Ascendente Padre

Este tópico está classificado nas salas: Cargos | Pessoas | Regiões

Ascendente Padre

#240945 | luis baço | 02 out 2009 15:02

Boa tarde, recentemente um familiar forneceu-me um dado curioso:
-Trisavô José António Salgado 1799-1872, natural de Felgar-Torre de Moncorvo, progenitor de nove filhos e sacerdote de profissâo!!!
Recentemente comecei a minha genealogia mas este elemento deixou-me curioso, seria normal esta situaçâo?
Alguma informação seria bem-vinda.
Muito obrigado
Luis Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#240947 | mtavares | 02 out 2009 15:08 | Em resposta a: #240945

Peça ao Arquivo distrital de Braga a Inquirição de Génere do seu trisavô. Acrescente cerca de 25 anos à data de nascimento. Consegue ir mais 2 gerações atrás.
Quanto aos filhos, terá mesmo de consultar os baptismos no Arquivo de Bragança.

cumprimentos
luis

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#240953 | jagmc | 02 out 2009 15:37 | Em resposta a: #240947

Normal não o podemos dizer, frequente, sim.

Não esqueça que nos séculos XVIII e XIX uma grande parte dos sacerdotes só o eram por razões económicas, ou porque eram filhos segundos, ou para promoção social, etc. É compreensível que estas situações dessem origem ao que refere.

Eu próprio tenho ascendentes directos padres.

J.Correia

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#240960 | luis baço | 02 out 2009 16:15 | Em resposta a: #240947

Obrigado pela resposta dos Srs, desculpem a ignorância mas a Inquirição de Génere trata-se dos dados da sua admissão?
Bom em relação aos filhos, certezas tenho o meu Bisavô, gostaria de pesquisar todos os seus irmãos, mas aconselharam- me a não dispersar nesta fase, qual a vossa opinião?
Obrigado
Luis Salgado

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#240963 | abento | 02 out 2009 16:21 | Em resposta a: #240945

Caro Luís Baço,


Julgo que nesta vertente o Padre mais famoso foi o Padre Francisco Costa que viveu em Trancoso no século XV e terá gerado 299 filhos de 53 mulheres.

Viveu no reinado de D. João II e terá tido cerca de três centenas de filhos – 214 do sexo feminino e 85 do sexo masculino – gerados em mais de meia centena de mulheres, muitas das quais suas familiares directas ou próximas, incluindo irmãs e a própria mãe.

O sacerdote terá dormido com 29 afilhadas que deram à luz 97 raparigas e 37 rapazes, não poupou nove comadres a quem "arranjou" 38 rapazes e 18 raparigas. A sete amas fez 29 filhos e cinco filhas e de duas escravas do Presbitério nasceram 21 filhos e sete filhas. Também uma tia, de quem teve três filhos, e a própria mãe, a quem terá feito dois filhos.


O prior terá sido julgado em 1487, com 62 anos, e condenado a ser "degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou". No entanto, apesar da violenta condenação, conta-se que "El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou pôr em liberdade aos 17 dias do mês de Março de 1487 com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo, e guardar no Real Arquivo da Torre do Tombo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo".


Melhores Cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#240968 | luis baço | 02 out 2009 17:16 | Em resposta a: #240963

Muito bom Sr António Bento, este forúm supreende-me. Assim repentinamente parecia-me uma lenda, jamais tinha ouvido falar deste sacerdote pioneiro em procriar. Espero que o meu Trisavô não tenha ido tão longe.
Por acaso o seu Bento não é originário de Carviçais- Torre de moncorvo? Desculpe a curiosidade.
Cumprimentos
Luis Salgado Baço

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#240979 | mtavares | 02 out 2009 18:22 | Em resposta a: #240968

Uma Inquirição de Génere é uma investigação ao pretendente feita por um padre , acompanhado por um ou ou homens de pé, tanto de carácter genealógico (antes da lei pombalina de 1769, consta no texto que o pretendente não descenda de gente infame por delitos contra Sua Majestade, ou de raça infame, esta última parte desapareceu, após a referida lei).
Investiga-se também aspectos de natureza sócio- económica do requerente.
São ouvidas diversas testemunhas consideradas idóneas, designadas pelo Reitor da freguesia. Se o requerente tiver progenitores de freguesias diferentes, a inquirição deverá ser feita em ambas.

cumprimentos

luis

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#240981 | luis baço | 02 out 2009 18:34 | Em resposta a: #240979

Agradecido pela sua simpatia Sr. MTavares fiquei esclarecido.
Cumprimentos
Luis Baço

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#240983 | tmacedo | 02 out 2009 18:39 | Em resposta a: #240963

Caro António Bento:

Essa história do padre Francisco Costa será mesmo verdadeira ?

Em que documentação se baseia ?

Já a ouvi muitas vezes, desconhecendo totalmente os seus fundamentos. Se é que os tem. Para mais, estamos numa época em que uma mentira muitas vezes repetida (não sei se é esse o caso) passa por verdade. E essa história parece-me totalmente absurda. Se me puder esclarecer, ficar-lhe-ei grato.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#240990 | abento | 02 out 2009 19:22 | Em resposta a: #240983

Caro António Taveira,

Segundo topico já abordado neste forum:

SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO·

(Autos arquivados na Torre do Tombo, Armário 5, Maço7)

Ainda não li mas tenciono ler um dia.

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

PADRES e Filhos...

#240992 | gmg | 02 out 2009 19:31 | Em resposta a: #240945

Caro Luís Salgado,

Era comum acontecer!
Sabe, muitas vezes, eles iam para Padres a "pedido" dos Pais e familiares e naquela altura, não havia margem para "reclamações", pelo que muitos se tornavam Padres sem qualquer vocação! Alguns, como eram filhos segundos e já não herdariam tanto como o seu primeiro irmão, viam nessa vida ecleiástica uma boa maneira de ter "bons rendimentos", se não casassem bem, com alguma fidalga ou filha de proprietário abastado!

Eu sei bem do que falo, pois nunca P.e algum foi mal tratado nas melhores casas onde pernoitava, e tomava as refeições (na minha Família). Olhe, tratava-se do cavalo do senhor P.e como se fosse o "Rolls Royce" lá da terra! Era limpo, escovado, tratado, bem alimentado... etc.

Eu próprio descendo de Padres, do séc. XVII e XVIII. Não acho escândalo nenhum, dado a mentalidade da época! Temos sempre que ver as coisas, dentro da época e da sua mentalidade!

Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#240993 | abento | 02 out 2009 19:32 | Em resposta a: #240968

Caro Sr Luís Salgado Baço,

O meu apelido Bento vem de Torres Vedras, e eu sou de Lisboa.

Tambem já encontrei dois Padres na minha Familia, a minha mulher tambem tem dois, parece que era frequente.

Melhores cumprimentos

António Bento

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#240994 | LProjecto | 02 out 2009 19:43 | Em resposta a: #240990

Caro António Bento

Uma simples pesquisa através do Google colocar-lhe-á à disposição inúmeras páginas que aludem à figura lendária desse tal padre Costa, onde encontrará também informação sobre um livro que foi produzido com base nessa mesma lenda.

Aqui no fórum já se falou, em vários tópicos que agora não sei precisar mas que facilmente encontrará através da aplicação de "pesquisa", sobre essa famosa figura lendária, tendo alguns dos Confrades deixado bem claro que se trataria efectivamente de uma mera ficção.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Resposta

Link directo:

RE: PADRES e Filhos...

#241004 | luis baço | 02 out 2009 21:00 | Em resposta a: #240992

Caro Luis,
Na verdade ser Padre, não apaga a essência humana das suas feromonas, e tenhamos consciência que nos dias de hoje, a tentação da carne é constante, por isso, muitos mais como nós irão interrogar-se daqui a alguns séculos.
Benditos sejam os nossos antepassados padres, colaborando activamente para a nossa abençoada existência.
Cordialmente
Luis Salgado

Resposta

Link directo:

RE: PADRES e Filhos...

#241005 | gmg | 02 out 2009 21:05 | Em resposta a: #241004

Tem toda a razão "Benditos sejam os nossos antepassados padres"!

Cumprimentos,
Luís GMG

Resposta

Link directo:

RE: PADRES e Filhos...

#241009 | PAIVAMANSO | 02 out 2009 21:37 | Em resposta a: #241005

Caros confrades, aqui está o resumo de um caso, interessante, pela flexibilidade da Santa Sé. J. A. Pereira dos Santos nasceu em Unhais O Velho em 1894 e faleceu em Seia em 1989 . Fez a Escola Primária entre 1902 e 1906 e o Seminário de Coimbra de 1906 a 1915. Deu a sua 1ª missa em Março de 1917. Incorporado no Exército fez a Escola de Oficiais aquando da revolta chefiada por Sidónio Pais. No final do curso, já como Oficial foi colocado no Regimento de Infantaria de Leiria, requereu o posto de Capelão Mor e seguiu voluntário para França com os Portugueses que combatiam na Grande Guerra Mundial . Regressado a Portugal foi agraciado com o grau de Oficial da Ordem de Cristo, com Palma, pediu para passar ao estado laical e quando tal lhe foi concedido, após processo demorado , casou com uma senhora francesa e tiveram 2 filhos. Fundou Colégios e Jornais, frequentou a Faculdade de Letras , foi Professor e exerceu outros cargos de relevo. Quando enviuvou solicitou á Santa Sé para voltar a ser sacerdote o que lhe foi concedido alguns anos depois e exerceu sempre até á sua morte com a mesma fé que nunca o abandonou em quase 100 anos de vida. (Ver site da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, na rubrica Personalidades) Cumprimentos. Jorge Santos

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#241030 | tmacedo | 03 out 2009 10:22 | Em resposta a: #240990

Caro António Bento:

Tratarei de ver, um dia que me desloque ao ANTT, se consigo localizar tal documento.

Obrigado pela informação.

Com os melhores cumprimentos,

António Taveira

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#241074 | pbrehm | 03 out 2009 23:11 | Em resposta a: #240945

Caro Confrade,

Há uma outra situação, que se passou na minha família e julgo que não será caso inédito, que é o facto de um normalissimo chefe de familia, depois de ter enviuvado, se ter ordenado padre. Nessa altura já tinha filhos, tendo inclusivé sido ele quem baptizou todos os netos.

Cumprimentos,
Paulo B rehm

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#241107 | macp | 04 out 2009 14:28 | Em resposta a: #240945

No meu caso, já encontrei dois padres ( séc. XVIII) cujo nome figura no assento de baptismo e/ou casamento dos filhos.

Resposta

Link directo:

RE: Ascendente Padre

#282189 | joaopedro1969 | 19 jul 2011 11:09 | Em resposta a: #240945

Boas, Luis Salgado

Agora fiquei curioso com este seu trisavô José António Salgado de 1799 a 1872, pode me dizer quem eram os filhos deste Sr., por favor ?

email:jpfelgar@gmail.com

Sabia que o Luis é meu famíliar de França ?

Sabia que Felgar, é a base de todas as Variantes, Filgueira, Felgas, Falgar, Falga, Felgueira, Folgar, Filgar. O Apelido Salgado foi uma variante e continuação do nome como todos os outros

Parents du FALGAR
o Anceline du FALGAR &1325 Sicard de MONTAUT
o Arnaud du FALGAR 1280 & ? ? casados, Mercende du FALGAR 1310-1375 &1328 Bertrand Raymond YSALGUIER 1310-1390
o Delphine du FALGAR &1385 Jean Ier HUNAUD de LANTA †1397/

Bertrand Raymond YSALGUIER 1310-1390, dont
■Hélène YSALGUIER
■Jacques Ier YSALGUIER 1330-1383/
■Barthélemy YSALGUIER †1390

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 29 abr 2024, 09:46

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen