Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Regiões

Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237750 | GSVS | 29 ago 2009 01:22

Caros frequentadores deste Fórum:

Estava interessado em informações sobre emigrantes de Portugal para o Brasil que eram ourives e perceber o que acabaram por fazer nesse País. E em diversas partes do Brasil: Rio, Bahia, Recife, etc., num período coimpreendido entre os séculos XVIII e XX.

Agradecendo desde já qualquer informação,

Gonçalo Vasconcelos e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237776 | M.Ribeiro | 29 ago 2009 15:12 | Em resposta a: #237750

Caro Gonçalo Vasconcelos e Souza

O meu pai exercia em Portugal, de onde saiu em 1928, a ocupação de ourives, como consta na lista de passageiros do navio que o trouxe, mas aqui no Brasil a abandonou, indo para o ramo das padarias. Ele chegou a possuir quatro padarias na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.


Marli Ribeiro

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237781 | GSVS | 29 ago 2009 16:26 | Em resposta a: #237776

Cara Marli:

Não tem mais indicações sobre a actividade do seu em Pai em POrtugal?

Cumprimentos,

Gonçlao Vasconcelos e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237784 | M.Ribeiro | 29 ago 2009 16:52 | Em resposta a: #237781

Caro Gonçalo

Do meu pai, infelizmente não tenho. Foi até uma surpresa para mim quando vi na lista de passageiros qual era a sua ocupação em Portugal.

No registro de casamento dos seus avós, meus bisavós, que já estavam no Brasil por ocasião do casamento do meu pai, constava como ocupação que eles eram Artistas, motivo que me levou a abrir um tópico para saber o que significava ser "Artista" em Portugal no final do século XIX. Mas nenhuma resposta dada neste tópico colocou-os como ourives, o que para mim seria lógico. Para mim a ourivesaria é Arte.

Uma pesquisa nos arquivos brasileiros sobre a vinda da Corte Portuguesa deve indicar sobre os primeiros ourives no Brasil, penso eu.

Cumprimentos.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237785 | GSVS | 29 ago 2009 17:00 | Em resposta a: #237784

Cara Marli:

Em princípio os seus avós não eram ourives, porque, nesse caso, viria especificado.

Há ourives no Brasil pelo menos desde o século XVII, conforme se pode observar em diversas fontes.

O meu interesse reside na necessidade de estudar a ligação entre a ourivesaria portuguesa e brasileira.

Muito obrigado pela sua reposta,

Gonçalo Vasconcelos e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237788 | Gilson Nazareth | 29 ago 2009 17:12 | Em resposta a: #237750

Gonçalo,
Tudo certo?
Consta que a família Memória descenderia de um ourives que confeccionava memórias, se não me engano um tipo de anel-aliança.
O genealogista Douglas Aprato descende de um ouvires, mas creio italiano, ido para o Nordeste no periodo que lhe interessa.
Vc tem algo sobre os ourives do RJ século XVIII-XIX? Interesaria-me por Sabino da Silva Nazareth e Zeferino da Silva Nazareth, irmãos.,
Atenciosamente,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237789 | mafs | 29 ago 2009 18:02 | Em resposta a: #237784

onde posso encontrar essa lista?

obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237790 | GSVS | 29 ago 2009 18:19 | Em resposta a: #237789

Existe uma lista publicada no livro «O Ofício da prata no Brasil: Riod e Janeiro», de Humberto Franceshi.

Para a Bahia, o »Dicionário de artífices» de Marieta Alves que, para os ourives do ouro, pode compementar com o meu «A joalharia em Portugal: 1750-1825».

Cumprimentos,

Gonçalo Vasconcelos e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237791 | GSVS | 29 ago 2009 18:23 | Em resposta a: #237788

Caro Gilson:

Essa família Memória é de que cidade?; existe algo publicado sobre ela?

O Gilson tem informações sobre esses Sabino da Silva Nazareth e Zeferino da Silva Nazaré, Irmãos?; já consultou o livro do Humberto Franceschi ?

Desculpe tantas perguntas. Cumprimentos,

Gonçalo Vasconcelos e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237793 | mafs | 29 ago 2009 18:28 | Em resposta a: #237791

onde posso envontrar a lista de emigrantes? obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237802 | Gilson Nazareth | 29 ago 2009 20:05 | Em resposta a: #237791

Gonçalo,
è Nordeste,são seus descendentes estes arquitetos Memória, de renome.
Sabino é meu trisavô ,era carioca
Não conheço o livro, vc o tem?
De que cidade vc é?
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237804 | M.Ribeiro | 29 ago 2009 20:54 | Em resposta a: #237793

Caro mafs

Você deve estar se dirigindo a mim, uma vez que fui eu que falei em lista de passageiros.

É uma pequena parte da lista de passageiros do navio Zeelândia, que partiu do porto de Leixões, Portugal, em 19/07/1928 e chegou ao Rio de Janeiro em 06/08/1928. Contém poucos nomes, porque o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, onde pedi a lista de passageiros, só enviou para mim uma pequena parte onde constava o nome de meu pai.

Marli

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237807 | AST | 29 ago 2009 21:19 | Em resposta a: #237791

Prezado Gonçalo Vasconcelos e Sousa,

Saberia me informar a ascendência e descendência de José de Cerqueira Torres?

Tenho pesquisado dois ourives do interior da Bahia, pai e filho, do final do século XIX e início e século XX, que creio que possam ser relacionados a ele, pois possuem o mesmo sobrenome.

Atenciosamente,
AST

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237815 | GSVS | 29 ago 2009 23:07 | Em resposta a: #237802

Gilson:

Eu sou da cidade do Porto, Portugal.

Tenho o livro; se pretender alguma informação, diga.

gsousa@porto.ucp.pt

Cumprimentos,

Gonçalo Vasconcelos e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237816 | GSVS | 29 ago 2009 23:09 | Em resposta a: #237807

Caro AST:

Eu não disponho assim de tantos nomes de ourives brasileiros, mas era interessante começar a fazer com mais profundiadde essa tarefa. Os que tenho tinham origem em Portugal e mesmo assim são relativamente poucos.

Cumprimentos,

Gonçalo Vasconcelos e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237827 | luis262 | 30 ago 2009 11:06 | Em resposta a: #237790

Caro Gonçalo Vasconcelos e Sousa,

Tem alguma coisa sobre Claude Natal Mallet, joalheiro francês radicado em Lisboa em finais do séc. XVIII /princípios do séc. XIX?
Uma sua filha, Julia Antónia Mallet, casou em Lisboa, na Conceição Nova a 31.11.1821 com João António de Sousa.

Cumprimentos,

Luís Piçarra

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237858 | GSVS | 30 ago 2009 22:10 | Em resposta a: #237827

Caro Luís:

Fico satisfeito com a evolução a que venho assistindo sobre a pesquisa dos Megre.

Sabe, os ourives do ouro (o termo joalheiro não é muito usado na época) a trabalhar em Lisboa nessa época encontram-se praticamente desconhecidos.

Mas estas informações e as que me têm chegado ao meu email particular vão trazendo achegas muito pertinentes.

Aproveito para agradecer a todos os que me têm enviados elementos, mesmo sobre ourives do Porto; sobre esses tenho muitas informações, sobretudo para os séculos XVII a XIX, que poderei disponibilizar a quem pretender.

Cumprimentos,

Gonçalo Vasconcelos e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#237931 | GML | 31 ago 2009 23:19 | Em resposta a: #237750

Caro Gonçalo Vasconcelos e Sousa,

O meu trisavô Henrique dos Santos Silva, natural do Porto, foi ourives (ou cinzelador) na Bahía e era filho natural de Manuel António dos Santos Silva (cuja marca de contraste encontrará no livro de Vidal - uma estrela com um S dentro) e de Maria Isabel Cardoso Ribeiro. Deixo-lhe abaixo o texto de uma notícia necronológica que contém algumas informações interessantes. Para além do que aqui consta, tenho mais alguns dados sobre uma sua irmã e sei que Henrique foi um destacado maçon da Bahía.

Quaisquer informações que me possa dar sobre estes meus antepassados serão muitíssimo bem-vindas e se algum dia encontrar uma peça com a marca de Henrique ou de seu pai e se lembrar desta mensagem, ficar-lhe-ía muito grato se me informasse.

Cumprimentos,

Gui Maia de Loureiro

"HENRIQUE DOS SANTOS SILVA - Realizou-se hontem no quadro dos irmãos da V. O. 3ª de S. Francisco, o sepultamento do pranteado Sr. Henrique dos Santos Silva, um dos mais antigos negociantes da nossa praça.
Pertencia a uma família de destaque social na cidade do Porto sendo seu pae o fundador e chefe da importante ourivesaria Santos Silva, fornecedora da Real Casa de Portugal , ao tempo do Rei d. Carlos. Com a morte daquelle famoso cinzelador portuguez succedeu-lhe a sua viúva sob a razão de viúva Santos Silva & Cia. O sr. Henrique dos Santos Silva veio muitto jovem para a Bahia, aos cuidados do comm. Manoel Joaquim de Souza Vianna, da extincta loja "Aguia de Ouro", de onde passou para a casa de c______ (ilegível - deverá ser "comércio") da firma Silva Souza & ALves. Ahi fez carreira succedendo áquella firma e denominando o estabelecimento de "O Monumento", por tel-o inaugurado exactamente quando se levantou o da Independência ao Campo Grande e na mesma data.
Intelligencia viva, estudioso, foi o primeiro divulgador entre nós, da gravação dos cylindros de phonographo, obtendo pleno exito, com os concertos da velha banda do 1º Corpo de Policia, dos recitaes de Bibiano Campos, Rudolph Shell, Weber e outros artistas bahianos.
Fundou o Cicle Club Bahiano e iniciou por esse meio o turismo na Bahia, tendo por companheiros José Alves, Viriato Bittencourt Leite, George Léfevre e outros.
Viajou á Europa donde trouxe lindos albuns e collecções. Era dilettanti da musica, tendo estudado violino com Weber e Trantloff e theoria de musica com Guilherme Mello.
Sua casa era um conservatório de musica, possuindo farta biblioteca dos autores clássicos. Pertenceu a numerosas instituições sendo por cinco annos director da Associação Commercial que lhe deve serviços; benemerito da Associação dos Empregados no Commercio, da V. O. 3ª de S. Francisco e fundou a Escola Dactylographica Royal.
Falleceu aos 67 annos de edade, tendo comparecido ao seu enterro representantes das autorudades das corporações a que pertencia e numerosas pessoas.
Sobre a sepultura ficaram as seguintes:

COROAS PALMAS E FLORES:
COROAS: Ao presado e sempre lembrado amigo, sr. Henrique dos Santos Silva, Zulmira e Izaura Silvany, muito penalizadas, enviam um sincero e agradecido adeus; lembrança de seus sócios e amigos: Julio Telles e Almiro Silvany; ao bom padrinho e amigo, eterna dôr de Judith Mello; Saudosa lembrança de Dorea, Emilio e Alidea Santos Silva (deverão estes ser o seu filho Emílio e a mãe deste e de seu outro filho, Adélia); Ao compadre padrinho e amigo Henrique dos Santos Silva, saudosa lembrança de Maria da Gloria, padre Affonso e Gabriel C_______ (ilegível); Ao amigo Henrique, última lembrança de José Monteiro Novaes e familia; Lembrança de Judith, Americo e Carlos; Ao seu ex.director Henrique Santos Silva.Homenagem da Associação Commercial da Bahia; Lembradan. da de Semirames Passos da Silva; Lembranças de sua irmã Bertha e netos; Ao amigo Henrique dos Santos Silva, homenagem da Casa Milano;

PALMAS E CRUZES: - Sentido pezar de Carlos e família; Ao Henrique Silva, Saudosa lembrança de Jõão Pedro da Cruz e familia; Lembrança da familia Joaquim Sampaio; Lembrança de Antoninha Sampaio; Ao Henrique Santos Silva saudosa lembranças de Arlindo Farias e familia ; Homenagem da Associação dos Empregados do Commercio da Bahia, ao seu ex.director e socio benemerito distincto Henrique dos Santos Silva; Saudosa lembrança de Bernardo Castro e Sinhá; A Henrique Santos Silva, sentida homenagem de Alfredo Amorim e familia;

FLORES: - A Santinho lembrança de Dóca; Ao bom amigo sr. Henrique Santos Silva recordação de Agar e filhos; De Lyra Novaes, de Beatriz Costa (que minha avó dizia tratar-se da "nossa" Beatriz Costa), de Maria José de Carvalho de Judith e Americo."

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#238022 | GSVS | 02 set 2009 01:36 | Em resposta a: #237931

Caro Gui:

Descobri uma pequena publicação minha com referência ao seu antepassado ourives. Se tiver interesse em que lha mande, pode enviar a sua morada para o meu email

gsousa@porto.ucp.pt

Obrigado pelas informações,

Gonçalo Vasconcelos e Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#238077 | Marcondes | 03 set 2009 01:12 | Em resposta a: #238022

Prezado Gonçalo,

Meu 4º-avô, Tomás Luís dos Santos, natural do Faial, aparece nas documentações como ourives. Tenho-o documentado no Brasil, morando no Rio de Janeiro, desde 1828. Não sei nada sobre ele.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=478032

Atenciosamente,

Washington Marcondes Ferreira
Campinas SP Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Emigrantes portugueses ourives, no Brasil

#238083 | LCM | 03 set 2009 09:44 | Em resposta a: #237931

Caro Gui,

Não me aparece nenhum destes Santos Silva como fornecedor da CR. Tens mais algum dado sobre o assunto ou só esta notícia?

Abraço
Lourenço

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 jun 2024, 17:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen