Ferreiras Fonsecas da Erada. Galvões de São Gião.

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ferreiras Fonsecas da Erada. Galvões de São Gião.

#238036 | DGAM | 02 set 2009 12:43

Caros amigos,

Procuro informações sobre uma família Fonseca Ferreira da Erada (Covilhã) e sobre uma família Galvão de São Gião (Oliveira do Hospital).

Os dados que tenho são os seguintes.

Miguel Galvão, n. de São Gião, casou com Maria da Fonseca Ferreira, n. da Erada. Tiveram, pelo menos:

- Manuel, b. em São Gião em 8/1/1711, tendo como padrinhos Bernardo da Fonseca Ferreira, da Erada, provavelmente irmão de sua mãe, e Maria de Gouveia, n. de São Gião.

- Teresa, b. em São Gião. Casou com José Madeira Gaspar em São Gião em 1745.

- António, b. em São Gião a 2/9/1715, tendo como padrinhos Sebastião Cordes do Paúl e Isabel Ferreira, também do Paul, provavelmente sua tia. Este António Galvão casou, em São Gião, a 5/2/1737, com Maria da Cruz, filha de Julião Marques da Cruz e de sua mulher Maria da Cruz. Estes últimos receberam-se em São Gião a 15/2/1708, sendo dispensados por Sua Santidade no 3º e no 4º graus. Julião Marues era filho de João Marques da Cruz e de s.m. Maria da Cruz. Mª da Cruz era filha de António Pires Ramalho e de Águeda Fernandes.

De referir ainda que Bernardo da Fonseca Ferreira, padrinho de Manuel acima, casou em São Gião a 27/2/1710 com Eufémia Galvão (provavelmente irmã de Miguel Galvão acima), filha de Pedro Álvares e de Maria Galvão. Foram testemunhas Jerónimo Álvares, o Padre António Alvares e António Nunes.

Agradeço qualquer ajuda.

Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Fonsecas da Erada. Galvões de São Gião.

#238050 | DGAM | 02 set 2009 17:56 | Em resposta a: #238036

.

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Fonsecas da Erada. Galvões de São Gião.

#238116 | DGAM | 03 set 2009 18:10 | Em resposta a: #238050

.

Resposta

Link directo:

Galvões, de São Gião

#238122 | E. Osório | 03 set 2009 19:55 | Em resposta a: #238036

Caro Diogo,

Respondo-lhe aqui e não no outro tópico. Não tenho registo de Galvões de S. Gião, a não ser um processo de ordenação de um Manuel Galvão:

MANUEL GALVÃO, que fez inquirições "de genere" em 1755 e de "vita et moribus" em 1756
(AUC, caixa 1312)

1. Manuel Galvão (S. Gião)

2. José Galvão (S. Gião)
3. Catarina Freire (S. Gião)

4. Pedro Álvares (S. Gião)
5. Maria Galvão (Loriga)
6. João Freire Barbas (S. Gião)
7. Páscoa Dias (Rio de Mel)

12. João Freire
13. Maria Freire
14. António Dias
15. Ana Freire

Não tirei na altura nota dos registos paroquiais, mas no processo deverá constar a maioria. Por estes elementos, verifica-se que os Galvões de S. Gião vêm de Loriga, onde são uma conhecida família, já debatida várias vezes aqui no Fórum.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Fonsecas da Erada. Galvões de São Gião.

#238136 | rmfrp | 03 set 2009 22:24 | Em resposta a: #238036

Caro Diogo:

Relativamente aos Fonseca Ferreira posso informar que Bernardo da Fonseca Ferreira era (como provavelmente já saberá) filho de Bernardo da Fonseca e Catarina Ferreira.

Para além de ter casado com Eufémia Galvão, Bernardo da Fonseca Ferreira casou pelo menos mais duas vezes: segunda com Joana Maria, de Aldeia Nova do Cabo, talvez sua parente pois era filha de Manuel Lopes de Oliveira e Margarida da Fonseca Ferreira; e terceira vez a 20.12.1751 na Erada com Catarina Francisca, do Sobral de Casegas, filha de Manuel Francisco e Ana Francisca.

O único filho que conheço de Bernardo é um outro Bernardo da Fonseca, do primeiro casamento, que casou a 08.11.1753 na Erada com Maria Cortes. Do casamento deste segundo Bernardo nasceu mais um Bernardo da Fonseca Ferreira, que casou duas vezes, a 20.05.1772 em Pomares com Florência Maria Rosa do Nascimento e a 28.05.1789 na Erada com Maria Mendes de Santa Bárbara.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Galvões, de São Gião

#238180 | DGAM | 04 set 2009 13:03 | Em resposta a: #238122

Caro Eduardo,

Bem-haja pela sua ajuda. A maior parte do tempo, estou fora por isso a internet é essencial, seja através da ajuda do fórum seja através dos registos online de Coimbra.

Creio que são os mesmos Galvões e já consultei os outros tópicos e reparei que se associam com frequência a Mendes. Quando tiver oportunidade vou tentar descobrir registos anteriores sobre a Maria Galvão de Loriga que deve ser antepassada dos “meus” Galvões de S. Gião.

Não querendo abusar da sua boa vontade, aproveito para lhe perguntar se tem alguma pista sobre estes indivíduos:

- José Garcia, nascido em Penalva de Alva, filho de Paula Garcia e de Maria Rodrigues. Casou em Folhadosa aos 2/5/1702 com Luísa Ribeira de Figueiredo, filha de João Marques, morador em S. Paio de Codeço e de sua primeira mulher Maria Ribeira. Foram testemunhas: o Rev. Pe. António Dias Garcia, o Pe. Simão Marques e o Pe. Silv. (?) Garcia, João Cardoso, João Cabral Pinto, João Soares e muitos outros deste lugar de S. Paio.

Este casal teve larga descendência em Penalva. Este José Garcia foi baptizado a 19/5/1670 em Penalva (é curioso que tenho registo, por outra via, de uma Paula Garcia, b. a 15/4/1668, mas filha de um Francisco Martins e de uma Mª João, das Caldas (da Rainha?). Suponho que este nome Paula/Paulo era muito popular.)

A Luísa tanto aparece como sendo natural de Folhadosa como de São paio de Codesso, localidade que não consigo identificar. No entanto, em Folhadosa aos 24/1/1664, se receberam João Marques com Maria de Figueiredo, sendo padrinhos o Pe. (?) Garcia, Domingos Fernandes e Paulo Marques. Podem bem ser os pais de Luísa.

Tem, por algum acaso, alguma pista sobre estas pessoas?

Muito obrigado
Diogo

Resposta

Link directo:

Britos de Vide e de Loriga

#238181 | DGAM | 04 set 2009 13:06 | Em resposta a: #238136

Caro Rui,

Muito obrigado pela sua ajuda. Passo a maior parte do tempo fora, pelo que as minhas pesquisas andam muito lentamente e tenho de me valer da ajuda de beneméritos como o Rui e o Eduardo. Este fórum é mesmo muito útil e uma boa maneira de nos mantermos ligados a Portugal

Parece-me que o Bernardo da Fonseca e Maria Ferreira são também os pais da “minha” Maria da Fonseca Ferreira, o que não sabia. Tem mais alguma coisa sobre este casal que possa disponibilizar?

Já agora pergunto-lhe se tem alguma informação sobre Britos e Pereiras da Vide. Tenho uma Paula Maria, de Casal de Rei, que casou com Manuel Bernardo, filho de Roberto Bernardo e Maria Dias, de São Gião e tiveram vários filhos em São Gião, entre 1797 e 1808. Esta Paula Maria era filha de Ana de Brito (n. de Balouquinhas, Vide) e de Manuel Pereira (n. do Gondufo ou de Casal de Rei, Loriga) e moradores no Casal de Rei.

Obrigado,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Galvões, de São Gião

#238202 | E. Osório | 04 set 2009 18:07 | Em resposta a: #238180

Caro Diogo,

Há muitos Garcias em todo o vale do Alva, particularmente em Penalva d'Alva, assim como na sua anexa Caldas de S. Paulo, onde existe a capela do mesmo nome, o que explica a popularidade dos Paulos e Paulas.

Em Penalva tenho o registo de uma MARIA, b. a 04-05-1661, filha de Paulo Garcia e de Maria Rodrigues. Padrinhos: António de Abreu, das Caldas, e Catarina Lopes. Esta Maria é assim irmã do seu José Garcia.

Em Folhadosa tenho também uma MARIA, b. a 12-12-1668, filha de João Marques e de Maria Ribeiro. É assim natural que a Luísa Ribeiro de Figueiredo sua irmã aí tenha nascido também.

S. Paio do Codeço é o antigo nome de S. Paio de Gramaços, freguesia do concelho de Oliveira do Hospital.

Cumprimentos
Eduardo Osório

Resposta

Link directo:

RE: Galvões, de São Gião

#238289 | DGAM | 05 set 2009 23:27 | Em resposta a: #238202

Caro Eduardo,

Imaginava que as Caldas eram da Rainha... Erro crasso, que sóm revela a minha ignorância.

Agradeço mais estas informações. Assim que possível, voltarei a investigar o casal João marques - Maria Ribeiro, que me desperta muita curiosidade.

Cumprimentos,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Britos de Vide e de Loriga

#238332 | rmfrp | 06 set 2009 16:07 | Em resposta a: #238181

Caro Diogo:

Sobre Bernardo da Fonseca e Maria Ferreira não tenho mais nada, infelizmente.

Na freguesia da Vide tenho referenciados alguns Britos e Pereiras mas no século XVII. Só avançando mais nos seus ramos será possível verificar se são da mesma família.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Britos de Vide e de Loriga

#238352 | DGAM | 06 set 2009 19:41 | Em resposta a: #238332

Caro Rui, Obrigado. Assim que me for possível vou tentar subir mais algumas gerações.

Até lá,
Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Fonsecas da Erada. Galvões de São Gião.

#266179 | Raquelis | 01 dez 2010 19:35 | Em resposta a: #238136

Caro Diogo

Tenho andado a estudar os registos "on line" de Coimbra e tenho, agora, mais alguns dados sobre estas duas famílias.

Penso que já terá todas as rspostas que pretende?

1 - Eufémia Galvão é realmente irmã de Miguel e também de José Galvão mencionado por Eduardo Osório. São oito irmãos, filhos de Pedro Álvares e Maria Galvão, casados em Loriga a 15.1.1686.

Esta Maria Galvão é de Loriga, filha de Domingos Lopes e Margarida Fernandes Galvão, casados em Loriga a 10.6.1662.

Margarida Galvão b.16/4/1630 em Loriga é filha de João Galvão e Margarida Fernandes (Loriga).


-Quanto a Bernardo da Fonseca Ferreira é, também, irmão da sua Maria da Fonseca Ferreira b. no Paúl a 16.10.1685, filhos de Bernardo da Fonseca b.10.3.1653 (Loriga) e Catarina da Fonseca Ferreira 4.2.1658 (Paúl) casados no Paúl em 20.5.1678.

Se ainda não tiver, posso dar-lhe o que tenho desta família pois tenho uma ancestral irmã deste Bernardo .
Há um braço desta família que continua em Vide que ainda não estudei porque não está "on-line"

Já tentei adquirir o filme ou partilhar os registos de Vide em formato digital mas, ainda não foi possível.

Cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Fonsecas da Erada. Galvões de São Gião.

#266195 | rmfrp | 01 dez 2010 23:20 | Em resposta a: #266179

Cara Raquel Diogo:

Pela notificação que recebi no meu e-mail, percebi que o texto que dirigiu ao colega Diogo foi colocado como resposta a uma mensagem minha. Talvez fosse melhor responder a uma mensagem do próprio Diogo, especialmente considerando que se trata do reactivar de um tópico antigo.

Não quero com isto dizer que o conteúdo da mensagem não me interesse, pois até o considero bem interessante! :-)

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Fonsecas da Erada. Galvões de São Gião.

#266202 | vabopi | 02 dez 2010 14:49 | Em resposta a: #266195

Caro Eduardo Osório:

Felicitando-o pela excelente obra, não resisto a pôr-lhe a seguinte questão:

No vol. II pág. 431 (in fine) são referidos os nomes do casal João Galvão e Margarida Fernandes. São comprovadamente meus ascendentes, e daí o meu interesse...

Será que tem alguma informação sobre eles ou respectiva ascendência?

Com os meus cumprimentos,

Vasco Galvão

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Fonsecas da Erada. Galvões de São Gião.

#266203 | DGAM | 02 dez 2010 15:12 | Em resposta a: #266179

Fico-lhe muito agradecido se puder enviar mais informacao sobre estes Ferreias Fonsecas

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Fonsecas da Erada. Galvões de São Gião.

#266216 | Raquelis | 02 dez 2010 19:51 | Em resposta a: #266195

Caro Rui Pereira

Pois é! Troquei as mãos . Não fiz de prepósito mas, ainda bem que troquei!
Este é um tópico que me interessava ver retomado e a sua preciosa ajuda vem mesmo a calhar.
Assim, tenho a certeza que viu a minha intervenção.
Penso que também se trata de mais um ramo que temos em comum?

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Fonsecas da Erada.

#266223 | Raquelis | 02 dez 2010 22:27 | Em resposta a: #266203

Caro Diogo

O que tenho deste Bernardo da Fonseca Ferreira é o seguinte:
B no Paúl a 3.12.1681, filho de Bernardo da Fonseca b 10.3.1653 -Loriga cc 20.5.1678 -Paúl -Catarina da Fonseca Ferreira b.4,2,1658 -Paúl;
np de António Gouveia da Fonseca b Loriga 12.1.1627 cc Ana de Gouveia - Loriga;
nm de Francisco Manuel e Catarina Ferreira Feio;
bp de Pedro Aparício - Loriga, Óbito Loriga 14.2.1659 cc Águeda de Gouveia - Vide? Óbito Loriga 28.1.1663;
tp de António Aparício - Loriga , óbito 31.12.1638 cc Inês Gonçalves - Loriga e Luís de Gouveia -óbito Vide 19.1.1621 cc Ana Fernandes (Gondufo?) óbito Vide 17.1.1616.

A avó materna - Catarina Ferreira Feio morreu no Paúl a 11.3.1714 e será filha de Francisco F Feio de Moimenta e neta de António F. Feio cc Maria de Gouveia de Moimenta.

Junto uma listagem de 5 gerações de Bernardo da Fonseca/ Catarina F.Ferreira que talvez fique um pouco descentrada:


Descendants of Bernardo da Fonseca

1 Bernardo da Fonseca Born: 10/Março/1652-53 in Loriga
. +Catarina da Fonseca G Ferreira Born: 4/Fevereiro/1657-58 in Paúl
.... 2 [1] Bernardo da Fonseca Ferreira Born: 3/Dezembro/1681 in Paúl
........ +Ana da Cruz Born: Abt. 1685 in S. Gião
.......... 3 Isabel da Fonseca Born: Abt. 1715 in Paúl
.............. +José Fernandes Pinto Born: 20/Dezembro/1715 in Loriga
................ 4 Maria Pinto Born: 28/Dezembro/1744 in Loriga
.... *2nd Wife of [1] Bernardo da Fonseca Ferreira:
........ +Joana Maria Born: Abt. 1681 in Aldeia Nova do Cabo
.......... 3 Mariana da Fonseca Ferreira Born: 25/Novembro/1721 in Erada
.......... 3 João da Fonseca Ferreira Born: 5/Agosto/1723 in Erada
.......... 3 Clara da Fonseca Ferreira Born: 24/Maio/1726 in Erada
.......... 3 João da Fonseca Ferreira Born: 17/Abril/1729 in Erada
.......... 3 Alberto da Fonseca Ferreira Born: 29/Setembro/1733 in Erada
.......... 3 Manuel da Fonseca Ferreira Born: 31/Março/1739 in Erada
.... *3rd Wife of [1] Bernardo da Fonseca Ferreira:
........ +Eufémia Nunes Galvão Born: Abt. 1688 in S.Gião
.......... 3 Manuel da Fonseca Ferreira Born: 4/Setembro/1711 in Erada
.......... 3 Bernardo da Fonseca Ferreira Born: 23/Agosto/1713 in Erada
.............. +Maria Cortez Born: 2/Setembro/1732 in Erada
................ 4 [2] Bernardo (alferes) da Fonseca Ferreira Born: Abt. 1755 in Erada
.................... +Florência Maria Rosa do Nascimento Born: Abt. 1755 in Agroal
....................... 5 João Bernardo da Fonseca Ferreira Born: 6/Novembro/1779 in Erada
........................... +Maria da Serra Born: 27/Março/1786 in Unhais
............................. 6 José Bernardo da Fonseca Ferreira Born: 31/Outubro/1797 in Unhais
............................. 6 Maria da Serra Born: 1/Fevereiro/1800 in Unhais
............................. 6 Teresa da Serra Born: 11/Agosto/1802 in Unhais
............................. 6 Bárbara Maria da Serra Born: 25/Março/1806 in Unhais
................................. +António Duarte Born: 26/Janeiro/1806 in Unhais
............................. 6 Esperança da Serra Born: 25/Setembro/1808 in Unhais
............................. 6 Bernardo da Fonseca Ferreira Born: 12/Maio/1812 in Unhais
............................. 6 Bernarda Maria da Serra Born: 30/Junho/1815 in Unhais
................................. +João de Carvalho Born: 17/Novembro/1821 in Unhais
....................... 5 Florência Maria Rosa do Nascimento da Fonseca Born: Abt. 1780 in Erada?
........................... +José Ramos Born: Abt. 1780 in Erada
............................. 6 Bernardo da Fonseca Ramos Born: 6/Junho/1801 in Erada
................................. +Maria do Rosário da Silva Born: 31/Maio/1803 in Erada
....................... 5 José Bernardo da Fonseca Ferreira Born: 20/Novembro/1781 in Erada
........................... +Rosália Rodrigues Antunes Born: 29/Maio/1781 in Unhais
............................. 6 Rodrigo Antunes da Fonseca Born: 1/Setembro/1800 in Unhais
............................. 6 Brísida Antunes da Fonseca Born: 24/Maio/1803 in Unhais
............................. 6 João Antunes da Fonseca Born: 22/Novembro/1805 in Unhais
............................. 6 Bernarda Antunes da Fonseca Born: 24/Novembro/1808 in Unhais
................................. +António Pereira Born: 24/Fevereiro/1800 in Unhais
............................. 6 Bernardino Antunes da Fonseca Born: 24/Novembro/1808 in Unhais
................................. +Maria Clara da Silva Born: 22/Agosto/1815 in Unhais
....................... 5 Bernardo da Fonseca Ferreira Born: 12/Julho/1784 in Erada
....................... 5 Joaquim da Fonseca Ferreira Born: 8/Novembro/1786 in Erada
................ *2nd Wife of [2] Bernardo (alferes) da Fonseca Ferreira:
.................... +Maria Mendes de Santa Bárbara Born: Abt. 1750 in Erada
................ 4 [3] Brísida Maria da Fonseca Born: Abt. 1755 in Erada
.................... +Manuel André Fernandes Born: 6/Fevereiro/1747-48 in Erada
....................... 5 Maria Bárbara Fernandes Born: 2/Dezembro/1775 in Erada
........................... +Manuel Gonçalves Brás Born: Abt. 1760 in Casegas
....................... 5 Florência Fernandes Born: 31/Janeiro/1779 in Erada
....................... 5 João da Fonseca Born: Abt. 1780 in Erada
........................... +Teresa Maria Lopes Born: Abt. 1788 in Erada
................ *2nd Husband of [3] Brísida Maria da Fonseca:
.................... +Francisco Luís de Brito Born: 19/Abril/1746 in Erada
....................... 5 Florência de Brito Born: 18/Julho/1782 in Erada
....................... 5 Clara de Brito Born: 25/Fevereiro/1784 in Erada
....................... 5 Luisa de Brito Born: 17/Março/1786 in Erada
....................... 5 Bárbara de Brito Born: 2/Abril/1800 in Erada
................ 4 Maria da Fonseca Born: Abt. 1755 in Erada
.................... +Francisco José Cassamano Born: Abt. 1755 in Covilhã
....................... 5 João da Fonseca Cassamano Born: 7/Setembro/1780 in Erada
....................... 5 Maria da Fonseca Cassamano Born: 7/Maio/1783 in Erada
....................... 5 Manuel Cassamano Born: 23/Julho/1785 in Erada
.... 2 Maria da Fonseca Ferreira Born: 16/Outubro/1685 in Paúl
........ +Miguel Álvares Galvão Born: 8/Maio/1690 in S.Gião
.......... 3 Manuel Galvão Born: 8/Janeiro/1710-11 in S. Gião
.......... 3 [4] António Galvão Born: 2/Setembro/1715 in S. Gião
.............. +Maria da Cruz Born: Abt. 1715 in S. Gião
.......... *2nd Wife of [4] António Galvão:
.............. +Maria Henriques Born: Abt. 1720 in Penalva de Alva
.......... 3 Maria Galvão Born: 18/Janeiro/1717-18 in S. Gião
.......... 3 Teresa Galvão Born: 15/Outubro/1721 in S. Gião
.... 2 Pedro da Fonseca Ferreira Born: 17/Junho/1688 in Paúl


Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Fonsecas da Erada. Galvões de São Gião.

#266410 | rmfrp | 06 dez 2010 21:53 | Em resposta a: #266216

Cara Raquel Diogo:

Muito obrigado pela sua resposta.

Não temos este ramo em comum, pois eu não descendo destes Fonseca Ferreira. Encontrei-os pelas ligações por afinidade que têm com algumas famílias de Casegas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Ferreiras Fonsecas da Erada. Galvões de São Gião.

#270168 | carledu79 | 08 fev 2011 12:43 | Em resposta a: #238036

Caro Diogo,

provavelmente esta não é a informação que deseja, mas talvez possamos compartilhar qualquer coisa.

Você fala de uma Maria da Cruz, casada com António Galvão. Aponta esta Maria da Cruz como filha de Julião Marques da Cruz e Maria da Cruz, casados em S. Gião a 15/02/1708.
Tenho acompanhado esses paroquiais de S. Gião e acredito que a data correta do casamento deles seja 15 de janeiro de 1708 (veja lá a img 463 do livro mistos do etombo). Sou descendente de outra Maria da Cruz, irmã desse Julião Marques da Cruz.

abraço,

Eduardo da Cruz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 05 mai 2024, 23:54

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen