Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

Este tópico está classificado nas salas: Informática

Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240056 | PP | 23 set 2009 19:50

Caros,

Desde há algum tempo que me dedico a estudar a história da minha família.
Utilizo o programa gratuito PAF 5.2, mas gostava de evoluir para outro sem que tenha problemas na transição dos dados.
A questão é que eu dou algum valor, para não dizer muito, ao «interface» gráfico da aplicação. Ou seja, não preciso de um programa muito complexo, que julgo ser o caso do «The Master Genealogyst», mas sim de um programa que seja, do ponto de vista do design, bem agradável.
Estou muito indeciso entre o Legacy 7.0 e o Family Tree Maker 2010, parecendo-me que este último é o mais apelativo em termos gráficos, mas que, infelizmente, não há uma versão gratuita para eu poder testar.
Alguém pode dar-me uma opinião sobre eles?
Seria interessante saber qual destes dois é o mais usado entre esta comunidade, pois pode ser um factor de decisão já que sempre haverá alguém a quem recorrer quando as dúvidas surgirem.
Cumprimentos, PP.

PS: o Legacy 7.0 presumo que vai à frente, mas será uma diferença assim tão notória para o Family Tree Maker?

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240057 | shadlan | 23 set 2009 20:02 | Em resposta a: #240056

Pessoalmente uso o FTM e não desgosto, só é pena não ter árvores como o Family Tree Builder.

Ainda não encontrei o software ideal e tenho me servido com o pior que encontro, excluindo todos os outros.

Atentamente
Abel Figueiredo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240108 | correa | 24 set 2009 13:04 | Em resposta a: #240056

Tenho ´ha varios anos o Legacy, agora na versão 7.0 DE Luxe.Estou satisfeito.
A.Correa

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240109 | mtavares | 24 set 2009 13:17 | Em resposta a: #240108

O Legacy é um bom programa tenho 0 6 deluxe instalado, a par com o PAF 4 que é mais prático porque redige relatórios em (mau) português. De qualquer maneira o Legacy vai mais longe...

cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240116 | PP | 24 set 2009 14:06 | Em resposta a: #240056

Caros,
Estou a ver que existem mais utilizadores do Legacy do que do Family Tree Maker. E pelo que estou a ver vale a pena considerar a compra da versão «Deluxe». Sabem aonde posso adquiri-lo em Portugal?

Já algum de vocês instalou o Legacy num «netbook»? É que estou a considerar levar a informação num PC deste tipo para fazer registos e consultas aquando das idas aos arquivos distritais e outros sítios. Será que "funciona"?

Cumprimentos e obrigada pelas sugestões, PP.

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240119 | mtavares | 24 set 2009 14:13 | Em resposta a: #240116

A diferença entre entre a versão deluxe e a versão gratuita não é tão grande quanto isso. Faça a busca do site deles. Das duas uma, ou recebe o nº de série que encaixa na versão free e transforma-se na deluxe, ou pede o envio em cd. O preço é igual. agora não sei quanto custa. Tem de pagar com Cartão de Crédito

luis

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240153 | ajspc | 24 set 2009 17:19 | Em resposta a: #240116

Caro PP

sou mais um utilizador do Legacy Deluxe. Já o uso à alguns anos.
Durante muito tempo usei a versao gratuita e satisfez-me plenamente. Depois tive outras necessidades (relatorios/arvores/livros) e evolui para a versão paga.
Penso que em Portugal não existe à venda. Só no site deles.
De qualquer forma aconselho a fazer o download da versao gratuita, faz o import/export dos dados do PAF e trabalha neles em simultaneo para fazer comparações.
Depois se gostar e quiser a versão Deluxe paga na net com cartao credito ou MB Net.

Eu tenho instalado num portatil e num PC. Funciona tudo bem. Passo os dados, com uma pen, de um para o outro sem problemas. (veja os requisitos do programa e as capacidades do "netbook")
Inclusive eles tem opções/extras para os smartphones.

Pode também ver outro tópico "Legacy" aqui no forum.

Cumprimentos
Antonio Costa

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240168 | PP | 24 set 2009 19:10 | Em resposta a: #240056

Caros,

No meu entendimento este é um fórum constituído por pessoas com "nível", quero com isto dizer que há sempre pessoas disponíveis a ajudar no que quer que seja. Tomara que todos os fóruns fossem assim.
Com o entusiasmo que tem vindo a crescer na execução da história e criação da árvore genealógica da minha família, voltarei, certamente, mais vezes. Talvez para incomodar... :)
Obrigado a todos.

PS: Se houver por aí alguém que utilize o Family Tree Maker, agradeço que me contacte. Estou 75% voltado para o Legacy, por haver muitos utilizadores satisfeitos, mas o aspecto gráfico do FTM é muito apelativo mesmo. E como sou iniciante nestas andanças da investigação genealógica, enfermo ainda da imagem em detrimento da funcionalidade.

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240171 | roz | 24 set 2009 20:10 | Em resposta a: #240168

Caro PP

Eu uso o Family Tree Maker 05 ja 'a uns anos principalmente por aceitar bem os nomes compridos portugueses que alguns dos outros programas nao aceitam. Contudo devo dizer que como nao sou muito "tecnica" o meu uso do programa 'e bastante basico e vejo que ate 'e possivel fazer mais coisas que ainda nao me atrevi. Vi a demonstracao na website deles para a versao 2010 e 'e bastante diferente da que tenho e tambem me atraiu por ser mais "visual". Tudo depende da capacidade que necessita e do que quer fazer com o programa.

Nao ha nada como fazer o download gratis e po^r alguns nomes para ver como trabalha antes de gastar dinheiro no outro. Se nao gostar pode elimina'-lo.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: devem ser testado por cada um

#240174 | chartri | 24 set 2009 20:54 | Em resposta a: #240171

Caro confrade

Eu uso o The Master Genealogy. Tem dois sistemas: um para principiante, digamos básico e com um clik no sitio certo pode ficar com o sistema avançado.

Para mim foi igualmente importante um programa que tivesse duas coisas : O inclusão dos nomes compridos portugueses e a possibilidade de podermos, para cada dado introduzido, colocar a fonte, i e o local, ou pessoa, que o forneceu.

Claro é em inglês. Claro que nós próprios podemos ir traduzindo.

O melhor é que o descarregue da internete e o ensaie duante 1 mês. Pode passar os seus dados de um outro programa para o TMG. Pode ver como ele faz umas "rvores" bonitinhas e praticas.

Procure na internet a página do seu "fabricante": Wholly Genes

Tem a possibilidade de o descarregar e de o testar durante um mês antes de o comprar. Pode compra-lo pela Internet utilizando, por exemplo o sistema MBNet (procurar igualmente este sistema colocando MBNET na busca na internet). De resto este sistema de pagamentos MBNET permitirá comprar, por exemplo, os livros anunciados aqui na Livraria do Guarda Mor

Com este programa (usando um outro, chamdo Second Site, mantenho uma página na Internet . ver: www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt. Tenho uma outra que não necessita do Second Site em www.chartri.tribalpages.com

No entanto, recomendo que se ensaie bastante. O programa deve servir para nós e ser possivel fazer tudo quanto cremos, nomeadamente imprimir pequenas arvores em A4, em casa, para mandar à família, ou fazer automaticamente o nosso livro de família.
Boa sorte

Ricardo Charters d'Azevedo

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240179 | hbanha | 24 set 2009 21:35 | Em resposta a: #240171

Cara Rosário

Peço desculpa por esta minha intromissão, mas parece-me que haverá aqui alguma confusão. O Family Tree Maker não terá nenhuma versão gratis para download, o programa que oferece uma versão em português gratis para download é o Family Tree Builder ou seja o My Heritage que aliás é anunciado aqui no topo da página do Geneall.
Eu adquiri o Family Tree Maker que utilizo e que acho muito bom e que premite inclusivamente publicar na net a nossa própria página, O Family Tree Maker é em inglês mas os relatórios, livros de familia e outros documentos que podemos editar têm a possibilidade de uma vez copiados para o Word serem traduzidos naquilo que interessa. Já a página que se publica na net não tem qualquer hipotese de ser alterada. A seguir coloco o link da minha para poderem ver o aspecto, http://familytreemaker.genealogy.com/user/b/a/n/Henrique-E-Banha/index.html

Quanto ao Family Tree Builder também o utilizo porque para além de ser grátis tem algumas aplicações interessantes que se podem tornar alternativas às do Family Tree Maker.

Na minha opinião são os dois muito bons.
Cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240180 | hbanha | 24 set 2009 21:39 | Em resposta a: #240179

Correcção ao link da mensagem anterior.

http://familytreemaker.genealogy.com/users/b/a/n/Henrique-E-Banha/index.html

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240183 | LF2S | 24 set 2009 21:53 | Em resposta a: #240180

Boa noite

Eu utilizo o Legacy (desde a versão 5.0) mas isso não me impede de, através de import/export, utilizar outros programas, tanto na versão demo como os "free", visto que existem pequenas funcionalidades que me agradam e que estão "distribuidas" por outros programas (por exemplo o "Oxy-gen" permite gerar estatisticas).
O Legacy com a versão 7.0 e a extensão dos mapas deu um grande salto e o que gosto nele é a possibilidade de o utilizar sem ser um grande "profissional" de genealogia e consequentemente de não exigir uma aprendizagem muito "puxada". Tem tambem um módulo de tratamento das fontes de informação bastante completo e que me parece ser uma "referência" no mundo dos programas de genealogia - e as fontes são cruciais.

Por pertencer à equipa de tradução do Legacy para português assumo que as minhas opiniões possam estar "viciadas".
A equipa está actualmente bastante desfalcada mas todas as mensagens, ecrans e relatórios já estão traduzidos só faltando o "help".

Luis Salreta

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240189 | roz | 24 set 2009 22:58 | Em resposta a: #240179

Caro Henrique de Melo Banha

Nao tem de pedir desculpa mas nao fiz confusao. Tenho de facto o Family Tree Maker 2005. Talvez agora nao tenham uma versao gratis mas a que tenho de 2005 foi.

Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240193 | roz | 24 set 2009 23:02 | Em resposta a: #240168

Caro PP

Esta 'e so' para chamar a atencao para a mensagem de Ricardo Charters d'Azevedo que por engano veio para mim.

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: devem ser testado por cada um

#240217 | fsmunoz | 25 set 2009 02:53 | Em resposta a: #240174

Caríssimos,

Sem querer desviar a conversa do tópico a referência aos "nomes compridos" fez-me lembrar uma dúvida que tenho tido. Pessoalmente utilizo como programa de genealogia o GRAMPS, que será pouco conhecido para quem não usa Linux (embora corra em Windows e OSX), e que para além da vantagem óbvia de funcionar no meu sistema operativo considero extremamente completo a vários níveis. Recentemente tem sido discutido pela comunidade de utilizadores uma nova abordagem em relação á categorização dos apelidos, em especial devido á prática comum ibérica de se usarem vários, e com práticas de transmissão peculiares (e dependentes do século e família).

Tinha interesse em saber se os confrades mais experientes utilizam como "apelido" um único nome (simples ou composto) ou se colocam todos os apelidos, mantendo no campo "Nome" apenas os nomes de baptismo. Pessoalmente sempre utilizei apenas o apelido "principal", o que significa que alguns apelidos ficam inseridos no campo nome. Isto para mim é simples, mas em termos de ser "fiel" ao GEDCOM (que foi feito mais com base no esquema bastante mais simples utilizado nos países anglo-saxónicos) existem algumas propostas interessantes que permitem guardar todos os apelidos como SURName, mantendo a distinção entre Nomes Próprios, Nome de Família e apelido.

Provavelmente não estou a ser claro o suficiente, mas enfim. A proposta actual para o software em questão é interessante na medida em que considera cada nome como parte de uma lista, permitindo para cada componente do nome específicar se existem "partículas" associadas ("de", "e", etc.), para além do suporte para patronímicos, etc. Em última análise isto seria interessante para se conseguir produzir um gráfico que mostra a linhagem de determinado apelido, por qualquer das vias, algo que não é possível hoje em dia.

Tentanto ser útil em relação ao tópico, em termos estético o melhor programa que já vi é provavelmente o MacFamilyTree, apenas disponível para Apples. O Legacy tem um suporte interessante para organização das fontes, segundo sei baseado nas propostas de Elizabeth Mills no seu livro "Evidence!", e que apresenta formulários individualizados por tipo de fonte (certidão de óbito, passaporte, etc.). Pessoalmente parte destas propostas "chocam" com a forma como lido com fontes, mas em geral é uma sistematização meritória e completa. O FTM parece-me do ponto de vista puramente estético melhor conseguido, mas isto vale o que vale...

Em termos de navegação um dos programas que me pareceu interessante foi o Family Historian, pela forma como permite visualizar toda a informação numa árvore que se fecha e abre consoante as necessidades.

Cumprimentos,

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#240221 | hbanha | 25 set 2009 09:09 | Em resposta a: #240189

Cara Rosario

Estava então eu enganado, de facto fiz a aquisição só em 2006 e não sabia que tinha havido uma versão gratis anterior.
Fica assim a questão esclarecida, mas quanto ao assunto do tópico acho que embora haja diferenças entre os programas o facto do Family Tree Builder do My Heritage ser gratis e dado as boas aplicções de que dispõe é uma boa opção.

Os meus cumprimentos,
Henrique de Melo Banha

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: devem ser testado por cada um

#240479 | jomimota | 28 set 2009 09:48 | Em resposta a: #240217

Caro Confrade,

Já instalei o Gramps e gostei, bastante.
Gostaria de saber se tem conhecimento de alguma tradução em português de Portugal.

Cumprimentos,

Jorge Mota

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: devem ser testado por cada um

#240483 | fsmunoz | 28 set 2009 11:20 | Em resposta a: #240479

Caro confrade,

Fico feliz por lhe ter agradado, sendo um programa "minoritário" não recebe por vezes o apreço que julgo que merece.

Quanto á tradução, não existe de momento nenhuma tradução em Português (Europeu). Estou no entanto a trabalhar nela, tendo como base a tradução em Português do Brasil e a inglesa, de forma a tentar manter um corpo comum em ambas as versões.

Quando tiver uma versão pronta terei todo o gosto em informá-lo.

Cumprimentos,

Frederico

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#260375 | LProjecto | 12 ago 2010 14:08 | Em resposta a: #240183

Caro Luís Salreta,

Aproveito a boleia deste tópico para lhe perguntar qual é o ponto da situação relativamente à versão do Legacy para português de Portugal. Segundo li, creio que haverá mais de um ano, a fase de tradução estaria quase terminada e encontravam-se em fase de testes. Recordo que, nessa altura, alguém referiu que o trabalho, em regime de voluntariado, estaria numa espécie de "impasse". Alguns confrades deste fórum, técnicos especializados em várias áreas, prontificaram-se a dar o seu contributo... a verdade é que nunca mais se falou nesse assunto.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#260386 | MariaDavid | 12 ago 2010 17:24 | Em resposta a: #240183

Caro Luís Salreta

Aproveitando a boleia da mensagem do confrade Luís Projecto Calhau e reforçando a mesma, quero, em primeiro lugar, felicitá-lo pelo trabalho de tradução que tem desenvolvido. Embora utilize o Legacy a par do Paf4.0, sinto a falta de um software que fale português mas com um vasto leque de possibilidades.

Gostaria de ter uma estimativa, ainda que aproximada, de quando pensa que o Legacy/versão portuguesa poderá estar ao alcance dos interessados, caso lhe seja possível adiantar.

Com os meus melhores cumprimentos, desejando que esse seu trabalho venha em breve ao nosso encontro

Maria

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#260400 | LF2S | 12 ago 2010 19:19 | Em resposta a: #260386

Boa tarde

O programa base já está totalmente traduzido.
Falta o Help que só depende de nós (equipa de tradutores) mas é muitíssimo mais trabalhoso.
Faltam também as componentes gráficas e a de suporte às fontes (novo formato) mas como são mais recentes ainda não estão preparadas para a tradução e dependem da Legacy.

Antes de o programa ser distribuído em português (e existe a versão brasileira e portuguesa) ainda teremos de entrar em fase de testes públicos e para isso precisamos de ... testadores.
Talvez depois das férias possamos entrar nesta fase, mas não posso prever datas porque tb depende da Legacy.

Eu utilizo o Legacy e tenho tudo baseado nele, parecendo-me estável em termos de tradução.

Obrigado pelo interesse

L.Salreta

Resposta

Link directo:

RE: Programa de Genealogia: Legacy ou Family Tree Maker 2010

#260452 | MariaDavid | 13 ago 2010 17:58 | Em resposta a: #260400

Caro Luís Salreta

Muito obrigada pelo esclarecimento. Vou aguardar, então, novos desenvolvimentos e desejar todo o êxito sobre a conclusão desse processo.

Cumprimentos

Maria

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 16:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen