Familia Silva Carrão - Curitiba-Paraná - Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil | Pessoas | Cargos

Familia Silva Carrão - Curitiba-Paraná - Brasil

#238987 | GenLoyola | 13 set 2009 15:32

Caros confrades

Estou pesquisando a familia Silva Carrão de Curitiba - Paraná, do Presidente da Provincia de São Paulo ( 03/08/1865 a 0303/1866), Dr. João da Silva Carrão.Qualquer informação genealógica será muito importante.

Atenciosamente,

Hugo Ricardo de Loyola Pinho Klat

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva Carrão - Curitiba-Paraná - Brasil

#239029 | Gilson Nazareth | 13 set 2009 22:56 | Em resposta a: #238987

Hugo,
Há no RJ uma famíla Amorim Carrão vinda de Sabará, MG, fins do XVIII.São Mota Carrão com Amorim Soares,lhe interessam?
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva Carrão - Curitiba-Paraná - Bras

#239039 | GenLoyola | 14 set 2009 00:13 | Em resposta a: #239029

Gilson


Agradeço sua resposta,mas não creio ser a mesma familia.A que pesquiso já estava em Curitiba no século XVIII.

Grato,

Hugo

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva Carrão - Curitiba-Paraná - Brasil

#249365 | Rodarte | 07 fev 2010 00:17 | Em resposta a: #239029

Prezado Gilson Nazareth,

Estou investigando duas sociedades secretas do Rio de Janeiro no século XIX.

Sobre a primeira delas, a Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz, que funcionou de 1822 a 1823, desconfio que o seu primeiro Tesoureiro, que adotou o nome simbólico de Tito, mas que tinha as iniciais "MAAC", fosse o Tenente Coronel Comendador Manoel Antonio de Amorim Carrão... Sei apenas que nasceu por volta de 1770 em Sabará (MG) e que faleceu na Cidade do Rio de Janeiro... Poderia me fornecer maiores informações sobre ele?

A segunda dessas sociedades secretas que investigo é a Clube dos Amigos Unidos, parece que fundada depois da dissolução da Constituinte de 1823, com o objetivo de implementar no Brasil a forma republicana de governo, que teve papel importante nos acontecimentos que resultaram no 7 de Abril - e da qual fez parte um seu ancestral, Sabino da Silva Nazareth. Saberia maiores informações a respeito dessa sociedade? O pouco que sei foi extraído dos relatos feitos pelos irmãos Theophilo e Christiano Benedicto Ottoni...

Abraços cordiais,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva Carrão - Curitiba-Paraná - Brasil

#249551 | Gilson Nazareth | 09 fev 2010 09:39 | Em resposta a: #249365

Claus Rodarte,
Recebi,surpreso, sua carta.
Sei bastante de Sabino Filho, avô de meu avô, mas de Sabino pai quase nada.
O sabia republicano e que o filho era monarquista.
Quando era guri vi numa reprodução de jornal, em livro, que Sabino Nazareth, propagandista da República, havia fugido pulando pelos quintais, infelizmente não anotei.
Acredito que os jornais da época e os assentos da polícia tenham alguma informação; no Laemmert esta sociedade figura?
Acredito que vc tenha visto Gente de Turquel com os dados pessoais do
Sabino Velho.
Andei lhe encontrando por meio do google:professor universitário em Brasília, autor e genealogista.
Dentro das minhas limitações estou disposto a colaborar com o amigo.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva Carrão - Curitiba-Paraná - Brasil

#249566 | Rodarte | 09 fev 2010 13:58 | Em resposta a: #249551

Prezado Gilson,

Fico-lhe, desde já, muito grato pela ajuda.

No Laemmert, infelizmente, não aparece informação alguma sobre essas sociedades políticas (secretas, discretas, ou mesmo as ostensivas). O que tenho da Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz foi extraído das atas da sociedade por outros autores (notadamente Barão do Rio Branco, Aníbal Gama, Alberto Rangel, e Alexandre Barata). E as informações que disponho sobre o Clube dos Amigos Unidos foram extraídas dos livros autobiográficos dos irmãos Ottoni - Theophilo e Christiano.

Theophilo Ottoni publicou, em 1860, uma relação dos sócios já falecidos do Clube dos Amigos Unidos (não nomeou os que ainda estavam vivos, talvez para poupá-los de eventuais problemas com o regime monárquico). Christiano Ottoni, em 1870, aumentou a lista, explicando ainda:

"Era uma sociedade secreta de fins exclusivamente politicos, mas com formulas maçonicas e grande cautella na escripta para resguardar seus membros da perseguição, dado o caso de apprehensão dos papeis.

Os Amigos Unidos agitavam o espirito publico, influiam na imprensa, escreviam, recommendavam e facilitavam leituras liberaes, defendiam seus correligionarios, levantavam propaganda contra o mal disfarçado despotismo que nos opprimia." (Christiano Benedicto Ottoni, Biografia de Theophilo Ottoni, Typographia do Diario do Rio de Janeiro: 1870, p.8)

A lista dos sócios do Clube dos Amigos Unidos, apresentada por Christiano Ottoni nessa mesma obra (publicada no ano em que ajudou a fundar o Clube Republicano), é a seguinte:

Theophilo Benedicto Ottoni
Antonio José do Amaral
José Augusto Cesar de Menezes
João Mendes Vianna
João Pedro Maynard
Antonio José Pinto
Epiphanio José Pedroso
Dr. Joaquim José da Silva
Ezequiel Corrêa dos Santos
Antonio Rodrigues Martins
Manoel Peixoto de Azevedo
F. J. Pacheco
Sabino da Silva Nazareth
Manoel Feliciano Pereira de Carvalho
Christiano Benedicto Ottoni

Existe ainda a menção de que o presidente honorário da sociedade era o revolucionário Cypriano Barata...

Desses nomes, foram deputados à Assembléia Geral do Império: os irmãos Ottoni (que chegaram ao Senado), Antonio José do Amaral e João Mendes Vianna. Desse último, sei apenas que estudou em Coimbra, tendo se matriculado em 1802 (mas nem sei se concluiu o curso). Os irmãos Ottoni (Christiano só fez parte da sociedade depois que seu irmão Theophilo voltou ao Serro Frio) eram, no período em que existiu o Clube dos Amigos Unidos, apenas jovens estudantes da Academia Militar (onde o Antonio José do Amaral e o João Mendes Vianna lecionavam).

João Pedro Maynard, sobre quem nada mais sei, era empregado público aposentado.

Ezequiel Corrêa dos Santos era um jovem boticário, com cerca de 29 anos (as idades referem-se às vésperas do Sete de Abril).

Antonio José Pinto, Epiphanio José Pedroso, Joaquim José da Silva, José Augusto Cesar de Menezes e Manoel Feliciano Pereira de Carvalho eram médicos (o último, formado em 1830, os dois anteriores em 1829, nada mais sei sobre os demais).

Além dos já citados Antonio José do Amaral e João Mendes Vianna, havia também, na carreira das armas, Manoel Peixoto de Azevedo (da Artilharia).

No comérico, havia o seu ancestral Sabino (trapicheiro, então com 39 anos) e o Antonio Rodrigues Martins (negociava ouro e prata, mas não sei mais nada sobre ele).

Por fim, o F. J. Pacheco - de quem nada sei.

Caso possa me fornecer maiores informações sobre qualquer um desses nomes, ficarei muito grato. E tenho interesse também em saber algo mais sobre o Manoel Antonio de Amorim Carrão, que me conduziu a esse tópico e resultou no nosso contato...

O meu cordial abraço,

Claus Rodarte

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva Carrão - Curitiba-Paraná - Brasil

#268903 | RSR | 20 jan 2011 01:20 | Em resposta a: #238987

Caro Confrade,

Minha avó materna chamava-se Helena Bosi de Assumpção Carrão, posteriormente Helena Bosi Ribeiro após matrimônio com Antonio Marques Ribeiro, português de Paços de Ferreira.

Era filha de uma italiana chamada Caterina Bosi que chegou com a família em Teophilo Ottoni em 1897 e do braisleiro Mario Inocencio de Assumpção Carrão. Não tenho registro escrito mas lembro de ter ouvido o nome João da Silva Carrão como sendo avô de minha avó. Ela chegou a mencionar inclusive que este ramo da família teria vindo de Curitiba.

Ficaria muitíssimo grato com qualquer informação.

um abraço,


Rafael

Resposta

Link directo:

RE: Familia Silva Carrão - Curitiba-Paraná - Brasil

#268953 | Gilson Nazareth | 21 jan 2011 01:44 | Em resposta a: #249365

Klaus,
Desculpe-me pela longa demora.
O Carlos Barata me fez a gentileza de identificar alguns dos seus "conspiradores".
Mande-me seu email para que possa lha reenviar o dele,
Gilson
deventer@uol.com.br

Resposta

Link directo:

Família Amorim Carrão

#289811 | Carrao | 24 out 2011 13:04 | Em resposta a: #249365

Prezado Claus

Sobre "Sobre a primeira delas, a Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz, que funcionou de 1822 a 1823, desconfio que o seu primeiro Tesoureiro, que adotou o nome simbólico de Tito, mas que tinha as iniciais "MAAC", fosse o Tenente Coronel Comendador Manoel Antonio de Amorim Carrão... Sei apenas que nasceu por volta de 1770 em Sabará (MG) e que faleceu na Cidade do Rio de Janeiro... " tenho algumas referência que pode ser correta. Pode ser uma troaca de nome do "MAAC" - Marianno Antonio de Amorim Carrão ou irmão/tio:

1819 – Gazeta de Lisboa – Nº 14 – de 16/01/1819
Marianno Antonio de Amorim Carrão, em despacho de 18 de outubro de 1818, do Príncipe Real (aqui, Dom João VI), no rio de Janeiro, o faz “Cavaleiro da Ordem de Cristo”.
(Em: http://books.google.com.br/books?id=8P8vAAAAYAAJ&pg=RA2-PA14-IA1&lpg=RA2-PA14-IA1&dq=%22amorim+carr%C3%A3o%22+-rua+-R.&source=bl&ots=km4K1Jk6zl&sig=Z3sd7fBKyLVFenbUblxG0ouM308&hl=pt-BR&ei=q4GkTpSbB8_dsgbUsJyTAw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=6&sqi=2&ved=0CDoQ6AEwBQ#v=onepage&q=%22amorim%20carr%C3%A3o%22%20&f=false )

1856 - PROVÍNCIA DO RIO DE JANEIRO - GUARDA NACIONAL
Comando Superior da Guarda Nacional da Província do Rio de Janeiro para o ano de 1856
CAPITAL e MUNICÍPIO DE NITERÓI (I Comando)
Ajudantes de Ordem:
“Major Mariano Antonio de Amorim Carrão, filho do Tenente Coronel Mariano Antonio de Amorim Carrão e de Maria Benedita de Velasco Molina. Descendente de família de povoadores da Cidade do Rio de Janeiro, no século XVI. Com geração do seu casamento com Maria Brandão”.
(Em: http://www.cbg.org.br/arquivos_genealogicos_g_04.html )

1892 - Pg. 11. Seção 1. Diário Oficial da União (DOU) de 20/07/1892

Recebedoria
5* DISTRICTO
Relaçao dos predios lançados para o exercido de 1893, cujos valores locativos tiveram aumentos para deducçao do imposto predial.
Rua Barão de Petrópolis, N. 18, Mariano Antonio de Amorim Carrão
(Em:
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1660673/dou-secao-1-20-07-1892-pg-11/pdfView http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1660673/dou-secao-1-20-07-1892-pg-11 )

1892 - Pg. 12. Seção 1. Diário Oficial da União (DOU) de 13/08/1892

Imposto Predial – 8º DISTRICTO
Praia Formosa, N.301, Major Marianno Antonio de Amorim Carrão
Praia Formosa, N. 305, (loja) Major Marianno Antonio de Amorim Carrão.
(Em:
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1668596/dou-secao-1-13-08-1892-pg-11
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1668597/dou-secao-1-13-08-1892-pg-12
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/1668598/dou-secao-1-13-08-1892-pg-13 )

Estas duas ultimas, já da década de 1990, rferere-se ao MAJOR (filho? Neto?).

Agradeço mais qualquer informação.

Um abraço,
Eduardo Carrão
carrao@powerline.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Familia Amorim Carrão

#337355 | equartin | 28 out 2013 13:49 | Em resposta a: #239029

Gilson,
você tem dados sobre a família Amorim Carrão do Rio de Janeiro? sou descendente de Luiz Marianno de Amorim Carrão e estou fazendo minha árvore.
Obrigada,
Eduarda Quartin

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 08:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen