Significado de 'por especial licenca' em casamento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Direito | Formação

Significado de 'por especial licenca' em casamento

#238243 | Saba | 05 set 2009 09:27

Aos quinze dias do mes de Fevereiro de mil setecentos e setenta e dois se receberam na minha presenca por especial licenca nesta Igreja de Casteicao Jose Rodrigues....

Caros Colegas,

Alguem me sabe dizer porque aparece o "por especial licenca"? ambos os nubentes eram solteiros e naturais daquela freguesia.

Muito Obrigado,

Luis Ramos

Resposta

Link directo:

RE: Significado de 'por especial licenca' em casamento

#238246 | hbanha | 05 set 2009 10:26 | Em resposta a: #238243

Caro Luís Ramos

Também já me deparei com identica frase em diversos assentos, sendo que na maior parte deles se referia a licença do Cura da freguesia a outro padre para efectuar o acto.
Noutros casos, mas isso estava explicito, dizia respeito a dispensas por consanguinidade.

Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Significado de 'por especial licenca' em casamento

#238254 | MontDias | 05 set 2009 14:05 | Em resposta a: #238243

Caríssimos,

A expressão "por especial licença", não vindo especificada a que licensa se refere, pode ter a ver com três hierarquias jurisdicionais diferentes: a primeira pode ser paroquial, com dispensa de oficiar ao matrimónio por parte do pároco (único com jurisdição para o fazer) a um outro presbítero;
a segunda pode ser diocesana com as dispensas para se celebrar noutra igreja ou capela que não a paroquial;
a terceira pode ser pontifícia com as dispensas de consanguinidade ou afinidade (por vezes, até certo grau de parentesco, o próprio bispo diocesano podia e ainda pode, em nome de Sua Santidade, dar essa dispensa).

Neste caso concreto, caro Luís Ramos, parece-me que seja dispensa para outro sacerdote oficiar ao matrimónio. Mas o melhor será confirmar com as assinaturas.

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.

Resposta

Link directo:

RE: Significado de 'por especial licenca' em casamento

#238260 | RCCORREIA | 05 set 2009 15:27 | Em resposta a: #238254

Caros

O Tiago explicou bem a questão e para ver rapidamente qual o caso bastará ver quem concedeu essa especial licença o que usualmente é escrito e quando não é significa do pároco responsável pela paróquia.

Cumpts,
Rui C Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 04:41

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen