Registo de Baptismo

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Arquivos | Regiões

Registo de Baptismo

#239428 | mhcavaco | 17 set 2009 14:27

Data de nascimento

Gostaria de saber se alguém me pode ajudar na pesquisa de certidão de baptismo de João de Passos e Sousa.
Foi Alferes do Exército e faleceu em Julho de 1863 em Angola, no Ambriz. Pelas Informações do Registo Militar deve ter nascido em 1825 em Viana do Castelo, não refere a freguesia. Já tentei as 2 freguesias urbanas Santa Maria Maior e Monserrate e do Arquivo de Viana do Castelo diz que não consta.
Casou com Ermelinda Eugénia de Macedo, natural de Chaves, eventualmente terá vivido em Chaves pois os três filhos de que tenho registo são naturais de Chaves.
Filho de António José de Souza e Quitéria Rosa naturais de Viana do Castelo.
Agradecia qualquer informação.
Cumprimentos
Maria Helena Passos e Sousa Cavaco

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Baptismo

#239720 | jagmc | 20 set 2009 21:16 | Em resposta a: #239428

Cara Maria Helena,

Porque não tenta o assento de casamento em Chaves. Partindo da data de nascimento do primeiro filho deve chegar lá. Os assentos de casamento, quando um dos conjuges era de outra paróquia, normalmente referem qual.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Baptismo

#239727 | mhcavaco | 20 set 2009 22:17 | Em resposta a: #239720

Caro J.Correia

Muito obrigada. Vou tentar essa via.

Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Baptismo

#241722 | mhcavaco | 11 out 2009 16:57 | Em resposta a: #239727

Caro J.Correia

Segui a sua sugestão de pedir uma pesquisa de assento de casamento e disseram-me do Arq.de Vila Real que nos livros paroquiais da freguesia de Santa Maria Maior, concelho de Chaves, relativos aos anos de 1847 a 1854, não tinha sido localizado.

Desconheço o motivo pelo qual a pesquisa terá sido feita na freguesia de Santa Maria Maior. Em meados do sec. XIX as freguesias não sei se correspondem às actuais; de qualquer modo afirmei que os filhos eram de Santa Maria Maior mas, o Pai João Passos e Sousa que era objecto da pesquisa era de Chaves mas poderia ser de outra freguesia. A mulher Ermelinda Eugénia de Macedo pertencia a Sanjurge será que deveria ser efectuada pesquisa em Sanjurge?

Poderá dar-me mais alguma sugestão.

Cumprimentos

Maria Helena

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Baptismo

#242292 | mhcavaco | 19 out 2009 18:37 | Em resposta a: #241722

Caro J.Correia

Segui a sua sugestão de pedir uma pesquisa de assento de casamento e disseram-me do Arq.de Vila Real que nos livros paroquiais da freguesia de Santa Maria Maior, concelho de Chaves, relativos aos anos de 1847 a 1854, não tinha sido localizado.

Desconheço o motivo pelo qual a pesquisa terá sido feita na freguesia de Santa Maria Maior. Em meados do sec. XIX as freguesias não sei se correspondem às actuais; de qualquer modo afirmei que os filhos eram de Santa Maria Maior mas, o Pai João Passos e Sousa que era objecto da pesquisa era de Chaves mas poderia ser de outra freguesia. A mulher Ermelinda Eugénia de Macedo pertencia a Sanjurge será que deveria ser efectuada pesquisa em Sanjurge?

Poderá dar-me mais alguma sugestão.
Cumprimentos
Maria helena

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Baptismo

#242293 | mhcavaco | 19 out 2009 18:37 | Em resposta a: #242292

Caro J.Correia

Segui a sua sugestão de pedir uma pesquisa de assento de casamento e disseram-me do Arq.de Vila Real que nos livros paroquiais da freguesia de Santa Maria Maior, concelho de Chaves, relativos aos anos de 1847 a 1854, não tinha sido localizado.

Desconheço o motivo pelo qual a pesquisa terá sido feita na freguesia de Santa Maria Maior. Em meados do sec. XIX as freguesias não sei se correspondem às actuais; de qualquer modo afirmei que os filhos eram de Santa Maria Maior mas, o Pai João Passos e Sousa que era objecto da pesquisa era de Chaves mas poderia ser de outra freguesia. A mulher Ermelinda Eugénia de Macedo pertencia a Sanjurge será que deveria ser efectuada pesquisa em Sanjurge?

Poderá dar-me mais alguma sugestão.
Cumprimentos
Maria helena

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Baptismo

#242343 | jagmc | 20 out 2009 11:35 | Em resposta a: #242293

Desculpe só agora responder.

Embora não sendo norma, os casamentos muitas vezes realizavam-se na paróquia da noiva, pelo que é de tentar verificar em Sanjurge que só dista 6 km de Chaves.
No entanto uma consulta "on line" ao AD Vila Real não mostra livros de casamento do período que pretende nessa freguesia. Passa de 1806 para 1860, o que pode ser um acréscimo de dificuldades.
Pode tentar ver também na freguesia de Sta Maria Maior, novamente, os livros de casamento. Quer estes quer os de Sanjurge no período que pretende, estão "on line" no site do ADVRL.

E arme-se de muita paciência.

J.Correia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 06:31

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen