Capitão de Cavalos

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Direito | Formação | Hispânia | Pessoas

Capitão de Cavalos

#240721 | arturcs | 30 set 2009 17:32

Caros Confrades,


Coloco aqui, com a devida vénia, um artigo do blog 'guerradarestauraçao'. A quem interessar:

"De todos os postos militares, aquele que maior peso tinha no imaginário seiscentista era o de capitão de cavalos. Associado aos valores herdados da nobreza medieval, do capitão de cavalos se esperava, no mínimo, que servisse com a honradez que os ancestrais pergaminhos exigiam. E por isso, a ideia de que o posto devia ser confiado apenas a pessoas de nobre nascimento ainda prevaleceu nas mentes mais conservadoras de alguns, pelo menos nos anos iniciais do conflito. A realidade, todavia, encarregar-se-ia de demonstrar que era preciso muito mais do que uma ascendência fidalga para encabeçar uma companhia de cavalos. A evolução dos modos de fazer a guerra não se compadecia com alguns arcaísmos que teimavam em subsistir. Mas num aspecto o mundo material não desenganava a concepção imaginada das qualidades do posto: os capitães de cavalos eram responsáveis pelas suas companhias ao ponto de garantirem, do seu próprio bolso, a aquisição e manutenção das montadas. A Coroa nunca conseguiu cumprir pontualmente as suas obrigações com os soldos e outras despesas necessárias à manutenção das companhias de cavaria. Isto explica, em parte, o grau de autonomia dos capitães de cavalos e a não introdução do sistema de regimentos no exército português (aliás, também não o havia no exército espanhol).

Em Portugal, as companhias de cavalos do exército pago ou das milícias da ordenança, auxiliares, pilhantes ou moradores eram sempre comandadas por capitães. Exceptuavam-se as companhias dos oficiais superiores, que na prática estavam a cargo dos respectivos tenentes. Havia, no entanto, uma distinção entre os capitães de couraças e os capitães de cavalos arcabuzeiros. As disputas quanto à primazia de uns sobre outros foram motivo para quezílias e mal-entendidos. Só em 1651 ficou assente que os capitães de couraças seriam considerados superiores, na hierarquia militar, aos de cavalos arcabuzeiros, pois até essa data valia a antiguidade das cartas de patente de cada um, o que causava ressentimentos entre os capitães de couraças, cujas companhias eram mais prestigiadas.

Mas o que seria de esperar de um capitão de cavalos? Alguém que passou pelo posto sem grande experiência prévia, nem brilhantismo no desempenho, apesar de possuir a qualidade da nobreza associada à condução de uma companhia, deixou assim escrito no seu esboço de tratado:

O posto de capitão de cavalos, por ser de tanta autoridade e reputação em Espanha, foi sempre pretendido e requisitado de Príncipes e Senhores grandes, em que ainda ordinariamente e assim se devia sempre de prover, não deixando contudo de fora aos soldados de nome e de merecimentos, entendendo-se que na guerra o valor se iguala à melhor nobreza, que só por si não basta para fazer a um capitão perfeito sem ser acompanhada com alguma prática e experiência das armas (…).

Pelo que o capitão que não tiver de guerra muita experiência procurará trazer junto a si algum bom oficial ou soldado velho de suficiência, para que faça menos faltas ou lhe encubra algumas (…).

(…) Os capitães são todos livres administradores de suas companhias e provêem os cargos delas como lhes parece absolutamente, como é tenente, alferes e os outros todos, podendo-os dispor e despedir na mesma forma, dando conta ao general ou ao seu lugar-tenente em sua ausência, que devem deixar aos capitães em sua liberdade, por ser esta a sua preeminência.

Uma visão que reflecte uma noção mais assente na realidade da guerra no terreno. Foi D. João de Azevedo de Ataíde que assim escreveu, a páginas 34 até 37 do seu tratado de cavalaria, entre os anos de 1644 e 1647."


Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Cavalos

#240789 | PAIVAMANSO | 30 set 2009 22:34 | Em resposta a: #240721

Caro Confrade Artur Camisão Soares, no livro « A guerra de 1801 em Trás os Montes » do autor António Ventura , é referido um Capitão de Cavalos. Faço apenas um resumo do que lá vem escrito ; ¬ A guerra de 1801 entre Portugal e Espanha, também conhecida pela Guerra das Laranjas, teve inicio a 20 de Maio de 1801 e terminou a 7 de Junho seguinte, com a assinatura do tratado de Badajoz. Foi um dos seus destacados protagonistas, o Capitão de Cavalos Lopo Correia de Castro, do Regimento de Cavalaria de Bragança, Fidalgo da Casa Real e Cavaleiro da Ordem Militar de S. Bento de Aviz, que á frente de uma força de 20 cavalos sob seu comando, fez um reconhecimento ocupando três posições inimigas, apesar do fogo que lhe era dirigido de Monterrey. Estes tiros contra os portugueses feriram dois dos nossos soldados de cavalaria e mataram um cavalo, constando que o inimigo sofrera cinco baixas. Por esta acção militar bem sucedida , o Capitão de Cavalos Lopo Correia de Castro, obteve mais tarde um louvor, do Marechal de Campo Gomes Freire de Andrade. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Cavalos

#240790 | Samuel C O Castro | 30 set 2009 22:50 | Em resposta a: #240789

Prezado Jorge Santos,

O Lopo a que referiste, será o que consta aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=515008 ? Caso positivo, se tiveres mais dados sobre ele, inclusive de descendência, e puder informar, fico-lhe muito grato.

Antecipo agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro - Olímpia - SP - Brasil

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Cavalos

#240808 | PAIVAMANSO | 01 out 2009 01:18 | Em resposta a: #240790

Caro Samuel Castro, Sou apenas um leigo nestes assuntos das genealogias, mas creio serem pessoas diferentes, porque nos documentos do processo militar do “meu” Lopo Correia de Castro , o nome é sempre apenas este. Num dos documentos podemos ler o seguinte ;
Senhor Representa a V. A. R. Lopo Correia de Castro Fidalgo da Casa Real, Cavaleiro da Ordem Militar de S. Bento de Avis, e Capitão do Regimento de Cavalaria de Bragança, que ele á imitação dos seus Ascendentes que tiveram a honra de servir o Estado desta Monarquia, nos Postos de Oficiais Generais e outros, assentou praça de Cadete em 3 de Abril de 1773 passou a Alferes em 24 de Novembro de 1778, a Tenente em 1 de Dezembro de 1779 e a Capitão em 3 de Novembro de 1792………
Este Lopo Correia de Castro faz parte de um mistério dentro da minha família. Em Outubro de 1801, foi padrinho de baptismo do 2º filho do meu tetravô, António Pedro de Paiva Manso Freire e Andrade e sua mulher D. Inês Perpétua de Castro, filha de pais incógnitos, mas que o historiador Belisario Pimenta, disse ser filha de um fidalgo transmontano. Este Lopo Correia de Castro era de uma família de fidalgos transmontanos e a criança baptizada levou Lopo como seu 1º nome. Estranhamente no assento de baptismo desta criança a mãe aparece sem o apelido Castro, o que não acontece nos baptismos dos outros filhos dela. Dá ideia que não convinha que alguma esposa lá para ao lados de Bragança viesse a desconfiar deste afilhado de seu marido, cuja mãe se chamava Castro , filha de pais incógnitos e com idade para ser filha do seu marido ! Este Capitão de Cavalos tinha nesta data cerca de 46 anos e ela cerca de 24 a 26. A não ser assim, porque é que se foi buscar um padrinho lá de tão longe em Bragança, para o baptizado “ de um desconhecido “ em Miranda do Corvo ?
Esta é apenas uma hipótese temerária de um leigo, que anda a tentar investigar este e outros mistérios da família Paiva Manso . Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Cavalos

#240836 | arturcs | 01 out 2009 13:38 | Em resposta a: #240789

Meu Caro Confrade Jorge Santos,

Agradeço-lhe os dados fornecidos. O Capitão de Cavalos Lopo Correia de Castro foi um BRAVO...!

Com os meus melhores cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Cavalos

#240851 | PAIVAMANSO | 01 out 2009 17:11 | Em resposta a: #240836

Caro Confrade Artur Camisão Soares, não quis fazer deste Lopo Correia de Castro um Bravo, mas consta no referido livro que foi esta a acção militar mais relevante na zona de Trás Os Montes na curta guerra de 1801. Desculpe se errei ao falar dele, pareceu-me que valeria a pena num tópico sobre Capitães de Cavalos. Reparei que não foi um Marechal nem um General quem arriscou a vida naquela acção militar debaixo de fogo. Foi um Capitão de Cavalos e os seus 20 Soldados da Cavalaria de Bragança. Peço igualmente desculpa porque me alonguei despropositadamente sobre as investigações que ando a fazer acerca dele, na esperança que alguém me desse informações para mim importantes. Melhores Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Cavalos

#240853 | arturcs | 01 out 2009 17:57 | Em resposta a: #240851

Caro Jorge Santos,

Não tem que pedir desculpa, mas de maneira alguma!!
O que escrevi na anterior mensagem era sentido, embora reconheça que algo lacónico. Pretendi significar que era um 'BRAVO' pela coragem e valentia demostradas, arriscando a sua própria vida. A patente e o cargo nem sempre são "sinónimos" de BRAVURA:-)

Se souber algo mais sobre o citado Lopo Correia de Castro, com todo o gosto transmitir-lho-ei.

Renovados cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Cavalos

#240867 | PAIVAMANSO | 01 out 2009 19:59 | Em resposta a: #240853

Caro Senhor Artur Camisão Soares, sinceramente julguei que tinham sido inconvenientes aquelas duas minhas mensagens neste seu tópico. Apressei-me a pedir desculpa mas pensei que já seria tarde. Afinal o amigo foi compreensivo e não levou a mal a minha intenção. Receba por favor os meus Cumprimentos e Agradecimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Cavalos

#240873 | Samuel C O Castro | 01 out 2009 20:45 | Em resposta a: #240808

Prezado Jorge Santos,

Agradeço as informações.

Em pesquisas genealógicas é comum depararmo-nos com mistérios familiares. Realmente eram escondidas muitas "cousas" de família.

Caso descobrires a ascendência dele, peço sua especial gentileza de me informar, pois será com prazer que voltarei a verificar um possível entroncamento junto aos demais de minha base.

Ratifico meus agradecimentos. Fico a disposição. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Cavalos

#240884 | PAIVAMANSO | 01 out 2009 22:55 | Em resposta a: #240873

Caro Samuel Castro , tenho esperança de viver o tempo suficiente para investigar melhor, de modo a um dia poder ver este Lopo Correia de Castro e a minha tetravó Inês Perpétua de Castro num futuro livro seu ,dos Castros, revisto e aumentado, nem que seja daqui a dez anos. Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Cavalos

#240929 | Samuel C O Castro | 02 out 2009 12:55 | Em resposta a: #240884

Prezado Jorge,

Pode ter certeza que estarei aguardando dados complementares da ascendência de ambas as pessoas que informaste, para poder entroncar e expandir o ramo em questão na base, enriquecendo-a ainda mais.

Muito obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

RE: Capitão de Cavalos

#274045 | Samuel C O Castro | 04 abr 2011 22:06 | Em resposta a: #240884

Prezado Jorge,

Muito obrigado pelo envio dos diversos documentos sobre a carreira militar do Lopo Correio de Castro.

Quanto ao Lopo Correia de Castro, com informações do amigo Ricardo Mendes Ribeiro, há quem você também remeteu excelentes informações e tens o crédito da pesquisa realizada, já foi possível entroncá-lo junto aos demais da base, como poderás ver nas mensagens do tópico "capitão Lopo Correia de Castro", aqui em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=274044&fview=e , restando, agora, localizar a ascendência de sua tetravó Inês Perpétua de Castro.

Novidades sobre o assunto serão muito bem vindas, inclusive sobre o casamento dele que é referido aqui em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=515008 , tendo a esposa ANA, nascido em Frechas, Mirandela.

Que Deus abençoe aos amigos Jorge e Ricardo pelas excelentes contribuições.

Ratifico meus agradecimentos. Ótima semana. Abraço fraterno a ambos.

Samuel de Castro

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 21:11

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen