Instituto de Nobreza

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Formação | Direito

Instituto de Nobreza

#238515 | NM231272 | 09 set 2009 01:27

Exmº Senhor Fernando Mascarenhas

Não vou revelar por enquanto a minha Identidade mas gostaria que me respondesse à seguinte pergunta :Terei ou não o direito de solicitar o « Registo» de uma Brasão de Armas apresentando o seguinte contexto:

1) Sou descendente de : Carlos Magno, Hugo Capeto e do Rei Fernando I de Leão;

2) Descendo também de uma Familia da Alta Burguesia tem este percurso da Actualidade até ao Século XVI: economistas, Banqueiros, Grandes Proprietários, Pequenos Proprietários, Mercadores e Cristãos Novos;

3) Descendo também de Várias Familias da Alta Burguesia cujos antepassados eram tratados por: Negociantes de Grosso Trato;

4) Descendo de Um Solar datado do Século XVI e cuja familia depois de acumular vários Cargos Publicos importantes, no Século XVIII, um dos seus Menbros( que me antecede), foi-lhe atribuído por nomeação Régia o cargo de Capitão de ordenanças, uma Tença anual de 12.000 Reis e mais tarde um Brasão de Armas de Sucessão;

5) Descendo de um Solar do Século XVII, através do qual um dos meus antepassadoa , foi Sargento Mõr de Ordenaças e o seu unico Filho, que também me antecede, foi por nomeação Régia, nomeado Capitão Môr e mais tarde, justificou a sua Nobreza e lhe foi atribuído um Brasão de Armas ( Partido) de Sucessão;

6) Descendo também de um Solar datado do Século XVIII, cujo apelido é sucedido em 5 gerações consecutivas, e tal apelido e Solar, esteve durante pelo menos 5 Gerações associado a um vastissimo Património que se estendia também ao Brasil ,e sendo os meus Antepassados conhecidos por « Morgados de ..... e de......... » , de tal maneira que na actualidade existe na Localidade uma Rua que se chama : Rua do Morgado ......

7) Descendo Também de um Outro « Capitão de Ordenanças», de um Procurador Geral da Corôa, de Vários Bachareis Formados em Coimbra, de 02 Comendadores da Ordem de Cristo, de um Tesoureiro da Bula Cruzada;

8) Estou aparentado de uma forma mais longiqua mas sem descender do 1º Titular de Seis Titulares ; 02 Viscondes +03 Condes ; 1 Marquês ; 2) Estou aparentado, mas sem descender do 1º Titular , em 3º e 4º Grau com outros 05 Titulares: 1 Visconde + 3 Condes ; Estes Titulares conhecem-me e tratamo-nos como « Primos ou Parentes»;

9) Descendo por linha direta de uma Irmâ de um 1º Titular :um Visconde e Tb de um Conde ;
( Este 1º Titular, antes de receber o Titulo, também Justificou a sua Nobreza e recebeu um Brasão de Armas de Sucessão. Se esse Brasão, de Sucessão lhe foi atribuído e não foi um Brasão de Merçê Nova, pois diz a sua Carta que ele o poderá trazer e uzar bem como os seus descendentes. Ora este Irmâo de uma antepassada minha, não teve descendentes, como tal eu considero-me legitimo descente colateral dessas armas.

10) Descendo também de um Ministro ;

11) Descendo também de várias Familias Estranjeiras, sendo que num dos Graupos Familiares , que me antecede, foram familias cujos alguns menbros se dedicaram à« Defesa da Fé Católica», tendo 02 elementos famosos , tendo um deles sido Executado mas considerado um Heroi ! Este episódio é do ínicio do Século XIX!

12) Por uma Linha da Alta Burguesia com inicio documentado desde o Século XV, podemos até à minha pessoa, encontrar as seguintes profissões: Mercadores; 01 Cavaleiro Armado em Tânger; Pequenos Proprietários; Grandes Propietários+ Sub-Contratadores Estatais do Negócio do Tabaco+ Moedeiros do Numero + Negociantes de Grosso Trato, sendo que um deles recebeu uma «Menção de Louvor», pelo então brevissimo Rei D.Miguel, pelos serviços prestados à Corôa de forma a fazer frente com a sua Fortuna aos gravissimos prejuízos resultantes da Invasão Francesa;

13) Descendo Também de uma outra Familia da Alta Burguesia com inicio do Século XIX que com a sua Fortuna Fez importantes doações ao Estado para o bem Publico,nomeadamente a construção dos Banhos Publicos e de um Hospital;

Pelo conjunto apresentado agradecia uma resposta à minha pergunta inicial: Apesar dos meus ultimos Apelidos, não terem a origem no meu Antepassado do Século XVIII mas esses mesmos apelidos figuram nas suas Armas, gostaria de saber, pelo conjunto de informação apresentada, se eu poderia « Registar um Brasão de Armas» que « Espelhasse » através da Heráldica, para mim e para os meus descendnetes, a História destes Grupos Familiares que nos antecederam ????
Aguardo uma resposta,
NM231272

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238554 | luso | 09 set 2009 12:13 | Em resposta a: #238515

Caro senhor

Admiro a sua força para carregar com tão grande herança.

O Senhor merece 23 brazões de armas e uma pensão vitalícia do Estado Português.

ps:o Marquês de Fronteira tem direito ao DOM (lapso?).

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238555 | goncalo ma | 09 set 2009 12:34 | Em resposta a: #238554

caro senhor...no mínimo é patética a sua descrição.
gonçalo c. sousa de macedo

Resposta

Link directo:

RE: Patética a Goncalo Ma

#238560 | NM231272 | 09 set 2009 13:34 | Em resposta a: #238555

Não vejo a razão de ser «Patética» ! Patética é a sua resposta, não percebendo que é possível resumir as « Arvores Genealógicas» , por itens e pela evolução dos ramos Familiares de tempos mais remotos até à actualidade e da actualidade até aos tempos mais remotos e que estejam documentados !
Cada pessoa tem a sua Herança Familiar e neste « Forum» penso que é legitimo a colocação de perguntas relativas ao enquadramento Familiar ! Esse resumo poderá passar por uma classificação das Profissões e a su evolução ao longo dos tempos, evolução Patrimonial, origens Religiosas e até mesmo a evolução de crenças Religiosas, evolução de Parentescos e Consanguinidades !
Por essa mesma razão, eu considero possível através desta descrição, procurar uma «Simbologia Heráldica» que resuma essa mesma evolução !
Espero que o Senhor fique esclarecido, mas de qualquer forma , pelo tom da mensagem enviada, penso não estar verdadeiramente à Altura para responder à minha questão , que aliás não lhe foi dirigida mas sim a quem eu penso que terá INTELIGÊNCIA para responder ! Não é o seu caso
NMAAL

Resposta

Link directo:

RE: Posso até comprar os Brasões que quizer !

#238562 | NM231272 | 09 set 2009 13:55 | Em resposta a: #238554

Caro Senhor,

Não peço admiração pelo que diz ser uma « Tão Grande Herança»! Eu próprio não considero nem grande nem pesada, eu apenas sou um transmissor de uma evolução de vários ramos «Familiares» de que tenho Orgulho de pertencer e que como Historiador e com uma Pós Graduação em Genealogia, consigo avaliar o quanto é interessante a referida Herança ! É através dela que posso dedicar-me apenas a Estudar assuntos que me interessam e ter a certeza que na mesma no final do Mês « o meu Sustento está sempre garantido !
Eu naõ mereço 01 ou 100 Brasões , tenho é duvidas se se poderá ou não através do referido resumo obter uma representação Heráldica e acho uma questão pertinente !
Não preciso de uma Pensão Vitalicia do Estado Português, porque na Tradição em que nasci a minha familia tratou do assunto e assim poderei sempre , ajudar e patrocinar quem verdadeiramente precisa !
O « Estado Português» não dá nada a ninguém , eu pelo contrário tenho dado muito a muita gente e atè a « Gente de Algo»!
Se Precisar é só dizer .........
Eu gosto de ajudar e quando ajudo não sou irónico, ajudo verdadeiramente !

Resposta

Link directo:

RE: Posso até comprar os Brasões que quizer !

#238564 | luso | 09 set 2009 14:04 | Em resposta a: #238562

Caro NM231272

Agradeço-lhe tão generosa oferta.
Assim sendo, se não se importa, aceitava com grande prazer uma estadia na Jamaica de 8 dias .............ando tão cansado que nem imagina.

Quanto ao resto a minha brincadeira foi inofensiva , pois sempre respeitei as heranças de cada um, só que esta pergunta ou este "ajuste de contas" público com o Marquês não lhe fica bem...mas quem sou eu para criticar.....

Com os melhores cumprimentos

PTP

Resposta

Link directo:

RE: Patética a Goncalo Ma

#238566 | goncalo ma | 09 set 2009 14:53 | Em resposta a: #238560

EXMO SR.X
CONTINUO A ACHAR PATETICO.
QUANTO À INTELIGENCIA E À ALTURA NEM RESPONDO. TENDO UMA ASCENDENCIA TAO NOBRE NAO LHE FICAVA MAL ASSINARO SEU NOME.
CUMPRIMENTOS
D.GONÇALO DA COSTA

Resposta

Link directo:

Obrigado pela Mensagem !

#238569 | NM231272 | 09 set 2009 15:10 | Em resposta a: #238564

Caro Luso :

Muito obrigado pela sua mensagem !
A minha participação não é um « Ajuste de Contas» com ninguém mas sim o pedido de esclarecimento a equem penso eu estar à altura para me responder ! Aliás sempre tive uma grande admiração e consideração por Exmº Senhor Marquês da Fronteira, e um respeito enorme pela tradição que ele, como poucos, representa e sabe tão bem transmitir! É admirável o trabalho e o desempenho de toda a Família Mascarenhas na perpetuação da sua memória e tradições , o que deve ser dificil numa Républica como a nossa !
Não supunha eu nunca que Sr Marquês tivesse presente neste «Forum» e que me respondesse, mas nunca foi minha intenção agredir ou ofender, mas sim perceber as realidades , os Critérios e percebi termos ideias flexíveis !
Deixo assim expresso nesta mensagem um pedido de desculpas se foi essa a ideia que passou !
Um bem haja,
NMAA
PS: em relação à viajem, poderemos mais tarde tratar do assunto !

Resposta

Link directo:

RE: Patética a Goncalo Ma

#238570 | luso | 09 set 2009 15:12 | Em resposta a: #238566

Caro D.Gonçalo

Tenha calma, o Senhor NM231272 ainda lhe vai dar umas boas férias.
Estamos num país livre (apesar do filósofo), cada um deita a "água benta" que quiser.
Saudações cordiais.


PTP

Resposta

Link directo:

RE: Obrigado pela Mensagem !

#238573 | luso | 09 set 2009 15:21 | Em resposta a: #238569

Caro NMAA

Sugiro que escreva para o INP, cuja sede é no Palácio Fronteira, e exponha as suas dúvidas ou mesmo, requeira o que pretende se entender que tem todos os direitos para tal.

Caso contrário, pedidos públicos desta natureza, serão sempre mal interpretados.

Com os melhores cumprimentos

PTP

ps: brincava com a tal viagem.

Resposta

Link directo:

Genealogias...

#238575 | gmg | 09 set 2009 15:42 | Em resposta a: #238562

Caro Senhor NM23272,

Digo-o, veementemente, que não deve tratar do seu assunto destes modos aqui no Fórum. Fica mal visto e até parece que está "revoltado". Dirija-se ao INP. O Senhor Marquês de Lavradio é o Presidente.

Relativamente a Sua Senhoria o Exmo Senhor Marquês Dom Fernando Fronteira e Alorna, é uma pessoa correctíssima e a forma como se dirige a S. Ex.ª é, no mímino, criticável.

Diz que "tenho dado muito a muita gente e atè a « Gente de Algo»! Se Precisar é só dizer .........". Pois eu preciso de ajuda, relativamente a umas linhas genealógicas.... Se souber onde se encontram os manuscritos, pessoas que tenham essas linhas estudadas, ou publicações agradecia.

Melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

Resposta a gmg

#238584 | NM231272 | 09 set 2009 17:13 | Em resposta a: #238575

Caro Senhor gmg

Insisto que a minha participação neate «Forum» não pretende ofender seja quem fôr ! As minhas "questões" colcocadas são apenas questões, não quer dizer que queira na verdade "Solicitar" ao INP um « Brasão» ou um »Símbolo Heráldico»! Pretendo é saber que de acordo com o « Contexto Familiar " explicado, se eu ou alguém no mesmo contexto poderia efectuar esse registo! Não podemos esquecer que a «Heráldica» não é domínio exclusivo da «Nobreza de Sangue ou da Nobreza Civil», e existe mesmo nesta « Ciência», as Armas Assumidas, Municipais, Institucionais, para além , de na Sociedade Civil existirem Institutos que regulam o registo de : Símbolos,Patentes Etçª ! A questão monetária referida , foi de forma a demonstrar precisamente que as questões colocadas não traduzem nenhuma revolta e que tenho a Consciencia dos Privilégios que possuo e através dos quais posso e quero sempre dar utilidade Social a essa situação !
Não preciso nem quero provar nada a ninguém,as minhas questões basearam-se precisamente por estudar a minha Árvore Genealógica , também presente no Geneall-Portugal ! Cada um de nós vale por si e pela sua Consciência e não apenas pelo Nascimento e por um Brasão de Armas , todos nascemos da mesma maneira e todos morreremos !
Por essa mesma Razão, ter colocado as questões relativas a : Varonia ou Quebra de Varonia; -Meio Social e relações Sociais;- Nobreza de Sangue e Nobreza Civil; Monarquia/ Républica; Valores Morais ; Valorização da Família; Participação Activa para bem da Comunidade.... Bem em tudo o que referi !

Os Melhores cumprimentos
NM231272

Resposta

Link directo:

Apoio ao Estudo de Genealogias

#238585 | NM231272 | 09 set 2009 17:28 | Em resposta a: #238575

Caro Senhor gmg

Na minha opinião o Estudos Genealógicos deverão sempre começar por uma Visita à própria Torre de Tombo onde terá sempre acesso a um conjunto, embora não conheça o seu contexto Familiar, de meios que poderá utilizar na Pesquisa de dados nomeadamente :

1) Cartório da Nobreza ( Caso tenha um familiar que o antecedem diretamente ou colateralmente no Registo de Um Brasão de Armas) que poderá solicitar uma Fótocopia do processo e através dele conhecer as suas Testemunhas, antepassados e até a nomeação de outros Parentes que também " Já usavam das referidas Armas".É eveidente que o Visconde de Sanches Baena publicou a Compilação dos Registos das Cartas de Armas, mas os processos dos « Armigerados» são descritos de uma forma resumida;

2) Poderá também consultar os Livros de « Merçês» dos Senhores nossos Reis, por exemplo, se desscobriu um antepassado que era « Capitão» de tal lugar ou em Tal Lugar, poderá pela data encontrar a concessão da Patente ou mesmo os Critérios da nomeação

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias...

#238595 | NM231272 | 09 set 2009 18:50 | Em resposta a: #238575

3) Também existem as Bibliotecas Genealógicas que normalmente reunem nos seus Arquivos, para além das Obras de Caracter Genealógico, acesso a registos paroquiais Micro Filmados ! Existia há uns anos uma Biblioteca dos Mormons perto do Aeroporto que tinha em Micro Filmes praticamente todos os registos paroquiais de todos os Concelhos de Portugal.Na altura em que frequentei a Biblioteca foi extremamente util as visitas efectuadas para a confrontação de dados ;

4) Na minha opinião e na experiência que vivi, foi também importante visitar as Localidades onde os meus antepassados viveram e nesses locais em alguns casos tive acesso a informações fundamentais nomeadamente ,o acesso a Publicações locais, visitas a cemitérios Etçª-
Para tal tive em várias zonas do Norte do País, tive no Brasil,em Moçambique,na Alemanha e na Irlanda e na Alsácia ! Viajei muito para visitar a grande diversidade de Origens dos meus antepassados

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias...

#238597 | zamot | 09 set 2009 19:01 | Em resposta a: #238595

Este tópico é a sério?

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias...

#238599 | valboa | 09 set 2009 19:21 | Em resposta a: #238597

Caro Zamot

Por vezes parece a sério!!!!!!

Num Clube de Golf aqui no Norte, um sócio que tinha sido repreendido por má conduta no campo, escreveu uma carta á direcção,reclamando e sentindo-se ofendido na sua qualidade de gente importante e influente, e enviando um impressionante curriculum vitae.
O presidente á altura, respondeu-lhe com uma sucinta carta, na qual informava o sócio de que ' o clube não estava naquele momento a admitir pessoal '.
Não quero ofender de modo algum o responsável pela abertura deste tópico, mas parece-me uma situação a todos os títulos semelhante.
Sem ofensa.

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias...

#238600 | Mavasc | 09 set 2009 19:41 | Em resposta a: #238599

Caro confrade Jorge Albuquerque da Quinta

Excelente ! Um fim de dia a rir não é cousa de somenos!
O tópico é a sério, mas com este calor alguém se esqueceu de pôr o chapéu de palha e os resultados estão á vista!
De qualquer modo, pode ser que o Geneall esteja a admitir pessoal!!Se assim não for, sugiro um mergulho no mar...ou uma "mangueirada", á falta de melhor...

Risonhos cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RESPOSTA A VALBOA

#238601 | NM231272 | 09 set 2009 19:47 | Em resposta a: #238599

Exmº Senhor
Jorge Albuquerque da Quinta

É evidente que a sua contribuição não ofende ninguém ! Tenho pena é que não tenha contribuído de uma forma mais construtiva para os assuntos colocados que pudessem acrescentar conteudo ao exposto ! Nem sei muito bem quem abriu este tópico mas as duvidas na verdade surgiram após a leitura cuidadosa dos Foruns relativoa ao próprio INP!
Eu também sou jogador de Golf e já fui a vários Clubes no Norte do nosso País !
Cumprimentos,
NM231272

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias...

#238630 | GSVS | 10 set 2009 01:00 | Em resposta a: #238597

Caro Tomaz:

Importa-se de me responder a uma pergunta que lhe lancei noutro tópico.
Deixo-lhe o meu email: gsousa@porto.ucp.pt

Um abraço,

GVS

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias...

#238639 | zamot | 10 set 2009 09:38 | Em resposta a: #238630

Caro GVS

Qual foi o tópico?

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias...

#238654 | GSVS | 10 set 2009 11:57 | Em resposta a: #238630

Tópico do Carlos Reis.

Obrigado

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238658 | João Borges | 10 set 2009 13:00 | Em resposta a: #238515

caro NM231272

O ideal era esquecer as incidências deste tópico e escrever o que pretende para o Instituto da Nobreza Portuguesa cujo secretariado penso ser na Rua do Alecrim, nº 72 R/C DT.º; 1200-018 LISBOA, dirigindo-se ao seu secretário-geral Senhor Engº Mattos e Silva. Ele melhor que ninguém lhe poderá dizer se se encontra "habilitado" para poder requerer armas de sucessão.

Um nota: Acho que alguns confrades não foram cordeais. Como estamos num fórum público, e pelo que sugere é um genealogista, bastaria ter perguntado se alguém podia descrever as "regras" pelo que se rege o INP e em privado confrontar a sua vasta genealogia.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238659 | joão pombo | 10 set 2009 13:58 | Em resposta a: #238658

Criou-se, mais uma vez, uma tempestade num copo de água....como é evidente, bastaria uma simples carta ao INP, expondo as pretensões do interessado - que obviamente teria de-se identificar - e certamente que o INP, mais tarde ou mais cedo, daria a sua resposta.
Com uma árvore genealógica tão frondosa e diversificada, não duvido de que se arranjaria qualquer coisa: um brasão, um certificado, uma entrada no anuário, até um foro de FCA...
Eu apenas omitiria referências a eventuais ascendências ilustres - Carlos Magno, Hugo Capeto, D. Afonso Henriques, Guilherme o Conquistador, etc.. - porque de nada servem.
Chega mais depressa ao objectivo pretendido aquele que prova que descende dum obscuro burocrata do séc. XIX, agraciado com uma comenda ou foro menor, e para isso bastarão meia dúzia de certidões...

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238660 | luso | 10 set 2009 14:09 | Em resposta a: #238659

Caro João Pombo

O Senhor é mauzinho com aquele último parágrafo.

É óbvio que o INP interessa mais aos "pequenos" , que também são filhos de Deus , do que à nobreza histórica cujas origens estão amplamente documentadas em milhares de documentos e até se estudam nas escolas.
Qual o problema de ser obscuro e ter sido nobilitado?
Hoje também não se dão comendas a "mangas de alpaca" ????????

cumprimentos cordais

ptp

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238661 | pinheirov | 10 set 2009 14:10 | Em resposta a: #238658

Caro João Borges

Perdoe a indiscrição, mas para aliviar o espírito das derrapagens deste tópico, apreciaria saber se é descendente dos Borges de Vila da Feira e Arrifana, ou de modo mais preciso, se é descendente de Aleixo Borges e de Francisca de Mascarenhas, famílias oriundas desses lugares e de Oliveira de Azeméeis. Procuro uma informação sobre os Mascarenhas dessa linha que poderá ser anterior ao casamento de Aleixo Borges. Peço desculpa pelo incómodo, e se a minha questão não encontrar reflexo, compreenderei que a ela não responda.
Agradecendo de qualquer modo, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Malafaia Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238662 | pinheirov | 10 set 2009 14:11 | Em resposta a: #238658

Caro João Borges

Perdoe a indiscrição, mas para aliviar o espírito das derrapagens deste tópico, apreciaria saber se é descendente dos Borges de Vila da Feira e Arrifana, ou de modo mais preciso, se é descendente de Aleixo Borges e de Francisca de Mascarenhas, famílias oriundas desses lugares e de Oliveira de Azeméeis. Procuro uma informação sobre os Mascarenhas dessa linha que poderá ser anterior ao casamento de Aleixo Borges. Peço desculpa pelo incómodo, e se a minha questão não encontrar reflexo, compreenderei que a ela não responda.
Agradecendo de qualquer modo, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Malafaia Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238664 | João Borges | 10 set 2009 14:23 | Em resposta a: #238662

caro Malafaia Pinheiro

O meu ramo Borges é de Marco de Canaveses e o apelido é Borges de Araújo. Quem estudou alguns Borges de Oliveira de Azemeis foi o genealogista Sousa-Brandão, salvo erro, em dois artigos na Revista Ul-Vária, tomos III e IV.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238666 | João Borges | 10 set 2009 14:48 | Em resposta a: #238659

caro João Pombo

Já não "conversávamos" há uns tempos. Uma das razões porque não sou muito assíduo neste fórum é porque o meu tempo é escasso e quando o faço é por razões estritamentes ligadas à genealogia. Todavia, não me admiro em constatar que um dos aspectos que menos me agradava no "fórum" mantém-se. Qualquer artigo que soe, vá lá, mais "pretensioso" ou com uma "vaidade" mais declarada é abafado por comentários jucosos, reguladores, hirtos em defesa de "posturas" saudáveis, contemporâneas, "modernas"...É pena, pois o resultado, mesmo que não intencionalmente, acaba por ser o eminente pretenciosismo do "julgador" e, não tenha dúvidas, leva ao afastamento de recém-chegados.

cumprimentos,
João Borges

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238668 | pinheirov | 10 set 2009 15:04 | Em resposta a: #238664

Caro João Borges

Muito obrigado pela resposta. Aproveitando a sua informação, tentarei oportunamente comunicar com o referido genealogista ou procurar os artigos citados.
Melhores cumprimentos

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238670 | joão pombo | 10 set 2009 15:36 | Em resposta a: #238660

Caro PTP,

Acredite que não fui mauzinho, pelo menos voluntariamente.
Apenas quiz dizer que ninguém questiona a nobreza dum 4º neto dum fidalgote qualquer do séc. XIX, ou de um trineto de um barão de finais de 1800, mas o mesmo já não se pode dizer de alguém que se diz, até comprovadamente, descendente de figuras históricas como as por mim citadas.
É, no fundo, a velha questão: eu até posso ser descendente de D. Afonso Henriques e conseguir comprová-lo, mas isso não faz de mim nobre, não me dá, de per si, o direito de pedir o que quer que seja do INP.
Mas se, por hipótese, o meu trisavô, que imaginemos nasceu pobre e plebeu de todos os costados, enriqueceu a trabalhar arduamente e foi agraciado com uma comenda ou título, eu, na qualidade de seu descedente (por varonia ou representação), seguramente que poderei pedir o reconhecimento de tal estatuto ao INP.
Quanto aos mangas de alpaca, esses existirão sempre, mas isso é outra discussão...

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238671 | joão pombo | 10 set 2009 15:40 | Em resposta a: #238666

Caro João Borges:

Tem razão no que diz.
A mensagem que deu início ao tópico poderia ter tido outro acolhimento se o seu autor se tivesse identificado.
Eu defendo as participações "anónimas", porque respeito os motivos que levam os confrades a optar pelo anonimato.
Mas, tratando-se de determinados assuntos, convém chamar os "bois pelos nomes"...e logo num fórum de genealogia!
Seria o mesmo que eu ir ao médico e queixar-me duma dor forte, mas omitir a localização da dor ao médico...
Enfim, é mais um daqueles tópicos onde não se aprende nada...

Cumprimentos,
João Pombo

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238672 | pinheirov | 10 set 2009 15:42 | Em resposta a: #238664

Caro João Borges

Muito obrigado pela resposta. Aproveitando a sua informação, tentarei oportunamente comunicar com o referido genealogista ou procurar os artigos citados.
Melhores cumprimentos

Victor M. Pinheiro

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238678 | luso | 10 set 2009 16:48 | Em resposta a: #238670

Caro João Pombo

Tem razão no que diz.

Mas é preciso ter paciência....eu por exemplo, dantes, andava à "pancada" com alguns "cromos" que por aqui se passeiam , agora já não me dou ao trabalho.Devo estar velho , lol.

Cumprimentos do


PTP

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238679 | luso | 10 set 2009 16:51 | Em resposta a: #238678

Até fui castigado pela Administração, agora sou um santinho....

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#238698 | joão pombo | 10 set 2009 19:52 | Em resposta a: #238679

Pois, já me tinha apercebido que V. Exª. andava muito bem comportado...ehehehe

Resposta

Link directo:

RE: Genealogias...

#238745 | valboa | 11 set 2009 11:01 | Em resposta a: #238599

Meus caros intervenientes neste fórum

Confesso o meu arrependimento por ter feito uma intervenção neste tópico.
Se imaginasse que as intervenções iriam descambar para o insulto pessoal e para resolução de ' problemas ' que nada têm a ver com o seu início, nunca o teria feito.
Algo que teve graça e que foi aproveitado como tal, transformou-se e está a progredir no sentido de ser um desrespeito para este fórum.
Haverá com toda a certeza, outros fórums,outros lugares e outros mails pessoais onde serão mais apropriadas estas intervenções.

melhores cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Instituto de Nobreza

#239804 | mdb | 21 set 2009 18:02 | Em resposta a: #238670

Caro João Pombo,

Pode-se pedir uma "comenda" ao INP...?
Perdoe-me a ousadia, mas sou novo aqui no Fórum.

Cumprimentos,

João Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 30 abr 2024, 00:10

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen