Quinta de Passos

Este tópico está classificado nas salas: Património | Regiões

Quinta de Passos

#240282 | evalspereira | 25 set 2009 23:19

Boa noite

Em Braga, na freguesia de S. Vitor, há uma rua chamada Quinta de Passos. Sei que esta quinta existiu e gostaria de saber se alguém me pode informar sobre o nome do antigo proprietário. Tenho informações que um Numa Passos foi proprietário de algumas terras em Braga e gostaria de saber se estará relacionado com a quinta.

Se alguém puder ajudar agradeço.

Eva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos

#240325 | Luís Neves | 26 set 2009 13:27 | Em resposta a: #240282

Cara Eva Pereira:
Uma pessoa que sei que se tem debruçado sobre a Braga antiga é o meu amigo Miguel Sopas de Melo Bandeira. Ele é professor na Universidade do Minho (no curso de arquitectura que creio funciona em Guimarães). Sugiro-lhe que o contacte por aí.
Cumprimentos,
Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos

#240331 | evalspereira | 26 set 2009 15:14 | Em resposta a: #240325

Caro Luís Neves

Muito obrigada pela informação.

Cumprimentos

Eva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos/ Numa Passos

#242252 | Franca104 | 18 out 2009 21:05 | Em resposta a: #240282

Exmª Srª D. Eva Pereira
Será que tem elementos que me possa dar sobre Numa Passos?? ou Bernardino Passos? É que ando a fazer pesquisa sobre a família do meu avô e tanto quanto sei são primos.
Obrigada por qualquer informação. Mª Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos/ Numa Passos

#242309 | evalspereira | 19 out 2009 21:03 | Em resposta a: #242252

Exmª Srª D. Mª Francisca
Tudo o que sei é que Numa Passos vivia na zona do Bom Jesus e era, supostamente, o pai de um dos meus bisavôs.
Numa Passos foi o nome que sempre ouvi falar, embora me dissessem sempre que não sabiam se teria outro nome. O nome Bernardino Passos nunca ouvi.
Caso tenha alguma informação que me possa facultar agradecia.
Desde já agradeço,
Eva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos/ Numa Passos

#242325 | Franca104 | 20 out 2009 00:45 | Em resposta a: #242309

Boa noite Srª D. Eva Pereira. Obrigada por me ter respondido. Gostava que me dissesse: Numa Passos era médico formado em Coimbra? era de Celorico de Bastos? Pode dar-me os nomes dos seus avós, trisavós..enfim os nomes mais completos que me puder dar.
É importante para mim dar-me nomes e locais de nascimento.Obrigada-
Mª Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos

#242383 | Mário Palm | 20 out 2009 21:55 | Em resposta a: #240282

Cara Eva Pereira:


Existe realmente uma Quinta de Passos, na freguesia de São Victor. Também lhe chamam Paço de S. Victor pois. segundo a lenda, aí terá nascido S. Victor.

A Casa tem uma pequena torre e tem também Pedra de Armas de família que desconheço. Desconheço também o proprietário actual. Foi recentemente restaurada e julgo que terá como destino servir de apoio a pessoas na terceira idade mas peço-lhe que considere esta última informação com todas as reservas.

Dos últimos proprietários cito os seguintes:

* Dr. Alexandre da Gama Lobo Xavier e sua esposa Lídia da Gama Lobo Palmeira Xavier;
* Fernando Augusto Felgueiras Gaio da Gama Lobo Palmeira;
* Eng. Fernando Mário Marramaque Lobo Palmeira e sua irmã Eugénia Maria Manuela Marramque Lobo Palmeira.

Espero ter ajudado,

Cumprimentos,

Mário Palmeira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos

#242389 | evalspereira | 20 out 2009 23:01 | Em resposta a: #242383

Caro Mário Palmeira,

Muito obrigada pelas informações e ajudou, pois assim fico a saber que, em princípio, o nome que associava a essa quinta (Numa Passos) nada terá a ver com ela.

Muito obrigada pela informações,

Cumprimentos,

Eva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos

#242395 | Franca104 | 21 out 2009 00:59 | Em resposta a: #242389

Srª D. Eva: estou cheia de curiosidade: tem dados de Numa Passos? e dos seus avós - nomes, datas de nascimento, onde viveram.. o nome Albino Pacheco Alves Passos, diz-lhe alguma coisa? Aguardo resposta, obrigada.
Mª Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos

#242473 | evalspereira | 21 out 2009 21:32 | Em resposta a: #242395

Cara Mª Francisca,

Relativamente a Numa Passos a única coisa que sei é que ele morava numa casa perto dos escadórios do Bom Jesus e que era o pai de um dos meus bisavôs. Mas a paternidade não está provada pois numa certidão do meu bisavô diz que é filho de pai incógnito. O meu bisavô em causa chamava-se Manoel Barroso e era filho de Rosa Maria da Vitória Barroso.
Quanto a Albino Pacheco Alves Passos nunca ouvi falar, mas agora fiquei curiosa, pois na minha ascendência também há o apelido Alves. Assim, se tiver informação sobre alguns nomes terminados em Alves que estejam relacionados com esse Albino Pacheco Alves Passos gostava que mos dissesse para eu verificar se algum coincide com os que tenho. E já agora gostava de saber quem é esse Albino Pacheco Alves Passos.

Obrigada

Eva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos

#242723 | evalspereira | 24 out 2009 21:47 | Em resposta a: #242395

Cara Mª Francisca,

Gostava mesmo de saber quem é Albino Pacheco Alves Passos e de saber se descobriu algo mais sobre Numa Passos.

Obrigada

Eva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos

#242727 | Franca104 | 24 out 2009 22:26 | Em resposta a: #242723

Eva:
Só sei isto: o meu bisavô António Joaquim Pereira Pacheco, que viveu em Celorico de Bastos, deixou um livro escrito pela sua mão, em que refere os casamentos que teve e os filhos que teve dos dois casamentos. Indica igualmente os nomes dos padrinhos dos filhos, etc.. De um dos filhos, por acaso o meu Avô Albino Augusto Pacheco, foi padrinho (cito) : "Albino Pacheco Alves Passos, meu primo, de Cabeceiras" Entretanto, tenho uma carta escrita para o Avô Albino que começa" Meu bom e prezado primo".... assina: Bernardino Passos. Além disto, há um album de fotografias do colegas e amigos contemporâneos do Avô Albino, dos tempos de Coimbra, onde se licenciou em Medicina, e uma das fotografias é de "Numa Passos" e está dedicada "ao meu primo e conterrânneo.(parece-me..aqui não tenho a certeza..)
Agora, pergunto: quem são?? como são primos??
De qualquer maneira, se entender que devemos "explorar" mais este assunto, talvez seja melhor por e mail.
Que acha?
Mª Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos

#242732 | evalspereira | 24 out 2009 23:26 | Em resposta a: #242727

Mª Francisca

Essas informações são muito interessantes. Concordo que podemos tentar explorar mais este assunto. O meu mail é evalspereiraarrobagmailpontocom. Quando quiser já sabe. Já agora, de onde é que tem comunicado?

Eva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos

#242745 | Franca104 | 25 out 2009 01:30 | Em resposta a: #242732

Eva: mandei-lhe um e mail: diga-me se o recebeu. Obrigada.
Mª Francisca

Resposta

Link directo:

RE: Quinta de Passos

#242805 | evalspereira | 25 out 2009 17:28 | Em resposta a: #242745

Maria Francisca é só para dizer que recebi o seu e-mail.

Eva Pereira

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 02 mai 2024, 11:22

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen