André Fernandes, falece na cadeia da Covilhã (meados século XVII)

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Pessoas | Regiões

André Fernandes, falece na cadeia da Covilhã (meados século XVII)

#241368 | jaferro | 07 out 2009 23:17

Caros Confrades,

Encontrei um registo de óbito nos RP de Ourondo, Covilhã, de 30.09.1647: "No último dia do mês de Setembro da era de 1647 levou Deus da vida presente a André Fernandes, o velho, freguês e morador neste lugar do Ourondo morreu na cadeia da Covilhã... fez testamento de palavra... por sua alma deixou dez missas, duas pelas dos seus pais...", assinado em 15.10.1647. (item 1, M199, registo não paginado).

Este André Fernandes, do Ourondo, casou (1ª vez?) com Maria Fernandes, com descendência: Ana Fernandes; e (2ª vez?)com Isabel Francisca, filha de Domingos Álvares Ferreiro e de Isabel Francisca, de Silvares, em 26.01.1619, em Silvares, com a seguinte descendência (...do meus conhecimento): Isabel Francisca, Domingos Fernandes Ferreiro, Maria Francisca e Maria André.

Os registos da cadeia da Covilhã, do século XVII, ainda estarão "vivos"? Se sim, consultáveis?

Se algum confrade tiver alguma orientação/informação sobre esta pesquisa, agradeço, antecipadamente, qualquer tipo de ajuda.

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: André Fernandes, falece na cadeia da Covilhã (meados século XVII)

#242481 | jaferro | 21 out 2009 22:27 | Em resposta a: #241368

Caro Confrades,

Renovo o meu pedido, especificando-o:

Onde (Arquivo Distrital; TT; Centro de Documentação; CM da Covilhã, etc.), se encontram - se ainda existem - os registos da Cadeia da Covilhã, do século XVII?

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: André Fernandes, falece na cadeia da Covilhã (meados século XVII)

#244935 | jaferro | 25 nov 2009 15:44 | Em resposta a: #242481

Caro Confrades,

Renovo o meu pedido.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

RE: André Fernandes, falece na cadeia da Covilhã (meados século XVII)

#244936 | Luís Neves | 25 nov 2009 16:09 | Em resposta a: #244935

Caro José Fernandes Rodriguez:

Eu não sei responder à sua pergunta, mas deixo-lhe uma sugestão: Porque é que não a endereça à Direcção-Geral dos Serviços Prisionais? (Creio que existe uma Direcção-Geral assim...)

Cumprimentos

Luís Neves

Resposta

Link directo:

RE: André Fernandes, falece na cadeia da Covilhã (meados século XVII)

#244946 | jaferro | 25 nov 2009 18:47 | Em resposta a: #244936

Caro Confrade Luís Neves,

Obrigado pela atenção e resposta. Antes de avançar em outras direcções, preferi auscultar os confrades do fórum, muitos deles com uma enorme experiência ao nível dos fundos documentais.

Os registos mais antigos dos tribunais judiciais, disponíveis no ADCB, são do Tribunal Judicial de Castelo Branco, de 1682, isto é, quase 40 anos posteriores aos factos relatados.

Em diversas pesquisas na net não encontrei nenhum caminho de investigação eficaz.

Como muito bem refere, existe a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, que apresenta um fundo documental relativamente recente - para os efeitos da minha pesquisa sobre o meu 9º avô - e fundamentalmente relacionado com a cadeia da relação do Porto. Todavia, irei seguir o seu conselho, contactando o arquivo histórico dos "serviços prisionais".

Renovo os meus agradecimentos,

José Fernandes Rodriguez

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 13:09

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen