Livro Mattos e Fernandes, Quantos Somos

Este tópico está classificado nas salas: Bibliografia

LIVRO " MATTOS E FERNANDES , QUANTOS SOMOS "

#237773 | RUIANTUNES | 29 ago 2009 13:46

BOA TARDE ,

Agradeço a quem tenha informação sobre o livro " mattos e fernandes , quantos somos " que me informe , gostava de arranjar um exemplar ou cópia do mesmo . O meu muito obrigado .

Cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: LIVRO " MATTOS E FERNANDES , QUANTOS SOMOS "

#237830 | JCC | 30 ago 2009 12:31 | Em resposta a: #237773

Caro Rui Filipe Antunes

A qual dos dois se refere? Houve uma 1ª edição e,posteriormente,outra mais recente com algumas correcções e actializações. Possuo as duas pois pertencço a essa família e tenho desnvolvido estudos sobre ela no snetido de ir mais longe do que o que neles consta.

Também está ligado ao Mattos Fernandes? Como?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: LIVRO " MATTOS E FERNANDES , QUANTOS SOMOS "

#237832 | RUIANTUNES | 30 ago 2009 13:33 | Em resposta a: #237830

Exmº Senhor

Não estou ligado a essa familia , mas faço pesquisas pessoais e amadoras sobre algumas familias de evora. Tenho , inclusivé , uma cópia em formato pdf do testamento dessa grande senhora e benemérita da cidade de Évora , que foi a Exmª Srª D. Inácia Angélica de Mattos Fernandes , casada também primeiro com o Sr José Maria Ramalho Dinis Perdigão , grande lavrador e proprietário eborense. E em segundas núpcias casada com outro grande benemérito da cidade de Évora , o Exmº Srº Dr. Francisco Eduardo de Barahona Fragoso Cordovil da Gama Lobo , filho do Exmº Srº Visconde e Conde da Esperança.

Com os meus melhores cumprimentos
Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: LIVRO " MATTOS E FERNANDES , QUANTOS SOMOS "

#237868 | JCC | 31 ago 2009 00:56 | Em resposta a: #237832

Caro Rui Filipe Antunes

A minha tia-avoenga Inácia Angélica está nesta BD em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=56527

A partir dela encontrará garnde parte da família Matos Fernandes que, em conjunto com outros, tenho vindo actualizando.

O testamento que fala é um pdf que existia no defunto site da Fundação Alentejo Terra Mãe?

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: LIVRO " MATTOS E FERNANDES , QUANTOS SOMOS "

#244753 | RUIANTUNES | 22 nov 2009 20:12 | Em resposta a: #237868

Caro João Cordovil Cardoso



Estou ainda a pesquisar sobre familias de Évora , em relação á família fernandes , á qual o Srº pertence , tenho uma pequena curiosidade que gostava de esclarecer, caso o soubesse .
Na família fernandes de Évora existia um senhor de seu nome , João Lopes Fernandes , proprietário da Quinta de Sande com o seu belo solar que tem uma história muito nobre e tambem da casa nobre da rua de D. Isabel , em Évora , onde residia e acabou por falecer. O que pretendo saber é porque é que esse senhor era conhecido por " Menino de Ouro " , é apenas curiosidade minha , tanto que na cidade a referida Quinta de Sande é tambem conhecida por " Quinta do menino de ouro " .
Antecipadamente grato .




Com os meus melhores cumprimentos


Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: LIVRO " MATTOS E FERNANDES , QUANTOS SOMOS "

#244784 | RUIANTUNES | 23 nov 2009 09:26 | Em resposta a: #244753

.

Resposta

Link directo:

RE: LIVRO " MATTOS E FERNANDES , QUANTOS SOMOS "

#263081 | RUIANTUNES | 29 set 2010 11:37 | Em resposta a: #244784

RENOVO O TÓPICO, OBRIGADO.

Resposta

Link directo:

RE: LIVRO " MATTOS E FERNANDES , QUANTOS SOMOS "

#263130 | margaridabreu | 30 set 2010 10:29 | Em resposta a: #244753

Caro Confrade

Sendo familiar de João Lopes Fernandes, sempre ouvi a história que passo a contar, no entanto há netos que melhor do que eu lhe podem esclarecer.

Então é assim:

" Os Pais de Jão Lopes Fernandes não conseguiam ter filhos. E sendo pessoas crentes em Deus teriam ido à Sé de Èvora , onde está a imagem de Nª Sª do Ó e feito a promessa, de que se conseguissem ter um filho, doariam à Sé o peso da criança, à nascença" em ouro. Daí o nome de "Menino de Ouro".

Cumprimentos

Margarida de Abreu

Resposta

Link directo:

RE: LIVRO " MATTOS E FERNANDES , QUANTOS SOMOS "

#263150 | RUIANTUNES | 30 set 2010 15:40 | Em resposta a: #263130

Cara Margarida de Abreu,

Muito obrigado pela sua explicação, desde pequeno que ouço as pessoas falarem no " menino de ouro " referindo-se á pessoa do Sr Comendador João Lopes Fernandes , daí a minha curiosidade em saber a origem de tal " nome ". Já na pesquisa que efectuei sobre a história da magnifica quinta de sande , em Évora , propriedade desde senhor, as pessoas referiam-se á quinta como quinta do "menino de ouro".
Mais uma vez lhe agradeço a explicação.

Com os meus melhores cumprimentos,

Rui Filipe Antunes

Resposta

Link directo:

RE: LIVRO " MATTOS E FERNANDES , QUANTOS SOMOS "

#263217 | RUIANTUNES | 01 out 2010 12:29 | Em resposta a: #263150

.

Resposta

Link directo:

Livro Mattos e Fernandes, Quantos Somos

#365379 | jmtarouca | 24 jan 2016 23:24 | Em resposta a: #237832

Boa noite Rui,

Gostaria de lhe perguntar se se importaria de me mandar o pdf. Eu já tive o documento mas confesso que não sei onde o deixei, era uma fotocópia de um jornal de Évora.

Cumprimentos,

António Teles da Silva.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:50

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen