antonio pedro de barros

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas

antonio pedro de barros

#15411 | beneditavasconcelos | 07 jan 2002 14:19

Onde posso procurar a familia do dr. Antonio Pedro de Barros de Faria e Castro que casou com D. Maria dos Prazeres Mendes de Vasconcelos Peixoto,filha do Dr António de Vasconcelos Mendes Guedes de Carvalho,da Casa do Carvalho em Real,Amarante.
Sei que o Dr. António Pedro nasceu na Casa da Mogada em Guimarães e está ligado ao morgadio da casa dos Laranjais.

Agradeço qualquer ajuda neste sentido pois queria fazer uma
árvore genealógica e só tenho dados sobre o lado Vasconcelos .

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#79953 | lcarv | 22 dez 2004 18:20 | Em resposta a: #15411

Cara Benedita Vasconcelos,

Na referida Casa da Mogada (de que sou actual co-proprietário) existe um manuscrito escrito pelo meu Tio-Avó (comandante Carvalho Crato) com a genealogia dos Barros da Casa da Mogada/Laranjais.

Embora o seu pedido já tenha quase 1 ano (só agora entrei para o fórum) se ainda estiver interessada poderei transcrever alguma parte. De qualquer forma é meu projecto pessoal vir a copiar em formato digital o referido manuscrito.

Melhores Cumprimentos,
Luís Rebelo de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#79988 | Mavasc | 22 dez 2004 22:17 | Em resposta a: #79953

Caro Luis Rebelo de Carvalho

Estou interessadíssima. O meu pedido já tem algum tempo, entretanto fui reunindo elementos, com a preciosa ajuda de participantes deste Fórum, como pode ver na base de dados. Mas queria saber mais sobre a Casa da Mogada, onde nasceu meu sogro, Dr Guilherme de Barros e Vasconcelos que muito me falava dos Barros e de seu Pai, António Pedro, contemporâneo de António Nobre em Coimbra e de seu Avô, igualmente António Pedro, personagem interessantíssima com histórias muito engraçadas.
Bem haja por qualquer informação que queira ter a simpatia de me dar.

Melhores Cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#80122 | mivapi | 26 dez 2004 22:32 | Em resposta a: #79988

Cara Maria Benedita

Há um amigo meu que tem muitos dados sobre os Barros e Vasconcelos mas ele, por princípio, não participa em foruns da net.
Se lhe interessar a sua colaboração, posso dar-lhe o seu e-mail, o que só farei com a sua autorização.

Com os meus cumprimentos
Miguel Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#80124 | Mavasc | 26 dez 2004 23:10 | Em resposta a: #80122

Caro Miguel Vaz Pinto

Bem haja pela disponibilidade, claro que me interessa a ajuda do seu amigo.
O meu mail é beneditavasconcelosarrobahotmailpontocom

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#80188 | ant.perestrelo | 27 dez 2004 22:15 | Em resposta a: #79953

Caro Luís Rebelo de Carvalho,

O seu tio avô comandante Carvalho Crato é descendente de uns Cratos de Cabo Verde e Cacheu? Por acaso não sabe qual a ascendência desse seu tio avô? Iniciei um tópico com o titulo Carvalho Crato onde estão alguns dados sobre esta família
Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#80683 | lrcarvalho | 03 jan 2005 16:27 | Em resposta a: #80188

Caro António Perestrelo,

Efectivamente o meu tio avô é o JOSÉ EDUARDO DE CARVALHO CRATO a que se refere na seu tópico.

Não tenho comigo de momento nenhuma referência sobre a sua ascendência, mas no tal manuscrito que ele fez existem algumas notas biograficas que ele deixou.

Assim que puder posso dar-lhe essa informação. Mas peço-lhe alguma paciência, uma vez que por motivos profissionais muito em breve terei de me ausentar ao estrangeiro e só em Fevereiro terei a oportunidade de colocar as mãos no manuscrito.

Cumprimentos,
Luís Rebelo de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#80697 | amafs | 03 jan 2005 18:44 | Em resposta a: #80124

Senhora D. Maria Benedita:

Numa árvore de costados da família, encontro Lucas da Silva de Azevedo Coutinho casado com D.Maria do Carmo de Lima Botado de Almeida.
Ele, filho de D. Joaquina Inácia de Barros e Vasconcelos, neto materno de D. Maria Joaquina de Barros e Vasconcelos, nascida em Lisboa e baptizada na freguesia dos Anjos em 12/1/1705, e bisneto de José de Barros e Vasconcelos , casado com D. Tomásia Maria de Mendonça.

D. Maria do Carmo L. Botado de Almeida,filha de D. Luisa Rita de Barros e Vasconcelos, neta materna de Luis Filipe de Barros e Vasconcelos, Moço FCR, e bisneta de Bernardo de Barros e Vasconcelos,casado com D. Leonor de Sousa.

Ficar-lhe-ia agradecido se pudesse dar-me os locais e datas de nascimento, de baptismo e óbito, destes Barros e Vasconcelos.

Votos de um Bom Ano e os cumprimentos de

Ferreira da Silva

.

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#80709 | ant.perestrelo | 03 jan 2005 19:31 | Em resposta a: #80683

Caro Luís Rebelo de Carvalho,

Obrigado pela sua resposta. Fico aguardando por notícias suas.

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#80762 | Mavasc | 04 jan 2005 10:33 | Em resposta a: #80697

Caro confrade

Os Barros e Vasconcelos que tento estudar resultam do casamento de António Pedro de Barros e Faria e Castro com D. Maria dos Prazeres Mendes de Vasconcelos Peixoto, como pode constatar aqui, na base de dados. Assim, só passaram a usar o Barros e Vasconcelos nos inícios do séc. XX e são famílias de Guimarães e Amarante.
Não me parece, pois, haver qualquer ligação aos nomes que cita, os quais poderão, eventualmente, estar ligados aos Barros e Vasconcelos das Barras, sobre os quais não possuo quaisquer elementos.
Lamento não poder dar qualquer ajuda.

Um bom 2005 e boas investigações.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#80775 | mivapi | 04 jan 2005 13:22 | Em resposta a: #80697

Senhor Ferreira da Silva

A ascendência de D. Maria Joaquina de Barros e Vasconcelos encontra-se bem estudada no livro "Dos Barros e Vasconcelos", por Oliveira Mouta, publicado pela Livraria Tavares Martins em 1955, pág.36.

Tal como foi aventado pela iniciadora deste tópico, é dos Barros e Vasconcelos das Barras.

Cumprimentos,
M. Vaz Pinto

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#80800 | RBVG | 04 jan 2005 16:13 | Em resposta a: #80697

Exmo Senhor Ferreira da Silva.

Efectivamente os Barros e Vasconcellos mencionados por si peretencem ao ramo da Quinta da Barras, do qual eu sou descendente. Assim no sentido de podermos trocar e enriquecer as nossas informações sobre a familia deixo-lhe o meu email pessoal, ficando desde já á espera de um contacto seu.

Melhores cumprimentos.
Rodrigo de Barros e Vasconcellos Guisado.

mail: rodrigo.guisado@siva.pt

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#80814 | amafs | 04 jan 2005 17:31 | Em resposta a: #80762

Senhora D. Maria Benedita :

Muito obrigado pela sua informação.
No entanto, estou já a receber ajuda de outros dois participantes deste Forum.
Aceite os melhores cumprimentos de

Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#80818 | amafs | 04 jan 2005 17:44 | Em resposta a: #80775

Senhor M. Vaz Pinto :

Agradeço muito a sua ajuda.
Após a morte de meu sogro, os livros e a documentação da casa dispersaram-se, o que me acarreta muitas dificuldades.
Votos de um bom ano eos cumprimentos de

Ferreira da Silva

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#85339 | ant.perestrelo | 28 fev 2005 00:15 | Em resposta a: #80683

Caro Luís Rebelo de Carvalho,

Desculpe insistir mas por acaso já viu o manuscrito do seu tio ?

Cumprimentos
António Perestrelo

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#102365 | Mavasc | 06 out 2005 17:32 | Em resposta a: #79953

Caro confrade Luís Rebelo de Carvalho

Pedindo desculpa pela insistência, venho reiterar a pergunta sobre o tal manuscrito de seu Tio Avô, Comandante Carvalho Crato, sobre os Barros da Casa da Mogada/Laranjais.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#103594 | lrcarvalho | 22 out 2005 11:09 | Em resposta a: #102365

Minha Cara Maria Benedita,

Quem tem de pedir desculpa sou eu, pela demorada ausência deste forum e consequente resposta.

Efectivamente tenho vindo, lentamente, a copiar o manuscrito. Ainda está longe de estar terminado, mas a linha principal (e mais completa) já está bastante próximo dos nossos antepassados comuns.

Se quizer que lhe envie o que já tenho, mande-me um mail para lcarvalho at tvtel.pt

Os meus melhores cumprimentos,
Luís Rebelo de Carvalho

Resposta

Link directo:

RE: antonio pedro de barros

#103595 | Mavasc | 22 out 2005 11:38 | Em resposta a: #103594

Caro Luís Rebelo de Carvalho

Bem haja pela sua disponibilidade. Confesso que estou curiossíssima para ver o manuscrito de seu Tio, tanto mais que me diz que a linha principal está quase completa. Tenho o maior interesse em confrontar esses dados com os que tenho, e vou mesmo mandar-lhe um mail. Mas não percebo bem o endereço que me envia, desculpe os meus parquíssimos conhecimentos informáticos , mas onde ponho o "arroba"? Ou não ponho? De qualquer modo aqui lhe deixo, também, o meu mail para o caso de haver qualquer engano:beneditavasconcelosarrobahotmailpontocom

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Pedro de Barros

#195333 | almiro63 | 05 mai 2008 21:55 | Em resposta a: #80762

Cara Maria Benedita

Sei que António de Barros de Faria e Castro, casado com Maria do Carmo Pereira da Cunha, foram pais, entre outros de:

- Violante Amália de Barros, que casou em 1896 com Joaquim Ferreira Marques. Este casal teve pelo menos dois filhos, a saber:

a) Fernanda de Barros Ferreira Marques (1902-1957)
b) António de Barros Ferreira Marques, casado com Clotilde Palanque com geração.

A partir daqui não tenho mais informações...
Será que me poderia ajudar a completar a descendencia deste ramo?

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Pedro de Barros

#195346 | Mavasc | 05 mai 2008 23:33 | Em resposta a: #195333

Caro confrade J. Almiro

Julgo que Violante Amália de Barros http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=633650 é irmã, e não filha, de António Pedro de Barros de Faria e Castro. Confesso que, como filhos do casal em questão, tenho apenas os que constam no Genea http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=199293.
Mas quem poderá elucidar-nos sobre este assunto é o confrade Luís Rebelo de Carvalho, que tem um manuscrito de seu Tio-avô, Comandante Carvalho Crato, sobre a Casa da Mogada, como pode ver neste tópico.
Pode ser que tenhamos a enorme sorte de que nos "ouça"!

O que possuo sobre os Barros é apenas o que consta de "Sangue Velho Sangue Novo" e de "Mendes de Vasconcellos da Casa do Carvalho"do Dr.
Joaquim Luiz do E.S. Mendes de Vasconcelos, que consta na base de dados.

Lamento não poder ajudar!
Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Pedro de Barros

#195493 | almiro63 | 06 mai 2008 22:54 | Em resposta a: #195346

Cara Maria Benedita

Muito obrigado pela resposta, esperemos que o confrade Luís Rebelo de Carvalho veja essa mensagem.

Já agora, e em relação aos "Almeida Saraiva" da Guarda, tenho alguns elementos que gostaria de completar, nomeadamente a descendência do casal:

António Augusto de Almeida Saraiva e mulher Maria da Nazareth de Almeida Saraiva.
Filhos que pude apurar:

1. José Urbano de Almeida Saraiva, casado com Leopoldina da Luz Oliveira, com geração, pelo menos três filhos:

1.1. Palmira c.c. Jorge Velez Caroço (s.m.n.)
1.2. Sara c.c. Pedro da Fonseca Machado da Ressurreição (s.m.n.)
1.3. Silvino c.c. Maria da Conceição Bustos Rosendo, c.g. (s.m.n.)
1.4. Armando c.c. Margarida Pinto da Mota Lopes s.g.

2. António Augusto de Almeida Saraiva c.c. Urbina da Piedade Teixeira (s.m.n.)

3. Luís Augusto de Almeida Saraiva c.c. Maria Ana de Carvalho, com geração (apenas sei de uma filha)

3.1. Palmira Heriqueta de Carvalho Saraiva. (não sei se há mais filhos)

Se souber a descendência de algum destes casais e me puder ajudar, muito lhe agradeço.

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Pedro de Barros

#195496 | Mavasc | 06 mai 2008 23:02 | Em resposta a: #195493

Caro confrade Almiro

Claro que sei! Palmira Henriqueta de Carvalho Saraiva era Avó paterna de meus filhos e consta na BD do Genea.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=245636
Não imaginava que tivesse ascendência na Guarda, sempre a pensei de Portalegre!
Era a única filha do casal.

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Pedro de Barros

#195648 | almiro63 | 07 mai 2008 21:52 | Em resposta a: #195496

Obrigado pela resposta.

Por acaso sabe se Luís Augusto de Almeida Saraiva tinha mais sobrinhos ou mais irmãos?

Seriam primos direitos da Palmira.

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Pedro de Barros

#195653 | Mavasc | 07 mai 2008 22:45 | Em resposta a: #195648

Caro confrade Almiro

Havia uma prima, cá em Lisboa, mas creio que não era prima direita. Minha sogra falava numa outra prima, com quem brincava em miúda, e sei que tinha tido uma irmã mais velha que morreu em criança. Confesso não o poder ajudar mais, lamento!

Com os meus melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Antonio Pedro de Barros

#195788 | almiro63 | 08 mai 2008 22:50 | Em resposta a: #195653

Cara Maria Benedita

De qualquer modo muito lhe agradeço pelas informações prestadas.

Cordialmente

J. Almiro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 14:43

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen