Família Monge

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

Família Monge

#241298 | jvm1962 | 07 out 2009 00:43

Boa noite caro amigo FS,

Relativamente aos registos de Aldeia Nova de S. Bento tem alguma informação sobre a familia Monge?
Nomeadamente José Barão Monge (nascido a 05.04.1915, filho de José Barão Monge (sénior)) e a sua ascendência espanhola?

Com os melhores cumprimentos,
José Monge

Resposta

Link directo:

RE: Família Monge

#241332 | palmajac | 07 out 2009 17:02 | Em resposta a: #241298

Caro José Monge

Permita-me perguntar-lhe se dispõe de informações sobre outros nomes de apelido Monge naturais da A.N.S.B., como por exemplo:

Francisco Vasquez Monge
Pedro Vasquez Monge
Maria Candelária Monge
António Monge Morgado

Com os melhores cumprimentos

Jacinto Palma

Resposta

Link directo:

RE: Família Monge

#241366 | jvm1962 | 07 out 2009 22:59 | Em resposta a: #241332

Caro Jacinto,

infelizmente não disponho de muita informação sobre os nomes que mencionou.

Aparentemente Pedro Vasquez Monge era filho de Francisco Vasquez Monge.


No cemitério de ALNB existe um campa de D. Pedro Monje, (não tenho a certeza se a grafia "Monje" é de facto a original ou apenas um erro de quem executou a lápide) falecido em 8 de Maio de 1906 com 73 anos, que poderia corresponder a Pedro Vazquez Monge?

Tanto quanto sei (pelo que ouvia contar na minha família), o apelido Monge em A.N.S.B. e V.V.Ficalho provém de Espanha há talvez 4 gerações e possivelmente de Paymogo. Conta-se ainda que poderia ter sido um barão em Espanha que poderia ter perdido o título e para preservar essa memória terá dado como apelido a pelo menos um dos 2 filhos.

Com os melhores cumprimentos,
José Monge

Resposta

Link directo:

RE: Família Monge

#241392 | FS | 08 out 2009 09:39 | Em resposta a: #241298

Bons Dias Caro Confrade

Desculpe-me por só agora responder, estive a consultaros meus registos e nos casamentos de 1807 até 1824 nada encontrei e nos baptismos de 1799 até 1814, idem. Agora só volto à T.T. no final do mês para ir buscar mais fotocópias e se encontrar qualquer coisa com interesse para si, coloco neste tópico.

Cumprimentos

FS

Resposta

Link directo:

RE: Família Monge

#248588 | Monge da Silva | 27 jan 2010 16:37 | Em resposta a: #241332

Caro Jacinto Palma

Como estou interessado na família Monge e estou a realizar algumas pesquisas, tenho algumas respostas às questões que coloca e um número muito maior de dúvidas.

Francisco Vasquez Monge, natural de Paymogo, casado com Maria Candelária, veio para Portugal no 1º quartel do séc. XIX e fixou-se no Moinho das Tordesilhas, na Ribeira do Chança.

Tiveram 5 filhos, todos nascidos em Paymogo.

Os filhos casaram todos com naturais de Aldeia Nova:
Maria da Encarnação Monge com Manuel de Jesus Redondo (Fixaram-se posteriormente em Ficalho
Luzia Dolores Monge com João Ferreira Serejo (Fixou-se também em Ficalho)
Os três irmãos restantes ficaram a viver em Aldeia Nova
Pedro Vasquez Monge casado com Antonieta Barroso Martins
João Martins Monge com Catalina Monge
e Diogo Monge com Iria da Conceição

ANTÓNIO MONGE MORGADO, é filho de Lourenço Morgado Vaz e de Maria Candelária Monge (neta do Pedro Vasquez Monge). Nasceu em Aldeia Nova de S. Bento a 11 de Maio de 1904 e faleceu em Beja em 1972.

Espero que estas informações sejam úteis. Se tiver alguns elementos sobre as primeiras gerações Monge agradecia que enviasse

Cumprimentos do David

Resposta

Link directo:

RE: Família Monge

#248590 | aeiou2 | 27 jan 2010 17:05 | Em resposta a: #248588

Quem são os pais da Maria Candelária Monge,neta de Pedro Vasques Monge?

Com quem casa António Monge Morgado?
Cpts
Maria

Resposta

Link directo:

RE: Família Monge

#248617 | Monge da Silva | 27 jan 2010 22:42 | Em resposta a: #248590

Maria Candelária Monge nasceu em Ficalho a 5 de Outubro de 1873 e faleceu a 13 de Novembro de 1916.
Era filha de João Ferreira Serejo nascido em Aldeia Nova em 1853 e falecido em Ficalho a 28 de Agosto de 1895, e de Luzia Dolores (das Dores em outros documentos) nascida em Aldeia Nova em 1845 e falecida em Ficalho a 17 de Março de 1896. Residiam na Rua Nova do Rocio na freguesia de S. Jorge de Ficalho

António Monge Morgado casou com Maria do Carmo Perez Martins.

Cumprimentos do David

Resposta

Link directo:

RE: Família Monge

#248619 | CesarPaulo | 27 jan 2010 22:58 | Em resposta a: #248617

Caro Jose Monge

A família Monge de Portugal tem algum ramo com os Monges de Espanha? Minha esposa é Monge, descendente de Cezario Monge de Espanha.

Com cumprimentos

Cesar Paulo

Resposta

Link directo:

RE: Família Monge

#248649 | aeiou2 | 28 jan 2010 08:11 | Em resposta a: #248617

Muito obrigada
Maria Oom Oliveira Martins

Resposta

Link directo:

RE: Família Monge

#248651 | Monge da Silva | 28 jan 2010 09:03 | Em resposta a: #248619

Caro César Paulo:
A família Monge de Portugal é oriunda de Paymogo (Espanha) como pode ver na sucinta narração em anterior mensagem.
Até agora todos os Monges que conheço têm a sua ascendência em Aldeia Nova e Ficalho.
Em Espanha há muitos Monges e a sua esposa, se não é oriunda de Paymogo, pertence a um dos muitos ramos espanhóis.
É um assunto que pode investigar.
Cumprimentos do David

Resposta

Link directo:

José Barão Monge (1884-1961)

#252433 | mdasilva | 30 mar 2010 00:32 | Em resposta a: #241298

Sempre me despertou a curiosidade:

Qual a origem do segundo nome Barão deste meu Tio-avô? Os dois outros irmãos têm Martins como segundo nome. Especulou-se sobre uma origem nobre se bem que sempre me inclinasse para a hipótese de ser seu padrinho de baptismo alguém da numerosa família "Barão", de Aldeia Nova de S.Bento.

Umas horas no Arquivo Distrital de Beja deram-me finalmente a resposta:

O nome vem de sua mãe, ANA JOSÉ ALBARDEIRO, filha de JOSÉ BARÃO, da Fregª do Pereiro/Alcoutim e de TERESA DE JESUS, da Fregª do Espírito Santo/Mértola.
Um sobrinho de Ana José Alberdeiro, filho de seu irmão Carlos Barão, chama-se tb JOSÉ BARÃO (REG.2º/1878, Bapt. Ald.Nova S.Bento)

O último nome, ALBARDEIRO, é talvez a profissão de seu pai; isso porém só saberemos quando tivermos a sua certidão de baptismo.

Resposta

Link directo:

RE: José Barão Monge (1884-1961)

#252439 | jvm1962 | 30 mar 2010 01:04 | Em resposta a: #252433

Excelente investigação!
Mais um elo identificado!
Abraço,
José Monge

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 26 abr 2024, 19:20

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen