

Cara Maarit,

Se não me engano "capitalista" era alguém que possuía capital (isto é fortuna em dinheiro). Se vir alguns obituários publicados em jornais do século XIX poderá encontrar expressões diferentes para designar gente que possuía terras e bens imóveis de gente que possuía bastante capital, ainda que muitas vezes as duas situações se verificassem. Expressões como "capitalista e proprietário" e "grande capitalista" aparecem muitas vezes associados ao conceito de "fortuna" que, na época, era amplo (era considerada uma fortuna um património de 20 contos e uma grande fortuna um património de 1000 contos – isto nos finais do século XIX).
Para tirar teimas pode dicionários do século XIX e verificar o que significava o conceito de capitalista (que ao longo dos tempos foi mudando).

Num dicionário de 1878 pode encontrar as seguinte definições:
Capital – fundo, soma que produz interesse; cabedal, valor disponível
Capitalista – aquele que possui cabedal.
Cabedal – o que cada um possui, fundo de dinheiro.

Num outro dicionário de finais do século XIX (talvez 1890 ou posterior) pode encontrar as seguintes definições:

Capital – Valor disponível, cabedal. Fundo de dinheiro para uma empreza.
Capitalista – O que possui capitais, banqueiro, adj. Que fornece dinheiro para empresas.

O seu antepassado, muito provavelmente era apelidado de capitalista por ser um negociante com alguma importância ou por ser alguém que por algum motivo era visto pelos outros como uma pessoa com dinheiro. Já tentou procurar a notícia da morte de Manuel de Oliveira Martins nos jornais da época? Olhe que pode ser uma boa hipotese para encontrar dados biográficos, entre outros.

Melhores cumprimentos,

Francisco Brito

Resposta

Link directo:

Leitura da imprensa

#237764 | Suomi | 29 ago 2009 08:48 | Em resposta a: #237744

Caro Francisco,

Muito obrigada pela resposta (muito completa).

Será que os periódicos (jornais) no Porto, creio que são Periódico dos Pobres no Porto, o Nacional, Comercio do Porto, do Sec. XIX já estão digitalizados e com acesso á leitura na net ?
Há 3-4 anos procurei na net, mas não encontrei.

Sei que na Biblioteca Municipal do Porto os periódicos podem ser lidos, mas como vivo no estrangeiro não tenho
possibilidade de ir lá.

Cumprimentos,

Maarit
Finlãndia

Resposta

Link directo:

Capitalista ?

#436569 | MarkUltra | 26 set 2021 10:03 | Em resposta a: #237711

Tenho quase certeza de que capitalista é empresário hoje em dia. Ou talvez as pessoas usassem essa palavra para chamar qualquer pessoa que trabalhava para si mesma. Por exemplo, eu poderia ter sido um capitalista porque sou autônomo e tenho algum dinheiro em minha conta bancária. E eu nem precisei fazer muito, apenas usei a página binomo login e negociei lá.

Resposta

Link directo:

Capitalista ?

#436571 | JPedroBessa | 26 set 2021 11:01 | Em resposta a: #436569

"Capitalista" era aquele que vivia do capital que tinha, provavelmente por herança e que provinha de várias fontes de rendimentos o que fazia que não tinha necessidade de trabalhar. Vivia exclusivamente dos rendimentos.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mar 2024, 05:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen