Novo

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Património | Pessoas | Regiões

Novo "Museu dos Coches"

#240316 | arturcs | 26 set 2009 11:47

Caríssimos Confrades,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre a construção de um novo "Museu dos Coches", a edificar em Lisboa. Justifica-se..., e será mesmo necessário?
Devo dizer, em abono da verdade, que sou amigo do Ricardo Quininha Bak Gordon(um belíssimo arquitecto). Este facto não me impede de fazer uma análise objectiva.

Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Novo "Museu dos Coches"

#240318 | arturcs | 26 set 2009 11:59 | Em resposta a: #240316

Caros Confrades,

A título informativo direi, também, que o Ricardo é irmão do Pedro Alexandre Quininha Bak Gordon. Este último é referido na BD com o apelido "Quinina", aqui em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=142461

Renovados cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Novo "Museu dos Coches"

#240344 | loureiro | 26 set 2009 16:15 | Em resposta a: #240318

Caro Confrade

Se fosse para tornar a repor o Picadeiro Real, para apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre, penso que se justificava perfeitamente uma vez que este Picadeiro é considerado dos mais bonitos Picadeiros da Europa, talvez mais ainda que o de Viena. Seria reutilizá-lo para o que ele foi criado. Agora para se transformar em museu da Presidência...

De qualquer maneira os coches, parece que estão tecnicamente mal expostos e não cabem todos.

Cumprimentos,

José de Castro Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Novo "Museu dos Coches"

#240434 | arturcs | 27 set 2009 17:44 | Em resposta a: #240344

Caro José de Castro Canelas,

Tendo a concordar consigo no essencial. Parece-me é que, técnicamente, a reactivação como "Picadeiro Real" não é possível(evoca-se a possibilidade de degradação do espaço, nomeadamente as suas pinturas). Para ampliação do "Museu da Presidência" penso ser abusivo, uma grande asneira!

O espaço não é muito amplo, concordo. Por que é que não se usam as "traseiras"...?

Mantenho sérias reservas quanto à necessidade de um novo edifício. Ainda para mais com "traça" e "volumetria" que questiono, tendo também em conta a zona de Belém.

Melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Novo "Museu dos Coches"

#240470 | Augustus_o | 28 set 2009 02:16 | Em resposta a: #240434

Caro Artur,

faz tempo que não lhe dirigo palavra, mas desde já espero que passe bem.

Sobre o museu, no trajecto Alcantâra - Belém, pela avenida da India, ao virar-ser para calçada da tapada, junto à estação da CP, encontra-se no edificio de esquina (penso que pertencem À marinha portuguesa) um painel a indicar as novas instalações do museu.

Se irão fazer mais "betão", não sei, mas concordo que o espaço actual é insuficiente para o espólio.

Cpts,
Augusto Costa

Resposta

Link directo:

RE: Novo "Museu dos Coches"

#240487 | arturcs | 28 set 2009 12:07 | Em resposta a: #240470

Caro Augusto Costa,

De facto já faz tempo. Eu estou recuperando(bem, felizmente) de uma delicadíssima intervenão cirúrgica: já me sinto até mais rejuvenescido...Lol Lol

Falando da questão em apreço: não sou contra "novas edificações". Considero, simplesmente, que primeiro é preciso preservar aquilo que já está construido, e depois pensar-se em novas valências. Aliás, não percebo, por exemplo, a razão pela qual naquela área não existem salas de cinema..., que poderiam estar no "CCB"!?

Se o espaço para o espólio é insuficiente, então aproveitem-se áreas contíguas.

Melhores cumprimentos,

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Novo "Museu dos Coches"

#240488 | Augustus_o | 28 set 2009 12:16 | Em resposta a: #240487

Caro Artur,

fico feliz que esteja a recuperar :)

Sobre cinema... concordo e muito!

Aqui na cidade da Horta bem importante seria a existência de livrarias, digamos, comerciais tipo Bertrand ou FNAC...

Melhores cumprimentos,
Augusto Costa

Resposta

Link directo:

RE: Novo "Museu dos Coches"

#240492 | arturcs | 28 set 2009 12:28 | Em resposta a: #240487

Onde se lê intervenão deve-se ler intervenção

Resposta

Link directo:

RE: Novo "Museu dos Coches"

#240494 | loureiro | 28 set 2009 13:03 | Em resposta a: #240434

Caro Artur Camisão Soares

Realmente a razão que se invoca para o museu não funcionar como picadeiro é o problema da degradação das pinturas. No entanto os pisos modernos de picadeiro já não incluem sal e podem ser feitos de maneira a não levantar pó, pelo que os danos nos frescos do picadeiro não viriam da sua utilização pela Escola de Arte Equestre.

O edifício que está projectado para novo museu dos coches, associado às cavalariças e picadeiro é uma obra imensa que se irá levantar na zona projectada com custos altíssimos.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Novo

#240495 | arturcs | 28 set 2009 13:35 | Em resposta a: #240494

Caro José de Castro Canelas,

Está-se a referir a pisos de areão grosso como o existente no "Centro Hípico da Quinta do Rei"(em Arraiolos, Palmela)?
Esse tipo de pisos parce adequado, não!?

Claro que um novo edifício, como muito bem afirma, terá custos altíssimos. A relação custo-benefício terá de ser muito bem avaliada!!

Renovados cumprimentos,

Artur João

Resposta

Link directo:

A Caixa de Vidro do brasileiro!

#240498 | José-Manuel | 28 set 2009 14:16 | Em resposta a: #240316

Depois de ver o diaporama e photo do novo Museu dos Coches,
http://arquitek.blogspot.com/2008/07/projecto-do-novo-museu-dos-coches-em.html
realização do arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha,
cheguei à conclusão que o estado português continua empenhado em desmantelar o património herdado da Monarquia Portuguesa, exemplo da alienação da época dos descobrimentos que fizeram ao descaracterizarem o edifício da escola náutica de Sagres;
http://www.dightonrock.com/asmamasdaescolanauticadesagres.htm

E preparam-se para fazer o mesmo ao Museu dos Coches com o horroroso caixote deste arquitecto brasileiro!!!
dinheiro que devia ser utilizado para a manutenção de tantos monumentos históricos em ruínas !!!

É um crime meterem os Coches numa caixa de vidro! Porque não mudarem a residência oficial do Presidente da Republica para o Terreiro do Paço e darem a área e edifícios para o Museu dos Coches? Seria uma decisão justa que dignificaria o presidente e governo que o fizesse.
______________________________________________________

10/Jul/2008
Projecto do novo Museu dos Coches em Lisboa

Um museu branco suspenso no ar
O prestigiado arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha revelou ao SOL como vai ser o novo Museu dos Coches, em Belém, Lisboa, que deverá estar pronto em Outubro de 2010 para a celebração do centenário da República.

Dez metros de pé direito, uma parede branca que se adivinha sem fim e uma sala que se estende por 130 metros, «maior que um campo de futebol».

Será aqui, sob temperatura, luz e humidade controladas ao milímetro, que, a partir de Outubro de 2010, passarão a estar expostos os cerca de 60 coches antigos – uma colecção única no Mundo e que Lisboa vai passar a mostrar num novo museu que mistura História e alta tecnologia, que junta linhas modernas à fruição aberta de uma das mais antigas zonas da capital portuguesa.

«O chão vai estar livre. Decidimos que esta seria uma grande construção, mas que não obstruísse a fruição daquele espaço».
Paulo Mendes da Rocha, arquitecto e urbanista brasileiro reconhecido mundialmente (Prémio Pritzker em 2006), é o autor da «caixa que vai guardar este tesouro».

Foi ele que, olhando à volta – o rio, os Jerónimos e o Centro Cultural de Belém, o jardim e as casas antigas da Junqueira e o comboio que passa -, decidiu que esta ‘caixa’ teria de ser construída a 4,5 metros do chão para permitir que «as pessoas continuem a passear naquela zona» sem impedimentos. «Houve, de facto, aqui um desafio duplo», explica.

http://arquitek.blogspot.com/2008/07/projecto-do-novo-museu-dos-coches-em.html

Resposta

Link directo:

RE: Novo

#240501 | loureiro | 28 set 2009 14:53 | Em resposta a: #240495

Caro Artur João

Não conheço o piso que se refere, mas estou-me a referir a pisos de areia de silica com fibras misturadas e que desde que se mantenha alguma humidade não fazem pó.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Novo

#240505 | arturcs | 28 set 2009 15:41 | Em resposta a: #240501

Caro José de Castro Canelas,

Os pisos que refere obrigam, também, a climatização. Não existe pois, a priori, nada que o desaconselhe. Seria interessante fazer-se uma análise comparativa de custos.

Cumprimentos,

Artur João

Resposta

Link directo:

RE: Novo

#240509 | loureiro | 28 set 2009 16:02 | Em resposta a: #240505

Caro Artur João

Estes pisos, que referi, podem ser utilizados em interior ou exterior, sem quaisquer problemas. Conheço vários e a única acção de climatização necessária é fornecer-lhes humidade antes da utilização, quer esta seja superficialmente ou de baixo para cima, sem inconvenientes na humidade do ambiente.

Cumprimentos,

J C Canelas

Resposta

Link directo:

RE: Novo

#240512 | arturcs | 28 set 2009 16:21 | Em resposta a: #240509

Meu Caro José de Castro Canelas,

Agradeço a sua explicação. A humidade não seria, em nada, prejudicial, e o custo da manutenção seria reduzido.

Cumprimentos,

Artur João

Resposta

Link directo:

Projecto digno de uma Republica Africana das Bananas

#240550 | José-Manuel | 28 set 2009 19:49 | Em resposta a: #240498

Realizar um projecto destes sem concurso público e sem consultar as populações é digno de uma Republica Africana das Bananas !!!

José Manuel
Genève – Suisse

http://arkitectos.blogspot.com/2009/03/novo-museu-dos-coches-lisboa-arq-paulo.html

Resposta

Link directo:

RE: Novo "Museu dos Coches"

#240560 | LF2S | 28 set 2009 21:08 | Em resposta a: #240316

Boa noite

Tendo morado ao lado da zona onde será o novo Museu dos Coches (e onde os meus pais ainda moram) não percebo qual o problema de ocupar uma área quase abandonada há dezenas de anos e onde eram as OGME - Oficinas Gerais de Material de Engenharia (ou do Exercito?). Actualmente está parcialmente ocupado pelo centro de arqueologia subaquatica (não sei se é este o nome).
Quem passar pela passagem superior sobre a linha do comboio junto à estação de Belém, pode ver o estado de degradação da área.

Prefiro um museu do que mais um condominio fechado a RIR-SE de quem só tem dinheiro para olhar (enquanto não tivermos tb de pagar para isso).
Quanto ao actual Museu acho que não há dúvidas quanto ao "amontoado" de coches e às deficientes condições de exposição - creio que um espaço maior permitiria uma melhor apresentação da colecção de coches e quejandos.

ATENÇÃO: Isto não quer dizer que concorde com os procedimentos do concurso, a arquitectura ou o eventual destino a dar ao actual Museu.

L.Salreta

Resposta

Link directo:

RE: Novo "Museu dos Coches"

#242363 | arturcs | 20 out 2009 16:37 | Em resposta a: #240560

Caro L.Salreta,

Refere o «amontoado de coches», o que será algo exagerado(na minha modesta opinião). Então o que faria?
Note-se que não defendo para aquela nobre zona a construção de qualquer condomínio naquele espaço!

A realidade é esta: há "mais" património a preservar. Grande parte das verbas para Cultura bem poderiam ser orientadas para aquilo que já existe!

Mas, já que falamos de património museológico: não estava prevista a construção de um "Museu dos Descobrimentos!?
Ou seria melhor um "Parque Dos Descobrimentos"...?

Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Novo "Museu dos Coches"

#245609 | arturcs | 05 dez 2009 16:21 | Em resposta a: #242363

Meus Caros Confrades,

Pelo que sei, a decisão já está tomada. Com a devida vénia, vou indicar o "link" onde se insere uma entrevista à actual ministra da cultura: http://aeiou.visao.pt/museu-de-arte-popular-e-para-avancar=f538971

Resta saber qual o destino a dar ao edifício que, actuamente, alberga o "Museu dos Coches"...!??
E o que dizer da "Cordoaria Nacional"???

Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 14:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen