Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#239869 | IsabelFont | 22 set 2009 11:47

Caros confrades,

Alguém me pode ajudar, indicando-me a freguesia da Ermida de Sta. Luzia em Viana do Castelo ??

Tenho um casamento que não sei onde solicitar o assento, entre:
- Luis Baptista de Campos, este nascido na freguesia de Santa Maria Maior, que presumo que existe em V. do Castelo, E
- Emília Caetana da Piedade Silva, penso que da mesma freguesia,
e que julgo se terá realizado em data anterior a 1870, já que o 1º filho de que tenho conhecimento terá nascido por volta de 1870.
Aquele Luís Baptista de Campos era filho de um Joaquim Baptista de Campos e de Custódia Enes de Rua; e Emília Caetana da Piedade Silva, era filha de José Silvestre Lopes da Silva e de Maria José da Silva.

Espero que alguém me possa ajudar, e eventualmente encontrar este assento.

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#239870 | IsabelFont | 22 set 2009 11:49 | Em resposta a: #239869

Desde já peço aos confrades por não ter assinado a mensagem anterior.
Cumprimentos,
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#249484 | IsabelFont | 08 fev 2010 11:35 | Em resposta a: #239870

Caros confrades,

Alguém me pode ajudar, indicando-me a que freguesia pertence a Ermida de Sta. Luzia em Viana do Castelo ??

Tenho um casamento que não sei onde solicitar o assento, que deve ter ocorrido cerca de 1869, entre:
- Luis Baptista de Campos, este nascido cerca de 1845, na freguesia de Santa Maria Maior, que presumo que existe em V. do Castelo, E
- Emília Caetana da Piedade Silva, penso que da mesma freguesia, nascida cerca de 1845 ??
e que julgo se terá realizado em data anterior a 1870, já que o 1º filho de que tenho conhecimento terá nascido por volta de 1870.
Aquele Luís Baptista de Campos era filho de um Joaquim Baptista de Campos e de Custódia Enes de Rua; e Emília Caetana da Piedade Silva, era filha de José Silvestre Lopes da Silva e de Maria José da Silva.

Espero que alguém me possa ajudar, e eventualmente encontrar este assento.

Os meus agradecimentos antecipados, a quem se disponha ajudar-me!
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#249540 | Fmaia | 09 fev 2010 00:40 | Em resposta a: #239869

Estimada Maria Isabel

Por ora não tenho como lhe ser prestável. Gostaria imenso mas os meus afazeres profissionais tem-me consumido o tempo todo e, quando me resta algum, então é para e dedicar às minhas pesquisas ou à família.
Entretanto, posso acrescentar, vou tirar uns dias de férias na próxima semana e dou um salto ao Arquivo.
Penso que em tempos já andei às voltas com esse Baptista de Campos, mas já não me recordo a propósito de quê.
Quanto à ermida de Sta. Luzia, refere-se à actual Basílica ou Templo de Sta. Luzia, que se situa no monte com o mesmo nome e sobranceiro a Viana.
Fazia e faz parte da freguesia e paróquia de Sta. Maria Maior, esta uma das freguesias da cidade.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#249572 | IsabelFont | 09 fev 2010 14:22 | Em resposta a: #249540

Caro confrade
Costa Maia,

Efectivamente já uma vez nos cruzamos e me ajudou; mas, depois por qq. razão que desconheço, deixou de responder ás minhas ; pensei que, ou estava doente ou que tinha deixado de frequentar este fórum.
Entretanto num dos assentos que tenho, relendo melhor verifiquei que o casamento que pretendo foi realizado na Ermida de Sta Luzia, que não sabia a que freguesia pertencia.
Sobre este aspecto já fiquei esclarecida.

Como a referida freguesia de Sta. Maria Maior ainda não está on-line no ADViana do Castelo, não consigo pesquisar; pelo que lhe agradeceria imenso se conseguisse o assento de casamento deste casal: Luís Baptista de Campos e de Emília Caetana da Piedade Silva, realiado nessa ermida, talvez cerca de 1869?.
Assim talvez consiga confirmar aqlguns dados e continuar a pesquisa!

Fico pois a aguardar a sua disponibilidade,
Cumprimentos de
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#261949 | Fmaia | 11 set 2010 13:17 | Em resposta a: #249572

Estimada Maria Isabel

Por uma qualquer razão, nem sempre o que se promete se cumpre na íntegra.
Contudo, agora que tirei uns dias de férias, vou procurar o seu Luís Baptista de Campos que me tem dado água pelas barbas, como soi dizer-se.
Para as datas extremas de 1860/1872 ainda não encontrei nada.
Aparece, isso sim, e penso ser parente próximo, um registo de casamento em 17/8/1865 de Dona Emília Candida de Campos com José António de Barros, ele de trinta e dois anos de idade, solteiro, negociante, natural e Baptizado em Monserrate, filho legítimo de António Caetano de Barros e de Dona Maria da Purificação. Ela, de trinta e dois anos, solteira, natural e Baptizada nesta freguesia (Sta. Maria Maior ) filha legítima de João Baptista de Campos e de Dona Valentina Rosa e ambos os nubentes moradores na Rua Grande.
Foram testemunhas Manuel José do Nascimento e Silva, casado, proprietário, e José Baptista de Campos, solteiro, negociante.
Por hoje é o que se me apraz dizer. Segunda-Feira volto à carga.

Cordiais cumprimentos
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262048 | IsabelFont | 13 set 2010 01:11 | Em resposta a: #261949

Caro confrade
Costa Maia,

Desculpe estar só agora a responder-lhe, mas não tenho tido hipótese de ver o meu e-mail.

No entanto gostaria de lhe pedir que suspenda as suas investigações quanto a este casamento, pois que comecei a pensar que também em Lisboa existe uma Igreja de Sta Luzia.
Reli o documento que deu origem ás minhas suspeitas e pode ser que sua mulher Emília Caetana da Piedade Silva seja natural de Lisboa - não sei se da Sé (talvez seja agora a freguesia correspondente a Sta Maria Maior); é que como ermida de Sta Luzia, só me veio á memória Viana do Castelo. Mas agora que vi que existe também uma Igreja de Sta Luzia em Lisboa, pode ser que naquele tempo se chamasse também de "Ermida".
Com estas suposições vou tentar, quando puder ir a Lisboa e procurar na Torre do Tombo / ADLisboa.

Não queria pois estar a ocupar-lhe mais do seu tempo sem certezas.

Aliás quereria, isso sim, pedir-lhe o favor de pesquisar o casamento, cerca de 1871, para ver se encontra o casamento de uma irmã daquele Luís, de seu nome Maria ou Maria Augusta Baptista de Campos (?) que terá nascido cerca de 1846, na mesma freguesia de Sta Maria Maior em Viana do Castelo, tambem filha de Joaquim Baptista de Campos e de Custódia Enes de Rua, e que terá casado com um sr. de apelido Couto Viana - família esta que sei que também era originária de Viana do castelo.

Desde já muito obrigada. Mais uma vez lhe peço desculpa pelas incertezas passadas.
Cumprimentos

Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262091 | LBonifacio | 13 set 2010 16:59 | Em resposta a: #262048

Cara Maria Isabel.

Não perca tempo com Lisboa, pois a Igreja de Santa Luzia existe em Lisboa desde o século XII, tendo sido edificada como Igreja pelos Cavaleiros da Ordem dos Hospitalários (Hoje em dia conhecida pela Ordem de Malta) sendo o actual edíficio construído no Século XVIII. Esta igreja sempre pertenceu à Ordem de Malta e nunca foi uma Igreja paroquial, pelo que nela não se devem ter celebrado matrimónios a não ser que o nubente fosse cavaleiro da ordem. Para além disso, esta igreja fica na Freguesia de Santiago e em Lisboa não existe, nem existiu qualquer freguesia com o nome de Santa Maria Maior (Apenas Santa Maria de Belém e Santa Maria dos Olivais)

Ao tempo do casamento de seu antepassado Santa Luzia era uma pequena ermida, que foi demolida para dar lugar à actual Basílica, cópia muito pobre do Sacré-Coeur de Paris, e inaugurada nos anos 40 do século passado. pelo que deve centrar as suas pesquisas em Viana do Castelo.

Atentamente

Luís Bonifácio

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262093 | LBonifacio | 13 set 2010 17:18 | Em resposta a: #262048

Cara Maria Isabel

Pode ver (seguindo a ligação) uma fotografia da ermida de Santa Luzia que coloqueino Google Earth, curiosamente tirada à volta dos anos 1870-1880.

http://commondatastorage.googleapis.com/static.panoramio.com/photos/original/15704124.jpg

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262170 | IsabelFont | 14 set 2010 16:53 | Em resposta a: #262091

Caro confrade
Luís Bonifácio,

Pois que não sei que lhe diga. Deve ter toda a razão. Mas esta foi a única explicação que achei para que o Confrade Costa Maia não encontrasse o tal assento de casamento.

Fui reler o assento de baptismo de um dos filhos (José Silvestre) e verifiquei + 1 vez que lá se diz " filho de ... e de Dona Emília Caetana da Piedade Silva Campos, natural de Lisboa e baptizada na freguesia de Santa Maria Maior, recebidos na Ermida de Santa Luzia, e moradores no Largo dos Maias (??)...".

Entretanto como um outro confrade teve a amabilidade de me enviar o assento de casamento de outro filho do mesmo casal (Caetano), então aí pode ler-se: " filho de .... e de Dona Emília Caetana da Piedade Silva Campos, natural de Lisboa, freguesia da Sé" e nesta não diz onde forão recebidos.

Ora como os casamentos se davam normalmente na freguesia das noivas, daí aquele meu raciocínio atrás exposto.
Realmente eu, como Ermida, de repente só me veio á memória a Ermida de Sta Luzia em Viana; mas com o que agora reli e lhe exponho, já não sei! Por outro lado não encontro aquele Largo dos Maias, nem em Lisboa nem em Viana do Castelo.

Se tiver + alguma sugestão a dar-me, agradeço imenso. Mas foi por estas razões que não quiz inistir com o confrade Costa Maia; provavelmente faço mal, mas de momento não sei!

Cumprimentos e + 1 vez Obg pelas suas informações.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262173 | IsabelFont | 14 set 2010 17:20 | Em resposta a: #262093

Caro confrade
Luís Bonifácio

Muito obrigada por mais esta dica e a bonita imagem.

Mas relacionado com a minha mensagem anterior, verifiquei que provavelmente estou a ler mal, e em vez de Largo dos Maias, será Largo dos Loios. Este sim ainda existe ao pé do Miradouro de Sta Luzia. Será que aí haveria alguma capelinha antigamente? eu não conheço assim tão bem Lisboa, infelizmente!

Mas Largo dos Loios não encontrei em Viana do Castelo.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262203 | Fmaia | 14 set 2010 23:00 | Em resposta a: #262173

Estimada Maria Isabel

Para as extremas de 1855/1877 (Sta. Maria Maior) e 1860/1882 (Monserrate) não existe mais nada a acrescentar.
Encontrei uma única Maria Augusta casada com um João Caetano da Silva Campos mas com pais diferentes daqueles que citou, isto para 24/4/1876.
Se entender que devo estender a procura, fá-lo-ei.
Quanto à problemática da Ermida de Santa Luzia acho demasiada coincidência aquela situar-se em Lisboa, como muito bem refere e explica o confrade Luís Bonifácio, no entanto, em genealogia, já vi muita coisa supostamente do "outro mundo".

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262221 | LBonifacio | 15 set 2010 09:21 | Em resposta a: #262170

Cara Maria Isabel

Depois de mergulhar um pouco mais em documentação, verifico que a sua pista de Lisboa tem pernas para andar, pois a Igreja que nós conhecemos por “Sé”, é na realidade a Igreja de Santa Maria Maior e desconheço se no passado a freguesia também tinha esse nome.

Em relação ao casamento, e para tirar dúvidas sobre o loca, a melhor maneira seria a de saber onde nasceu o primeiro filho, se em Lisboa, se em Viana do Castelo, pois mesmo no século XIX havia bastante mobilidade geográfica, como por exemplo no caso dos meus trisavós. O meu trisavô era originário da Ericeira, (Nossa senhora do Ó) e a minha trisavó de Tavira e ambos casaram em Viana do Castelo por alturas de 1850.

Em relação à ermida de Santa Luzia em Viana do Castelo é preciso ter em conta, que nessa altura (1870) ela poderia fazer parte da Freguesia da Areosa (De acordo com a página da Junta de Freguesia).

Cumprimentos

Luís Bonifácio

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262238 | IsabelFont | 15 set 2010 12:49 | Em resposta a: #261949

Caro confrade Costa Maia,

Pelo que me diz, quanto a este casal (Luis Baptista de Campos e Emília Caetana), aparentemente estamos perdidos, não é? Desculpe mas não quero que tenha mais maçadas enquanto não for a Lisboa.

Agora quanto á Maria Augusta Baptista de Campos que nasceu cerca de 1846, estou a seguir uma pista dum artigo escrito sobre esta e outras famílias, que diz que ela casou com um Couto Viana; pode não ser verdade! E também pode acontecer que tenha casado + tarde, com cerca de 30 anos (1876), como a prima, e então seria noutro livro decasamentos de Santa Maria Maior?!

Agora que encontrou um outro casal que me interessa, são primos, já que têm os avós em comum - João Baptista de Campos e Valentina Rosa Perpétua. Neste caso agradeço que me indique a cota deste casamento para eu poder pedir ao ADViana do Castelo o assento de casamento e o assento de baptismo de Dª Emília Cândida de Campos, que pelos vistos deve ter nascido em 1832/1833 e na fregueisa de Sta Maria Maior. É que o baptismo talvez indique o local de nascimento dos Pais, que eu penso pertencer ao ADBraga, e de casamento, de modo a continuar a pesquisa.

O filão que estava a seguir tinha a ver com um irmão de Dona Emília, de seu nome Joaquim Baptista de Campos, que são os ascendentes directos de meu marido, e que casou cerca de 1840 com Custódia Enes de Rua; ora, asim sendo não deveria ter menos de 25 anos de idade quando casou e por isso teria nascido cerca de 1815, que é um espaço muito grande de diferença para esta irmã. Se calhar há muitos mais filhos, não sei!

Por agora basta-me a cota do casamento que encontrou, para eu raciocinar e pedir o que + puder ao AdViana; pode ser? E, se encontrar o casamento da outra Mª Augusta agradeço também.
Não se preocupe mais com os meus pedidos por favor; já estou a sentir-me envergonhada!

Grata por toda a sua disponibilidade e atenção,
Cumprimentos de
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262276 | Fmaia | 15 set 2010 21:49 | Em resposta a: #262238

Estimada Maria Isabel

1. Por favor não se acanhe nos pedidos, porque eu sei o quão complicado se torna, por vezes, arranjar um tempinho para as deslocações aos arquivos, e, as demandas são tão onerosas!
2. Eu mando-lhe cópia digitalizada do assento da Dona Emilia e dos parentes que porventura eu venha a encontrar à medida que alargue a procura. Por isto, esteja descansada.
3. Os Enes da Rua são originários da Areosa e alguns em Carreço, por tal, tambem ali irei procurar.
4. Quanto à Maria Augusta ter casado com um Couto Viana, é provável mas ainda não se me deparou o assento. Por mera curiosidade, quando me aparece um Couto Viana, tiro algumas notas, mas, a família é tão grande...

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262286 | IsabelFont | 16 set 2010 01:35 | Em resposta a: #262276

Caro Costa Maia,

Ainda bem que me compreende; as pesquisas são mesmo onerosas.
Não se preocupe com os Enes de Rua por enquanto, já que em desespero do meu isolamento e de não encontrar nada e não me poder deslocar a lado nenhum pedi essa pesquisa ao ADViana há alguns dias.

Quando vir bem o que tenho então maça-lo-ei, se necessário for; a não ser que lhe saia ao caminho, ou seja, na pesquisa de outros se deparem os Enes de Rua, que ao que percebi são mesmo da Areosa.
Acho que a referida Mª Augusta é capaz de estar no livro de casamentos a seguir ao que pesquisou! Pelo menos tenho esperanças.

Pois se quiser dar-se ao trabalho de me mandar cópia digitalizada, agradeço imenso.

Para esse efeito agradeço o favor de pedir o meu e-mail ao moderador.

Os meus melhores cumprimentos,
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262352 | mtavares | 17 set 2010 15:01 | Em resposta a: #262286

Caros Isabel e Costa Maia:
Vejam se isto vos interessa:

Código de referência PT/ADVCT/JTJVCT/CV/001/45
Título Inventário de menores
Datas 1843
Nível de descrição Documento composto
Dimensão e suporte 1 proc
Tipologia Manuscrito, original
Produtores Alexandre Fortunato Vilaça, Juiz de Direito da comarca de Viana do Castelo
Âmbito e conteúdo
Inventariado: António Duarte Gonçalves Deira, casado que fora com o inventariante, moradora no lugar de Montedor, da freguesia de Carreço, da comarca de Viana do Castelo.
Inventariante e cabeça de casal: Maria Alves Bispo do Vale, viúva do inventariado, morador na mesma freguesia.
Filhos herdeiros: 1 - Domingos Enes da Rua, casado; 2 - António Enes da Rua, casado; 3 - José Enes da Rua, casado; 4 - Manuel António Enes da Rua, solteiro, de maior idade; 5 - Teresa Enes da Rua, casada com Manuel Gonçalves da Balinha; 6 - Rosa Enes da Rua, casada com António Martins Loureiro; 7 - Custódia Enes da Rua, casada com Joaquim Baptista de Campos; 8 - Maria Enes da Rua, viúva, já falecida, e por ela e seus filhos: Maria Fernandes de Carvalho, de 18 anos de idade; Custódia Fernandes Carvalho, de 6 anos de idade.
Localização física 1.30.7.3-14
Cota antiga Maço 20; nº 9
Características físicas e requisitos técnicos
Razoável
Condições de acesso
Sujeita à tabela de preços emolumentares em vigor
Unidades de descrição relacionadas
v. tb. processo com a cota 1.31.1.4-9

(Também andei à procura de gente Rua em Carreço...mas não são estes...)

Cumprimentos

luis

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262435 | IsabelFont | 18 set 2010 22:05 | Em resposta a: #262352

Caro confrade Luís tavares,

Obrigada pela informação.
Já tinha descoberto a existência deste processo, mas tendo falado para o ADViana do Castelo, einfelizmente eles não fazem o que alguns outros arquivos fazem, como o de Vila real ou Aveiro: mandam-nos as partes que podemos considerar importantes.
Ora, o processo pode ser muito grande e portanto muito oneroso; neste momento o mais importante que é a inventariação dos filhos está feita na descrição, pelo que me dispensei de o pedir.

De qq. modo muito obrigada pela dica.

Cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262449 | Fmaia | 19 set 2010 03:09 | Em resposta a: #262435

Caros confrades,

Muito obrigado. Vou ter em conta esta informação.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262459 | IsabelFont | 19 set 2010 13:10 | Em resposta a: #262449

Caro Costa Maia,

Quero pedir-lhe + 1 favor, além do que solicitei no "post" de 16-09-2010, 01:35, acima, e que transcrevo:

1. Acho que a referida Mª Augusta (Baptista de Campos) é capaz de estar no livro de casamentos a seguir ao que pesquisou! 1876? Pelo menos tenho esperanças.

2. Pois se quiser dar-se ao trabalho de me mandar cópia digitalizada, agradeço imenso.

3. Um 1º ou 2º casamento que Maria Alves Bispo do vale teria tido com António Duarte Gonçalves Deira, que consta no processo de inventário de menores como inventariado, com cota antiga = Maço 20, nº9, e refª PT/ADVCT/JTJVCT/CV/001/45, em que nessa altura aparece Maria Alves Bispo do vale, como morador na freguesia de Montedor, da freguesia do Carreço. Só que os Inventários de menores têm os dois a mesna data = 1843. É um bocado estranho, não é?
O registo do óbito de Manuel da Rua, tem a data de 1842 e dizue fez testamento; que bens teria deixado? existe um processo de inventário de menores PT/ADVCT/JTJVCT/CV/001/47 em 1843, em que o inventariante é Manuel Enes da Rua (Cota antiga = 1.31.1.4-9, 1.31.1.4-9), que foi casado com Maria Alves Bispo do Vale; e,

Como respondi ao confrade Tavares que me quiz ajudar, pedir 2 processos de inventário de menores era muito "pesado", financeiramente falando, e como os nomes dos filhos constam do âmbito e conteúdo e são os mesmos, pedi apenas paroquais dos filhos.

Um grande obrigado por toda a sua disponibilidade e ajuda. Oxalá eu lhe pudesse retribuir! Disponha sempre por favor.
Os meus melhores cumprimentos
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262468 | mtavares | 19 set 2010 15:40 | Em resposta a: #262459

Isabel:
Fico contente pelo facto da minha intervenção ter tido alguma utilidade...espero que venha a ter reflexos na sua pesquisa.
Não se esqueça é que Montedor é lugar da freguesia de Carreço e não sede de freguesia.

Cumprimentos

luis

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262730 | Fmaia | 23 set 2010 18:21 | Em resposta a: #262238

Estimada Maria Isabel

Para o pedido inicial ainda estou com ele em mãos - tenho de consultar microfilmes, o que é bastante cansativo, mas hei-de lá chegar breve.
Agora encontrei outros que, penso lhe interessarão.

João nasc. 3.1.1824, bapt. 6.1.1824 (Sta. Maria Maior)
Filho de João Baptista de Campos e de Valentina Rosa
Neto paterno de Manoel José de Campos e de Ana Joaquina (nat. freg.Graça - Couto de Tibens)
Materno de Antonio Jose Gomes e Teresa Ferreira, (da cidade de Braga)

Valentina nasc. 24.1.1822, bapt. 27.1.1822 (Sta. Maria Maior)
Os mesmos pais.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262763 | IsabelFont | 23 set 2010 23:31 | Em resposta a: #262730

Caro confrade
Costa Maia,

Claro que me interessa tudo o que me consta ácerca destes ascendentes de meu marido.
Desde já muito obrigada.

Mas gostaria muito de saber se encontrou o tal casamento de Augusta com um Couto Viana?
Os meus melhores cumprimentos,
e fico a aguardar.

Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#262817 | Fmaia | 24 set 2010 19:44 | Em resposta a: #262763

Estimada Maria Isabel

Estive a procurar o casamento da Maria Augusta, e, não encontrei nada. O livro em questão (1976) tinha para datas extremas pouco mais ou menos 5 anos. Há realmente uma Maria Augusta(Pinho e Sousa) casada com um Joao Caetano da Silva Campos.Obviamente, não será este. Depois alongarei a pesquisa.

Quanto à Custódia, estive a consultar o processo de inventário e pude verificar o seguinte:
1 - Custódia é filha de Manoel Enes da Rua (filho de outro Manoel Enes da Rua) e de Maria Alves do Valle (esta, filha de João Alves Bispo, do Valle), todos residentes e naturais da freguesia da Areosa. Fiquei com dúvidas do porquê de aparecer a vírgula depois de Bispo. Será que o "Valle" indicará algum local de morada na freguesia ou é mesmo apelido, ou, ainda, erro do escrivão?

2 - No contrato antenupcial que fizeram as famílias de Custódia e Joaquim, em 10 de Junho de 1840 (aparece uma outra data, 23 Junho de 1841, a qual, por dificuldade de leitura, ainda não relacionei), referem ter a Custódia 30 anos e o Joaquim 26 anos, sendo ela da Areosa e ele de Sta. Maria Maior.

3 - O Joaquim é filho de João Baptista de Campos.

4 - O pai da Custódia morreu em 8/11/1842.

Juntando estes dados, deduz-se que a Custódia e o Joaquim só poderiam ter casado entre 10/6/1840, e. na pior das hipóteses,1843, na freguesia da Areosa de onde é natural ou em Sta. Maria Maior. Inclino-me mais para a primeira hipótese. Tambem não pude verificar esta ultima freguesia por falta de tempo - já eram 17h30, hora de encerramento dos serviços.

Segunda Feira, com estes elementos, tenho de deslindar o caso.

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#263195 | IsabelFont | 30 set 2010 23:52 | Em resposta a: #262817

Caro confrade
Costa Maia,

Em primenito lugar muitíssimo obrigada pelos seus esforços.
Deve estar a achar estranho não o ter já contatado há mais tempo. A verdade é que pedi o seu e-mail, para o contactar directamente, e não sei porquê, até agora não obtive autorização, nem o moderador ou o Geneall me enviou o seu e-mail. Será qu não lhe chegou o meu pedido? Ou não quer ser contactado via e-mail?
Por favor seja franco, ok? Queria mandar-lhe um documento.

Ainda não consegui procurar em Lisboa o tal casamento!

Não sei se foi apenas um seu erro de digitação; com certeza que foi! Pq. a data que eu sugiro para o casamento da tal Mª Augusta foi o ano de 1876.

Cumprimentos e fico aguardando as suas novidades.
Maria Isabel

Resposta

Link directo:

RE: Ermida de Sta. Luzia - ajuda em Viana do Castelo

#263203 | Fmaia | 01 out 2010 10:16 | Em resposta a: #263195

Estimadea Isabel Roque

Realmente não me apercebi do seu pedido pelo que peço imensas desculpas.
O meu mail é fonsecamaiaarrobasapopontopt

Cordiais cumprimentos,
Costa Maia

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 04:37

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen