Ruy Martins de Oliveira (Anterior a Pedro de Oliveira)

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Bibliografia | Pessoas

Ruy Martins de Oliveira (Anterior a Pedro de Oliveira)

#241145 | fnofreitas | 04 out 2009 22:30

No Nobiliário das Famílias Portuguesas, Felgueiras Gaio diz que o Conde Dom Pedro em seu nobiliário que Ruy Martins de Oliveira casado com Sancha Annes filha de Fernão Paes de Riba de Vizela e anterior a Pedro de Oliveira (1º Senhor do Morgado de Oliveira).
Os Riba de Vizela são os progenitores dos "Melos".
Alguém já ouviu falar daquele Ruy Martins de Oliveira.

Saudações

Fernando Nixon de Oliveira Freitas

Resposta

Link directo:

Ruy Martins de Oliveira (Anterior a Pedro de Oliveira)

#243779 | MigSousa | 09 nov 2009 03:03 | Em resposta a: #241145

Estimado Confrade:

Permita-me que o cumprimente, pelo grande interesse da questão que levanta. Não tanto pela hipótese - sim ou não possível -, mas muito mais pela questão curiosa da origem e evolução do morgadio de Oliveira, um dos mais antigos de Portugal, datando de 1306. O primeiro de todos, o de Vasco Pires Farinha, é de 1300.

O tema não é fácil. Que me conste, nem existe a lista completa dos Morgados de Oliveira. A BD do GENEALL apenas os compila do 6º Morgado em diante. Portanto, não é matéria líquida.

É interessante a referência a Pedro de Oliveira, porque ele tem sido apontado como o 1º Morgado de Oliveira. Por certas fontes, calculo que tenha nascido cerca de 1225, bastante antes do documento fundacional do morgadio, instituído por Martim Pires de Oliveira em 1306.

Para conciliar estes dados, lembremos que foi costume a fundação destes vínculos ser feita por pessoas idosas, perto do seu termo vital. Portanto, Martim Pires, já nessas circunstâncias, e sendo parente muito próximo de Pedro de Oliveira, instituiu o vínculo em 1306, e Pedro herdou o morgadio após o falecimento de Martim, ou seja após aquela data. Tendo ele nascido em 1225, teria em 1306 por volta 83 anos. O que leva a pensar que, sendo ambos bastante idosos, seriam irmãos, e não pai e filho; nesse caso pouco tempo teria Pedro desfrutado da herança.

Mas as informações, que fez o favor de instalar, permitem ir mais além, e apontar como pai das 2 anteriores figuras a esse tal Rui Martins de Oliveira, que encaixa perfeitamente como progenitor de um Martim Pires de Oliveira e de um Pedro de Oliveira. Tal leva também a postular, como provável pai de Rui, um Martim de Oliveira, que ignoro se nesta época se documenta, mas que estaria de acordo com as regras onomásticas da altura. E é curioso que esse nome - Martim de Oliveira – surgirá mais algumas vezes ao longo dos tempos, nesta linhagem.

A questão de Sancha Anes e de Fernão Paes de Riba de Vizela é mais longa de analisar, e fica para outro dia, mas desde já deixo a impressão de que o informe parece ser correcto.

Tenho algumas notas de família antigas sobre estes troncos, pois descendo de Pedro de Oliveira, quer pelos Oliveira Vasconcelos de Tavira, quer pelos Homem de Gouveia da Ilha da Madeira, mas nunca tive ocasião de me debruçar sobre elas com rigor. Por isso, não as chamo agora à colação.

Todavia, poderemos ter muito mais informação útil, se algum dos caros confrades tiver a amabilidade de instalar neste tópico o seguinte:

- Trancrição exacta deste trecho do Felgueiras Gayo

- Trancrição do que sobre o tema se contém nas seguintes fontes, a que não tenho acesso fácil, nesta altura

- Nuno Ferraz de Andrade – Casa de Faiões e Morgado de N. S. da Piedade – in Famílias Transmontanas – por Francisco Xavier de Morais Sarmento – Ponte de Lima 2001…… dados sobre os Oliveira Vasconcelos

- Manuel José Maria da Costa e Sá – Elogio Histórico de Sebastião Francisco de Mendo Trigoso Homem de Magalhães – Memórias da Real Academia das Sciencias de Lisboa – 1824 ……. dados sobre os Oliveira Sande Vasconcelos

De momento é o que posso adiantar.

As melhores saudações para todos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

RE: Ruy Martins de Oliveira (Anterior a Pedro de Oliveira)

#245583 | AQF | 05 dez 2009 02:40 | Em resposta a: #243779

Estimado Confrade,

Quando pesquisava no Google por Vasco Pires Farinha, vim dar à sua mensagem neste tópico, pelo que só hoje tomei conhecimento dela.

Tentando responder ao seu pedido da "trancrição exacta deste trecho do Felgueiras Gayo", fiz uma pesquiza no NFP, mas não encontrei exactamente o que pretendia. Assim apenas deixo aqui algumas passagens que me pareceram relacionadas com o tema. O § 5 no ttº Oliveiras transcrito abaixo parcialmente foi o que mais se aproximou ao texto deixado pelo confrade Fernando Nixon de Oliveira Freitas.

Espero que aproveite qualquer coisa.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

-------------------------------------------------------------------------------------
OLIVEIRAS
§ 1
OLIVEIRAS VE. TÍTULO DE SANDES § 71 N 1
N 1 PEDRO DE OLIVEIRA 579 é o primeiro que achamos deste apelido não sabemos
de quem fosse filho. Casou com Elvira Anes Pestana filha de João Pestana o Novo
2 D. Martim Pires de Oliveira Arcebispo de Braga que fez o Morgado de Oliveira, com seu
irmão Mem Pires em 1350 e seus descendentes § 4
2 Pedro Pires de Oliveira § 3
2 Mem Pires de Oliveira
2 D. Uzenda de Oliveira mulher de Afonso Anes de Brito o Clérigo de Évora
título de Britos
2 Maria Pires mulher de Lourenço Pires de Soalhaens
2 João Peres chamado ao vínculo de Oliveira extinto o 1º chamado
2 Teresa Peres

N 2 MEM PIRES DE OLIVEIRA 580 filho de Pedro de Oliveira N 1. Foi chamado
para o vínculo de seu irmão, e seus descendentes. Casou com Guiomar Martins s.g.
teve B. digo filha de Martim Pires Podentes e D. Teresa Martins Conde D. Pedro
título 31 N 3 e fls. 292 N 7
3 D. Maria Mendes mulher de Martim Dade
3 B. João Mendes de Oliveira
3 B. João Lourenço
3 B. Mécia Mendes
3 B. Leonor Mendes 581 que casou com Pedro Martins Rogicas Aragonês Criado
da Rainha Santa Isabel
3 B. D. Maria Mendes de Oliveira mulher de Martim Dade
N 3 JOÃO MENDES DE OLIVEIRA filho de Mem Pires N 2. Foi Senhor do Morgado de Oliveira.
Casou com Maria Rodrigues filha de Rui Martins Chanoca Cavalheiro
4 Álvaro Mendes
Casou 2ª vez com Leonor Gomes filha de Martim Gomes de Chaves Alcaide Mor de Évora irmão do
Bispo D. Pedro Gomes
4 Rui Mendes § 2
4 Mor Mendes casada com Vasco Gonçalves do Amaral
4 Inês Mendes mulher de Fernando Afonso Ceciozo filho de Afonso Anes
Ceciozo
N 4 ÁLVARO MENDES DE OLIVEIRA filho de João Mendes N 3. Foi Senhor do Morgado de
Oliveira. Foi casado com Mor Rodrigues filha de Nuno Anes Cavalheiro ou Rodrigo Afonso
Cavalheiro. Foi Alcaide Mor de Évora
-------------------------------------------------------------------
579 Veja-se o que a respeito dos Oliveiras de Placencia diz Lavanha na Nota A ao Conde D. Pedro fls. 177.
Oliveiras é seu Solar na freguesia de Santa Maria de Oliveira no termo da Vila dos Arcos onde está o Paço de Oliveira Pegas de
Maioratus Tom. 2 a fls. 66 d fls. 68.
580 Outros fazem este Mem Pires filho de outro Pedro Pires que leva por seu irmão no § 3 N 2 que por ora não sigo.
581 Casou 2ª vez Leonor Mendes com Vasco Correia no título de Correias § ... N ... teve Leonor Mendes do 1º marido Pedro Martins
4 Mem Pires de Oliveira que casou com Maria Vasques que primeiro foi sua amiga e teve
5 Rui Mendes de Oliveira.
5 João Mendes Senhor do Morgado de Oliveira Fidalgo muito honrado casado com D.
Uzenda Afonso de Melo filha da 2ª mulher de Martim Afonso de Melo Rico Homem c.g.
no título de Melos § 71 N 9
5 Álvaro Mendes de Oliveira, Alcaide Mor de Évora no tempo do Rei D.
Fernando e nos princípios do Rei D. João I como se vê da sua Crónica Cap. 44.

§ 2
N 4 RUI MENDES DE OLIVEIRA filho da 2ª mulher de João Mendes de Oliveira N 3 do § 1 morreu
quando morreu D. Afonso filho do Infante D. João no caminho junto ao Porto a 13 de Maio de 1446.
§ 3
N 2 PEDRO PIRES DE OLIVEIRA filho de Pedro de Oliveira N 1 do § 1. Foi Senhor do Morgado de
Sobrado que lhe deixou seu sobrinho D. Afonso, Bispo de Lamego. Casou com D. Mor Mendes
3 Martins de Oliveira
3 Mécia Mendes
3 Leonor de Oliveira
3 Mem Pires de Oliveira segundo alguns que não seguimos § 1 N 2
N 3 MARTIM DE OLIVEIRA filho de Pedro Pires N 2. Não se diz se sucedeu no
Morgado só que casou com Maria Lourenço de Avelar
4 Mem de Oliveira Senhor do Morgado, morreu solteiro.
§ 4
N 2 D. MARTIM PIRES DE OLIVEIRA filho de Pedro de Oliveira N 1 do § 1. Instituiu o Morgado
de Oliveira para seu irmão Mem Pires de Oliveira no ano de 1350, foi Arcebispo de Braga, teve fº.
3 D. Rodrigo Bispo de Lamego que instituiu outro Morgado chamado de Vale
de Sobrados que uniu ao de Oliveira, no termo de Évora e teve (Peg. de
Maioratus Tomo 2º, fls. 68 diz que este D. Rodrigo deixara este vínculo a
seu tio Pedro Peres)
4 Mem Peres de Oliveira
4 D. Violante mulher de Vasco Martins de Melo e teve
5 D. Constança de Oliveira mulher de Mem Rodrigues de Vasconcelos que fez o Morgado
de Rendufe.
§ 5
N 4 RUI MARTINS DE OLIVEIRA filho de .................................................. que
parece mais antigo que Pedro de Oliveira N 1 do § 1, pelo seu casamento. Casou com
D. Sancha Anes filha de Fernão Pais de Riba de Vizela e D. Urraca Esteves Conde D.
Pedro fls. 279 N 6 s.n.
§ 6 (Este § no original está em branco)



§ 403
OLIVEIRAS, Snrs. do Morgado de Oliveira
18 D. BRITES DE ABREU fª de Vasco Miz de Melo e de sua 2ª mulher D. Isabel de Abreu do § 402
nº 17. Casou com Joane Mendes de Oliveira, 6º Senhor do Morgado de Oliveira, fº de Martim
Mendes de Oliveira, 5º Senhor do dito Morgado, e de sua mulher D. Maria Afcº. De Melo filha
Bastarda de Martim Afcº. De Melo do § 393 nº 16 // Joane Mendes de Oliveira era neto de Joane
6680
Mendes de Oliveira 4º Senhor do Morgado de Oliveira e de sua mulher Olanda Afcº. de Melo fª de
Martim Afcº. de Melo Rico Homem // 2º neto de Álvaro Mendes de Oliveira que não foi Senhor do
Morgado de Oliveira, Alcaide mor de Évora em tempo del Rei D. Fernando (Choronica do Rei D.
João I parte 1 Cap. 45), e de sua mulher Maria Roiz fª de Rodrigo Afcº., Cavalrº. // 3º neto de Joane
Mendes de Oliveira que não foi Senhor do Morgado de Oliveira, ilegitimo, e de sua mulher Maria
Roiz fª de Rui Miz Chanoca, Cavalrº.// 4º neto de Mem Pires de Oliveira (irmão de D. Martinho de
Oliveira Arcebispo de Braga[54] que fez o Morgado de Oliveira no ano de 1305 e o deixou a seu
irmão Pedro Pires de Oliveira, e a seus descendentes, e como se acabou a linha deste Pedro Pires de
Oliveira em seu neto Mem de Oliveira, que morreu solteiro s.g., e foi tãobem Senhor do Morgado de
Val de Sobrado) passarão os ditos dois Morgados aos descendentes de Mem Pires de Oliveira.// 5º
neto de Pedro de Oliveira que foi o 1º do apelido de Oliveira, e de sua mulher Hiria Anes Pestana, de
que teve
19 Heitor Mendes de Oliveira que se segue
19 Gaspar de Melo s.g.
19 Aires de Mlo, Clérigo
19 Manuel de Melo

-------------------------------------------------------------------------------
Noutros títulos



N 8 VASCO MARTINS Correia filho de Gonçalo Correia N 7 casou com D. Leonor Martins de
Oliveira filha de Mem Pires de Oliveira Senhor do Morgado de Oliveira e sua mulher D. Guiomar
Martins no título de ..................... era Leonor Martins de Oliveira irmã do Arcebispo de Braga D.
Martinho



N 9 D. HELENA DA COSTA E LEMOS filha de D. Isabel da Costa N 8 casou com Manuel de
Oliveira Vasconcelos Senhor do Morgado de Oliveira, filho de Simão de Oliveira e Vasconcelos, e
sua mulher Joana Folgado neto paterno de Martim de Oliveira e Vasconcelos (filho de Rui de
Oliveira) e sua mulher Isabel Vaz Frazão filha de Vascp Frazão, e neto materno de João Folgado filho
de Miguel Afonso e Maria Folgada título de Oliveiras § 35 N 4 c.g. (vai nos Oliveiras § 35 N 4 e
seguintes)



§ 71
MORGADO DE OLIVEIRA
N 9 D. USENDA AFONSO DE MELO filha da 2ª mulher de Martim Afonso de Melo N 8
do § 1. Casou com Joane Mendes de Oliveira fidalgo muito honrado, 6º Senhor do
Morgado de Oliveira e Vale de Sobrados, filho de Álvaro Mendes de Oliveira 5º Senhor do
dito Morgado e D. Maria Rodrigues, ou D. Mor Mendes filha de Rodrigo Afonso o
Cavaleiro; título de Oliveiras § 1 N 4

Resposta

Link directo:

Morgado de Oliveira

#245586 | MigSousa | 05 dez 2009 08:45 | Em resposta a: #245583

Caro Ângelo da Fonseca:

Fico muito grato por este seu esforço para disponibilizar uma informação com tanto interesse. Nos próximos dias irei rever o que tenho e depois direi.

Também me interesse Vasco Martins Farinha, 6º senhor de Gois, irmão de minha 26º avó, Teresa Pires Farinha. Decerto conhece os 2 volumes do reeditado Arquivo Histórico de Gois, fonte importante para esta linhagem, onde me documentei sobre ela.

Com os melhores cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Ruy Martins de Oliveira (Anterior a Pedro de Oliveira)

#245699 | MigSousa | 07 dez 2009 02:26 | Em resposta a: #241145

Caro Ângelo da Fonseca:

Aqui estou a dar-lhe conta do que consegui, com o material que mandou. Vou referir-me, exclusivamente, à sequência dos Morgados de Oliveira:


Primeiro Tronco


Pedro de Oliveira, foi filho de RUI MARTINS DE OLIVEIRA e neto de MARTIM DE OLIVEIRA, este nascido cerca de 1175. Tiveram eles o seu solar na freguesia de Santa Maria da Oliveira, no termo da Vila dos Arcos de Valdevez, onde ficava o Paço de Oliveira.
Este Pedro de Oliveira tem sido muitas vezes apontado como o primeiro Morgado de Oliveira, o que não é verdade.
PEDRO DE OLIVEIRA casou com Elvira Anes Pestana e teve três filhos e também filhas. Registamos aqui esses filhos, à volta dos quais gira o desenvolvimento do


Segundo tronco


MEM PIRES DE OLIVEIRA, foi o primogénito e também o instituidor do Morgadio de Oliveira, em 1305-6, com bens seus e os de seu irmão
D. MARTIM PIRES DE OLIVEIRA, 20º Arcebispo de Braga 1295 – 1313, data esta em que faleceu; é muito importante salientar que a grande maioria dos bens do morgadio se situavam em Évora, onde iremos achar depois muitos membros da família
PEDRO PIRES DE OLIVEIRA foi o terceiro filho e sobreviveu alguns anos aos seus irmãos; herdou o morgado do Sobrado de seu sobrinho D. Afonso, Bispo de Lamego, e julgo que esses bens foram integrados no vínculo de Oliveira

PEDRO PIRES DE OLIVEIRA foi o 1º MORGADO DE OLIVEIRA, por transmissão deste vínculo por morte de seus irmãos; entende-se agora que tenha corrido a versão de que o primeiro Morgado teria sido Pedro de Oliveira, quando o foi este seu filho, de nome semelhante; casou ele com Mor Mendes e teve:

MARTIM DE OLIVEIRA, filho único, que casou com Maria Lourenço de Avelar, sobrinha-neta de D. Martim Martins de Avelar, Mestre da Ordem de Aviz 1358 -1364. Este Martim não herdou o vínculo por ter falecido em vida de seu pai; teve

MEM DE OLIVEIRA, foi o 2º MORGADO DE OLIVEIRA; foi também filho único, não casou e faleceu sem sucessão. O vínculo foi então transmitido ao


Terceiro tronco


ALVARO MENDES DE OLIVEIRA, foi o 3º MORGADO DE OLIVEIRA, e era filho de João Mendes de Oliveira, filho de Mem Pires de Oliveira, o fundador do vínculo, que lhe terá vindo às mãos cerca de 1386; casou com Maria Rodrigues, filha de Rodrigo Afonso Cavaleiro, alcaide-mor de Évora; tiveram

JOANE MENDES DE OLIVEIRA, foi o 4º MORGADO DE OLIVEIRA, e viveu em Évora; casou com Iolanda Afonso de Melo, filha de Martim Afonso de Melo, alcaide-mor de Ceia, de Linhares, e depois de Lisboa; tiveram

MARTIM MENDES DE OLIVEIRA, foi o 5º MORGADO DE OLIVEIRA, viveu em Évora, e casou com Maria Afonso de Melo, filha de Martim Afonso de Melo, alcaide-mor de Évora, de Arega e de Barbacena, senhor da quinta da Água de Peixes; tiveram

JOÃO MENDES DE OLIVEIRA, foi o 6º MORGADO DE OLIVEIRA, viveu em Évora, e casou com Brites de Melo, filha de Vasco Martins de Melo o velho, alcaide-mor de Castelo de Vide e de Évora.



Este 6º Morgado já se acha instalado na BD do GENEALL, onde se encontra toda a posterior sequência de transmissão do vínculo, até ao seu 14º titular.

O Nobiliário de Felgueiras Gayo serviu de bordão a este levantamento, juntamente com várias outras obras; anoto, todavia, que Gayo dá também como Morgados da Oliveira dois nomes que não se ajustam, Manuel e Simão de Oliveira Vasconcelos.

Muito grato pela sua ajuda, sem a qual seria impossível, de momento, chegar ao fim desta nota, feita, afinal, para dar resposta a uma pergunta do confrade Fernando Nixon de Oliveira Freitas.

Com os melhores cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Ruy Martins de Oliveira (Anterior a Pedro de Oliveira)

#245700 | MigSousa | 07 dez 2009 02:32 | Em resposta a: #241145

Caro Fernando Nixon de Oliveira Freitas:

Já tem instalada uma resposta integral à questão que colocou a este Forum. ESpero que seja isto o que procura.

Serve esta mensagem de telegrama de aviso.

Com os melhores cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Ruy Martins de Oliveira (Anterior a Pedro de Oliveira)

#245941 | fnofreitas | 13 dez 2009 18:50 | Em resposta a: #245700

Caros confrades Ângelo e Miguel
Perdoem-me pela demora em responder-lhes.
Primeiramente, o texto referente ao NFP é realmente aquele exposto.
Depois, o esclarecimento sobre o esquecido Ruy Martins de Oliveira foi extremamente bem-vindo.
Eu iniciei este tópico para tentar abrir uma discussão acerca dessa "linhagem" tão comum e tão associada a grandes famílias medievais.

Cumprimentos

Fernando Nixon

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Góis

#246032 | AQF | 15 dez 2009 03:44 | Em resposta a: #245586

Caro Miguel de Sousa,

Só agora estou a responder-lhe por alguns afazeres natalícios e genealógicos, que me afastaram do Fórum.

Pela parte que me toca agradeço a sua clarificação sobre o Morgado de Oliveira, embora, por enquanto, eu não tenha ligações detectadas a essas pessoas, tendo a minha contribuição sido apenas uma resposta ao seu pedido sobre o que dizia o Gaio.

Já o mesmo não se verifica com o Vasco Martins Farinha, de quem descendo duplamente pelos meus avós paternos, bem como da irmã Teresa Pires Farinha de quem descendo apenas pela minha avó paterna. Efectivamente, o Vasco é meu 19º avô por um lado e 22º avô por outro lado e a Teresa é minha 22ª avó. Somos portanto parentes afastados pelo menos pelos Góis e Farinhas.

Como fontes também utilizei o excelente Arquivo Histórico de Góis, a par de outras obras como Inéditos Goesianos de Guilherme Henriques, o NFP do Felgueiras Gaio, a Pedatura Lusitana do Alão de Morais e o Armorial Lusitano de Martins Zúquete, embora a primeira ligação aos Góis tivesse sido detectada numa obra sobre Figueiredos da Lavra de Góis (meus avoengos) editada por meu pai em 1949.

Em todos os meus três entroncamentos nos Góis tenho situações duvidosas, a saber:
- um Luís de Abreu ser filho de Mécia da Cunha, Senhora de Tábua ca 1440 filha de Inês de Góis, como diz o NFP e Raízes da Beira de E. Osório, mas Manuel Abranches Soveral nega (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=57056 e http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=191459#lista)
- um Gaspar Freire de Sousa ser filho de Gaspar Freire de Sousa (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=445975 e http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=244810), como estou a tentar saber
- um Baltazar Cabral pai de Jerónimo Leal Cabral (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1236193) ser filho de Maria de Góis ca 1410 (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=9090) e esta Maria de Góis ser filha de Pedro de Góis e Margarida Cabral (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=179942), como diz NFP e PL, que meu pai seguiu.

Tenho pois interesse em trocar informações consigo aqui ou em tópico a abrir.

Com os melhores cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Senhores de Góis (errata)

#246048 | AQF | 15 dez 2009 13:09 | Em resposta a: #245586

Caro Miguel de Sousa,

Talvez devido ao adiantado da hora, não revi o meu post anterior antes de enviar, pelo que seguiu com dois erros que passo a corrigir:

1- Onde está Vasco Martins Farinha devia estar Vasco Pires Farinha (este lapso foi induzido pela sua mensagem).

2- Onde se lê "um Gomes Freire de Sousa ser filho de outro homónimo" devia ler-se "um Gomes Freire de Sousa ser filho de Gomes Freire de Andrade".

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

Senhores de Góis

#246063 | MigSousa | 15 dez 2009 16:49 | Em resposta a: #246032

Caro Ângelo da Fonseca:

Sobre as questões que coloca, parece-me o que segue:

A -- Luis de Abreu não é nome vulgar. Sobre ele nada tenho, mas o Felgueiras Gayo é mais respeitável do que parece, na colheita de descendente - quandos os filhos de um casal são muitos, vulgarmente é ele o autor mais completo. Mas Manuel Abranches de Soveral é uma força da natureza, e se ele acha que não é filho... só o irá convencer com uma nova prova, irrefutável.

B -- Os Freire de Andrade são um enredo interminável, como sei por experiência própria, pois tenho diferentes linhas deles, uma delas com 22 gerações, mas todas a vir da Galiza, do patriarca. Não vejo nenhum problema no seu Gaspar Freire de Sousa ser filho deste Gaspar Freire de Andrade, que aliás não conhecia. Parece-me totalmente certa a sua dedução.

C -- Baltazar Cabral; dele não sei nada, e não consta da "Biblia dos Cabrais", o livro de Luiz de Mello Vaz de Sampayo sobre Pedro Álvares Cabral.

...........................................................

Sobre a minha e sua ascendente Teresa Pires Farinha, também verifiquei as numerosas linhas por que dela descendo, e não acho nada que o possa ajudar, à primeira vista; mas nunca se sabe. A tiragem tem "apenas" 32 páginas, e posso mandá-la por e-mail, se achar que lhe pode ser útil.

AS linhas principais são pelos Veloso Cabral de Pinhel, pelos Cabral de Belmente, pelos Mascarenhas Figueiredo e pelos Maciel de Andrade de Faro, mas pelo caminho vou achando muitas outras famílias - Coutinho, Fonseca, Menezes, Tovar, Vasconcelos, Freire de Andrade, Mouzinho, Pessanha, Quadros, Brandão, Madureira, etc

Cumprimentos

Miguel de Sousa

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 16 mai 2024, 15:25

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen