Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

Este tópico está classificado nas salas: Famílias

Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

#240110 | mikhael74 | 24 set 2009 13:34

Caros srs e sras.

Gostaria de saber se alguem me podera' informar quando (mais ou menos) se comecou a usar o nome Ricardo em Portugal.

Estou a tentar pesquisar uma linha inglesa. Um antepssado que se mudou para Portugal em 1700, usou nomes portugueses para traduzir o nome de seus pais de origem Inglesa. Neste caso, ele disse no casamento de sua filha que seus pais se chamavam Ambrozio e Serafina (que nao existem em Inglaterra). Ao procurar com o assento de nascimento de uma crianca nascida na mesma altura que esse meu antepassado nasceu, deparei com o nome Richard (que actualmente e' Ricardo), mas nao o seria em 1700???

Sera que me entendem....?

Muito agradecido.

Mikhael

Resposta

Link directo:

RE: Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

#240143 | roz | 24 set 2009 16:17 | Em resposta a: #240110

Caro Mikhael,

Mas esses nomes existem em ingles! Ambrozio 'e Ambrose e Serafina 'e ..... Serafina! Pode, contudo ter grafias diferentes. Serofina, Seraphina, etc. Ha' 7 grafias para este nome.

Quanto a Ricardo creio que tenha sido sempre o mesmo mas talvez se escrevesse diferente.
Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

#240146 | arturcs | 24 set 2009 16:38 | Em resposta a: #240143

Cara Rosario,

Richard também teve a grafia de "Ricohard"(germânico antigo).

Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

#240167 | evieira | 24 set 2009 19:05 | Em resposta a: #240110

Caro Sr:

Tenho documentados "Ricardos" no interior rural português pelo menos desde 1750. Nestes assentos, a grafia é a mesma que se usa hoje.

Cmpts
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

#240169 | roz | 24 set 2009 19:49 | Em resposta a: #240146

Caro Artur
Obrigada pelo esclarecimento. De facto nao tenho nenhum Ricardo e nao me recordo de ter encontrado um. Os meus conhecimentos de ingles sao melhores por aqui viver 'a 43 anos.

Os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

#240188 | arturcs | 24 set 2009 22:56 | Em resposta a: #240169

Cara Rosario,

Não tem de quê. Espero que as coisas pela "Old Albion" estejam bem.

Renovados cumprimentos,

Artur

Resposta

Link directo:

RE: Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

#240376 | mikhael74 | 26 set 2009 22:59 | Em resposta a: #240167

Agradeco imensamente a todos os que responderam a esta pergunta.

Esta linha inglesa esta-me a dar 'umas dores de cabeca' :-)

Os 20 anos de experiencia que tenho em pesquisas genealogicas em Portugal nao se deparam com a sdificuldades que tenho sentido em interpretar a emigracao destes meus antepassados para Portugal.

Rosario...muito obrigado pela dica....Procurei por Ambrose...este nome ficou muito popular apartir de 1860. Existe sim um casamento de um Ambrose Andrews, viuvo em 1701, que pode ser o pai do meu antepassado. No entanto ainda nao encontrei nenhuma grafia parecida com Serafina. Vou continuar a pesquisar.

Nunca me ocorreu que Ambrozio seria Ambrose ...duh!!!! E estou vivendo na Inglaterra 'a 8 anos......

Depois digo como correu.

M

Resposta

Link directo:

RE: Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

#240390 | roz | 27 set 2009 01:27 | Em resposta a: #240376

Caro Miguel

Nao sei se ja reparou que os Mormons teem em filme os baptisados e casamentos da igreja Anglicana no Porto desde 1716 a 1865. Pode ser que o "seu" Nicholas tenha casado la'.

http:// www. familysearch .org/eng/library/fhlcatalog/supermainframeset.asp?display=topicdetails&subject=548820&subject_disp=Portugal%2C+Porto%2C+Porto+%2D+Minorities&columns=*,0,0

Claro que deve copiar sem os espac,os mas fiz assim porque aqui no forum nao se deve dar links.

Com respeito a nao ter encontrado o baptismo dele em Dartmouth, pode ser que ele tenha nascido em Londres como voce referiu noutro topico mas os pais serem de Dartmouth. Se for a um Family History Centre dos Mormons aqui em Inglaterra podera' ver tambem os filmes de Dartmouth. Sao 3 paroquias e ha filmes desde 1500 e tal.

Se calhar ja sabe e estou a ensinar o Padre Nosso ao vigario mas sempre 'e melhor deixar a dica.

Cumprimentos e boas pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

#240965 | roz | 02 out 2009 16:28 | Em resposta a: #240376

Caro Miguel,

Escrevi a semana passada para a secretaria da Parish of Dartmouth e responderam hoje a dizer que os registos estao nos arquivos gerais da provincia. Nao sei se teve alguma sorte com o Centro dos Mormons mas isto 'e uma alternativa se precisar.

The address is:
County Archivist
Devon Record Office
Great Moor House
Bittern Road
Sowton
Exeter
EX2 7NL

Tel: 01392 384253

Boas pesquisas.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

#270386 | mikhael74 | 10 fev 2011 21:50 | Em resposta a: #240965

Caro Rosario

Agradeco atentamente pela informacao que me deu aqui, e a todos outros que participaram.

Ja consegui encontrar o tal casal que procurava, os nomes aqui no Reino Unido sao Ambrose Andrews e Sarah Sparke. Felizmente Dartmouth ja tem uma list publicada na internet com os matrimonios desde 1583 e os nomes deste casal la constam. Muito obrigado por isto. Apenas vi esta mensagem hoje, acho que tenho que verficar mais vezes estes sites.

Sorry for this!

Eu eu estive na bonita cidade de Exeter o ano passado, e poderia ter ido a Dartmouth para ver a terra onde nasceram estes meus antepassados, mas nao deu muito tempo para isso, apenas fui ate Exmouth!

Abraco
Miguel

Resposta

Link directo:

RE: Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

#270934 | MJNFVC | 19 fev 2011 16:08 | Em resposta a: #270386

Por cerca de 20 libras pode inscrever-se (por um mês apenas) em Ancestry.co.uk, onde decerto encontrará - tal como eu encontrei - dados muito úteis para a sua genealogia. Um mês parece insuficiente, mas, aproveitando bem o tempo...

Resposta

Link directo:

RE: Origem do uso do nome Ricardo em Portugal

#273242 | mikhael74 | 23 mar 2011 20:08 | Em resposta a: #270934

Grato por esta informação.

Exactamente esse o local onde encontrei a informação do casal que pretendia, mas para ser honesto o site gratuito www.familysearch.org tem a mesma informação e muito mais e parece ser mais fácil de navegar.

A única desvantagem do familysearch e' que não da' acesso 'as imagens dos registos originais como o ancestry.co.uk. Os registos de Dartmouth parece ainda estarem protegidos pela lei do copyright e o ancestry.co.uk nao tem permissão para publicar essa informação, a mais que o arquivo de Dartmouth esta a disponibilizar aos poucos essa informação gratuitamente na net.

Bons tempos, daqui a uns anos tudo estará disponibilizado (esperemos que sim) na net.
:-)
M

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 16:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen