Quinta d’Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Património | Regiões

Quinta d’Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#241120 | DSS | 04 out 2009 16:02

Caros Senhores,

Alguém sabe quem foram os proprietários desta quinta no séc. XIX? Fica situada na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Com os melhores cumprimentos,
D. Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d’Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#242430 | Francisco Queiroz | 21 out 2009 15:23 | Em resposta a: #241120

Pode ser mais específico? Existe uma rua com esse nome, mas não tenho a certeza sobre qual a casa que lhe interessa.
FQ

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#242484 | DSS | 21 out 2009 22:41 | Em resposta a: #241120

Caro Francisco,

Esta quinta compreendia e compreende parte do espaço entre as ruas de Santa Marinha e da Quinta de Além, terminando perto da Rua de Lamaçães. O acesso à casa, ainda existente, faz-se pela Travessa da Quinta de Além. Pertenceu a uns Guerras, julgo eu.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#242485 | DSS | 21 out 2009 22:42 | Em resposta a: #242430

Caro Francisco,

Esta quinta compreendia e compreende parte do espaço entre as ruas de Santa Marinha e da Quinta de Além, terminando perto da Rua de Lamaçães. O acesso à casa, ainda existente, faz-se pela Travessa da Quinta de Além. Pertenceu a uns Guerras, julgo eu.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#242492 | Francisco Queiroz | 21 out 2009 23:16 | Em resposta a: #242484

Tenho antepassados de apelidos Pereira Castiajo a viver no século XIX em Ponte Pereiro. Porém, suponho que viviam noutra casa. Gostava de lhe ser mais útil.
Francisco

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#242493 | DSS | 21 out 2009 23:20 | Em resposta a: #242492

Caro Francisco,

Muito obrigado. Não se trata da casa dos Castiajos, de que já falamos. Julgo que esta era um pouco mais abaixo, no lugar da Costa.

Cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#268380 | JRocha | 10 jan 2011 23:23 | Em resposta a: #242493

Caro Dss,

Peço desculpa por só intervir agora, sem que a informação lhe chegue em tempo útil, mas à data da sua mensagem ainda não me encontrava registada neste fórum.

A minha avó materna foi uma das últimas Guerra a habitar a quinta em questão. Durante boa parte do século XX esta foi pertença dos meus bisavós José dos Santos Jr. (1893-1965) casado com Arminda Domingues Guerra (1892-1955). Segundo a minha avó, antes havia sido pertença do pai do José dos Santos Jr, de seu nome também José dos Santos. Julgo que o facto da família ser conhecida como Guerra e não como Santos terá advido do grande prestígio que António Domingues Guerra (1864-1939), pai da D.Arminda Domingues Guerra tinha na região.

Há cerca de 30 anos a quinta foi vendida a terceiros tendo, os seus terrenos sido desmembrados. Não sei se o auxilia na sua pesquisa mas, pelo menos para a família a quinta também é conhecida como a "Casa do Gande".

Com os melhores cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#268387 | DSS | 11 jan 2011 10:56 | Em resposta a: #268380

Cara J. Rocha,

Agradeço imenso as informações que teve a amabilidade de me enviar. São dados preciosos, pois nada sabia sobre os antigos proprietários da quinta em questão.

As senhoras Guerra venderam a quinta à minha avó paterna, que acabou por perdê-la na sequência do imbróglio judicial que foi a venda daquela propriedade. Cheguei a ir lá algumas vezes, visitar a minha avó, mas não me recordo do interior da casa, pois era ainda muito pequeno, na altura. Sei que a casa foi novamente mobilada pela minha avó, como móveis adquiridos num antiquário do Porto, móveis esses que acabaram por lá ficar, juntamente com outros que pertenciam já à minha avó.

Achei muito curiosa a sua referência a um José dos Santos. Tenho um trisavô chamado José dos Santos, filho de outro José dos Santos, neto de um José António dos Santos e de sua mulher Ana Maria dos Santos, e bisneto de um João dos Santos, todos dessa mesma localidade. Serão parentes do "seu" José dos Santos?

Com os melhores cumprimentos,
DSS

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#268388 | DSS | 11 jan 2011 11:05 | Em resposta a: #268387

digo: "com móveis adquiridos"

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#268406 | JRocha | 11 jan 2011 19:53 | Em resposta a: #268388

Caro Dss,

Sempre tive curiosidade em saber por que mãos tinha passado a propriedade até porque, como foi um processo de partilhas moroso, a minha avó teve de vender a sua parte da herança a uma irmã antes do término das partilhas e não tinha muita informação sobre o subsequente processo de venda. No meu trajecto diário passo pelo que resta da quinta que se encontra votada ao abandono e actualmente esventrada pela construção de uma nova estrada.


Quanto ao "meu" José dos Santos, este é filho de Manuel dos Santos e Joanna Fernandes, naturais de Pedroso. Infelizmente ainda não pude dedicar-me a esta linha, pelo que não possuo mais informações.


Com os melhores cumprimentos,
JRocha

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#268447 | DSS | 12 jan 2011 12:50 | Em resposta a: #268406

Cara J. Rocha,

Pelo que sei, a venda da propriedade foi complicada e acabou em tribunal. Não sei pormenores, até porque já ouvi diversas versões dos factos, mas se pretender poder-lhe-ei contar o pouco que sei e indicar quem foram os posteriores proprietários. Se entender que é mais adequado, poderá responder-me para o meu email pessoal, que será enviado via moderador do fórum.

Com os melhores cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#270444 | Francisco Queiroz | 11 fev 2011 19:12 | Em resposta a: #268380

Cara J. Rocha
Não posso deixar de intervir de novo neste tópico, pois referiu Domingues Guerra. Ora, os Domingues Guerra são uma família de Gaia que me interessa, especialmente para o século XVIII e o início do século XIX. Havia ramos em Gulpilhares, e na Madalena, pelo menos. Em parte, esses dados estão publicados.
Tem mais informações sobre esses seus antepassados?
Cumprimentos
Francisco Queiroz

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#270461 | JRocha | 12 fev 2011 00:02 | Em resposta a: #270444

Caro Francisco Queiroz,

Os ascendentes de que tenho conhecimento desse ramo são todos originários do lugar de Borreles em Pedroso.
Como já referi sou bisneta de Arminda Domingues Guerra (1892-1955) filha de

António Domingues Guerra (1864-1939) (casado com Olivia Rosa Soares Nunes (1865-1932), esta natural de Sermonde);

filho de Joaquim Domingues Guerra (1835-?) (casado com Joaquina Moreira dos Santos (1835-1896), esta natural de Vilar de Andorinho);

filho de José Domingues Guerra (1797-1850) ( casado com Rosa Pinto (1793-1886), esta natural de Vilar de Andorinho);

filho de Custódio José Domingues Guerra (falecido em 1846 com 80 anos) (casado com Maria Ferreira dos Reis (1777-?), esta natural de Pedroso),

filho de João Domingues Guerra (?-?) e Ana Moreira (?-?)

Poderia, por favor, indicar-me a bibliografia a que se refere quando refere que existem dados publicados?

Com os melhores cumprimentos,
Joana Rocha

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, Pedroso / Domingues Guerra

#270469 | Francisco Queiroz | 12 fev 2011 00:44 | Em resposta a: #270461

Cara Joana Rocha
Muito obrigado pelos seus dados.
Quanto aos Guerra de Gulpilhares, não tenho aqui os elementos todos à mão, mas sei que estão na respectiva monografia, assim como em trabalhos de Manuel Leão sobre a cerâmica em Gaia.
Suponho que os Domingues Guerra de Gulpilhares, Madalena e Pedroso pudessem ser todos parentes.
O Capitão José Martins Guerra, que viveu em Gulpilhares no início do século XIX, seria talvez parente de um homónimo José Martins Guerra, que era padre e natural da Madalena (ver COSTA, Francisco Barbosa da – Santa Maria de Gulpilhares. Notas monográficas. Gulpilhares, Junta de Freguesia de Gulpilhares, 2004, p. 169).
Por sua vez, este padre José Martins Guerra talvez fosse parente do Padre Nicolau Domingues Guerra, natural da Madalena e falecido em 1783.
Em 1774, vivia na Madalena o tanoeiro Pedro Domingues Guerra, sendo casado e tendo cerca de 40 anos. Vinte anos depois, para além do anteriormente referido, viviam na Madalena os irmãos José Domingues Guerra (de cerca de 53 anos) e Manuel Domingues Guerra (carpinteiro, de cerca de 48 anos), assim como um sobrinho daquele, também carpinteiro, chamado António, com cerca de 22 anos.
Estes dados foram publicados num livro que coordenei, chamado Santa Maria Madalena de Fermucia (Madalena – Vila Nova de Gaia). Subsídios para uma monografia, p. 320 e 325.
Ora, esta família pode ser a mesma de Pedroso: encontrei referência a um Custódio José Domingues Guerra, com interesses na Alheira de Aquém, em 1811 (COSTA, Francisco Barbosa da – S. Pedro de Pedroso. Notas monográficas. Canelas, Edições Gailivro, 2003, p. 225)
Este último deve ser o seu antepassado.
Se encontrar mais dados sobre esta família, no fim do século XVIII e início do século XIX, por favor, não deixe de partilhar comigo.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, Pedroso / Domingues Guerra

#270501 | JRocha | 12 fev 2011 19:06 | Em resposta a: #270469

Caro Francisco Queiroz

Muito obrigada pela sua resposta e pelos dados partilhados.
Cumprimentos,

Resposta

Link directo:

RE: Quinta d'Além, em Ponte Pereiro/Santa Marinha, Pedroso

#313059 | vmvfernandes | 04 set 2012 00:34 | Em resposta a: #268406

Manuel dos Santos e Joanna Fernandes, do lugar do Rio do Lobo Pedroso serão esses a que se refere?

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 08:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen