Apelido Farroba - Algarve

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Apelido Farroba - Algarve

#240437 | jcjfonseca | 27 set 2009 18:22

Caros Confrades

Gostaria de saber se algum de vos ja se deparou alguma vez com este apelido ou alcunha, "Farroba".

Tenho um 4 avo com o nome de "Antonio da Fonseca Farroba" (nat. de Tavira?,*1815/1825?), cc Marianna Victoria. (Sei que existe pelo menos uma familia Farroba, em Olhao, mas nao encontro para ja qualquer ligacao).

Estou com dificuldades em encontrar o registo de nascimento do mesmo, devido a falta de datas e locais concretos.

Alguem ja tera ouvido falar ou tem conhecimento de como surgiu este nome "Farroba"? (Alem de ser uma forma abreviada de Alfarroba e de existir um local perto de Faro, com o nome de Sitio da Farroba - S Braz.

Agradeco desde ja no que me poderem ajudar.

Com os melhores cumprimentos

Joao C. Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309546 | jcjfonseca | 03 jul 2012 15:49 | Em resposta a: #240437

Caros Confrades

So hoje e que reparei no erro que cometi, talvez por isso nunca tenha obtido qualquer resposta.
Assim, o certo sera:

Tenho um 4 avo com o nome de Antonio da Fonseca "Farroba" nat. de Castro Marim, *(1805/1815?), filho de Antonio da Fonseca, nat. da freg. de S. Pedro de Faro e de Maria Joaquina nat. de Castro Marim, cc Marianna Victoria nat. da freg. Sta Maria de Tavira, filha de Manoel Lopes da freg. de Sta Maria de Tavira e de Antonia Soares da (freg. de Sta Maria?) de Tavira. tiveram um filho; Joao da Fonseca - Estola, nat. da freg. de Sta Maria de Tavira, nasc. 13 de Abril, 1835 cc Marianna Antonia Horta, nat. da freg. de Sta Maria de Tavira
(Sei que existe pelo menos uma familia Farroba, em Olhao, mas nao encontro para ja qualquer ligacao para o nome ou alcunha).

Estou com dificuldades em encontrar o registo de nascimento do Antonio da Fonseca Farroba, devido a falta de datas e locais concretos. A TT diz nao encontrar qualquer informacao valida, tentei entrar em contacto mais uma vez, na esperanca de encontrarem quaisquer registos possiveis existentes, mas nunca obtive uma resposta.Sera que alguem me pode ajudar?

Alguem ja tera ouvido falar ou tem conhecimento de como surgiu este nome "Farroba"? (Alem de ser uma forma abreviada de Alfarroba e tambem o nome de um local perto de Faro, com o nome de Sitio da Farroba - S Braz.

Agradeco desde ja no que for possivel.

Com os melhores cumprimentos

Joao C. Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309562 | f4b2 | 03 jul 2012 19:42 | Em resposta a: #309546

Caro João C.Fonseca

Estive a pesquisar o Anuário de Portugal do ano de 1909 e vi este nome,cito:

- JOÃO da FONSECA FARROBA - Calafates em Tavira,1909

Já vi em Faro,e não vi nenhum nome FARROBA! Agora vou verificar em Olhão.

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309565 | f4b2 | 03 jul 2012 19:58 | Em resposta a: #309546

Caro João C.Fonseca

Pesquisei Olhão e cito Anuário de Portugal de 1909:

- JOSÉ de SOUZA FARROBA JÚNIOR - Proprietário do Barco de Pesca "Santa Clara" em Olhão,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309570 | jcjfonseca | 03 jul 2012 20:53 | Em resposta a: #309562

Caro João Barroca

Agradeco a iua nformacao.
Na verdade ja deparei com alguns desses nomes, nomeadamente o JOÃO da FONSECA FARROBA - Calafate em Tavira, o qual podera ser um dos meus tios. Acredito que essa possibilidade possa existir, visto que os meus 1, 2, 3 avos e tios tambem eram calafates. Tenho um tio que se chamou Joao da Fonseca (Estola ou Farroba (de alcunha)), nat. tavira da freg. de Sta Maria, 1861/1935 prof: calafate e proprietario maritimo cc Ana Maxima caleca c. *1864 - s.g. e irmao do meu bisavo Jose Francisco da Fonseca, *1867, freg. de Sta Maria de Tavira, proprietario maritimo e calafate. Ambos filhos do Joao da Fonseca e netos do Antonio da Fonseca Farroba de Castro Marim. Nao consigo recuar mais.

No entanto se conseguir algo mais, fico-lhe muito agradecido.

Os meus cumprimentos

João Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309578 | f4b2 | 03 jul 2012 22:10 | Em resposta a: #309570

Caro João Fonseca

Efectivamente no Anuário de Portugal de 1909,constam mais estes nomes,cito:

- JOSÉ FRANCISCO da FONSECA - Calafate em Tavira,1909

- MANOEL BAPTISTA da FONSECA - Calafate em Tavira,1909

O nome de JOÃO da FONSECA FARROBA aparece como proprietário de Barco em Tavira, assim como o nome JOAQUIM da FONSECA,também como proprietário de Barco!

- JOÃO da FONSECA - Mercearia em Tavira,1909

- JOSÉ LUIZ da FONSECA - Mercador de Ferragens em Tavira,1909

Cumprimentos

João Barroca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309611 | jcjfonseca | 04 jul 2012 14:26 | Em resposta a: #309578

Caro João Barroca

Quanto aos nomes mencionados

JOSÉ FRANCISCO da FONSECA - Bisavo

JOÃO da FONSECA FARROBA - Tio (irmao do bisavo), casado s.g.

MANOEL (BAPTISTA) da FONSECA - Nao tenho conhecimento do nome Baptista pelo meio, mas caso se confirme ser a mesma pessoa, entao sera o meu Tio (irmao do bisavo), solteiro c.g., conhecido pelo “Faz Santos”, por os fazer em Madeira e pintar quadros de ex-votos maritimos, nos tempos livres.

Quanto aos outros nomes poderao estar relacionados, talvez primos ou sobrinhos, ainda nao os encontrei todos. Mas, todos eles estavam de certa maneira ligados ao mar e viviam relativamente perto uns dos outros.

O meu maior problema e recuar, visto que nao encontram o Antonio da Fonseca - Farroba


Cumprimentos

João Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309666 | marsousa | 05 jul 2012 11:59 | Em resposta a: #309546

Caro João C. Fonseca

ANTÓNIO DA FONSECA, seu 5º avô, era filho de JOSÉ CORREIA e ANA MARIA, de Faro
MARIA JOAQUINA, sua 5ª avó, era filha de CUSTÓDIO GONÇALVES e GENOVEVA MARIA, de Castro Marim

Tenho estes dados pelo assento de casamento de Manuel da Fonseca, irmão de António da Fonseca Farroba.

O referido Manuel da Fonseca é pai do Joaquim da Fonseca que está na base de dados aqui no Geneall:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2040727

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309673 | jcjfonseca | 05 jul 2012 15:46 | Em resposta a: #309666

Cara Maria Manuela

Agradeco-lhe imenso pela sua informacao.
Ao fim de tanto tempo, "finalmente", uma luz ao fim do tunel, o qual ainda esta muito longe, mas luz essa que iluminou bastante.
Nao sei como conseguiu, mas o que interessa e que conseguiu. So nao entendo e porque me deram sempre respostas negativas.

Agora, peco-lhe um favor: se for possivel enviar-me os dados, numero dos registos e onde os obteve, para que eu os possa tambem ter ou entao, enviar-me uma copia dos seus para o meu email: acesnofj @ YAHOO . com

Aguardo resposta e muito obrigado...

Cumprimentos

João Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309722 | marsousa | 06 jul 2012 13:26 | Em resposta a: #309673

Caro João Fonseca

Na minha base de dados há dois registos que lhe interessam, pois aparecem referências a antepassados e outros parentes seus.
Não tenho fotocópias dos assentos mas ficam aqui as informações que lá constam:

………………………………..
Registo de casamento em Santa Maria Tavira a 12-07-1854

JOAQUIM DA FONSECA, solteiro
Filho legítimo de Manuel da Fonseca n. Castro Marim e Francisca Antónia b. nesta Matriz
Np António da Fonseca n. Faro e Maria Joaquina de Castro Marim
Nm Luís da Graça e Maria Gertrudes ambos b. nesta Matriz
e
MARIA DO CARMO SOARES n. cidade de Tavira, viúva de Manuel Soares Simão

Testemunhas: António Fernando Pereira da Silva, solteiro, e José Pires Safio, solteiro, ambos da cidade de Tavira e freguesia de Santa Maria
(Arquivo Distrital de Faro, Livro de casamentos de Santa Maria, Tavira 1850-1859, fl 73, frente)

………………………………..
Registo de casamento em Santa Maria, Tavira a 06-05-1824

MANUEL DA FONSECA b. na Matriz de Castro Marim
Filho de António da Fonseca n. cidade de Faro e Maria Joaquina n. vila de Castro Marim
Np José Correia e Ana Maria . naturais da cidade de Faro
Nm de Custódio Gonçalves e Genoveva Maria, naturais da vila de Castro Marim
e
FRANCISCA ANTÒNIA
Filha de Luís da Graça e Maria Gertrudes
Nm José da Graça e Ana Maria
Np Tomás Soares de Gusmão e Antónia Teresa
Todos de Santa Maria Tavira

Testemunhas: o Capitão de Ordenanças Manuel António Neves de Vasconcelos e Miguel Correia Baptista, Escrivão da Câmara da cidade de Tavira
(ANTT Microfilme 601 Livro de casamentos de Santa Maria, Tavira 1819-1827 fl 92, v.)
………………………………..

Já conseguiu avançar nos outros ramos algarvios, nomeadamente nos antepassados de Manuel Lopes e Antónia Soares?
Pergunto isto pois na minha base de dados há mais de 1700 pessoas de algum modo (nascimento, casamento ou morte) relacionadas com Tavira, 1500 com C. Marim e 1200 com Faro. Pode ser que lá estejam outras que procura.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309738 | jcjfonseca | 06 jul 2012 19:47 | Em resposta a: #309722

Cara Maria Manuela

Muitissimo obrigado, pela informacao que me enviou, nem imagina como fiquei contente. Penso que agora irei conseguir recuar um pouco mais (isto e, avancar).
No entanto se me permite a pergunta; excluindo o nome dos pais do Manuel da fonseca e do Antonio da Fonseca, serem os mesmos e os respectivos locais de nascimento coincidirem, como foi que os conseguiu dar por irmaos?
Perdoe-me a pergunta, mas, acredito que tambem pensaria assim. Pois, como sabe naqueles tempos, muitos dos nomes eram iguais e comuns numa so localidade, o que nos coloca muitas vezes a cabeca a roda.

Quanto a sua pergunta: “Se já consegui avançar nos outros ramos algarvios, nomeadamente com os antepassados de Manuel Lopes e Antónia Soares?” Nao.E me dificil! Estou a viver nos EUA ja ha alguns anos e tudo o que consigo e online (ou era online com o sistema antigo, hoje em dia……), contactando o ADF, TT e com a ajuda dos confrades do Geneall.
No entanto se me puder disponibilizar o que tiver, fico-lhe muito grato.


Mais uma vez agradeco a sua amabilidade.

Com os meus cumprimentos.

João Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309744 | d.clemente | 06 jul 2012 21:58 | Em resposta a: #309722

Cara confreira
Ao deparar com os nºs. relativos às pessoas existentes na sua base de dados não resisto a pedir a sua ajuda,
mais uma vez. No ano passado foi sobre os "Velho de Sarre" e bem que me auxiliou.
E agora também é referente a Castro Marim. Tenho o termo de casamento (24.06.1696) de José da Silva (filho de Marcos da Silva,
defunto à data, e de Ignez Vaz) com Joana Batista (filha de Manoel Jorge, defunto à data, e de Margarida Jorge).
Padrinhos e testemunhas: Belxior de Alvelos de Brito Cavaleiro Professo do Hábito de Avis e Simão de Alvelos
e Brito Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo.
Ora, a TT inicia os casamentos de Castro Marim em 1691.
Conseguirei avançar neste sub-ramo?.
Solicito e grato pela sua boa vontade e cooperação.
Cumprimentos.
D.Clemente

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309748 | d.clemente | 06 jul 2012 22:38 | Em resposta a: #309744

A mensagem anterior devia ter sido endereçada à confreira Marsousa.
As minhas desculpas.
D.Clemente

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#309791 | roz | 07 jul 2012 21:38 | Em resposta a: #309722

Cara Maria Manuela

Tambem eu me vou atrever a pedir-lhe uma informacao. Tenho 3 irmaos da primeira metade do sec. XVIII, Jose Claudio, Inacio e Antonio Mendes Rosado, em que pelo menos o Antonio esta' confirmado ser de Faro. Inacio foi padre e os outros dois eram Capitaes-Mores e todos 3 foram para Cabo Verde entre 1740 e 1750 e pelo menos Jose e Inacio faleceram la'. Jose Claudio quando partiu ja era casado com Isabel Caetana da Fonseca (talvez de Tavira?) e levavam pelo menos um filho, Joao Carlos.

Sera' que tem algum destes nomes (desconheco o nome dos pais) na sua base de dados? Como vivo no estrangeiro e estas datas nao estao ainda on-line, 'e-me impossivel pesquisar.

Desde ja muito grata pela sua atencao.
Com os meus cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#310235 | jcjfonseca | 15 jul 2012 14:48 | Em resposta a: #309722

Cara Maria Manuela

Mais uma vez lhe agradeco as informacoes cedidas.

No entanto, quanto a sua pergunta: “Se já consegui avançar nos outros ramos algarvios, nomeadamente com os antepassados de Manuel Lopes e Antónia Soares?”
E me bastante dificil! Estou a viver nos EUA ja ha alguns anos e nao tenho como investigar, tao facilmente.
Gostaria que se possivel me desse noticias, Sera uma grande ajuda se me conseguir essas informacoes.

Mais uma vez um muito obrigado e aguardo resposta ansiosamente.
Com os meus cumprimentos.

João Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#310348 | marsousa | 18 jul 2012 20:50 | Em resposta a: #309791

Cara Rosário

Infelizmente nenhum dos nomes que referiu consta da minha base de dados pelo que não posso ajudá-la. Mas pelas actividades que desenvolviam haverá certamente outros registos a procurar como mercês, habilitações, etc.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#310349 | marsousa | 18 jul 2012 20:55 | Em resposta a: #309744

Caro D. Clemente

Quanto aos casamentos de Castro Marim há mais antigos nos livros mistos e alguns vêem-se muito mal. E o pior é que não são os imediatamente anteriores aos de 1691 pelo que é muito difícil continuar.

Aqui no Geneall está o casamento de Cristóvão Velho de Sarre e Maria Pereira, meus 10.os avós, a 29-10-1635. O registo está num microfilme na TT no livro M2 de Castro Marim. E o dos pais de Cristóvão que já não estão aqui, Jorge Colaço Velho e Ana de Orta que foi a 13 de fevereiro de 1600 em Castro Marim está no livro M1.

E por falar em Velho de Sarre, aqueles de que me fala agora estão relacionados com eles.

Tenho o casal Marcos da Silva e Inês Vaz como pais de Catarina da Silva que casa a 11-11-1703 em CM com Manuel Gomes Fernandes, o qual volta a casar a 27-2-1710 com Leonor de Sarre, já viúva, neta dos meus anteriormente referidos 10.os avós.
Por outro lado tenho Manuel Jorge e Margarida Jorge como pais de Belchior Fernandes que casa em CM a 15-7-1700 com Isabel de Sarre, irmã da Leonor de Sarre que referi.

Não tenho os nomes dos pais de Margarida Jorge mas tenho os de Manuel Jorge.
É filho de Manuel Jorge e de Catarina Lopes. Esta, no seu testamento de 23-8-1697, refere por exemplo que era viúva de Manuel Martins e anteriormente tinha sido casada com Manuel Jorge. Tinha um filho Manuel Jorge já defunto e uma filha Maria Jorge casada com Luís Gonçalves.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#310350 | marsousa | 18 jul 2012 20:59 | Em resposta a: #310235

Caro João Fonseca

Peço desculpa por só agora ter respondido mas motivos vários entre os quais um problema no teclado do meu computador impediram-me de o fazer antes.

Creio que pode assumir que os antepassados que lhe indiquei estão corretos.
Já era improvável haver outro casal em que para além dos nomes serem iguais, as naturalidades serem também Faro e Castro Marim.
Mas há mais. As famílias a que se ligam também estão relacionadas com o mar.

Sou bastante cautelosa. A experiência que tenho também ajuda e as famílias de Tavira e Castro Marim tenho-as bem estudadas pois estou ligada a elas inúmeras vezes.

Os dados que lhe tinha fornecido obtive-os há uns anos quando fiz pesquisas no AD de Faro. Não pesquisei mais pois não eram meus antepassados. Agora não o posso fazer pois vivo na região de Lisboa e não irei tão cedo a Faro. E o que está online do Algarve é pouco. E não vejo sinais de aumentar.

Quanto a outros ramos, perguntei pois tenho registos mais antigos e se calhar outros dos seus vão dar a eles. Mas sem outras indicações não o posso ajudar.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#310376 | jcjfonseca | 19 jul 2012 04:42 | Em resposta a: #310350

Cara Maria Manuela

Agradeco a sua resposta. Quanto ao teclado do PC, ainda bem que foi so isso, melhor do que um virus.
Espero que esteja tudo bem agora e com os outros assuntos.

Pouco mais datos tenho, mas envio-lhe o que possuo. Nao sei se isto sera o suficiente, veremos.

Joao da Fonseca-Estola *13 Abril 1835, nat. Tavira, freg. Sta Maria, prof: maritimo, proprietario e comerciante
Pai: Antonio da Fonseca-Farroba, nat. Castro Marim
Mae: Marianna Victoria, nat. Tavira, freg. Sta Maria
NP: Antonio da Fonseca, nat. Faro, freg. S. Pedro e Maria Joaquina, nat. Castro Marim (de aqui para tras, sao os dados que me enviou)
NM: Manoel Lopes, nat. Tavira, freg. Sta Maria e Antonia Soares, nat. Tavira, freg. Sta Maria (ainda nao consegui recuar mais)
cc
Maria Antonia Horta, nat. Sta Maria-Tavira. Viveram na Rua do Salte(o).
Pai: Francisco da Conceicao Horta (nat. de Tavira??)
Mae: Anna da Encarnacao (nat. de Tavira??)
(destes e tudo o que tenho, nem da M A Horta consegui o registo de baptismo)

Os dados sao pouquissimos, sera que os nomes lhe soam familiars?

Gostaria de saber se tem alguma coisa para os lados do Barlavento, E que nao conseguem encontrar nada do meu Trisavo:
Francisco Antonio (Figueira??), nat. Lagos, freg, S, Sebastiao. Foi corneteiro do Regimento de Cacadores n. 4 – Tavira,
Pai: Joaquim Gonsalves
Mae: Olimpia Maria
cc
Damazia dos Santos, nat. Sitio de Pero Gil, Tavira, freg. Santiago. *7 Nov 1866 e +26 Nov 1958, freg. Sta Maria, Tavira.
Viveram no Sitio de Sta Margarida (arredores de Tavira) e em Tavira. Foram pais do Sarg. do Exercito Francisco joaquim Figueira(s), * 14 Jan 1891, Sta Margarida, freg. Santiago, Tavira e + 14 Jul 1918, Posto Militar de Damba, UIGE - ANGOLA

Desculpe o incomodo, mas se me puder ajudar, agradeco-lhe muito.

Com os melhres cumprimentos

João C Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#310483 | d.clemente | 21 jul 2012 00:09 | Em resposta a: #310349

Cara Maria Pereira
Em primeiro lugar registo o notável resultado das vossas pesquisas e a riqueza da avultada informação recolhida e trabalhada.
Seguramente, fruto de muito labor e paixão.
A vossa resposta que muito agradeço justifica 3 questoes.
1-Cristóvão Velho de Sarre e Maria Pereira, vossos 10ºs. avós, são os meus 9ºs.. Os meus 10ºs. são Jorge Colaço Velho
e Ana de Orta.
2-Manuel Jorge e Margarida Jorge devem ser os pais de dois irmãos, Joana Batista e Belchior Fernandes, ambos meus 8ºs. avós
cujos quadrinetos (José da Silva "Lares" e Maria Engrácia) se encontram por casamento em 26.11.1791., Castro Marim.
Joana Batista mãe de José da Silva (c.11.01.1734), avó de Maria da Silva (c.18.01.1760) e bisavó de José da Silva "Lares".
Belchior Fernandes pai de Ignez Rodrigues (c.25.07.1724),avô de Belchior Fernandes (c.13.11.1760) e bisavô de Maria Engrácia.
3-Refere dados de testamento de 1697. Também tentei ver no AD Faro o testamento de Fernando Annes (ó.15.09.1696). não o
consegui devido a erro de classificação nos livros de registos (segundo me afirmaram).
Muito grato por tudo.
Cumprimentos
D.Clemente

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#312386 | marsousa | 23 ago 2012 23:16 | Em resposta a: #310376

Caro João Fonseca

Na minha base de dados há pessoas do Barlavento, como há do resto do país e não só. Já lá estão mais de 50 mil.
Gostaria muito de ajudá-lo nas pesquisas mas os nomes que refere não constam.
Se fossem mais antigos certamente seria diferente.

Cumprimentos,
Maria Manuela Pereira

Resposta

Link directo:

RE: Apelido Farroba - Algarve

#312404 | jcjfonseca | 24 ago 2012 01:34 | Em resposta a: #312386

Cara Maria Manuela

Muito obrigado, por tudo.
E pena nao ter sido possivel encontrar mais ninguem. Paciencia, quem sabe se um dia havera essa possibilidade.
Entretanto, agradeco-lhe mais uma vez a sua ajuda, foi realmente muito valiosa.

Os meus cumprimentos.

João Fonseca

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 12:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen