Apelido Sentieiro

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

APELIDO SENTIEIRO

#240065 | Lurdes Centieiro | 23 set 2009 21:54

Gostaria de saber qual a origem do apelido Centieiro ou Sentieiro. Disseram-me que os Sentieiros originalmente são italianos. Em Portugal os primeiros a aparecer foi em Torres Novas (Freguesia do Paço). Posteriormente começaram a mudar-se para Viseu, Porto e principalmente para a zona de Lisboa.

Resposta

Link directo:

RE: APELIDO SENTIEIRO

#240079 | evieira | 23 set 2009 23:57 | Em resposta a: #240065

Cara Senhora,

Existem várias famílias Sentieiro em Portugal, sendo que na zona de Torres Novas estão documentados pelo menos desde o séc. XVIII. Aqui, a sua origem não é italiana, mas estará certamente relacionada com o seu uso como alcunha.

Aparentemente Santieiro ou Santieira ainda hoje em alguns locais significa um tipo de cogumelo silvestre. Tambem de registar o topónimo "Vale das Sentieiras" nas imediações de Torres Novas (penso que na fregª da Olaia).

Cmpts,
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: APELIDO SENTIEIRO

#240178 | Lurdes Centieiro | 24 set 2009 21:35 | Em resposta a: #240079

Olá,
Obrigada pela informação prestada sobre o meu apelido.
Não sabia nem me poderia ter ocorrido a possibilidade de o nome Sentieiro ter origem no nome de um cogumelo, no entanto, ao que parece é uma boa probabilidade!
Aproveito então para deixar também aqui o sobrenome "Ramos" (da Cidade de Faro). Será que também terá alguma informação sobre a sua origem?
Mais uma vez agradeço a atenção e disponibilidade.
Cmpts,
Lurdes Centieiro

Resposta

Link directo:

RE: APELIDO SENTIEIRO

#240275 | evieira | 25 set 2009 21:04 | Em resposta a: #240178

Cara Lurdes Sentieiro

Em relação a Ramos desconheço, mas é provável que tenha uma origem religiosa.
A Sra por acaso descende dos Sentieiros da freguesia de Assentiz, Torres Novas?

Cmpts,
Edmundo Simões

Resposta

Link directo:

RE: APELIDO SENTIEIRO

#240443 | Lurdes Centieiro | 27 set 2009 20:25 | Em resposta a: #240275

Sim. o meu pai era de Torres Novas.

Resposta

Link directo:

RE: APELIDO SENTIEIRO

#245675 | evieira | 06 dez 2009 19:14 | Em resposta a: #240065

Cara Lurdes Sentieiro

No "Mosaico Torrejano", de Artur Gonçalves, deparei-me ainda com outra origem do seu apelido:

"Centieiro, têrmo regional, o mesmo que centeal, seara de centeio, do latim - centeni, por se julgar que cada grão reproduz cem. Temos assim na freguesia do Salvador o Casal das Centieiras, erroneamente escrito Sentieiras, devido talvez ao apelido Sentieiro, que assim mal escrevem os que bem o usam."


Cumprimentos
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: APELIDO SENTIEIRO

#246005 | Francisco Queiroz | 14 dez 2009 20:05 | Em resposta a: #240443

Chamo a atenção dos confrades interessados nos Sentieiros do Porto para o tópico que lancei aqui:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=166096

Obrigado.

FQ

Resposta

Link directo:

RE: APELIDO SENTIEIRO

#337168 | ram_mar | 23 out 2013 22:48 | Em resposta a: #246005

Caros Confrades

No Registo de casamento (na Igreja de S. Salvador em Santarém) dia 1/06/1672 por procuração de Sebastião da Costa Corregedor de Viseu, filho de Simão Dias Costa (Natural da Golegã) e Maria Álvares Sentieira com Anna da Costa Filha de Leunardo João Pinheiro e Maria Carvalha naturais desta Villa de Santarém foram testemunhas Luis da Costa seu irmão e Francisco da Silva.

Este Registo é do Século XVII - anterior aos referidos pelos confrades.


Descobri uma Quinta da Sintieira em Abrantes, Sardoal, com Brasões de Caldeiras e Mendonças e mais 2 Sousas e Mouras. Haverá Alguma Ligação?
Os confrades têm alguma informação?

Desde já Muito Obrigado

Saudações
Raimundo Maurício

Resposta

Link directo:

RE: APELIDO SENTIEIRO

#337190 | Francisco Queiroz | 24 out 2013 13:39 | Em resposta a: #337168

Os Sentieiros que me interessam estão no Porto em meados do Século XIX. Esses podem ser uma outra família com o mesmo apelido. Não sei.
Cumps.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 07:16

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen