Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Brasil | Famílias | Pessoas

Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#241057 | valboa | 03 out 2009 18:21

Procuro informações sobre descendentes de :

-António Gomes de Sá
-David Gomes de Sá
-Francisco Gomes de Sá

Que viviam na Baía cerca de 1720.
Seguramente ainda haverá descendentes desta família por essa zona do Brasil.
Todas as ajudas para iniciar estas buscas, são bem vindas.

cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#241103 | valboa | 04 out 2009 13:47 | Em resposta a: #241057

ronovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#241121 | AST | 04 out 2009 17:03 | Em resposta a: #241103

Seriam os procuradores da Casa da Torre?

Atenciosamente,
AST

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#241123 | valboa | 04 out 2009 17:17 | Em resposta a: #241121

Caro AST ( estranho falar com abreviaturas )

Obrigado pela sua intervenção.
Não faço ideia nenhuma.
Estes personagens eram irmãos e tios da minha 7ª avó, Josefa Gomes da Cunha e Sá da Casa de Dinis de Santo Tirso.
Filhos e cunhados de Domingos Gomes da Cunha e Margarida Gomes de Sá.
Vi num testamento que viviam em 1717 na Baía.
Toda a informação que tiver sobre eles agradeço-lhe que ma transmita.
cumprimentos

Jorge Albuquerque da Quinta

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#241124 | AST | 04 out 2009 17:35 | Em resposta a: #241123

Prezado Jorge Albuquerque da Quinta,

O Antônio Gomes de Sá, procurador da Casa da Torre, na Bahia, era vivo em 1696. Antônio era filho de Pedro Gomes. E foi pai de Francisco Gomes de Sá, também procurador da Casa da Torre. O paradeiro deles é um mistério. É possível que tenham subido a Pernambuco, onde há numerosa família Gomes de Sá, mas ainda não pude provar isso.

Poderia me passar maiores detalhes sobre os ancestrais deles? Possuo enorme interesse nessa famíia. De onde eram provindos? Imagino que Portugal...

Atenciosamente,
Aaron ST.
P.S.: contacte-me por e-mail através deste site.

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#241128 | valboa | 04 out 2009 18:03 | Em resposta a: #241124

Meu caro Aaron

Se se tratar dos mesmos, são de Santo Tirso, Distrito do Porto, Norte Portugal. A família Gomes da Cunha e Sá é ascendente de minha Avó paterna.
Vou tentar contactar com uma prima que tem muito melhores informações do que eu sobre esta linha e ver se serão os mesmos.
Para mim, isto é o ponto de partida de uma investigação interessante.

pode contactar-me se quiser para o mail-

albuquerque.quinta@sapo.pt

cumprimentos
jorge

Resposta

Link directo:

RE: Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#338069 | Maria Alves | 13 nov 2013 17:46 | Em resposta a: #241057

Olá Jorge,

Eu hoje (13nov) procurando dados sobre meus antepassados no Brasil, pois até o bisavô sei tudo, do trisavô somente o nome por enquanto. Tenho desenvolvido uma busca de certa maneira 'angustiada' já que os registros das igrejas não estão digitalizados na minha região. A família sempre se apresentou com Malta agregado a vários outros sobrenomes os quais conheço a procedência, somente ao relembrar o nome do meu bisavô "João Malta Gomes de Sá" foi que me dei conta que ninguém nunca falou sobre os "Gomes de Sá" quem eram de onde vinham. Procurando no Arquivo Ultra Marinho alguma documentação sobre a região onde se estabeleceram na antiga Capitania de Pernambuco, hoje parte está no estado de Alagoas e outra parte em Pernambuco, achei um documento interessante sobre uma solicitação de carta patente para ser Comandante da Freguesia de Tacaratu (região onde a minha família se desenvolveu aqui no Brasil) de Francisco Gomes de Sá. A região onde ele solicitou fica perto do estado da Bahia. Breve vou ter de ir a estes lugares e depois de saber de quem o meu trisavô recebeu o sobrenome Gomes de Sá, quem sabe não chegamos a saber não seria o mesmo que procuras.
Aguardo teu retorno para podermos trocar informações,

Maria das Graças Alves

Resposta

Link directo:

Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#408190 | Goretti Sa | 01 out 2018 02:42 | Em resposta a: #241057

Ola Jorge Albuquerque , como ja te comuniquei (ha meses), DAVI GOMES DE SÁ, era meu heptavô.. Esta informaçao pode ser checada, atraves do link que te passei. Gostaria muito de aprofundar esta pesquisa no que se refere aos nossos parentes em Portugal. Embora deduzir que andas bem ocupado ,mas ainda interessado nesta pesquisa, te reenvio meu email
gorettipense@gmail.com
Saudações, Maria Goretti de Sá
Recife,30/09/2018

Resposta

Link directo:

Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#408191 | Goretti Sa | 01 out 2018 02:52 | Em resposta a: #338069

Olá, Maria das Graças,
em atenção a seu interesse em relação a família Gomes de Sá, compatilho a msg abaixo,enviada p/ o Jorge . Fica a vontade pa fazer contato. Abraços, Goretti.


Ola Jorge Albuquerque , como ja te comuniquei (ha meses), DAVI GOMES DE SÁ, era meu heptavô.. Esta informaçao pode ser checada, atraves do link que te passei. Gostaria muito de aprofundar esta pesquisa no que se refere aos nossos parentes em Portugal. Embora deduzir que andas bem ocupado ,mas ainda interessado nesta pesquisa, te reenvio meu email
gorettipense@gmail.com
Saudações, Maria Goretti de Sá
Recife,30/09/2018

Resposta

Link directo:

Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#413546 | melofranca | 01 abr 2019 00:02 | Em resposta a: #241057

Felipe Melo França é
10º neto de
David Gomes de Sá

David Gomes de Sá
Custódia Gomes de Sá
José Francisco de Souza
Antônio Francisco de Novaes
José Francisco de Novaes
Anna Francisca de Novaes
Juvenal Gomes de Novaes
Anísia Cavalcanti de Albuquerque
Manoel Cavalcanti de Araújo
Iná Cavalcanti França (Floresta, PE, Brasil)
Edmir Cavalcanti França
Felipe Melo França (nascido em Recife, PE, Brasil)
Grau de Parentesco (legal) = 11º Grau

http://araujo.eti.br/parente.asp?numPessoa=60005&dir=genxdir/

Resposta

Link directo:

Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#425356 | Darcileide Pereira | 04 jul 2020 00:37 | Em resposta a: #241057

Boa noite!!
Eu sou Darcileide Gomes de Sá Pires Pereira.
Hoje estava conversando com um tio e perguntava justamente sobre à procedência da minha família Gomes de Sá. A resposta foi que ninguém nossa família tem procedência da Bahia, distrito de Pambu- município de Abaré. Ao meu ver, desembarcaram de Portugal na Bahia e se instaram em Abaré.

Resposta

Link directo:

Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#426669 | vivi.augusto | 24 ago 2020 03:00 | Em resposta a: #241057

Sou descendente de Manoel Aquino e encontrei uma lista de meus ascendentes nesse site:
http://www.araujo.eti.br/ancestral.asp?numPessoa=1265&dir=genxdir/

Francisco Gomes de Sá e -David Gomes de Sá estão na lista

Resposta

Link directo:

Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#434710 | Vimartins | 27 jun 2021 00:48 | Em resposta a: #241057

Olá, tudo bom?
A minha bisavó é dos Gomes de Sá. Ela residia em Curaçá na Bahia, provavelmente não é a cidade natal.

Resposta

Link directo:

Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#434711 | Vimartins | 27 jun 2021 00:50 | Em resposta a: #425356

Oi, tudo bom?
Minha bisavó é Gomes de Sá e estou a procura da descendência dela. Ela era residente de Curaçá Bahia, mais lá não era a cidade natal dela

Resposta

Link directo:

Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#437193 | thiagoas | 23 out 2021 18:20 | Em resposta a: #241057

Vi que no livro "A Família Sá do Nordeste brasileiro" tem informações sobre esses personagens.

Resposta

Link directo:

Família Gomes de Sá - Baia, Brasil

#437201 | joaobriantigeneall | 24 out 2021 19:37 | Em resposta a: #241057

Na obra Gente de Pernambuco, volume III, o genealogista Orlando Cavalcanti traz uma Gomes de Sá de Tacaratu, Pernambuco, fronteira com a Bahia, mas não nomeia os seus pais:

"Francisco Marques de Oliveira, Cap. Comandante, 36 anos em 1784. Inventário em 1836 (21 cartório de Buique). Casou com Francisca Quiteria Gomes de Sá, natural da Fazenda Panela d'Agua, no município de Floresta, em Pernambuco, que veio a herdar de seus pais juntamente com as propriedades Xique-Xique, na Comarca do São Francisco, e Varzea Limpa, em Tacaratu, cujo inventário data de 1843."

Alguns dos descendente deste casal usaram o apelido (sobrenome) "Gomes de Sá".

Consta que o Cap. Comandante Francisco Marques de Oliveira era filho do Cap. Comandante Frutuoso Marques de Souza e de sua mulher, Francisca Leite de Melo:

"Francisca Leite de Meio, casou com o Cap. Comandante Frutuoso Marques de Souza, de quem encontramos larga tradição de fidalguia, cavalariça, ciradagem e escravatura, falecido em 28-5-1784, datando do mesmo ano o seu inventário, iniciado na Fazenda Mororó, em Cimbres (autos no 2°cartório de Garanhuns); proprietário das Fazendas Mororó e Quitinguiba, esta no "termo da vila Cachoeira", havida por herança de seu pai."

Por sua vez, Francisca Leite de Melo era filha do Sargento-Mor João Leite de Oliveira e de sua primeira mulher, Mariana de Melo:

"João Leite de Oliveira, Sargento-mór, falecido em 11-1 1-1755, sepultado na Igreja de N. S. das Montanhas, da Missão de Ararob, em Cimbres. Fez testamento em 2-9-1755, tendo sido o respectivo
inventário iniciado no mesmo ano (autos no 1º cartório de Garanhuns). Nasceu no então lugar de Penêdo do Rio S. Francisco. Foi proprietário das Fazendas denominadas Pedra da Puxinanã (terras do atual município de Pedra), Mororó, Campo Limpo (em Cimbres) e Gameleira (atual município de Moxotó) e co-proprietário da Fazenda Panélas, todas em Ararobá, situada, esta última, em terras do atual município das Aguas Belas. Casou duas vezes: a 1ª com Mariana de Melo e a 2º com Brites Maria Cavalcanti (a quem Borges da Fonsêca chama Brites de Albuquerque), esta filha de Francisco Xavier Cavalcanti e de Luzia Cavalcanti - ascendência em a "Nobiliarquia Pernambucana" - sem sucessão do 2º matrimônio."

João Leite de Oliveira era filho do português Bento Leite de Oliveira, e de sua mulher, Inocência (ou Ascença) da Silva Cavalcanti. Deste modo, era neto materno do Capitão Manuel Ferreira da Silva, de alcunha "o Carapuça de Onça", português, e de Ana Potência de Brito Cavalcanti, a quem Borges da Fonseca diz ser descendente dos Holanda e dos Cavalcanti.

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 02:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen