Lobão de Serpa e Alentejo, origem cristã-nova

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Genética | Regiões | Arquivos

Lobão de Serpa e Alentejo, origem cristã-nova

#238739 | Amergin | 11 set 2009 10:39

Caro Óscar,

Há muitos anos, estudei pela rama os Lobões de Serpa, dos quais derivam, penso eu, todos os Lobões alentejanos.

Fiquei-me pela consulta do processo de habilitação para FSO de Manuel de Lobão Telo (1738), filho de Clemente Lobão Telo.

Não me lembro dos detalhes, mas creio que foi recusado devido à “cristã-novice” precisamente do ramo Lobão, proveniente de Vila Flor. Isto faz todo o sentido, até porque o Clemente era um mercador sagaz e negociante brilhante, que enriqueceu bastante e pôde assim financiar as suas pretensões nobiliárquicas.

Se bem me lembro, a genealogia apresentada na carta de armas é ficcional e bem diferente da que consta no referido processo, que tem testemunhos bastante interessantes. Esta situação não tem nada de especial e já era bastante comum nesta época.

Estes Lobões também são do Norte, mas não entroncam nem no referido fidalgo espanhol nem em Machados, o que não quer dizer que outras famílias transmontanas com este apelido tenham necessariamente a mesma origem.

Vou tentar localizar os meus apontamentos, que têm mais detalhes do referido processo.

Cumprimentos,
Américo

Resposta

Link directo:

RE: Lobão de Serpa e Alentejo, origem cristã-nova

#241621 | jramos | 10 out 2009 14:51 | Em resposta a: #238739

Caro Confrade,

As informções sobre os Lobões de Serpa interessam-me muito por ser 8º neto de Clemente de Lobão Telo. Pela descrição que faz dele presumo que conheça detalhes da sua vida que muito me interessam. As conclusões que apresenta já me tinham ocorrido: a sua ascenção financeira tem relação com o seu sangue judeu.

Os Lobões do Alto Alentejo não descendem dos de Serpa, mas são parentes.

Também conheço o processo de Manuel de Lobão Telo, que é bastante interessante.

Gostaria muito de trocar informações consigo, pelo que aguardo resposta.

j.a.e.ramos@iol.pt

Cumprimentos

João Ramos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 01 mai 2024, 17:12

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen