Pesquisa de familiares no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Brasil | Pessoas

Pesquisa de familiares no Brasil

#239299 | cjcardoso | 16 set 2009 10:23

Procuro informações sobre Gabriela Soares Menezes Couto, nascida em Santana, Rio de Janeiro, e casada com Custódio José do Couto, natural de Meinedo, Lousada (Portugal).
Tiveram uma filha (pelo menos) de nome Ana do Couto, natural de Santana, Rio de janeiro, nascida em 1877 ou 1878, que veio a casar em Portugal, em Caíde de Rei, Lousada, com José Augusto de Sousa Pereira, a 16.6.1897.
Agradeço toda a ajuda.
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#240102 | cjcardoso | 24 set 2009 10:46 | Em resposta a: #239299

Renovo pedido

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#240774 | Gilson Nazareth | 30 set 2009 19:39 | Em resposta a: #239299

Olá, Cristiano
No CBG não aparece este casamento, não devem ter casado na cidade do Rio de Janeiro.
De amanhã a quarta próxima vou tentar encontrar o batismo, cruze os dedos
Abraço
Gilson
PS Onde mora?

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#240819 | cjcardoso | 01 out 2009 09:20 | Em resposta a: #240774

Caro Gilson,

Fico-lhe muito agradecido por disponibilizar algum do seu tempo a ajudar-me nesta pesquisa. De outra forma, para mim, seria impossível, pelo menos nos próximos tempos.

De facto, não sei onde casaram, mas uma coisa tenho a certeza: tanto a Gabriela como a sua filha Ana do Couto são referidas como naturais de Santana, Rio de Janeiro.

Eu sou de Lousada, Portugal.

Um abraço
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#240820 | cipa | 01 out 2009 10:06 | Em resposta a: #240819

Caro Gilson,

Será que me pode ajudar a descobrir o assento de casamento da minha bisavó aí no Rio de Janeiro?
É o assento de casamento de 13 de Fevereiro de 1908 entre Margarida Augusta e Alfredo José da Silva. A noiva era natural da freguesia de Ataíde, concelho de Amarante, distrito do Porto, nascida em 07/02/1866 e filha de Emília de Jesus e Paulino de Araújo
O noivo era natural da freguesia de Massarelos, concelho do Porto, distrito do Porto, nascido em 13/11/1874, filho de António José da Silva e Maria Delfina.

Não sei em que paróquia foi realizado o casamento. Esta informação retirei-a de um pedido de passaporte onde diz que casaram na cidade do Rio de Janeiro.

Já procurei no site dos mórmons no registo civil e não encontrei nada. Por isso calculo que esta data fosse do casamento religioso.

Agradecia a ajuda.

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#240824 | Gilson Nazareth | 01 out 2009 11:12 | Em resposta a: #240820

Carla,
Tudo certo?
Século XX já é difícil...Poderá estar recolhido ao AN do RJ mas,lá, atualmente o serviço é pessimo; e já foi excelente.
Há lugares,como Niteroi e Nova Iguassú, muito próximos mas também de acesso documental quase impossóvel,coisas destes Brasis.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#240856 | Paulo Jubilut | 01 out 2009 18:11 | Em resposta a: #239299

Caro Cristiano,

Penso que Santana hoje faz parte do município chamado Barra do Piraí . Espero que ajude em algo.

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#240896 | jpro | 02 out 2009 00:38 | Em resposta a: #240824

Caro Gilson
Meu nome é José Paulo, sou de Lisboa e estou procurando meus antepassados brasileiros.

-Joaquim Manuel de Campos Amaral,meu bisavô, nasceu a 16 de Março de 1862 em S.Paio de Gramaços - Oliveira do Hospital/Portugal; emigrou para o Brasil em data que desconheço. Casou com Luciana Ferreira Souto , (natural do Rio de Janeiro) a 26/11/1892 e faleceu no Rio a 30 de Junho de 1918 (á data do falecimento residia na R. de S.José nº78, no Centro e era presidente da Associação de Empregados de Comércio do Rio de Janeiro).

- Luciana Ferreira Souto, minha bisavó, tinha á data do seu casamento, em 1892, 25 anos, residia na R. de S.José nº77; teria nascido cerca de 1867 no Rio, filha de José da Costa Ferreira Souto e de Maria da Encarnação Leal Souto;

-José da Costa Ferreira Souto adquiriu de seu sócio o Armazém de Couros na R. da Quitanda nº 40 no Rio (é referido no Almanak Laemmert entre 1861(pag 554) e 1869 (pág 595), altura em que presumo tenha falecido. Sei pelas histórias de familia que minha trisavó Maria da Encarnação Leal Souto teria 13 anos quando casou e 25 qd enviuvou (o casamento teria pois ocorrido por volta de 1857/58, e o seu nascimento por volta de 1844/45 no Rio de Janeiro - Centro/S. José)

Se tiver disponibilidade para me orientar na pesquisa ficaria muito agradecido
Cumprimentos
José

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#241658 | Gilson Nazareth | 10 out 2009 21:37 | Em resposta a: #240819

Caro,
Estive no arquivo da Curia na quinta feira:estava fechado...
Devo voltar quarta próxima.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#241659 | Gilson Nazareth | 10 out 2009 21:46 | Em resposta a: #240896

José Paulo,
Vou tentar, nestas datas mais recentes é mais difícil pesquisar.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#241976 | Gilson Nazareth | 14 out 2009 22:15 | Em resposta a: #240896

Caro,
José da Costa Ferreira Souto casouse RJ Candelária Lº10/257 com Maria da Encarnação Leal.
Estou indo à Curia nas 4ª feiras.Estou pesquisando pela ordem de contacto com os colisteiros.
Uma pouco de paciência e verei os seus.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242010 | jpro | 15 out 2009 15:29 | Em resposta a: #241976

Caro Gilson
muito obrigado pelas suas informações
Em Dezembro estarei no Rio de Janeiro e espero ter oportunidade de ir à Curia e eventualmente ao Arquivo.
Provávelmente depois pedirei algumas dicas.
Fico a aguardar mais noticias
Um abraço,
José Oliveira

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242018 | Gilson Nazareth | 15 out 2009 17:56 | Em resposta a: #242010

José,
Antes disto devo ter ido à Curia.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242346 | cjcardoso | 20 out 2009 12:25 | Em resposta a: #240856

Caros Gilson e Paulo,

Agradeço a ajuda de ambos.

Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242578 | Gilson Nazareth | 22 out 2009 21:40 | Em resposta a: #239299

Caro Cristiano,
Vamos às novas:
Custodio José do Couto,n.Santa Maria de Meinedo,distriro de Pena Fiel,Bisp.Porto.Filho legítimo do capitão Luiz do Couto e de D.Maria Lentino.
Casado(banhos para casar 1873)com D.Gabriela Soares de Menezes nbFreg.Santíssimo Sacramento Lª16/pag.133v b.08-07-1849 e n.18-03.Filha legitimada de Manuel Lopes de Menezes e Florinda Rosa da Conceição.
Nota: Em 11-10-1858 ,Manuel Lopes de Menezes,morador rua do Hospício 2704,declara que creconheceu em cartório seus dois filhos;
1-Gabriela n.18-03-1849b.08-07
2- Manuel b.Santana 11-03-1845.
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242579 | Gilson Nazareth | 22 out 2009 21:57 | Em resposta a: #240896

José Paulo,
Temos novidades.
José da Costa Ferreira Souto n.Freg.Santiago-Bisp.Braga.Filho legítimo de Antonio Fereira Souto er D.Quitéria da Costa Ferreira Souto.
Casado RJ ,Matriz do Engenho Velho,Registrado CandeláriaLª10ª/257 com D.Maria da Encarnação Leal,n RJ b Freg Santíssimo Sacramento.Filha legítima de Francisco dos Santos Leal e de Maria José da Encarnação.
.Banhos
.........................................................................................................................................................

Banhos 1839
Francisco José dos Santos Leal n.Arc.Braga.Filho de Antonio dos Santos e Isabel de Souza nn.Freg NS das Neves,Alcações,Tanha junto a Malta
Casado com Maria José da Encarnação n.RJ S.José b.27-09-18(23?) Lº9/pag?.Filha de José Dias Mafra e Catarina de Sene Castro Vilaça.PP:Miguel Dias a sua mulher Maria Madalena de Castro Vilaça.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242583 | jpro | 22 out 2009 22:26 | Em resposta a: #242579

Caro Gilson
Não tenho palavras para lhe agradecer a enorme alegria que me deu. Receava não encontrar referencias a estes meus avós. Tenho agora uma nova frente familiar a descobrir.
Em Dezembro vou estar no Rio de Janeiro e gostaria de solicitar cópias destes registos. Como poderei fazê-lo?
Quero ainda acrescentar que terei muito gosto em agradecer-lhe pessoalmente a gentileza prestada.
Disponibilizo-me, desde já, para o que necessitar deste lado do Atlântico.
Um abraço agradecido
José Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242584 | mafs | 22 out 2009 22:35 | Em resposta a: #242579

Ex.mo Sr

pode me ajudar

desejava adquirir duas revistas. resido em Portugal. como posso obte-las? obrigado.


Título: O "Erário mineral" de Luís Gomes Ferreira
Autor Principal: Costa Filho, Miguel, 1911-1985
Idioma: Português
ISSN: 0101-4366
Título Periódico: RIHGB
Local/Editor: Rio de Janeiro : IHGB
Referências: 235:311-340, abr./jun. 1957
Descritores: Ferreira, Luís Gomes. O erário mineral; Medicina


Título: Notícia histórica sobre Luís Gomes Ferreira e sua obra "O Erário Mineral"
Autor Principal: Vasconcellos, Ivolino de, 1917-1995
Autor Secundário: Souza, Luiz de Castro, 1924- , relator
Idioma: Português
Título Periódico: CBTSRJ,
Local/Editor: Rio de Janeiro : IHGB,
Data Publicação:
Referências: v. 3, 1963. p. 375-412. il. retr.
Descritores: Gomes, Luís Ferreira. O erário mineral; Médicos - Brasil


Sem outro assunto.
Com os melhores cumprimentos,

Manuel Ferreira Seara

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242588 | Gilson Nazareth | 23 out 2009 00:00 | Em resposta a: #242583

José Paulo,
Fiquei curiosa sobre estas Castro Vilaça,ví que a famila ainda existe em Portugal,creio que possa ser a mesma.
Vou tentar investigar estes Dias casados com as Castro Vilaça.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242594 | cjcardoso | 23 out 2009 09:43 | Em resposta a: #242578

Caro Gilson,

Antes de mais, muito obrigado por estas informações. Sem a sua ajuda ser-me-ia muito difícil obter estes dados.
Sem querer abusar da sua disponibilidade, deixe-me, contudo, colocar algumas questões que certamente me saberá responder.
Santíssimo Sacramento é também uma freguesia do Rio de Janeiro? A Rua do Hospício ainda existe com esse nome ou mudou a toponímia. Nas pesquisas que fez foi possível perceber qual era a actividade que o Custódio do Couto e o seu sogro desenvolviam?

Um Abraço
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242599 | Gilson Nazareth | 23 out 2009 11:25 | Em resposta a: #242594

Cristiano,
Tudo certo?
É a atual rua Buenos Aires.
Santíssimo Sacramento é Freguesia da cidade do RJ. Não sei a atividade mas,segundo o google, os Castro Vilaça seriam do comercio.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242600 | Gilson Nazareth | 23 out 2009 11:30 | Em resposta a: #242599

Cristiano,
Desculpe-me,os Castro Vilaça não são seus...
Não sei a atividade.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242826 | Gilson Nazareth | 25 out 2009 21:28 | Em resposta a: #240896

José Paulo,
Tudo certo?
Gostaria que me escrevesse :deventer@uol.com.br
Tenho um trabalho,ainda no meio do caminho,quero lhe pedir ajuda mas não quero expor o texto.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#242904 | Magda Lucia | 26 out 2009 20:39 | Em resposta a: #239299

Procuro informações sobre Godofredo Rosa Magalhães, nascido em Quaraí Rio Grande do Sul.
Obrigada
Magda Lucia

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#243655 | Gilson Nazareth | 07 nov 2009 12:02 | Em resposta a: #240896

Olá,José
Enviei-lhe o resultado da última pesquisa no Arquivo da Curia mas não obtive contestação,vc recebeu-a pelo email?
Vai ,agora, pelo Genea:
Manuel josé Ferreira Vilaça casado RJ Sacramento Lº I-A,346(28-08-1796) com Ana Joaquina de Castro.Pais de:
1-1-Maria Madalena de Castro Vilaça, n.RJ Candelária c/RJ Cand.Lº9,80(05-09-1819) c/Miguel Dias, n.Freguesia de Santo André,Vila de Mafra-Arc.Lisboa,filho de Thomaz Dias e Maria da Encarnação.
1-2-Catarina de Sena de Castro Vilaça- n.RJ Cand.c/RJ Cand Lº9,89(11-02-1821 ,testemunha:Padre Joaquim José Ferreira Vilaça)com José Dias (Mafra) nascido na mesma freguesia que seu irmão-inteiro, acima.
P.f., Informe-me se já leu o texto.Vou à Curia para ver o casamento de Manuel José e Ana Joaquina.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#243989 | Gilson Nazareth | 11 nov 2009 22:19 | Em resposta a: #243655

Caro,
Com a pesquisa de hoje ficamos assim:
Manuel José Ferreira Vilaça,n.RJ-Candelária,filho de Joaquim José Ferreira e Maria da Assunção.
Casado RJ,Igreja do Bom Jesus,filial da freguesia do SS.Sacramenro.LºI-A,346(28-08-1796)
com Ana Joaquina de Castro,n.Sé do Rj,filha de José Mauel Pinto e Rosa Bernarda de Jesus.
.........................................................................................................................................
Joaquim Ferreira Vilaça c/RJ Candelária 7,13(1763)c/Maria da Assunção- a ver.
.......................................................................................................................................
José Manuel Pinto,n.S.Bartolomeu de Vila Flor,Torre de Moncorvo,filho de Antonio Pinto de Castro e Catarina Josefa de Moraes.
Casado com Rosa Bernarda de Jesusn.EJ Cand.,filha de Manuel Pimentel de Mesquita e Inácia de Jesus Drumond.
.............................................................................................i..................................................................
Manuel Pimentel de Mesquita,n.Ilha 3ª-Santa Barbara,filho de Manuel Pimentel de Mesquita e Maria Madalena
casado RJ Candelária 5º,98v(30-09-1743) com Onácia de Jesus Drummond,n.Ilhja 3ª,Santa Catarina do Cabo da Praia(sic),filha de Antonio Cardoso e Catarina da Assunção.

.........................................................................................................................................................................
Espero que se divirta,de D.Ana Joaquina de Castro, para cima, todas as muljheres são donas.
Dos Pimentel Mesquita e dos Drumond deve ter muto para encontrar.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#243992 | Gilson Nazareth | 11 nov 2009 23:54 | Em resposta a: #242583

José Paulo,
MANDEI A NOVA PESQUISA, CREIO QUE ENDERECEI A MIM MESMO, PF VERIFIQUE.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#244421 | Gilson Nazareth | 17 nov 2009 22:05 | Em resposta a: #243989

José Paulo,
Tudo certo? Joaquim José Ferreira,n.freguesia de Santa Cecília(ibi-idem Santa Catarina), termo da vila de Barcelos,Arc.Braga.Filho de Manuel Ferreira e Catarina Gomes.Casado RJ 09-01-1763 com Maria da Assunção nbCandelária,filha de Antonio (Pereira) da Rosa e de Inês do Nascimento ff.antes de 09-01-1763.
Antonio Pereira da Rosa, n.freguesia NS da Conceiçãi da Ilha do Fayal e filho de João da Rosa e Maria Pereira.
Inês do Nascimento n.Ilhas ou Brasil,filha de Pedro Gomes e Maria Gomes nnIlha de Fayal, freguesia de NS da Luz,moradoes no RJ.
Comisto seus antepassados cariocas estão,todos, recolocados em Portugal ou Ilhas.
Continuo no próximo,daqui mais um puco
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#244427 | Gilson Nazareth | 17 nov 2009 22:25 | Em resposta a: #244421

Jisé,
A Curia do RJ costuma fechar antes do Natal e reabrir depois do Carnaval.
O arquivo Nacional está com péssimo serviço.
Além desta estrutura, se levantamos, lermos com atenção todos os banhos, de genere,já tem dois religiosos,padrinhos e tesiemunhas,levantarmos batismos e óbitos...teremos a história desta gente.
Sinto não ter tempo para complementar a busca,embora vá ficar atento.
Por exemplo:
Joaqui José e Maria da Assunção são pais de também
José Ferreira Vilaça,Frei José de Cupertimo,falecido no Convento de Santo Antonio do RJ em 05-04-1824.
Antonio José Vilaça, morador Maricá 1805
Vc deve ter um bando de primos cariocas...
O que eu for encontrado vou lhe mandando...
Abração
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#278764 | Cristiano Cardoso | 16 jun 2011 15:36 | Em resposta a: #242594

Caro Gilson Nazareth,

Retomei agora a investigação do ramo Soares de Menezes, recordando as preciosas informações que gentilmente me facultou há cerca de ano e meio atrás.
Pretendia agora desenvolver a ascendência da Gabriela Soares de Menezes Couto. Já é possível consultar on-line os registos das paróquias do Rio de Janeiro?

Muito obrigado
Um Abraço
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#278796 | coviantiga | 17 jun 2011 00:26 | Em resposta a: #240774

Caro Confrade

Queria também pedir-lhe ajuda no sentido de sabar quando minha Tia Avó Maria Eugénia Leal de Campos (Paes do Amaral, Antunes) não sei se usou este nome todo,foi para o Brasil e quando regressou. Sei que casou em Portugal Fundão, em 29/1/1910 com José Mário Antunes e os filhos nasceram já em S.Paulo em 1913,1915,1917 e que em 6/ 1921 ainda lá estavam , mas deviam estar a vir embora ,pois os garotos vieram para a escola para cá.
Se me puder ajudar agradeço imenso.
M.Campos

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#278797 | Gilson Nazareth | 17 jun 2011 01:51 | Em resposta a: #278764

Cristiano,
Estou convalecendo entre duas operações...
Peço me escreva,novamente, dentro de uns dois meses:deventer@uol.com.br
Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#278803 | Cristiano Cardoso | 17 jun 2011 09:03 | Em resposta a: #278797

Caro Gilson,
Votos de rápidas melhoras.
Um abraço,
Cristiano Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#320616 | Magda Lucia | 12 jan 2013 17:14 | Em resposta a: #242904

Volto solicitar ajuda e orientação para conseguir certidão de nascimento de meu bisavô Albino Farias de Magalhães e Godofredo Rosa Magalhães, que a única coisa que sei é que nasceram no município de Quaraó - RS.
Obrigada

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#320658 | MICHELRIO32 | 13 jan 2013 14:02 | Em resposta a: #320616

Caro Confrade Cristiano,resido no Rio de Janeiro e posso auxiliar-lhe.Segue meu e-mail : MICHELORQUIDOFILO@HOTMAIL.COM

Um Abraço


Michel do N.G.Corrêa

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#320671 | Jorge Resende | 13 jan 2013 18:14 | Em resposta a: #239299

Estimado Cardoso
Ao passar pelo seu tópico no Forum do GENEALL, e embora veja que iniciou a sua questão em 2009, por curiosidade fui pesquisar o casamento de Ana Couto com José Augusto Sousa Pereira, assento que localizei, assim como o assento de batismo do dito José Augusto, e também o assento de nascimento de Custódio José Couto sobre o qual um amigo lhe deu pormenores , mas creio que com um erro não intencional, o pai de Custódio não seria capitão, mas lê-se assistente, (morador), embora o nome dos pais estejam certos.

Se ainda tiver interesse nestes assentos, envie para meu email o seu endereço de email que terei muito gosto em lhos enviar. Decerto que já os terá, mas tentar não custa. Também deixo o endereço internet dos paroquiais de Lousada que lhe podem interessar. Cumprimentos Jorge Resende jbgresende@gmail.com

http://etombo.com/concelho/lousada.html

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#320672 | Magda Lucia | 13 jan 2013 18:19 | Em resposta a: #320658

Procuro descendentes de Albino Farias de Magalhães e Godofredo Rosa Magalhães.
Magda Lucia Magalhães Bonfiglio
magdalmb@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: Pesquisa de familiares no Brasil

#320698 | hladeiro | 14 jan 2013 13:47 | Em resposta a: #240819

Olá, como eu gostaria de saber as datas e pais da minha bisavó Januária Álvares da Cunha talvez também (Sousa Castro...) Veio para Portugal com a irmã Luisa Álvares da Cunha (mãe do Cónego Chouzal), talvez em 1860?!... Vieram para Paredes de Coura. Nasceu em São João de Macaé e não sei mais... Se me podem dar uma ajuda, ou como eu posso investigar... muito obrigada

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 00:06

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen