Pereira Cabral de Tavora do Porto

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Pereira Cabral de Tavora do Porto

#238465 | Carlos Silva | 08 set 2009 19:05

Caros colegas,

Procuro dados sobre a familia Pereira Cabral de Tavora, de Santo Ildefonso do Porto, familia que vivia no sec. XVIII.
Mais precisamente sobre o casal seguinte: Luis Coelho dos Santos e Maria Pereira Cabral de Tavora, da rua direita, Santo Ildefonso, Porto, que tiveram pelo menos um filho, Francisco Pereira Cabral, n c. 1710-1720.

O conjunto "Pereira Cabral" nao é propriamente raro no Porto segundo parece, mas o conjunto "Pereira Cabral de Tavora" pouco aparece em regra geral :

Assim, vejo uma Bernarda Pereira Cabral de Távora na base de dados do site, mulher de Mateus Afonso Soares, provavelmente do Porto, referida por ser trisavo da condessa da Trindade, no Brasil, entre outros.

Tambem tenho conhecimento de um José Carlos Pereira Cabral de Távora Teixeira de Melo Cardoso que era (5°) morgado de N. Sra da Natividade.

Mais nada.

Agradeço ajuda dos colegas.
Melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Cabral de Tavora do Porto

#262015 | Carlos Silva | 12 set 2010 18:41 | Em resposta a: #238465

Caros colegas,

Mantenho-me atento a qualquer dado sobre a referida familia, agora com alguns elementos mais:

- Bernarda Pereira Cabral de Tàvora, mulher de Mateus Afonso Soares, deve ser a Bernarda, filha de Manuel Pereira Pinto Cabral e mulher Ana Clara de Carvalho, da rua dos Canos (paroquia da Sé), que nasceu a 20/08/1695.

Sendo assim seria irmà de :
- Maria Pereira Cabral de Tàvora, mulher de Luis Coelho dos Santos, a qual nasceu a 08/10/1699 na rua dos Canos.

Tambem irmà de :
- Rosa Pereira Cabral (de Tàvora?), nascida na mesma rua a 05/09/1693, mulher de Manuel de Tàvora Dantas, com quem casou em 1725.

Pelo que vejo gente ligada às profissoes juridicas, o que é conhecido no caso de Mateus Afonso Soares, mas também é o caso de Luis Coelho dos Santos, que achei referido como Notario apostolico, e "cavaleiro de espora dourada" (a priori portanto um cavaleiro de origem nao nobre).

Agradeço ajuda.
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Cabral de Tavora do Porto

#264256 | tfp | 23 out 2010 18:40 | Em resposta a: #262015

Caro Carlos Silva,

Sabe mais alguma coisa sobre a ascendência do Mateus Afonso Soares? E o que o leva a dizer q tinha uma profissão jurídica ?

Muito obrigado

melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Cabral de Tavora do Porto

#264262 | Carlos Silva | 23 out 2010 20:26 | Em resposta a: #264256

Caro Tiago Faro Pedroso,

Nao sei, eu pessoalmente, nada de Mateus Afonso Soares. O que sei vem dos contributos no forum e mais alguma coisa que aparece numa pesquisa Google com a chave" Mateus afonso Soares". Muito embora apareçam dois na base de dados do Geneall sempre considerei que fosse o mesmo casado duas vezes: Tanto o corregedor como o sogro do bacharel e escrivao geral Ventura Santos Pacheco. Nao lhe parece?

melhores cumprimentos
Carlos Silva

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Cabral de Tavora do Porto

#264285 | tfp | 24 out 2010 11:24 | Em resposta a: #262015

Caro Carlos Silva,

Um aditamento:

- Paróquia de Valbom, Gondomar, baptismo de Ignácio, filho de Ignácio de Távora e de s.m. Maria Moreira, n. e b. a 11.1.1699 pelo Pe. Bento Coutinho.

devem aparecer outros baptismos nesta paróquia, confesso que não procurei muito tempo. De notar a "coincidência"(?) dos nomes dos padres, Bento Coutinho e Manuel de Távora Coutinho.

Estas familias interessam-me bastante pelo que lhe pedia se fazia o favor de me manter a par das suas descobertas usando o meu email de contacto, eu farei o mesmo.

Com os melhores cumprimentos

Tiago Faro Pedroso

Resposta

Link directo:

RE: Pereira Cabral de Tavora do Porto

#337962 | vsuzano | 11 nov 2013 12:10 | Em resposta a: #264285

Pergunto aos confrades que investigam na cidade do Porto se já deram de caras com alguns dos seguintes nomes:

Ana Maria Pereira da Silva * 13/11/1740 (Fregª. da Vitória) Do nascimento da referida Ana Maria Pereira da Silva, foram padrinhos Leão de Sande Pereira e Maria Antónia, da freguesia de Campanhã.

cc José da Silva Gomes (Foz de Sousa-Gondomar a 09/01/1793)

Filha de:

José Pinto de Miranda (Morava na Rua de Trás, Fregª da Vitória)
(este filho de Jerónimo Pinto Miranda e de Luisa Francisca Miranda)

e de

Leonor Caetana Cabral de Távora (cc co o supra em 13/08/1738 - Fregª. da Sé)
(esta filha de Manuel Pereira Pinto Cabral e de Ana Clara de Carvalho)

Agradeço antecipadamente a atenção tida

Cumprimentos

Vsuzano

Resposta

Link directo:

Pereira Cabral de Tavora do Porto

#443257 | Alves dos Santos | 21 set 2022 12:44 | Em resposta a: #238465

Caros confrades,

Um dos ramos da minha arvore vem entroncar na "Ana Maria Pereira da Silva". Sera que, entretanto, algum dos confrades conseguiu progredir nos antepassados "Manuel Pereira Pinto Cabral" e "Jerónimo Pinto de Miranda"?

Cumprimentos,

Alves dos Santos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 15:47

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen