Melo Vaz de Sampaio

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Melo Vaz de Sampaio

#15403 | nrleite | 07 jan 2002 12:33

Gostaria de obter elementos sobre a ligação da família Pereira do Lago aos Melo Vaz de Sampaio.
Existirão elementos publicados?
Obrigado
Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#15407 | linhagens | 07 jan 2002 12:58 | Em resposta a: #15403

Julgo que a família Pereira do Lago foi estudada e publicada numa revista de Braga com diversas genealogias.
A referência vem algures em Bordonhos e Vilar de Perdizes, de Luiz Mello Vaz de São Payo.
Cumprimentos,

Jacinto Bettencourt

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#15430 | Ortigão | 07 jan 2002 15:50 | Em resposta a: #15403

Caro Nuno

Desculpa o "off-topic", mas não consegui responder ao teu mail sobre os Ramalhos, veio devolvido. Se quiseres liga-me para o 93 312 30 40.

abraços,
Rodrigo Ortigao Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#15446 | Vasco Jácome | 07 jan 2002 21:10 | Em resposta a: #15403

Caro Nuno Rocha Leite

Será que a ligação que procura, é o casamento, em meados do séc. XVII, de Manuel de Melo de Sampayo, Senhor da Ribalonga e Espinhosa, Capitão-mor da Vila do Castanheiro, etc com D. Francisca Pereira Pinto de Morais Sarmento, filha de Francisco Pereira Pinto Guedes, o Ruivo, Sr. da Casa do Arco, de Vila Real e m.er D. Maria Pereira do Lago, filha esta João Pereira do Lago e m.er Isabel Barreto?

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#15455 | magalp | 07 jan 2002 22:59 | Em resposta a: #15446

Caríssimo Vasco

Na mouche! Era exactamente isso q. me faltava e que li algures, já não sei onde. Muito possivelmente em apontamentos do meu Pai.
Por lapso abri um novo tópico em q. historio velhas dúvidas, sendo a principal a mto. discutida ligação dos São Payo, Pelayos, Sampaios, o que quer q. seja, à Casa de Toledo, por Martinho de Sampaio.
Grande abraço
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#15456 | magalp | 07 jan 2002 23:02 | Em resposta a: #15403

Nuno:

Entretive-me imenso tempo a abrir o tópico, não cuidando q. já estava...
Uma dúvida - Pereira do Lago - está já desfeita, mas temos muitas mais, não é verdade?
g.abraço
Manuel M/

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#15509 | nrleite | 08 jan 2002 19:50 | Em resposta a: #15456

Caro Manuel,

Aparentemente, a minha maior dúvida já estará esclarecida no estudo de Luiz Mello Vaz de São Payo sobre as Casas de Bordonhos e Vilar de Perdizes. E se assim for, sempre se confirma que existia um parentesco entre a minha tia Judite Chambers Tasso e Sousa e o tio Manoel Mello Vaz de Sampaio.

A tia Judite descendia, como sabe de Francisco Teixeira Rebelo Bravo Cardoso Pacheco de Aguilar, Senhor da Casa de Cedovim, casado com D. Maria Ludovina de Lemos Alvim e Carvalho, seus trisavós. Esta senhora era neta de Xavier Francisco de Lemos de Sousa e Menezes (filho de Bernardo de Lemos e Carvalho, 8º Senhor da Trofa), que foi 18º Senhor de Bordonhos pelo seu casamento com D. Tomásia Margarida de Sousa Castelo Branco.

Se o estudo referido estabelece a ligação entre as Casas de Bordonhos e a de Vilar de Perdizes (dos Pereira do Lago), então temos luz ao fundo do túnel.

Resta-me, portanto, perguntar aos Ilustres participantes neste forum se saberão onde encontrar a revista onde está publicado esse estudo.

Peço que me desculpe a antecipação na criação do tópico. Quando vi a mensagem que escreveu no tópico que entretanto criou, acredite que fiquei envergonhado. Sou um mero curioso das questões genealógicas e por vezes temo ser inoportuno na minha intromissão no diálogo de quem trata destas questões como deve ser.

Um abraço

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#15510 | Vasco Jácome | 08 jan 2002 21:28 | Em resposta a: #15455

Caríssimo Manuel Magalhães

Já tinha visto no outro tópico que também estava “implicado” nesta questão.
Sinceramente, com alguma estranheza minha pois esta gente é bem conhecida dos livros!

As informações da mensagem anterior estão nos “Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo”: os Vaz de Sampayo no Vol. IV pg. 32 e os Pinto da Casa do Arco, no Vol. III pg. 241.

No entanto, se o que interessa são Pereira do Lago, então o melhor é ir ao Gayo, ttº de Barretos Velhos §46 N 10, onde encontra o casamento de D. Maria Pereira do Lago e Francisco Pereira Pinto Guedes, com descendência que segue no ttº de Pintos §9 N 14. Também aparecem nas árvores 109 do Tomo I e 151 Tomo III.

Mas não é tudo, longe disso! Manuel de Sousa da Silva também trata do início desta família no Vol. I pg 247 a 249. Pelo que vejo no Gayo, Alão também deve ter qualquer coisa.

Domingos Affonso incluiu-os num dos seus estudos “Da verdadeira origem de algumas famílias de Braga e seu termo”, publicado numa das “Bracara Augusta”, mas que não tenho comigo pelo que não sei dar a referência exacta.

Já agora, a actualização do ramo principal e bracarense está no Canaes de Figueiredo, árvore nº 56 com a respectiva continuação nas “Últimas Gerações”. Precisamente de José de Sousa Machado, tenho um manuscrito sobre esta gente. Se interessar, (com bastante calma ...) posso tentar “passar a limpo”.

Cumprimentos,

Vasco Jácome

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#15514 | magalp | 08 jan 2002 22:38 | Em resposta a: #15509

Nuno

Não tem nada porque pedir desculpas e muito menos a mim. Comecei c/ o tópico por distração, pois não vira então e ainda o seu!
Já temos dúvidas parcialmente resolvidas, pela boas graças do sábio e mto. atento Vasco Jácome. Poderia pedir auxílio ao eminente Luís, ,as por telefone entendemo-nos mal (as fraquezas de ouvido serão Mello Sampaio?) e por escrito é uma seca, pelo tempo q. demora.
Grande abraço!
ManuelM/

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#218894 | sundial | 19 jan 2009 14:22 | Em resposta a: #15514

Estou interessado em trocar elementos sobre as famílias «Sampaio e Mello» e «Mello Sampaio» (ramo da Índia).

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#264293 | Arabelamelo | 24 out 2010 16:05 | Em resposta a: #218894

Boa tarde chamo-me Arabela de Sampaio e Melo, filha de Eduardo Frias de Sampaio e Melo, parte da familia é oriunda de Espanha e tras-os-montes. gostaria de ter mais algumas informaões sobre a mesma se possivel. agradeço a atenção prestada.

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#264307 | alibi | 24 out 2010 21:24 | Em resposta a: #264293

Olá.

Necessito que dê mais alguns elementos. De de onde eram os senhores seu pai e avô. Enfim, tudo o que possa contribuir para a esclarecer. É que há várias famílias Sampaio e Melo, umas que já vêm de trás, outras porque se juntou Sampaio ao Melo, etc.

Cumprimentos. ALIBI

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#264359 | Arabelamelo | 25 out 2010 18:29 | Em resposta a: #264307

Boa tarde;

Meu pai nasceu em 1937, sevilha, foi registado em Lisboa 1 mês mais tarde, 12 Abril desse mesmo ano. Sendo filho de pai incógnito, apenas ficou com o apelido da minha avó, Maria Isabel Frias de Sampaio e Mello. creio que fosse natural de Areias, e foi lá que teve morada até ao momento de o meu Pai partir para Luanda, minha avó veio lá a falecer. Creio que teria um irmão ou primo, cujo nome não sei, que exercia funções de ou juíz ou função parecida e para a altura prestigiante. Muitos anos mais tarde, foi reconhecido como filho de Armando José Marques Fernandes, mas ficou igualmente com o apelido que fora colocado á nascença. Isto é meramente o que sei... de resto são pontas soltas... falaram me tb de uma localidade de o lugar dos melros, antigamente "o lugar dos mellos",que bisavó seria espanhola e pouco mais. meu pai nunva falou muito sobre o historial familiar. Agradeço a resposta tão rápida e pronta, tal como agradeço o tempo disponibilizado.

Atenciosamente;


Arabela de Sampaio e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#264378 | alibi | 25 out 2010 21:42 | Em resposta a: #264359

Cara Arabela,

Terá de pedir certidões de nascimento do seu pai, da sua avó, e do pai ou da mãe da sua avó, o que tiver o nome Sampaio e Melo. Normalmente isso obtém-se em dias. Não sei onde é que a Arabela se encontra, mas poderá tratar disso pela Net. Com elementos sobre esses parentes será mais fácil encontrar a origem da sua família.

Onde fica Areias? Ali para perto de Seia há um lugar chamado Melo com um palacete que pertenceu a essa família. Algures numa placa ou num livro, já não me lembro, diz que o nome deriva do nome de uma muralha de Jerusalém que foi dado ao cavaleiro que se distinguiu junto a ele nas Cruzadas. Outra versão é que deriva de melro.

Convinha saber com quem o seu pai se dava em Luanda pois essas pessoas ou seus descendentes poderão saber alguma coisa. É importante recolher informações. Às vezes um pormenor poderá abrir um caminho para a solução.

Cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#264548 | Arabelamelo | 29 out 2010 18:03 | Em resposta a: #264378

Areias fica relativamente perto de Vila real, já tinha pensado em pedir as ditas certidões, contudo como existe poucos dados, fiquei com algum receio de ser impossivel, e de ter que me deslocar aos sitios p fazer, manter contacto com familiares ou conhecidos em Luanda é algo ainda bem mais dificil, pois como do meu pai sei muito pouco, e ele proprio não falava desse aspecto (familiar/ historial proprio), torna-se praticamente impossivel essa procura, como pode calcular, a geração que foi p Ultramar, opta por omitir certos aspectos de suas vidas, e resumem-se ao apenas essencial... talvez numa especie de "renascimento e tentativa de apaziguar qualquer tipo de culpa" que na eventualidade possam sentir, e o meu pai não foi excepção á regra. Ficou por esclarecer a história familiar, e existencia de possiveis filhos etc... perdoe-me estas divagações... mas de facto estou interessada em de facto conhecer todo o historial familiar, nem que seja para deixar esse legado, poupa se também trabalho ás nossas proximas gerações. Obrigada pela atenção;

Arabela de Sampaio e Melo

Resposta

Link directo:

RE: Melo Vaz de Sampaio

#264557 | alibi | 29 out 2010 20:34 | Em resposta a: #264548

Olá Arabela. Onde é que reside? Em Angola ou em Portugal? Conhece ou tem contactos pessoais ou por carta com algum dos seus familiares em Portugal ou em Angola? Realmente, os Sampaio e Melo são de Trás-os-Montes mas há diversas famílias que não tem nada de comum. Por isso necessito de mais elementos. Tem mesmo de tentar as certidões, quanto mais depressa melhor. Comece pela sua se não tem nenhuma. Se quiser falar mais à vontade comigo pode estabelecer contacto para o meu e-mail: moinho.de.vento@iol.pt
Cumprimentos.
Alibi

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 20 mai 2024, 13:24

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen