Ler / Decifrar Assento

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos

Ler / Decifrar Assento

#239871 | jomimota | 22 set 2009 11:56

Caros Confrades,

Ando a tentar ler / "Decifrar" um Assento de Casamento da freguesia de Barros, Concelho de Vila Verde.
Este Assento corresponde ao Livro Nº67, Registos Mistos, Fls 1 dos Casamentos, a que corresponde a 70º Imagem da respectiva digitalização.

Eis o que consegui, ou penso que consegui, decifrar até agora:

====== Início ======

Francisco Gonçalves

Aos dez dias do mês de Agosto de mil seiscentos e cinquenta e um anos recebi a Francisco Gonçalves com Maria ?? filha de Fernão João do Sobrado. Foram testemunhas ?? Domingos Francisco e ?? da ?? Abade de Santa ??? de Sande e Tomé ??? e António Francisco da mesma freguesia.

Francisco da Cunha e Silva (?)

====== Fim ======

Abaixo está a ligação para a imagem do Assento (pela colocação peço desde já desculpe à administração):

http://i224.photobucket.com/albums/dd176/jomimota/barrosl67img70.jpg

Agradeço qualquer ajuda que me possam dispensar.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Ler / Decifrar Assento

#239879 | hmrb | 22 set 2009 12:50 | Em resposta a: #239871

Caro confrade

Estive a ver a imagem e isto foi o que eu percebi. Espero que ajude alguma coisa.


Aos dez dias do mês de Agosto de mil seiscentos e cinquenta e um anos recebi a Francisco Gonçalves do vilar com Maria Fernandes. filha de Fernão João do Sobrado. Forão testemunhas ...Francisco Gonçalves da ... Abade de Santa Eulália de Sande e Cosme dos Santos e António Francisco ou Pereira da mesma freguesia. Em era supra Francisco da Cunha e Almeida


Com os melhores cumprimentos.

Herminia Barata

Resposta

Link directo:

RE: Ler / Decifrar Assento

#239885 | marsousa | 22 set 2009 14:10 | Em resposta a: #239871

Caro Jorge Mota

Observando atentamente o registo, e comparando-o com os outros dessa página escritos pelo mesmo padre, creio que a leitura deverá ser a seguinte:

Aos dez dias do mês de Agosto de mil e seiscentos e cinquenta e um anos recebi a Francisco Gonçalves do Vilar com Maria Fernandes filha de Fernão João do Sobrado. Foram testemunhas o Reverendo Francisco Pereira (?) da Cunha Abade de Santa Eulália de Sande e Cosme de Barros e António Pereira da mesma freguesia era ut supra. Francisco da Cunha e Silva

Cumprimentos.
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

Dúvida com Abreviatura

#245759 | jomimota | 08 dez 2009 18:14 | Em resposta a: #239871

Caros Confrades,

Aproveitando o tópico anterior, surgiu-me uma dúvida com uma abreviatura "madrª" que aparece no assento de óbito de Domingas Pires, cuja imagem está em:

http://i224.photobucket.com/albums/dd176/jomimota/Abreviatura.jpg

o texto segundo minha interpretação reza o seguinte:

"...Domingas Pires molher do madrª dos Cazais ..."

À primeira vista parecerá "madrª" e poderá ser a abreviatura de madeireiro, mas será que em 1649 havia tal profissão?

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Assento de Casamento

#279640 | jomimota | 27 jun 2011 23:39 | Em resposta a: #239871

Caros Confrades,

Solicitava ajuda pois estou com imensas dificuldades em estudar este meu ramo, dado que não consigo identificar qual a localidade (e respectiva freguesia) de que é natural o noivo, Manuel da Silva (filho de Paulo Fialho e Maria da Silva) que se casou em 3 de Junho de 1697, em A-dos-Negros (Óbidos), com Maria Gomes (filha de Manuel Luís e Joana Vicente), conforme assento que se pode ver em:

http://digitarq.adlra.dgarq.gov.pt/viewer?id=1029994

a folhas 17v (Imagem 18). Neste assento vem referido que ele é do Casal do ????, só que não consigo identificar qual nem a respectiva freguesia como já referi.

Agradeço qualquer ajuda.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Casamento

#279651 | marsousa | 28 jun 2011 01:32 | Em resposta a: #279640

Caro Jorge Mota

Creio que é o Casal do Catelão

http://www.mapadeportugal.net/localidade.asp?n=casaldocatelao&c=1012&l=40704&t=gr

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Assento de Casamento

#279660 | jomimota | 28 jun 2011 09:55 | Em resposta a: #279651

Cara Confrade,

Muito lhe agradeço a sua sugestão que tenho quase a certeza que estará certa.
Verifiquei num Mapa e o Casal do Catelão aparece muito próximo de A-dos-Negros (a Nordeste desta localidade), junto à Fanadia, Arrotelas e Casal da Boavista, penso que agora pertencerá ao concelho das Caldas da Rainha. Ainda não consegui determinar é a qual freguesia pertence ou pertenceu à época.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 22:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen