Registros do Rio de Janeiro

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Pessoas | Regiões

Registros do Rio de Janeiro

#239419 | francandrade | 17 set 2009 13:06

Bom dia,

Acabo de ter acesso ao assento de óbito de minha Trisavó Clara Maria Thomaz, falecida em Santo Tirso em 9 de Julho de 1874. A partir deste assento fiquei a saber que era natural da freguesia de Sant'Ana do Rio de Janeiro (tal como sua filha, minha bisavó Eugénia Francelina Coelho, nascida a 28 de Abril de 1859 ) onde terá nascido pelos anos de 1835/1836 (segundo o assento de óbito, faleceu com 38 anos de idade). Fiquei também a saber que era filha de António Pereira Thomaz e Clara Joaquina da Conceição, naturais do Império do Brasil. Parece que encontrei uma linhagem de antepassados meus bem estabelecidos por terras do Brasil-...o que dificulta a pesquisa genealógica. Penso que os assentos do Rio de Janeiro ainda não estarão disponíveis on-line. Será que se encontrará entre os genealogistas cariocas alguém que esteja pesquisando esta freguesia / paróquia de Sant'Ana e que me possa ajudar?
E será que os colegas genealogistas do Rio de Janeiro saberão dizer se estará prevista a disponibilização on-line dos assentos / registros de nascimentos digitalizados? Seria de grande utilidade que as entidades arquivísticas brasileiras começassem a trilhar os caminhos já encetados por entidades portuguesas, como o Arquivo Distrital do Porto.
Agradeço qualquer informação sobre estes assuntos.

Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#239698 | lobosco | 20 set 2009 17:46 | Em resposta a: #239419

Olá,
sou do estado do Rio de Janeiro. Essa paróquia talvez seja essa, no centro da cidade do RJ: http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=498&sid=278. Não sei como é a situação na cidade do Rio, mas, no interior do estado, que eu saiba, não existe nenhuma previsão para a disponibilização online de registros de batismo. Não estão nem mesmo todos os livros mais antigos reunidos em alguma instituição, e não ouvi falar de nenhum projeto de digitalização. Registros civis, posteriores a 1889, foram digitalizados pelos mórmons.
Boa sorte!

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#239734 | GPC40 | 20 set 2009 23:28 | Em resposta a: #239419

Caro Francisco Andrade

Os livros com os assentos paroquiais da cidade do Rio de Janeiro (inclusive os da freguesia de Santana) estão no Arquivo da Curia Metropolitana. Podem ser consultados no local ou quando se sabe com exatidão o que se busca é possível pedir certidão (ou cópia digitalizada em certos casos). O endereço de e-mail do Arquivo da Cúria é

arquivodacuriarj arroba terra ponto com

Estes livros paroquiais da cidade do Rio de Janeiro foram microfilmados pelos mórmons, mas ainda não estão disponibilizados on line. Os que estão actualmente on line no pilot site dos mórmons são os do Registro Civil (começam em 1889) dos estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco.

Com os meus cumprimentos,

Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, SC, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#239884 | francandrade | 22 set 2009 14:09 | Em resposta a: #239734

Meus caros,

Queria agradecer a amabilidade das mensagens e as úteis indicações. Pena que, dos registros microfilmados pelos mormons, só estejam disponíveis os registros a partir de 1889. De todo o modo, fica a indicação do arquivo do Rio de Janeiro.

Muito obrigado por tudo,

Com os meus cumprimentos

Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#240771 | Gilson Nazareth | 30 set 2009 19:13 | Em resposta a: #239419

Olá,Francisco
Antonio Pereira Thomaz casado RJ/Sacramento Lº6/58v(07-09-1837)c/Helena(e não Clara) Joaquina da Conceição.Pais de:
1-1-Clara Maria Pereira Thomaz ,n.RJ-Santana c/RJ Santana 3º/52(18-03-1854)c/João Batista Coelho,pais de:
...2-1-Eugênia Francelina Coelho n.RJ Santana 28-04-1859
Devo ir de amanhã à quarta próxima ao Arquivo da Curia ver os banhos e assentos.
Vc mora onde?
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#240890 | Gilson Nazareth | 01 out 2009 23:46 | Em resposta a: #239419

Olá,Francisco
Tudo certo?
Vc habita onde?
Estive, hoje, na Cúria:
Antonio Pereira Thomaz,em 1837 contava cerca de 46 anos e a vinte se encontrava no Brasil.Nascido e batizado Freguesia de São Vicente,termo da Vila de Tomar,Bispado de Leiria Filho de Manuel de Carvalho e Maria Gonçalves.
Helena Joaquina da Conceição,moradora 1837 na freguesia de S.José,era viúva de José Antonio Felliz, o casal fora morador na Frguesia de S.Sacramento. n.Matriz da Ilha Graciosa ,filha de pais incognitos.
José Antonio Fellix ,falecido RJ Freeguesia de Santíssimo Sacramento,Lª22/171,no hospital da SCM do RJ, em 25-07-1837.
Nota: A viúva casa-se menos dois meses depois. Ele faleceu morando no SS Sacramento e ela na S.José.
A filha nasceu cerca de 1835/36.
É possivel que o casal já estivesse separado,Helena vivendo com Antonio e já com uma filha.
Vou ver os assentos,para verificar os padrinhos, e tentar encontrar o assento do primeiro casamento de Helna, poderá haver informações mais exatas sobre ela.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#240936 | francandrade | 02 out 2009 14:09 | Em resposta a: #240890

Caro Gilson,

Em primeiro lugar muito obrigado pelos interessantes elementos que já me proporcionou sobre meus antepassados no Rio de Janeiro. Eu nasci e vivi em Santo Tirso (30 km a norte do Porto, segunda cidade de Portugal) terra de onde era natural João Baptista Coelho e onde a nossa família sempre residiu (ainda que eu agora resida no Porto). Tive sempre ligações à família Baptista Coelho de Santo Tirso (Portugal), sendo João Baptista Coelho meu Trisavô e conhecendo eu vários primos meus também dele descendentes. Mas desconhecia totalmente a origem e vicissitudes de meus antepassados António Pereira Thomaz e Elena Joaquina da Conceição. Confesso que sua anterior mensagem me deixou alguma perplexidade, já que do Assento de Óbito de Clara Maria Thomaz (falecida em Santo Tirso a 9 de Julho de 1874) consta a idade de 38 anos. O que quer dizer que ela terá que ter nascido entre os anos 1835/1836. Mas agora aparece esse registro de casamento de António Pereira Tomaz e de Elena Joaquina da Conceição (não sei se essa é a grafia correcta, mas eu lembro de ter visto um documento do meu Avô Francisco Coelho de Andrade, filho de Eugénia Francelina Coelho, em que aparece esse nome escrito assim) e percebe-se que Clara Maria Thomaz terá nascido ainda antes do casamento de seus Pais.
Ficam no entanto algumas dúvidas por esclarecer. António Pereira Thomaz era natural de uma freguesia de S. Vicente, termo de Tomar e bispado de Leiria. Será a freguesia de S. Vicente, actualmente pertencente ao concelho de Abrantes? Abrantes e Tomar são concelhos vizinhos e, actualmente, não vislumbro nenhuma freguesia (nem paróquia) de S. Vicente no concelho de Tomar. Como houve alteração da divisão administrativa portuguesa em 1836, pode acontecer que uma freguesia do concelho de Tomar tenha passado para o de Abrantes.
E quanto a Elena Joaquina da Conceição? Está-me a dizer que nasceu na Ilha da Graciosa? Nos Açores? Também isso é muito interessante...nunca tinha ouvido falar de qualquer ascendente meu nas ilhas dos Açores. De todo o modo, também estranho a referência feita no Assento de óbito de Clara Maria Thomaz que refere os seus Pais, António Pereira Thomaz e Elena Joaquina da Conceição como sendo naturais do Império do Brasil !!! Mas afinal seriam ambos portugueses....Isto apesar da dúvida quanto aos progenitores de Elena Joaquina da Conceição? Ambos incógnitos? É estranho..Talvez no assento do primeiro casamento haja alguma referência.
De todo o modo, quero agradecer mais uma vez a sua amabilidade em me fornecer estes elementos relevantíssimos.
Muito obrigado por tudo, e...
fico a aguardar as novidades, se as houver..e se não for demasiado incómodo para si....
Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#240951 | Gilson Nazareth | 02 out 2009 15:36 | Em resposta a: #240936

Francisco,
Quinta próxima devo voltar na Curia.
Não é sacrifício :pesquisa é vício.
Haveria descendência aquí,no Rio de Janeiro?
Tenho antepassados também dados como filhos de pais incognitos dos quais conseguí a ascendência.
Alguns dão os pais ,ou a mãe, quando batiza os filhos,outros tiveram descendentes casados na famíla oculta e conseqüente dispensa.
Citações em testamentos de tia,tia-avó, meia-irmã e cunhada me levou ai possivel pai que a reconheceu filha em testamento, muito depois do casamento dasta.
Meu ascendente português ,mais próximo, era um de meus bisavós:Serafim da Silva Carneiro, de Marco de Canavezes, da região onde vc mora.Homem boníssimo, a cada Natal ele e os irmãos compravam um escravo jovem,com profissão, e lhe davam meios de começar a vida.Não gastavam um totão em presentes ou festas:a única comemoração era a missa de Natal,
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#240961 | loureiro | 02 out 2009 16:19 | Em resposta a: #240951

Caro Gilson Nazareth

Aproveitando a boleia deste tópico venho pedir-lhe um grande favor.

O meu bisavô Augusto José de Castro nasceu no Rio de Janeiro, na freguesia de Nossa Senhora da Candelária. Será possível tentar ver o assento de nascimento ou de baptismo? Nasceu a 4.12.1865 e era filho de José Joaquim de Castro Junior, natural de Alpendurada, Marco de Canavezes e de Emilia Henriqueta de Sá natural do Porto.

Muito obrigado e cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#240969 | francandrade | 02 out 2009 17:16 | Em resposta a: #240951

Caro Gilson,

Creio que haverá descentes de António Pereira Thomaz e de Elena Joaquina da Conceição na região do Rio de Janeiro. Meus Trisavós João Baptista Coelho e Clara Maria Thomaz tiveram 8 filhos. Isso eu sei (e sei o nome de todos eles) porque:
-- conheço pessoalmente descendentes de alguns deles (são meus Primos )
-- todos eles eram pessoas muito conhecidas em Santo Tirso ( todas as pessoas mais idosas que conheci em Santo Tirso se lembravam ainda de muitos deles )
-- Existem registros paroquiais de alguns deles que nasceram já em Santo Tirso
-- Existem relatos abundantes no Jornal de Santo Tirso (jornal da terra onde nasceu, viveu e morreu João Baptista Coelho) sobre a vida de alguns dos seus filhos.
-- tenho em minhas mãos um livro de um conhecido Tirsense, Roberto Macedo, que foi casado com uma neta de João Baptista Coelho e de Clara Maria Thomaz, com o título "Uma Ilustre Dama Brasileira em Santo Tirso" em que fala da Família Baptista Coelho

Posto isto, eu sei que João Baptista Coelho e Clara Maria Thomaz tiveram os seguintes filhos:
-- Eugénia Francelina Coelho, minha Bisavó, que casou em primeiras núpcias com António Augusto Ribeiro de Andrade, meu Bisavô
-- Maria Silvina Baptista Coelho, casada com o cidadão inglês Tomaz Hargreaves, bisavó de um cunhado meu e ascendente dos Hargreaves portugueses.
-- Josefina Coelho, que casou com Adriano Trêpa, bisavó de um meu Primo que foi meu colega de Universidade
-- Idalina Coelho, que casou com António da Fonseca e Castro, foi Mãe de um conhecido Professor Catedrático da Universidade do Porto, o Prof. Doutor Francisco Manuel da Fonseca e Castro
-- Arnaldo Baptista Coelho, que foi médico muito conhecido em Santo Tirso. Tem o seu nome numa rua da hoje cidade de Santo Tirso
-- Artur Baptista Coelho, que tendo feito carreira comercial em África, acabou morrendo ainda jovem e solteiro sem descendência.
-- Alfredo Baptista Coelho, o mais conhecido dos irmãos, oficial de artilharia, foi Governador da Província de Moçambique, deputado, Ministro das Colónias. Participou nas renomadas campanhas de Moçambique, juntamente com Mouzinho de Albuquerque, em finais de séc. XIX e que culminaram na prisão do conhecido Gungunhana. Existe um Largo em Santo Tirso com o nome de Largo Coronel Baptista Coelho, em homenagem a este meu Tio.
-- finalmente, o que penso será mais interessante para esta mensagem, António Baptista Coelho, que se terá dedicado à actividade comercial e que se radicou no Rio de Janeiro, onde terminou os seus dias. Era casado com uma Senhora de Santo Tirso, de apelido Santarém e sei que estes foram Pais de um Primo meu, António Santarém Coelho, que foi Advogado no Rio de Janeiro. Eu me lembro ainda, em finais dos anos 60 do século passado, era eu um menino, de este meu Primo António Santarém Coelho, ter passado por Santo Tirso para visitar a família. Mas nunca mais soube nada dele nem de sua descendência. Fiquei sempre com esta ideia de ter Primos no Rio de Janeiro que nunca pude conhecer. Mas penso que ainda haverá no Rio de Janeiro pessoas com o apelido Santarém Coelho, descendentes de João Baptista Coelho e de Clara Maria Thomaz.

Peço desculpa por esta mensagem já ir longa, mas a sua mensagem avivou-me estas memórias.
Com os meus cumprimentos,
Francisco A C P Andrade

( entretanto, também tenho a indicação, nesse livro do conhecido Tirsense Roberto Macedo, ligado por casamento à família baptista Coelho, de que João Baptista Coelho, meu Trisavô, terá tido um primeiro casamento no Rio de Janeiro - anterior ao seu casamento com Clara Maria Thomaz -- do qual terá tido dois filhos: Manuel Baptista Coelho e João Baptista Coelho. Desconheço se estes meus Tios terão permanecido no Brasil e se aí terão deixado descendência...)

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#241654 | Gilson Nazareth | 10 out 2009 21:18 | Em resposta a: #240961

Caro José,
Estiva quinta feira no Arquivo da Curia,estava fechado sem maiores explicações...coisas de brasis.
Volto semana que vem mas temos dois colisteiros,cujos pedidos estou vendo, na sua frente.
De vagar chega para todos.
Trnho um bisavcô,figura queridíssima um homem exrtremamente bom, de Marco de Canavezes:Serafim da Silva Carneiro.
Pode aguardar notícias, espero que positivas.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#241655 | Gilson Nazareth | 10 out 2009 21:24 | Em resposta a: #239419

Olá, Francisco
Encontrei o casamento de José Antonio Felliz e Helena Joaquina da Conceição:RJ Sacramento 23-07-1837,Livro 22/
Fui na quinta lê-lo mas o arquivo estrava fechado, só reabre 3ª feira, quarta devo ir lá.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#241656 | Gilson Nazareth | 10 out 2009 21:26 | Em resposta a: #239419

RETIFICANDO:S.José Livro 4/ pag.3

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#241714 | loureiro | 11 out 2009 15:24 | Em resposta a: #241654

Caro Gilson

Muito obrigado, ficarei a aguardar. Se puder ajudar em alguma coisa diga.

Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#241974 | Gilson Nazareth | 14 out 2009 22:03 | Em resposta a: #239419

Oi,Francisco
Temos novidades:
José Antonio Felix-Criado de Sua Magestade-n.Lisboa Freg.Santa Justa e Rufina.,falecido RJ SCM 25-07-1837.Filho de João Antunes Peixoto e Catarina de Sena.
Casado na real Capela -banhos em 1819,com Helena Joaquina da Conceição,n.Ilha Graciosa-Freg.da Santa Cruz-Bisp. Angra,filha de pai incognito e de Clara Maria.
Não diz a idade com que casa mas declara que chegou ao RJ com 6 anos, com sua mãe, e que residia na cidade até a época de seu primeiro casamento.Casada 2º com Antonio Pereira Thomaz.
Quarta que vem devo ver os assentos para sabermos das testemunhas e padrinhos.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#241975 | Gilson Nazareth | 14 out 2009 22:08 | Em resposta a: #240961

Caro José
Tudo certo?
José Joaquim de Castro Junior casa-se RJ Candelária Lº10/208 com Emilia Henriqueta Lopes de Sá.
Quanda tiver acabado as 2 pesquisa anteriores, faço a sua.
Abraço
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#241990 | loureiro | 15 out 2009 09:42 | Em resposta a: #241975

Caro Gilson

Muito obrigado pela sua informação. Fico a aguardar.

Abraço,

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro, ou Castro e Leite

#242008 | IsabelFont | 15 out 2009 14:27 | Em resposta a: #240961

Caro confrade
José Castro Canelas (loureiro),

Será muita coincidência ou um acaso, mas procuro precisamente descendentes de um dos meus ramos de família.
É assim:
Fernanda Leite de Castro nasceu no Porto, cerca de 1904 (?), mas não sei a freguesia, filha de José Joaquim de Castro e de Laura da Silva leite.

Fernanda Leite de Castro veio a casar-se com Júlio César da Fontoura Madureira Guedes (de Bragança).
É deste ramo que procuro descendentes.

Será que estes nomes lhe serão familiares?
Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro, ou Castro e Leite

#242020 | loureiro | 15 out 2009 18:22 | Em resposta a: #242008

Cara Maria Isabel

Não me parece que haja ligação directa pois meu trisavô José Joaquim de Castro jr nasceu em 1827 em Alpendurada, Marco de Canavezes e morreu em 1906 no Porto e seu pai José Joaquim de Castro nasceu e morreu em Alpendurada c. 1800-1860.

Deste meu trisavô apesar de ter vários filhos só houve descendência do meu bisavô Augusto José de Castro, em cuja descendência se situa a sua data referida de 1904. Houve no entanto um irmão deste, João de Castro, nascido em 1833 cuja descendência não conheço (se a houve).

Os outros nomes são-me desconhecidos. No entanto poderá haver ligação a outros ramos que desconheço.

Deve procurar o registo de baptismo de Fernanda Leite de Castro, onde identificará o nome dos pais e dos avós para tentar estabelecer uma ligação.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#242035 | francandrade | 15 out 2009 20:03 | Em resposta a: #241974

Caro Gilson,

muito obrigado por mais estes elementos interessantíssimos. Casamento na Capela Real ? E a minha antepassada era natural da Graciosa - Açores ? Nunca tinha ouvido falar disso....Vamos esperar que sejam disponibilizados on-line os registros paroquiais dos Açores, a ver se se conseguem encontrar mais elementos. Dá-me até vontade de ir visitar a Ilha da Graciosa...

Muito obrigado por tudo...
Um abraço
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Leite de Castro, ou Castro e Leite

#242114 | IsabelFont | 16 out 2009 15:46 | Em resposta a: #242020

Caro confrade Canelas,

Muito obrigada pela sua resposta.
Pois não posso seguir a sua sugestão por exactamente não saber a freguesia de nascimento de Fernanda Leite de Castro, e, como sabe no Porto são muitas!

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#242582 | Gilson Nazareth | 22 out 2009 22:14 | Em resposta a: #240961

Olá,José
Vão,ai, seus parentes:
José Joaquim de Castro Junior,n.Freg.S.João Batista-Porto.Filho de José Joaquim de Castro e D.Ana Joaquina
Casado RJ ,Freg.Candelária,Capela do Menino Deus,Iº-05-1858, Lº10/208, com D.Emilia Henriqueta Lopes de Sá,ao casar moradora Freg.Engenho Velho,n.Freg S.Martinho Bisp.Porto,filha de Anronio de Sá Lopes e D.Maria do Carmo.

Abraço,
Gilson

Resposta

Link directo:

RE: Registros do Rio de Janeiro

#242598 | loureiro | 23 out 2009 11:22 | Em resposta a: #242582

Caro Gilson

Agradeço-lhe muito a sua pesquisa, que me é muitissimo útil.

Não tinha os dados de casamento de meus trisavós, apesar de já ter o assento de nascimento do meu trisavô José Joaquim de Castro Jr, que é em Alpendurada, Marco de Canavezes e não no Porto como está no assento de casamento. Também a informação que tenho do nascimento de minha trisavó é na Cedofeita, Porto, embora ainda não tenha encontrada o seu assento de nascimento. Vou pois procurar nesta freguesia de São Martinho do Bispo.

Não encontrou nada sobre o assento de baptismo de meu bisavô, na data que lhe dei na primeira mensagem, na Freguesia da Candelária?

Muito obrigado e um abraço,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 mai 2024, 14:26

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen