Ajuda na interpretação de dados

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Formação

Ajuda na interpretação de dados

#237803 | A-Pereira | 29 ago 2009 20:26

Caros confrades

Há já algum tempo que sou perseguido por uma dúvida. O nome de uma das minhas "avós" não coincide em todos os documentos que encontrei.
Havendo por este forum confrades com muito mais experiência e conhecimento do que eu, pedia que me dessem a Vossa opinião.

O caso é o seguinte:

1 Guilhermina. (Montemor-o-Novo)

2 Manuel Joquim e
3 Maria do Espírito Santo (ambos de S. Pedro da Gafanhoeira)

4 João da Silva (Brotas)
5 Rosária de Jesus (S. Pedro da Gafanhoeira)

6 José Lopes (S.Pedro da Gafanhoeira)
7 Antónia de Jesus ( Matriz de arraiolos)

Isto e o que consta no assento de baptismo de Guilhermina.

No assento de baptismo de Maria do Espírito Santo encontro o seguinte:

1 Maria do Espírito Santo (S. Pedro da Gafanhoeira)

2 José Lopes (S. Pedro ...)
3 Antónia Maria (Igrejinha, termo de Arraiolos)

No assento de casamento dos pais de Guilhermina (Manuel Joaquim e Maria do Espírito Santo) encontro;

Manuel Joaquim, filho de João da Silva e Rosália de Jesus(ambos de S. Pedro da Gaf..) cc Maria do Espírito Santo, filha de José Lopes e Antónia Maria, ambos os nubentes de S.Pedro da Gafanhoeira.

Será que posso presumir que a mãe de Maria do Espírito Santo, Antónia de Jesus é a que aparece também como Antónia Maria? Note-se que o nome não coincide, (Antónia Maria e Antónia de Jesus), assim como a freguesia (Matriz de Arraiolos e Igrejinha, termo de Arraiolos), também não coincide.

Como sabeis, se me engano aqui, terei a minha árvore toda errada, e isso eu não quero, como é óbvio.

Que devo fazer?

Grato pela Vossa atenção.

António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de dados

#237808 | jaboo | 29 ago 2009 21:25 | Em resposta a: #237803

Caro António Alferes Pereira,

A Antonia Maria é a mesma que a Antonia de Jesus. Para isso não tenho duvida. Pessoas apareciam com diferentes nomes em diferentes documentos. Isso era muito comum.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de dados

#237820 | A-Pereira | 30 ago 2009 01:01 | Em resposta a: #237808

Caro João Braz

Obrigado pela sua resposta.

Também me parece que seja a mesma. O que mais me deixa confuso é o facto das freguesias não coincidirem, mas também não é o primeiro caso em que isso acontece.

Obrigado, mais uma vez pela sua opinião.

Cumprimentos,
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de dados

#237836 | RCCORREIA | 30 ago 2009 16:41 | Em resposta a: #237820

Caro António

Não me preocuparia muito com as dúvidas que tem pois possivelmente a pessoa que refere é a mesma apesar de figurar em registos distintos com nomes diversos mas referenciada a um mesmo lugar Arraiolos apesar das paróquias (e não freguesias) serem diversas.
Ao que percebi num dos registos diz Matriz de Arraiolos e noutro Igrejinha (cuja Igreja é de N Sra da Consolação). Pode até dar-se o caso de ser natural duma das freguesias e baptizada na vizinha.

O único senão é que se quiser procurar para trás ou desfazer a dúvida terá que achar o registo de baptismo procurando em ambas as paróquias.

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de dados

#237870 | A-Pereira | 31 ago 2009 01:33 | Em resposta a: #237836

Caro Rui C Correia

Muito obrigado pela sua opinião.

O que já decidi fazer é exactamente o que propõe, ou seja, procurar nas duas paróquias.

Já agora, esclareça-me a diferença entre freguesia e paróquia. Compreendo que freguesia é um termo civil e paróquia uma designação religiosa. Não obstante, em diversos assentos que possuo, o termo freguesia aparece para designar uma circunscrição equivalente a paróquia. Dou-lhe dois exemplos:

"No primeiro dia do mês de Janeiro do ano de mil oitocentos e noventa e nove, nesta Igreja Paroquial de São Tiago do Castelo e sua anexa de Nossa Senhora da Vila e Concelho de Montemor-o-Novo, arquidiocese de Évora, baptizei solenemente um indivíduo ...... que nasceu nas casas número quarenta da Ruinha desta Villa e freguesia pelas nove....."

Noutra diz o seguinte:

"Aos quatro dias do mês de Agosto do ano de mil novecentos e nove, nesta paroquial igreja de S.Pedro da cidade, concelho e arquidiocese de Évora, baptizei solenemente a um indivíduo...... e que nasceu nesta freguesia...."

E os exemlos sucedem-se. Por isso é que, por gentileza, lhe peço o esclarecimento da distinção entre freguesia e paróquia.

Mais uma vez lhe agradeço a sua opinião. Acredite que a tomarei em atenção e seguirei o seu concelho.

Disponha
Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de dados

#237888 | JCC | 31 ago 2009 10:40 | Em resposta a: #237870

Caro António ALferes Pereira

Neste contexto os termos paróquia e freguesia equivalem-se. Estamos a falar de um contexto religioso (os assentos paroquiais são propriedade da Igreja, elaborados no seguimento de uma decisão do Concílio de Trento) e, por isso, respeitam a realidade da divisão religiosa e não civil.

Por outo lado, até bastante tarde, não sei mesmo se até ao advento da república, as divisões admnistrativas do país concidiram com as divisões religiosas, ou seja, as freguesias civis eram as mesmas que as paróquias religiosas. Por isso os padres usam indistintamente uma ou otra expressão.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda na interpretação de dados

#237897 | A-Pereira | 31 ago 2009 14:04 | Em resposta a: #237888

Caro João Cordovil Cardoso

Muito agradeço a sua explicação.

Disponha
Cumprimentos
António Alferes Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 jun 2024, 18:32

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen