Famílias de Vinhais

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Regiões

Famílias de Vinhais

#240339 | Luís Neves | 26 set 2009 16:05

Caros confrades:
Toma a iniciativa de lançar um novo tópico diferente dos já abertos a propósito de famílias de Vinhais por não se limitar a nenhum apelido específico ou freguesia específica do concelho de Vinhais. Faço no momento em que um documento me comprova, o que já sabia de outra forma, que tenho ascendencia natural de Vinhais. Na abertura deste tópico deixo um pequeno contributo pessoal que espero poder vir a aumentar em breve e aguardo que outros também desejem contribuir.
Consta do assento de nascimento da minha avó materna que a sua mãe, Patrocínia dos Prazeres Pires Coelho, era natural de Mós de Celas, freguesia de Celas, concelho de Vinhais. No dito assento consta igualmente o nome da minha trisavós, avó materna da minha avó paterna, antes para mim absolutamente desconhecido, Umbelina de Jesus Pires, que, admito, embora aqui o assento seja omisso, também seja natural de Mós de Celas. No assento da sua neta ela é descrita como proprietária (tê-lo-à sido em Mós de celas) e solteira o que se relaciona com o "avô incógnito" como é referido aí o avô materno da minha avó paterna. Deste meu trisavô sempre tive notícia por via familiar e por, de acordo com essa notícia, se tratar de um natural de Vinhais deixo o seu nome aqui. Conhecia-o antes somente como Padre Coelho. Agora, se bem interpreto o assento de nascimento da minha avó paterna (onde assim ele constará como representante do padrinho) o seu nome completo é Francisco Inácio Domingues Coelho, à altura, ano de 1900, pároco de Alvites, Mirandela.
Cumprimentos
Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vinhais

#240365 | evalspereira | 26 set 2009 20:46 | Em resposta a: #240339

Caro Luís Neves,

A propósito deste tema aproveitava para pedir ajuda, pois sei que também tenho ascendência natural de Vinhais, mais propriamente da freguesia de Tuiselo. Sei que um dos meus trisavôs António José Gomes, nascido por volta de 1853 ?, era dessa freguesia.
António José Gomes casou com Maria do Rosário Mota, natural de Esposende, e era filho de José Bento Gomes e Maria José.
Se nas suas investigações encontrar algo relacionado com estes nomes agradecia que me informasse, para poder continuar a construir a minha árvore.


Atentamente

Eva Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vinhais

#326028 | marines | 24 mar 2013 16:58 | Em resposta a: #240339

Tenho feito pesquisas a respeito de meu avô, que veio de Vinhais, sem muitos resultados.

Segundo a ficha de matrícula na Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo, chegou com a família em 14/02/1913, sempre viveram em Vinhais,distrito de Bragança, no vapor Salamanca, que partiu de Leixões em 27/01/1913.

O nome de meu avô era Antonio Augusto Gonçalves, nascido em 07/09/1900.

Pai: Manoel Joaquim Gonçalves, nascido em 28/11/1872.
Mãe: Libania de Jesus Afonso, nascida em 10/11/1874.

Irmãos que vieram junto e datas de nascimento:

Maria José: 25/11/1895
Purificação Augusta: 16/09/1899
João Francisco: 18/09/1902
Ricardina Augusta:09/05/1903
Beatriz : 15/10/1912.

Todos falecidos, mas mesmo perguntando a meu tio (irmão de meu pai-falecido há 10 anos) - único que sobrou deste ramo da família, diz ele que não sabe praticamente nada da família de meu avô.Apenas sabe que meu bisavô Manoel Joaquim Gonçalves voltou para Portugal, onde casou novamente e nunca mais retornou.

Já contactei com o Arquivo Distrital de Bragança, mas apenas pesquisaram passaportes de nov/1912 a fev/1913, sem resultados.Infelizmente este arquivo ainda não dispõe de imagens completas para pesquisa on line.Ao contrário do Arquivo Distrital de Vila Real, onde pesquisei a respeito de minha avó- esposa deste meu avô - e já estou na 10ª geração ( tenho datas de baptismos,casamentos,óbitos,filhos da maioria dos meus ancestrais deste remo) - família Pinto de Barros.

Se alguém puder me ajudar com sugestões de outras fontes, agradeceria muito. Como moro no Brasil, o máximo que possso fazer ou é pesquisa online ou pedir informações por e-mail.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vinhais

#326044 | isabel71 | 24 mar 2013 23:30 | Em resposta a: #240339

Caro Confrade,

Dou-lhe os parabéns por este tópico! Eu também descendo de famílias de Vinhais por parte do meu avô materno. O meu bisavô de nome José António Lopes da Silva, nasceu em Vinhais e descende de Fulgêncio Avelino Lopes da Silva e Inês das Dores Fernandes. Tenho na família além dos apelidos já mencionados os nomes de Gomes, Afonso, Rodrigues e Esteves todos de Vinhais. Dado que a minha árvore genealógica já engloba um número elevado de nomes não os vou descrever todos aqui, mas caso alguém tenha interesse em algum destes apelidos estou ao dispor para partilhar toda e qualquer informação.
Melhores cumprimentos,

Isabel Ferreira

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vinhais

#326117 | MCNN | 25 mar 2013 22:13 | Em resposta a: #326028

Boa noite

O Arquivo Distrital de Bragança tem já alguns livros paroquiais (458 livros à data de hoje) do concelho de Vinhais disponíveis para consulta online.

http://digitarq.adbgc.dgarq.gov.pt/results?r=True&p0=CompleteUnitId&o0=11&v0=PT%2fADBGC%2fPRQ%2fVNH%25

O Arquivo Distrital de Bragança tem, pouco a pouco, vindo a disponibilizar mais livros para consulta online, mas infelizmente o ritmo a que isso tem vindo a acontecer tem sido algo baixo.

Atenção que Vinhais tem mais de 30 freguesias, pelo que saber de qual delas é que os seus antepassados são naturais pode vir a mostrar-se moroso.

Entretanto, queria perguntar-lhe se, para além deste registo na Hospedaria dos Imigrantes, tem qualquer outra fonte que confirme que eles eram naturais de Vinhais.

A razão porque faço esta pergunta é porque, consultando a imagem digitalizada donde consta a chegada do seus bisavós e 5 dos seus filhos, de facto apesar da letra difícil parece que o que está escrito na naturalidade dele é Vinhais.

http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L08A_052.pdf

Mas, consultando a página seguinte, onde aparece a entrada da filha mais nova dos seus bisavós, na sua naturalidade parece estar escrito Vimioso.

http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L08A_053.pdf

Vimioso é outro concelho do distrito de Bragança. Repare que quem escreveu o livro pode ter-se enganado no que diz respeito à naturalidade da Beatriz. Mas, se não tiver outra fonte que confirme que eles eram de Vinhais, não exclua a hipótese de eles serem de Vimioso.

Já agora, parece-me que a Beatriz nasceu em 1911, e nao em 1912. O ano de nascimento está rasurado, mas repare que ela tinha já um ano de idade.

Cumprimentos

Mário César Navarro

Resposta

Link directo:

Famílias de Vinhais - Rebordelo.

#326175 | cavaleirofidalgo | 26 mar 2013 19:35 | Em resposta a: #326044

Caros Confrades,


Boa tarde a todos!

Procuro informações sobre a Família VEIGA, de Rebordelo e a ascendência dos seguintes:

I- JOSEFA MARIA DA VEIGA, natural da freg.ª de Rebordelo, concelho de Vinhais, distrito de Bragança, que n. 17 de Março de 1716, filha de MATIAS DA VEIGA e de Isabel Alves, ambos naturais de Rebordelo, onde casaram no dia 9 de Outubro de 1706; neta paterna de Francisco Pires, nat. de Rebordelo e de MARIA DA VEIGA, nat. do lugar de Passos de Lomba (?) e neta materna de Francisco Alves e de Isabel Pires, ambos naturais de Rebordelo.
Teve do P.e António Pinheiro, nat. de Vale de Telhas, foi bapt. 21 de Junho de 1706, filho de Miguel Pinheiro e de Maria Borges, o seguinte filho:
--II- JOSÉ ANTÓNIO PINHEIRO DA VEIGA, C.g.


Cumprimentos e obrigado,
Luís

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vinhais

#326184 | marines | 26 mar 2013 20:14 | Em resposta a: #326117

Agradeço sua resposta. Sabe que eu não havia reparado na informação de Beatriz: Vimioso? Ah que bom, mais um ponto de partida para minhas pesquisas.
Infelizmente não tenho mais nenhuma informação de meu avô. Pena que me apaixonei por pesquisá-lo tarde demais,após seu falecimento e de minha avó,tão queridos e amados.
Mas com relação à minha avó, estou achando tudo que desejo através do Arquivo de VILA REAL-completíssimo.Vamos aguardar,quem sabe, o arquivo de Bragança chegue a esse nível.
Se por acaso você achar qualquer outra informação, por mais ínfima que seja,gostaria de ser informada,por favor.

Você mora em Portugal? Onde?

Estou a disposição de qualquer informação que você precise aqui do Brasil,mais específicamente de São Paulo, onde moro.

Pretendo ir a Portugal em 2014,pois gostaria de visitar o lugar onde minha avó nasceu: lugar de Bairrinho,Barqueiros,Mesão Frio.
Abraços com meus agradecimentos,novamente.

Resposta

Link directo:

RE: Famílias de Vinhais

#327186 | marinacunha | 13 abr 2013 03:39 | Em resposta a: #326117

Caro Senhor Mário César Navarro,

Agradeço pelos dados de pesquisa online de Bragança, está sendo pra mim de grande ajuda.

Procuro pela família de Guilhermino dos Anjos Fernandes, Filhos de: Ricardo Augusto Fernandes e Clementina Rodrigues.
meu avô Guilhermino teria nascido em 26/10/1885 no distrito de Bragança, conselhoe ou freguesia de Vinhais.

Meus melhores cumprimentos,
Marina C Fernandes

Resposta

Link directo:

Veiga, de Rebordelo, Vinhais.

#327196 | cavaleirofidalgo | 13 abr 2013 13:00 | Em resposta a: #326117

Caro Confrade,


Boa tarde.

Procuro informações sobre a Família VEIGA, de Rebordelo e a ascendência dos seguintes:

I- JOSEFA MARIA DA VEIGA, natural da freg.ª de Rebordelo, concelho de Vinhais, distrito de Bragança, que n. 17 de Março de 1716, filha de MATIAS DA VEIGA e de Isabel Alves, ambos naturais de Rebordelo, onde casaram no dia 9 de Outubro de 1706; neta paterna de Francisco Pires, nat. de Rebordelo e de MARIA DA VEIGA, nat. do lugar de Passos de Lomba (?) e neta materna de Francisco Alves e de Isabel Pires, ambos naturais de Rebordelo.
Teve do P.e António Pinheiro, nat. de Vale de Telhas, foi bapt. 21 de Junho de 1706, filho de Miguel Pinheiro e de Maria Borges, o seguinte filho:
--II- JOSÉ ANTÓNIO PINHEIRO DA VEIGA, C.g.


Cumprimentos e obrigado,
Luís

Resposta

Link directo:

Famílias de Vinhais

#418474 | Celina2011 | 05 out 2019 20:59 | Em resposta a: #240339

Caro Luis.

Referente a sua procura por Francisco Inácio Domingues Coelho, se for o mesmo, acredito que sim, ele era natural de Martim,Zoio, filho de José Antonio Domingues Coelho e Maria Caetana Rodrigues. O documento referente ao seu ordenamento encontra-se em Rebordão, Bragança. Se procurar na Torre do Tombo, com certeza achará.Espero ter ajudado.
Celina Macedo

Resposta

Link directo:

Famílias de Vinhais

#418496 | Sueli Clara | 06 out 2019 23:28 | Em resposta a: #326044

Prezada Isabel,

Ainda possui as informações sobre os apelidos que mesncionastes?
Muito me interessam.

Sueli Clara.

Resposta

Link directo:

Famílias de Vinhais

#423651 | lilivillar | 27 abr 2020 19:30 | Em resposta a: #326117

Boa tarde, tentei acessar o link do arquivo para consulta nos arquivos de Bragança mas não é possível. Então gostaria de pedir se poderias por favor me ajudar a encontrar o registro de nascimento de meu bisavô JOSÉ MARIA VILLAR nascido em Vinhais de Bragança. Ele veio para o Brasil entre 1898 e 1904. Desembarcou no Rio de Janeiro

Resposta

Link directo:

Famílias de Vinhais

#423652 | lilivillar | 27 abr 2020 19:31 | Em resposta a: #418474

Olá. sou brasileira do Rio de Janeiro e meu bisavô era natural de Vale da Fontes. Se chamava José Maria Villar. Gostaria de saber se ainda existe a família Villar na Região e alguém que possa me ajudar a encontrar seu registro de nascimento no Concelho de Vinhais.

Resposta

Link directo:

Famílias de Vinhais

#423667 | marinacunha | 28 abr 2020 00:50 | Em resposta a: #423652

Olá escreva para o conselho de vinhais, e peça para que eles consultem. Mande todas informações que você tem em mãos. Assim será mais fácil. Como você já sabe que é em Vinhais vai ser tranquilo. A primeira hora de consulta é gratuita feita no cartório. Ou algum confrade pode olhar para você!
Lembrando que no mais tarda devido ao covid-19 acredito que os cartórios estão fechados. E para mantermos seguros e preciso estar em casa.

P.S os arquivos de Bragança não se encontram digitalizados, espero tê-la ajudado. Meus cumprimentos. Cuide-se!

Resposta

Link directo:

Famílias de Vinhais

#423735 | lilivillar | 29 abr 2020 20:15 | Em resposta a: #423667

Obrigada. Vou procurar o contato do Concelho de Vinhais. Não conheço ninguém em Portugal para pesquisar pra mim, então terei que entrar em contato por e-mail.
Abraço

Resposta

Link directo:

Famílias de Vinhais

#450381 | matecas | 10 out 2023 00:38 | Em resposta a: #240339

Caro/as Confrades,


Localizei recentemente na minha árvore de costados uma ancestral natural da vila Vinhais!
Orgulhoso desta genética que, por ventura, justifica o meu encanto pelo Parque Natural de Montesinho, procuro ajuda para continuar «parque dentro». Caso os nomes ou famílias abaixo vos digam alguma coisa agradeço a partilha, pois nas pesquisas pelos registos paroquiais não tive sucesso.

Maria Panoca, filha de João Canoço e Josefa Garcia (c. 1780).

Certo da compreensão, desejo boas pesquisas!


Cumprimentos,
Pedro Matias

Resposta

Link directo:

Famílias de Vinhais

#450406 | ADB | 10 out 2023 23:45 | Em resposta a: #450381

Caro Pedro

Em 1º lugar, sou de opinião que devia abrir o seu próprio tópico.

Em 2º lugar, pode colocar aqui o link do casamento da sua antepassada?

Cumprimentos,

Filipe

Resposta

Link directo:

Famílias de Vinhais

#450407 | ADB | 10 out 2023 23:50 | Em resposta a: #450406

Caro Pedro

Já agora, e se tiver esses dados, indique a data em que nasceu o filho mais novo e de falecimento dela (se quiser colocar os links, principalmente do filho ...).

Filipe

Resposta

Link directo:

Famílias de Vinhais

#450711 | Nanda Rio | 24 out 2023 07:21 | Em resposta a: #240339

Confrades,

A maior parte da família paterna do meu avô paterno vem da região de Vinhais. São oriundos de Montesinho, França e Vila Verde. Estou sempre em busca de fontes sobre estas freguesias, especialmente Vila Verde, uma vez que os seus registos de batismo anteriores a 1860 foram destruídos. Busco informações sobre as famílias Diegues, de Vila Verde, Gonçalves e Rodrigues, de Montesinho.

O último ancestral do meu ramo Diegues que consegui descobrir foi Mathias Diegues, nascido por volta de 1690 a 1700, em França ou Vila Verde. Ele casou-se com Catharina Joanna Rodrigues e, posteriormente, com Maria Machado. Antes disso, não consigo seguir.

Agradeceria muito a quem tiver alguma dica de fontes sobre estas freguesias.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 22:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen