Família Simões de Almeida - Figueiró dos Vinhos

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#241737 | Debora.Passos | 11 out 2009 19:45

Assim como o nosso querido Henrique Dias, estou a buscar informações genealógicas sobre os Simões de Almeida (tio e sobrinho) de Figueiró dos Vinhos. Gostaria de saber a ligação (suposta) deles com o FRANCISCO SIMÕES DE ALMEIDA (cuja esposa chamava-se Vicência e suas filhas chamavam-se Augusta do Nascimento de Almeida (esta casada com Saul Dias Coelho), Jesuína Simões de Almeida e Angélica Simões de Almeida).

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#257329 | henrdias | 26 jun 2010 21:26 | Em resposta a: #241737

Olá Débora,

passou já algum tempo sobre esta mensagem, mas devo dizer que apesar do vagar ser pouco, não tenho cruzado os braços, pois estou consultando aos poucos os registos paroquiais de Figueiró dos Vinhos.

Estou fazendo esta pesquisa num "Centro de História da Família", ligado à Igreja Mórmon, por ser o local mais próximo da minha residência. No entanto, a minha pesquisa está muito limitada, pois eles apenas têm disponível para consulta um único microfilme com os baptismos de Figueiró dos períodos de 1722 a 1790 e de 1809 a 1815, e do ano de 1860.

Como podes verificar, este microfilme pouco adianta (pelo menos nesta fase) para o estudo dos Simões d'Almeida. Poderá ter interesse quando conseguir-mos recuar mais umas gerações.

Há sempre a possibilidade de requisitar microfilmes de outras datas ou de outros eventos (casamentos e óbitos), mas não o tenho feito, porque não se trata de ascendência minha, e porque estou esperando que em breve possam ser disponibilizados on-line, como tem acontecido noutros Distritos deste país.

Há também a possibilidade de consultar os registos originais, que se encontram no Arquivo Distrital de Leiria, mas esta é uma hipótese que eu (a morar em Lisboa) raramente tenho.

Mas foi numa dessas deslocações fortuitas a Leiria que eu descobri o elo de ligação da família Simões d'Almeida à família Coelho. Ligação que nós há muito suspeitávamos, não é verdade?

Quero pedir desculpa de ter criado alguma expectativa (pela outra via) acerca destas novidades, e depois ter demorado a sua apresentação, mas acontece que nas últimas semanas tenho sido alvo de enorme sobrecarga de trabalho que me tem deixado sem tempo para intervir no fórum, apesar dos temas interessantíssimos que por aqui têm passado relacionados com a pacata vila de Figueiró e as suas gentes.
Estou (como se costuma dizer por aí) à beira da exaustão, e que nós por cá apelidamos de stress.

Nas próximas semanas também irei estar afastado do fórum, mas desta vez por um motivo bem melhor: o gozo de umas merecidas férias...

Por isso queria arrumar este assunto, e acabar de vez com o suspense, mas não vou fazê-lo neste tópico uma vêz que já existe um com este título, e portanto não convém dispersar a informação, pois é mais fácil para quem pretende inteirar-se de um assunto ter a informação concentrada, não é?

Vamos então direccionar as "agulhas" para:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=257327

Com os melhores cumprimentos,
Henrique dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#265591 | henrdias | 19 nov 2010 18:06 | Em resposta a: #241737

Olá Débora,
como tens passado?

Olha, eu tenho novidades acerca dos Simões de Almeida, pois estive recentemente a reciclar os meus apontamentos, e julgo ter localizado o assento de baptismo da mãe do José Simões de Almeida (tio), e portanto avó do seu sobrinho homónimo.

Ficamos então a saber que nasceu em Figueiró dos Vinhos em 25.03.1814, onde foi baptizada em 09.04.1814, e que o seu pai não se chamava apenas João Coelho, mas João Coelho da Silva. Mas o mais importante é que ficamos a saber o nome dos avós, até então desconhecidos, a saber:
Paternos - Inocêncio Carvalho da Silva e Francisca Ferraz Coelho.
Maternos - Sebastião Alves e Francisca Joaquina

Mas as surpresas não ficam por aqui, pois confrontando a minha BD, verifiquei que os avós paternos já lá constavam, pelo que se deu um grande salto na ascendência dos Simões de Almeida, pois chegamos a quartos avós do Simões de Almeida (tio), a saber:
- Inocêncio Carvalho da Silva é filho de Vicente Carvalho e de Sebastiana da Silva.
- Francisca Ferraz Coelho é filha de Manuel Coelho (filho de Pascoal Fernandes e de Catarina Coelho) e de Catarina Ferraz (filha de António Dias e de Francisca Ferraz).

Portanto, se conseguires provar a ligação aos Simões de Almeida, estes ancestrais provavelmente também serão teus...
Também tenho conhecimento de inúmeros colaterais desta gente, pelo que se estiveres interessada posso-te dar conhecimento deles.

Agora recebe os melhores cumprimentos de,
Henrique dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#265796 | henrdias | 24 nov 2010 18:31 | Em resposta a: #241737

Olá Débora,

enquanto vais "digerindo" os dados que te mandei, vou deixar aqui os costados do Simões de Almeida (Tio), tal como são do meu conhecimento actual. Como podes verificar, já à gente nova em relação à ultima mensagem.

Sabes, eu prefiro colocar aqui a informação, pois assim fica disponível a toda a gente, o.k.?

1 - José Simões de Almeida Júnior

2 - José Simões de Almeida
3 - Ana da Conceição

4 - Manuel Simões
5 - Maria de Almeida
6 - João Coelho da Silva
7 - Maria Júlia

12 - Inocêncio Carvalho da Silva
13 - Francisca Ferraz Coelho
14 - Sebastião Alves
15 - Francisca Joaquina

24 - Vicente Carvalho
25 - Sebastiana da Silva
26 - Manuel Coelho
27 - Catarina Ferraz
28 - Sebastião Alves
29 - Ana Maria
30 - Francisco
31 - Maria dos Santos

52 - Pascoal Fernandes
53 - Catarina Coelho
54 - António Dias
55 - Francisca Ferraz

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#265804 | henrdias | 24 nov 2010 21:43 | Em resposta a: #265796

Caros confrades,

a todos os que se interessam por esta temática, não resisto a deixar aqui a ligação para o excelente sítio que está a ser criado pela nossa confrade Débora Passos Simões de Almeida Tavares:

http://simoesdealmeida.jimdo.com/

com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#266003 | henrdias | 28 nov 2010 22:28 | Em resposta a: #241737

Olá Débora,

quem estiver seguindo este tópico, dirá que isto mais parece um monólogo. Mas eu sei que estás acompanhando o tópico de perto, e enquanto não resolveres o problema da palavra-passe, irei colocando aqui os novos desenvolvimentos, como é o caso, pois acontece que acabei de localizar os pais do casal:

28 - Sebastião Alves (ou Álvares)
29 - Ana Maria (Magalhães)

a saber:

56 - Manuel Álvares
57 - Maria Simões (?)
58 - João Themudo
59 - Serafina de Magalhães

Trata-se de uma interessante ligação da família Simões de Almeida aos Magalhães de Figueiró.

O Sebastião Alves ora vem referido assim, ora como Sebastião Álvares.
A Ana Maria normalmente só vem assim referida, mas noutras vezes vem com o apelido do pai (Temuda), e noutras com o da mãe (Magalhães).
A Maria Simões é natural de Maçãs de D. Maria, e representa um verdadeiro enigma que terei de esclarecer melhor, pois tanto é referida como Maria Simões, como Isabel Lucas, como Isabel Simões...
O Manuel Álvares é natural do lugar de Mega Simeira, Freguesia de Alvares, Concelho de Góis, Distrito de Coimbra, mas no primeiro registo em que o encontrei parecia-me ser natural de Alvaro (distrito de Castelo Branco), mas logo mais constatei que era Álvares, e dai, talvez, o apelido Álvares.

Bom, espero que tenhas ficado satisfeita com estas novas descobertas, e espero também que com esta ligação aos Magalhães, possamos chegar mais longe nesta ascendência.

Com os melhores cumprimentos de
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#266010 | AQF | 29 nov 2010 00:09 | Em resposta a: #266003

Caro Henrique Dias,

Consegue datar o Manuel Álvares, mesmo que grosseiramente ? Como sabe tenho a BD de Alvares do JFB comigo e tinha curiosidade em saber quem foi este Manuel Alves.

Um abraço,

Ângelo

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#266014 | henrdias | 29 nov 2010 00:45 | Em resposta a: #266010

Caro Ângelo,

do Manuel Alves apenas conheço o filho Sebastião, e nem sei se é o primeiro ou o último.
Depois as datas mais próximas que tenho é a dos baptismos dos seus netos:

- Maria 08.07.1731
- José 28.02.1735
- Manuel 23.01.1737
- Damázia 17.12.1738
- Sebastião Alves 03.12.1741
- Manuel 10.01.1744
- Teresa 30.10.1749

Agora é só pôr a imaginação a funcionar, mas a margem de erro será sempre grande, pois os dados são insuficientes.
Seja como for, fico aguardando na expectativa, pelo veredicto da BD do nosso amigo JFB.

Um abraço amigo,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#266015 | henrdias | 29 nov 2010 01:14 | Em resposta a: #266010

Caro Ângelo da Fonseca,

faltou mencionar mais dois filho que ainda não tinha introduzido na minha BD.
São eles:

- Pedro 11.07.1726
- Domingas 13.10.1728

Foi um período alargado aquele em que tiveram os filhos, portanto julgo que poderemos aceitar com alguma segurança que este Pedro seria o primeiro filho, e estabelecer o casamento no ano anterior, o que remete a data de nascimento do Sebastião Alves, filho do Manuel Alvares por volta do ano de 1700.

Um abraço,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Álvares da freguesia de Alvares - Hipótese I

#266144 | AQF | 30 nov 2010 18:14 | Em resposta a: #266015

Caro Henrique Dias,

Estive a analisar o que é que a BD do JFB tem em Mega Cimeira (fregª de Alvares) relativo ao "seu" Manuel Álvares (ou Alves) em época compatível com o que disse, e encontrei dois candidadtos possíveis, a saber:

1) O Manuel n. 1646, filho de Domingos Alves c.c. Eusébia Lopes, com o seguinte assento de baptismo:
Mega Cimeira – 220 – 27/7/1646 – Manuel. PP – Domingos Henriques filho de Simão Henriques de Alvares e Maria João mulher de Sebastião Pires da Mega.

Este Manuel n. 1646 parece um pouco velho para ser o pai do "seu" Sebastião n. ca 1700, mas em Alvares muitas vezes casam tarde (35 a 45 anos) e o Sebastião para além de também poder ter casado com mais de 25 anos, pode não ser dos primeiros filhos, pelo que acho ser de considerar a hipótese.

O pai dele poderia ser o Domingos n. 1615, filho de Mateus Alves c.c. Maria Alves, que tiveram, pelo menos:
Mega – A75 – 8/3/1611 – pág. 13v. – Francisco. PP – Tomé Pires (ou Fernandes?) de Amioso e Maria.
Mega – A124 – 8/2/1613 – pág. 20v. – Ana. PP – Álvaro, solteiro, da Bouça e Catarina João da Mega.
Mega – A161 – 12/2/1615 – pág. 25v. – Domingos. PP – Manuel Marques da Vila e Brites Pires mulher de Mateus (?) de Amioso.

O pai ou a mãe do Domingos, ou ambos, poderão ter ligações aos Álvares (Alves) residentes na Bouça, pois o padrinho da filha Ana, Álvaro na altura solteiro, parece ser o Álvaro filho de Vicente Anes e de Catarina Alves, da Bouça, que tiveram, pelo menos:
Local não identificado – A1 – 1601 – pág. 2 – Álvaro. PP – António Lopes e a irmã de Vicente Anes.
Bouça – A90 – 22/10/1612 – pág. 15 – Isabel. PP – Lourenço solteiro, filho que foi de João Alves de Amioso.

Este Álvaro deverá ser o Álvaro Vicente c.c. Maria Henriques, que depois em 1617, têm na Bouça o filho seguinte:
Bouça – A264 - 1/10/1617 – pág. 33 – Simão – PP – Simão Antão da Roda Cimeira e Ana irmã do referido Álvaro.

Para não atrasar segue apenas esta hipótese, depois, logo que possa, envio a outra hipótese.

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Resposta

Link directo:

RE: Manuel Álvares da freguesia de Alvares - Hipótese I

#266409 | henrdias | 06 dez 2010 21:37 | Em resposta a: #266144

Caro Ângelo Queiroz da Fonseca,

peço imensas desculpas por só agora lhe estar a responder, mas acontece que tenho andado deveras atarefado, pelo que ainda não me foi possível analisar os dados que gentilmente me enviou.
Logo que possa irei debruçar-me sobre eles, mas agora queria apenas deixar aqui os meus sinceros agradecimentos.

Um abraço amigo de,
Henrique Dias.

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#268555 | auritchas | 13 jan 2011 18:56 | Em resposta a: #241737

Boa tarde,
Localizei hoje este forum e acompanhei o desenvolvimento das mensagens.
Meus avós maternos são de Portugal, da região de Figueiró dos Vinhos. Porem, perdeu-se toda a documentação.
Como os apelidos são comuns, quem sabe meu avô ou minha ávó façam parte destes registros.
Avó materna - Maria Ricardina da Silva
Avô materno - Abilio simões borges

Se alguem souber algo que possa me dar uma luz....
Grata
Aurea Bravo
auritchas@hotmail.com

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#269300 | henrdias | 26 jan 2011 00:41 | Em resposta a: #241737

Olá Débora,

acabo de fazer uma descoberta estrondosa...

lembras-te do que eu disse aqui em 28-11-2010:

"...espero que com esta ligação aos Magalhães, possamos chegar mais longe na ascendência dos Simões de Almeida."

Pois é, acabo de confirmar que a Serafina de Magalhães referida neste tópico (e que eu persigo já à algum tempo), ver:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=265856#lista

é neta de um irmão da Serafina de Magalhães Cotrim, aí referida.

E isso equivale a dizer que a "nossa" Serafina, é quinta neta de Lopo Rodrigues de Magalhães

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=22002

que chegou a ser considerado o pai do famoso navegador Fernão de Magalhães, numa teoria hoje colocada de parte.

Mas o mais curioso é que em tempos, já tinha encontrado uma Serafina baptizada em F. dos Vinhos a 14.03.1666, filha de Manuel Lopes e de Mariana de Magalhães

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=2001049 (enviado para publicação em 13.06.2010)

que agora verifico ser a Serafina de Magalhães casada com o João Themudo da Assunção

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1492304 (enviado para publicação em 14.12.2010)

Portanto, neste momento, encontram-se em duplicado na base de dados. Por isso brevemente irei alertar o Geneall para esta situação.

E quando tudo estiver regularizado, equivale a dizer que os "nossos" famosos escultores, terão direito à célebre bolinha azul, "passaporte" que nos leva na sua ascendência até ao D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal. E esta, hein...

Olha, estive a ver o teu trabalho no Heritrage sobre os Simões de Almeida, e verifico que tens vindo buscar os dados aqui ao Geneall, e devo dizer que eles agora têm sido extremamente rápidos a publicar os dados que tenho enviado, por isso palpita-me que em breve terás muito trabalhinho pela frente.

Agora o interessante seria avançar-mos também no sentido descendente, para ver se consegues entroncar nesta linhagem. Olha eu também estou bastante empenhado nisso, pois julgo ser muito provável que os meus coelhos tenham ligação com os teus e também com os dos Simões Almeida.
Prometo novidades para breve, pois requisitei dois microfilmes de Figueiró no principio de Dezembro passado, e um deles já chegou, e foi o que me permitiu estas descobertas.

Bom, e por hoje é tudo, recebe os melhores cumprimentos de,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#269308 | Debora.Passos | 26 jan 2011 02:47 | Em resposta a: #269300

Olá Henrique!!!

Consegui finalmente fazer login!
Olha, parabéns mais uma vez em tuas descobertas! Nestes dois links em que tu mostra sobre a Serafina de Magalhães, o segundo link é de tua autoria?

Fiquei surpresa quando dissestes que o D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal teria ligação com os Simões de Almeida. Realmente genial! Quanto ao Heritage, espero sim ter bastante trabalho!!! eheheh, não há dúvidas disto. Quanto aos descendentes dos escultores, é onde está o mais difícil de descobrir, porém não impossível. Vou agora filtrar todas estas conversas aqui no fórum do Geneall.

Olha, gostaria de te perguntar se tens msn? Se quiseres podes me adicionar: dpsat@hotmail.com
Faria muito gosto em tê-lo como companheiro de pesquisas! O que já somos, eheh!

Os melhores cumprimentos a ti e família!

Débora Passos

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#269309 | Debora.Passos | 26 jan 2011 03:47 | Em resposta a: #266015

Henrique,

Como havia dito, estou a filtrar as conversas deste tópico. Este filho do Manuel Álvares (Domingas) seria do sexo masculino ou feminino? Já estou a acrescentar em nossa árvore!

Cumprimentos a ti,

Débora Passos

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#269322 | Debora.Passos | 26 jan 2011 13:29 | Em resposta a: #241737

Olá Henrique!

Andei pesquisando no site da Torre do Tombo (TTONLINE) e encontrei este registo:

http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=5&dsqSearch=(((text)='jose')AND((text)='simoes')AND((text)='de')AND((text)='almeida'))

Seria este José Simões de Almeida o pai do José Simões de Almeida Júnior (tio) e o Manuel Simões de Almeida o avô dele? Achei curioso e resolvi mostrar a ti.


Tenho outros achados do José Simões de Almeida Júnior:
Creio que são do próprio escultor pois fala da Escola de Belas Artes.

http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqDb=Catalog&dsqCmd=overview.tcl&dsqSearch=(((text)='jose')AND((text)='simoes')AND((text)='de')AND((text)='almeida')AND((text)='junior'))

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#269387 | henrdias | 27 jan 2011 23:22 | Em resposta a: #269322

Olá Débora,

fico satisfeito por teres conseguido, finalmente, fazer login. Pois assim poderemos falar de Figueiró e das suas gentes, de modo que outros nos possam "ouvir" e participar.
Quanto ao msn, confesso que não tenho, nem nunca tive, pois os meus tempos livres são muito escassos. Mas podemos sempre falar por aqui, (porque não implica uma "resposta na hora"), ou pelos outros meios que já temos usado.
E por falar disso, lembrei-me de perguntar se o teu avô continua Rijo, como sempre?
Esperemos que sim. Olha, dá um abração para ele, tá?

Em relação à tua ascendência no ramo "Dias Coelho" também tenho uma novidade, pois o microfilme que recebi recentemente trás os óbitos de Figueiró de 1907 a 1910, e aí encontrei um tal Manuel Dias, jornaleiro, falecido em 25.01.1909, com 60 anos de idade. Foi casado com Ana Martins, e era filho de Jerónimo Dias Coelho e de Ana da Conceição, teus quintos avós. Era portanto irmão do teu quarto avô, Eduardo Dias Coelho, e esta informação é importante porque apesar de sabermos a data do óbito do Eduardo, não sabemos quando nasceu (eu pelo menos não sei), mas agora sabemos que o irmão Manuel nasceu em 1849, por isso ele não há-de andar muito longe disso.

Vou agora tentar responder ás questões que colocas-te:

Sim, a Domingas é efectivamente uma rapariga, portanto de sexo feminino.

Quanto aos Links serem de minha autoria, bem, fui eu que sugeri a sua introdução aos moderadores da base de dados. Só que num, estava a introduzir descendentes do Lopo de Magalhães, e no outro, ascendentes dos Simões Almeida, sem imaginar que estas linhas se viriam a encontrar...

Quando falei no D. Afonso Henriques, foi porque pensei que não soubesses esse pormenor do Geneall. Podes experimentar começando pela mãe da Serafina, ir clicando em todos os que tenham a dita bolinha, e verás que irás lá parar com relativa facilidade.

Quanto às pesquisas na Torre do Tombo Online, não creio que o José Simões de Almeida aí referido seja o pai do José Simões de Almeida Júnior (tio) e o Manuel Simões de Almeida o avô dele.
Primeiro porque o avô não deveria usar o apelido Almeida, pois quem o usava era a avó, depois também não pode ser pelas datas, pois este processo é relativamente recente, 1925. E sobretudo pela localidade, Águeda, pertence ao distrito de Aveiro, ao passo que Figueiró pertence ao de Leiria. Embora nesse aspecto, não me admirava nada que houvesse algum equivoco, pois já não é a primeira vez que encontro documentação da freguesia da Aguda, Figueiró dos Vinhos, classificada como sendo de Águeda... e isto mesmo na Torre do Tombo.


Quanto aos outros "achados", só mesmo os dois que falam da Escola de Belas Artes, são referentes ao escultor José Simões de Almeida Júnior, e são documentos que podem ser consultados aqui na TT em Lisboa.

22/09/1882
Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 45, f. 299v
Carta. Nomeação por tempo de 2 anos para a regência de 2ª cadeira da Academia Real das Belas Artes.

1/12/1883
Registo Geral de Mercês de D. Luís I, liv. 46, f. 267v
Carta. Nomeação por definitivo para a 2ª cadeira da Academia Real das Belas Artes.

Julgo que se poderia até pedir uma cópia destes documentos se houvesse interesse nisso, mas também acho que não iria acrescentar muito mais aquilo que já conhecemos dele.

Bem, e hoje fico por aqui, e em breve prometo colocar mais dados da ascendência e colaterais dos Simões de Almeida.

Até lá recebe os melhores cumprimentos de,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#269408 | Debora.Passos | 28 jan 2011 14:42 | Em resposta a: #269387

Olá Henrique,

Falei com o vovô, ele está ótimo, graças a Deus. Ele disse que ficou maravilhado com as informações e manda um grande abraço e disse que continua Rijo... ehehe.

As pessoas a que você se refere em toda essa pesquisa, você encontrou esses nomes através de certidões ou através de pesquisas que você tenha feito na Torre do Tombo. Porque será o único local onde você terá esses nomes nos arquivos. (Curiosidade) Será possível você mandar alguns documentos para eu olhar e saber como era antigamente o processo desses registos?

Muitos cumprimentos,
Débora Passos

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#270030 | henrdias | 06 fev 2011 15:26 | Em resposta a: #269408

Olá Débora,

peço desculpa de só agora responder, mas esta semana não tive hipótese nenhuma, ficando inclusive impedido de prosseguir as minhas pesquisas. Espero poder retomá-las na próxima semana.

Perguntavas se estas pesquisas eram feitas na Torre do Tombo, mas neste caso não, pois a TT só tem os registos paroquiais do distrito de Lisboa ou dos distrito onde não haja Arquivos Distritais. No caso de Figueiró dos Vinhos, (Concelho do Distrito de Leiria) como há Arquivo Distrital em Leiria, é lá que estão os livros de registos originais (com mais de 100 anos) onde os párocos de cada igreja registavam os baptismos, casamentos e óbitos que realizavam.

Portanto eu para pesquisar nesses livros teria de me deslocar a Leiria, o que não é nada prático, dada a distancia a que me encontro, embora já o tenha feito. Mas aqui em Lisboa existe uma alternativa (que eu já referi aqui em 26-06-2010, 21:26). Trata-se dos "Centros de História da Família" que existem um pouco por todo o mundo, aliás aí em Campina Grande também há, como podes verificar em: http://www.familysearch.org/eng/Library/FHC/frameset_fhc.asp

Estes Centros (ou bibliotecas) estão ligados à Igreja Mórmon, mas estão abertos a qualquer pessoa. Eles são especialistas em genealogia, embora pesquisem os seus ancestrais por motivos de ordem religiosa, mas posso-te garantir que nesses centros não se fala de religião. Eles foram autorizados pelos governos a microfilmar os livros paroquiais, e em contrapartida davam uma cópia aos respectivos arquivos e disponibilizavam os seus centros a toda a gente de uma forma gratuita.

Como vez, até aí desse lado do oceano poderás pesquisar as tuas raízes Figueiroenses ...

Quanto aos microfilmes, são rolos (como os negativos das fotografias) que podem ser visualizados em máquinas de leitura próprias que existem nesses centros, e também nos Arquivos.

Neste momento tenho os seguintes microfilmes há disposição:

1229590

Baptismos - (1722 a 1790), (1809 a 1815), (1860).

1229595

Baptismos - (1645 a 1722), (1790 a 1803).
Crismas - (1742 a 1758).
Casamentos - (1645 a 1728), (1728 a 1761).
Óbitos - (1645 a 1722), (1907 a 1910).

E estou à espera que chegue:

1229593

Baptismos - (1910).
Casamentos - (1759 a 1823), (1860 a 1880), (1889 a 1905).

Este microfilme será, provavelmente, aquele que irá permitir ligar os teus ascendentes aos dos Simões Almeida, e os meus Coelhos aos teus, mas até lá, teremos de aguardar pacientemente.

Perguntavas ainda como eram feitos esses registos, e se havia possibilidade de enviar um exemplar desses documentos. Pois esses registos eram feitos pelo padre num livro normal, com ou sem linhas, e por vezes são de difícil leitura, quer devido ao mau estado dos originais ou da cópia, ou devido à caligrafia do padre, ou à linguagem antiga. É preciso um certo treino e conhecimento dos hábitos locais, dos nomes das localidades, etc., mas não deixa de ser um trabalho acessível a qualquer pessoa que não seja de desistir à primeira, pois com o tempo tudo se consegue. E depois também podemos sempre pedir ajuda aqui no fórum a pessoas mais experientes, e que estão normalmente disponíveis. Digo-te que é um trabalho aliciante, e viciante...

Quanto a obter cópia de um qualquer destes documentos, basta contactar os Arquivos Distritais, através do respectivo site, dar todos os elementos conhecidos (nomes datas, etc.) e pedir uma cópia (não certificada, convém frisar isso, pois as certidões são muito mais caras, e só servem para coisas oficiais). Eu limito-me apenas a consultar e a copiar para a base de dados, pois dada a abrangência das minhas pesquisas, seria incomportável ter isso tudo em papel.

Bom, e posto isto, deixo-te aqui a Árvore de Costados do Simões de Almeida (Tio), tal como é do meu conhecimento actual e que vai até ao seu décimo avô Lopo Rodrigues de Magalhães.
E espero que te divirtas com o MyHeritage:


1 - José Simões de Almeida Júnior

2 - José Simões de Almeida
3 - Ana da Conceição

4 - Manuel Simões
5 - Maria de Almeida
6 - João Coelho da Silva
7 - Maria Júlia

12 - Inocêncio Carvalho da Silva
13 - Francisca Ferraz Coelho
14 - Sebastião Alves de Magalhães
15 - Francisca Joaquina

24 - Vicente Carvalho
25 - Sebastiana da Silva
26 - Manuel Coelho
27 - Catarina Ferraz
28 - Sebastião Alves
29 - Ana Maria Temudo de Magalhães
30 - Francisco Henriques
31 - Maria dos Santos

48 - João Carvalho
49 - Joana Godinho
50 - Manuel Nunes
51 - Antónia da Silva
52 - Pascoal Fernandes
53 - Catarina Coelho
54 - António Dias
55 - Francisca Ferraz
56 - Manuel Álvares
57 - Maria Simões
58 - João Temudo da Assunção
59 - Serafina de Magalhães

118- Manuel Lopes
119- Mariana de Magalhães

238- Francisco de Magalhães Cotrim
239- Filipa Jorge

476- Simão de Magalhães
477- Helena Leitão de Castilho

952- Diogo Cotrim de Magalhães
953- Catarina Leitão de Andrade
954- Filipe Calvo
955- Joana Leitão de Castilho

1904-Rui Cotrim
1905-Branca Lopes de Magalhães
1906-Diogo Gonçalves Leitão
1907-Isabel de Andrade
1910-?
1911-Brites Leitão

3808-João Martins Canas Cotrim
3809-?
3810-Lopo Rodrigues de Magalhães
3811-Margarida Nunes
3814-Pedro de Andrade
3815-Catarina André Coelho
3822-Lopo Martins Leitão
3823-Beatriz Dias

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#270042 | Peña Rey | 06 fev 2011 18:55 | Em resposta a: #269387

Caro Henrique:
Joaquim Antonio de Almeida,casado com Maria Cândida Pires, é o nome do pai
da minha bisavó Francisca Cândida Pires, que nasceu entre Antonina e
Curitiba, Paraná - Brasil, em 1878.
Consulto se pode me ajudar com alguma informação na busca das origens do meu tataravô Joaquim
Antonio de Almeida, já que minhas buscas de documentos em cartórios,
igrejas e arquivos têm sido sem resultado positivo no Paraná. Parece que veio de
outro lugar e depois mudou-se. Não encontro registros. Peço por favor a
cooperação. Obrigado.

Clovis M. Pena

Curitiba, Paraná - Brasil - clovispena@terra.com.br

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#270050 | henrdias | 06 fev 2011 20:16 | Em resposta a: #270042

Caro Clovis Pena,

todos esses apelidos são muito vulgares em Portugal, por isso, sem saber a freguesia de origem, é muito difícil alguém poder ajudar.
As freguesias que estou estudando pertencem aos concelho de Alvaiázere, Ansião e Figueiró dos Vinhos. Nestes Concelhos e nessa data que refere, houve um enorme surto de emigração para o Brasil, portanto não me espantava que os seus familiares tivessem saído desta região. Todavia, consultando minha base de dados não os encontrei, pelo que apenas lhe posso prometer que caso os encontre de pronto lhe darei conhecimento.

Mas, consultando aqui na base do Geneall, aparece uma Guilhermina Cândida Pires, nascida no Escampado, Ansião cerca de 1845, que poderá muito bem ser irmã da sua Maria Cândida Pires, quem sabe? Até porque a mãe também era Maria.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=279784

Enfim, é uma pista entre muitas que poderão surgir.

Cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#270053 | Peña Rey | 06 fev 2011 20:53 | Em resposta a: #270050

Deus lhe pague pela gentileza da resposta e da informação, meu caro Henrique.

Ao seu dispor. Um grande abraço.

Clovis Manoel Pena - - Curitiba, Brasil

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#271476 | henrdias | 27 fev 2011 20:01 | Em resposta a: #269408

Olá Débora,

dado que demonstras-te interesse em conhecer os documentos onde se faz a pesquisa genealógica, tenho excelentes novidades para ti. É que o Arquivo Distrital de Leiria colocou recentemente online, 1433 livros de registo paroquiais. Sendo que 66 desses livros são referentes ao concelho de Figueiró dos Vinhos, como podes verificar através do excelente site "etombo.com" onde a pesquisa é mais simplificada.
Da vila de Figueiró, sede do concelho, ainda não há nada, mas esperemos que em breve possa haver.
Neste momento temos apenas as freguesias de Campelo com 7 livros, Arega com 33, e Aguda (de onde são os meus Dias Coelho) com 26, como poderás verificar em:

http://etombo.com/paroquia/aguda.html

Basta clicar no respectivo livro e depois na imagem que diz "Documentos", para poderes cómodamente, aí em tua casa, acederes às imagens desses antigos registos, e depois é só familiarizares-te com o processo e com a linguagem. Pode demorar um pouquinho de tempo, mas como disse, com tempo e com alguma persistência, tudo se consegue. E devo dizer que esta descoberta dos nossos antepassados, é algo de gratificante.

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#274920 | Debora.Passos | 21 abr 2011 03:43 | Em resposta a: #270053

Queridos amigos!

Gostaria de lhes informar que o site dos escultores Simões de Almeida (tio e sobrinho) mudou de endereço, foi remodelado e está em constante atualização (com uma grande ajuda do meu amigo Henrique Dias).

Segue o link atual: http://simoesdealmeida.weebly.com/

Com os melhores cumprimentos,
Débora Passos

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#276275 | henrdias | 12 mai 2011 22:24 | Em resposta a: #274920

Olá Débora,

perguntavas-me (por outra via) se me encontrava melhor. Pois isto já está fino. Como se costuma dizer por cá: já está capaz de outra...
mas olha, anteontem, quando vinha do tratamento, passei pelo Centro de História da Família, pois tinham-me informado que havia chegado aquele microfilme que há muito esperava. E como estava curioso não resisti a passar por lá para dar uma olhadela. E podes crer que valeu bem a pena, pois julgo ter descoberto, finalmente, a tua ligação aos Simões de Almeida, que é aliás, aquela que já suspeitáva-mos atravéz do Francisco Simões de Almeida (Tio do Simões de Almeida (Tio)).
Mas nada de euforias, pelo menos por enquanto, pois ainda há umas quantas "arestas a limar"...

Sabia-mos que o irmão dele (pai do S.A. (tio)) tinha casado em 1843, mas desconheçemos a data do seu nascimento. E em relação ao Francisco sabia-mos pelo livro do historial das Filarmónicas de Figueiró que tinha falecido em 10.04.1811, e nascido em 1828. Portanto considerando o período médio de 25 anos para o casamento, o mesmo teria ocorrido depois de 1853. Mas, aí eu tinha um problema, pois este microfilme não contém os casamentos do período de 1823 a 1860, e então comeceia a pesquisar (sem grandes esperanças) apartir do ano de 1960. E qual não é o meu espanto, ao chegar a 28.11.1860, deparo-me com o Francisco Simões de Almeida, de 27 anos, solteiro a casar com Vicência da Conceição, de 29 anos,solteira e ambos moradores em F. dos Vinhos. (As testemunhas foram António Martins, Alfaiate, casado e Francisco Marques, trabalhador, casado, também ambos de Figueiró).

E agora já podes perceber as tais "arestas" de que eu falo. É que pelo óbito dá o seu nascimento em 1828, e o casamento remete-o para 1833. Mas como as idades nos óbitos, por norma não são muito fiáveis, isto resolve-se, depois, quando localizar-mos o assento de baptismo.
Mas quanto à mulher, aqui referida como Vicência da Conceição. e que tu (nos teus costados) chamas de Vicência de Carvalho, pergunto: este nome foi obtido apenas por informação verbal, ou através de documentos. Os documentos mais próximos que tens com datas, são o nascimento e o óbito da sua filha, Augusta do Nascimento de Almeida. Foi atravéz de algum deles?

Mas apesar desta diferença, eu julgo com alguma segurança, que a Vicência de Carvalho e a Vicência da Conceição são a mesma pessoa. Primeiro porque o nome Vicência não é muito comum para existirem duas na mesma época em Figueiró, depois porque o nome do marido é o mesmo, mas sobretudo porque a Vicência que eu encontrei é filha de um João de Carvalho e de uma Joaquina da Conceição, por isso não admira que seja conhecida, quer pelo apelido do pai, quer pelo da mãe.

Estive à pouco a dar uma mirada no teu site, e os meus sinceros parabéns, porque está a melhorar de dia para dia. Verifico que na parte alusiva à genealogia, para além das ligações ao Geneall, incluis-te agora, os costados dele e os teus. Mas atenção, pois em breve terás de alargar esse espaço, pois agora para além dos costados maternos que tinha-mos já muito desenvolvidos, os paternos começam agora a encorpar (e de que maneira), parecendo mesmo não quererem ficar a trás.

Logo que possa, irei colocá-los aqui, pois a publicação no Geneall é bastante morosa, como já reparas-te.

Mas tenho outra questão:
No programa onde tens a tua árvore, os filhos do Francisco e da Vicência, são a Augusta (da qual tu descendes), a Jesuina (a tal que existe um quadro a óleo pintado pelo Simões de Almeida), e ainda a Angélica, a Adelina e o Alfredo Simões de Almeida (do qual eu tenho uma anotação, dizendo que existe uma lápide no Cemitério de F. dos Vinhos).
E na notícia do Jornal "União Figueiroense", ou no livro das Filarmónicas (já não sei bem qual), para além de dizer que o Francisco era tio do ilustre escultor figueiroense José Simões de Almeida (tio), dizia que era pai dos comerciantes da praça de Lisboa, Srs. Manuel Simões de Almeida e Alfredo Simões de Almeida. Portanto a minha pergunta é porque não tens este Manuel como irmão dos outros? Não tinham conhecimento da existência deste, ou terá morrido mais cedo que os outros irmãos, e não tenha sido mensionado nas partilhas (naquele tal documento dactilografado que me envias-te)?

Bem, por hoje parece que vou ficar por aqui.

há, espera, posso pelo menos adiantar que o pai do Simões de Almeida (tio) era filho de Manuel Simões casado com Maria de Almeida, e este Manuel era filho de Francisco Simões casado com Maria Simões.Estes são o avô e bisavô do Escultor que sabiamos serem fundidores na Fábrica Real do Ferro na Foz do Alge, mas que não sabía-mos bem os nomes. E esta Mariana que referi é filha de um António de Almeida e de uma Mariana da Assunção. Destes, conheço mais algumas gerações para a frente, mas como disse, assim que puder, deixo-os aqui.

Bem, e agora é que é, com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#276293 | facs | 13 mai 2011 04:47 | Em resposta a: #270030

Amigo Henrique

É curioso como os apelidos juntam as familias, mas quase de certeza que o joao Martins Canas Cotrim é da familia do meu pai, pelo lado canas, infelizmente nao lhe poderei dar esse dado, pois o livro encontra se em Portugal, por agora me fico por aqui, faço votos para que tenha uma noite descansada

Francisco canas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#276298 | henrdias | 13 mai 2011 09:29 | Em resposta a: #276293

Caro Francisco Canas Simões,

É de facto curioso, mas só pesquisando podemos ter certezas.
Estes Canas Cotrim eram de Dornes, Ferreira de Zêzere, e tinham ligações à família dos Magalhães de Figueiró dos Vinhos, de onde depois sai a família Simões de Almeida que estamos aqui tratando neste tópico.
Este ramo pode ser visto na base do Geneall:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=226109

Eu julgo que me está a falar a partir do Brasil, e o livro de que refere penso seja o do Nuno Canas Mendes, que está na livraria deste site, e nesse caso, mesmo aí, poderá adquiri-lo.

http://www.guardamor.com/livro.php?id=61

Passe também um bom dia,
Henrique Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#276299 | henrdias | 13 mai 2011 09:59 | Em resposta a: #274920

Olá Débora,

hé, hé... já vi que estás em cima da jogada e já actualizas-te os costados no teu site... e também vi que não gostas muito de falar aqui no fórum, não é verdade?
Mas espera lá que tens mais para actualizar, pois para mim o prometido é devido.
Olha eu não ultrapasso a casa do milhar, pois a partir desse nível não há alterações, e quem quiser seguir pode fazê-lo a partir da base do Geneall.

ÁRVORE DE COSTADOS DO ESCULTOR SIMÕES DE ALMEIDA (tio):

1 - José Simões de Almeida Júnior, Escultor (n.24 abr 1844-F. dos Vinhos;f.13 dez 1926-Amadora)

2 - José Simões de Almeida (c.27 fev 1843)
3 - Ana da Conceição (n.25 mar 1814-F. dos Vinhos)

4 - Manuel Simões
5 - Maria de Almeida
6 - João Coelho da Silva (n.29 nov 1779-F. dos Vinhos)
7 - Maria Júlia (n.6 mar 1782-F. dos Vinhos)

8 - Francisco Simões
9 - Maria Simões
10- António de Almeida
11- Mariana da Assunção
12- Inocêncio Carvalho da Silva (c.31 mar 1744-F. dos Vinhos)
13- Francisca Ferraz Coelho (n.17 fev 1750-F. dos Vinhos, Agria)
14- Sebastião Alves de Magalhães (c.3 dez 1741-F. dos Vinhos)
15- Francisca Joaquina

20- José Lopes de Almeida (c.28 set 1740)
21- Maria da Conceição
22- Manuel João, o Paquete
23- Luísa Maria
24- Vicente Carvalho (c.22 jan 1703-F. dos Vinhos;c.28 ago 1732)
25- Sebastiana da Silva
26- Manuel Coelho (c.2 abr 1740)
27- Catarina Ferraz
28- Sebastião Alves (n.1700-Maçãs D. Maria,Cabeças Cima;c.7 nov 1725)
29- Ana Maria Temudo de Magalhães (c.12 abr 1708-F. dos Vinhos)
30- Francisco Henriques
31- Maria dos Santos

40- André de Almeida
41- Maria Lopes
42- António Furtado
43- Maria Jorge
44- Francisco Gomes (c.23 ago 1705)
45- Antónia João
46- Manuel Jorge
47- Maria Simões
48- João Carvalho
49- Joana Godinho
50- Manuel Nunes
51- Antónia da Silva
52- Pascoal Fernandes
53- Catarina Coelho
54- António Dias (c.30 jun 1706)
55- Francisca Ferraz
56- Manuel Álvares
57- Maria Simões
58- João Temudo da Assunção (c.12 jul 1707;f.6 jul 1721-Cabeças de Cima)
59- Serafina de Magalhães (c.14 mar 1666-F. dos Vinhos)

88- Pedro Gomes
90- António Fernandes
91- Maria João
118-Manuel Lopes, o Novo (c.21 abr 1665)
119-Mariana de Magalhães (n.1640-F. dos Vinhos,Cab. Fundeiras;f.29 set 1723-F. dos Vinhos)

238-Francisco de Magalhães Cotrim (n.1590;f.27 jan 1658-F. dos Vinhos)
239-Filipa Jorge (n.1600)

476-Simão de Magalhães (n.1560-F. dos Vinhos)
477-Helena Leitão de Castilho

952-Diogo Cotrim de Magalhães (n.1525)
953-Catarina Leitão de Andrade (n.1525)
954-Filipe Calvo (f.1557)
955-Joana Leitão de Castilho

Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#276316 | facs | 13 mai 2011 16:03 | Em resposta a: #276298

OLa Henrique

A minha familia descende do ramo do D. Afonso Henriques pelo lado do meu bisavô Frederico Franco Canas, que segundo meu primo Nuno Canas Mendes o escreveu, este livro ésta muito incompleto, faltam ramos que nao foram colocados, pelo menos nao foi esmioçado como deveria de ser, Alías era nesse contexto que na minha resposta á nossa confrade Ana Simoes e a si tambem que na minha teoria eles podem ser por exemplo oriundos de Mafra, mas ao crescerem e casarem, enfim podem ter mudado para outras partes desses pais tao pequeno que é o Nosso Portugal. mas podem ter se mudado por exemplo para figueiró dos vinhos á muitos anos mas a verdadeira raiz pode ser Mafra. Essa era a ideia que eu queria ter debatido convosco.

Ainda por cima nao esta sinalizado nas fontes de onde ele é. Bom por hoje aqui me fico se precisar de algum esclarecimento estarei ao seu dispor
O livro Chama se as Tres Familias Saloias, ja estive a ve-lo mas como vou a Portugal no proximo mes tentarei trazer o livro comigo

Agora estou virado para o ramo da minha mae, Figueiredo, Lobo, e Antunes, ja puz um topico sobre os ascendentes de Bernarrdo Antonio Brito Antunes, e estou á espera que haja um dos confrades que me diga o que ha na pag 47 do lll tomo de Nobreza Portugal e Brasil, ou em nome de Bernarno ou entao em Nonme de Antonio Antunes Sobrinho
Com votos de um Bom fim de Semana
fraterno Abraço
Francisco Canas Simoes

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#276357 | henrdias | 14 mai 2011 13:57 | Em resposta a: #274920

Olá Débora,

Novo tratamento..., nova "escapadela" à biblioteca..., e nova descoberta...
Pois é, acabei de localizar o assento de casamento do teu trisavô Saúl Dias Coelho com Augusta do Nascimento de Almeida, e com este documento acabaram de uma vez por todas as dúvidas da tua ligação à família dos Simões de Almeida (tio e sobrinho).
Foram quase dois anos para chegar a esta conclusão, mas creio que valeu a pena, pois hoje conhecemos muito mais acerca da família destes dois vultos da escultura portuguesa.
Assim, não há dúvidas que descendes (tal como eles) do casal Manuel Simões e Maria de Almeida, sendo que eles descendem do filho José Simões de Almeida e tu do irmão deste, o Francisco Simões de Almeida.

O teor do assento, é mais ou menos o seguinte:

Noivo - Saúl Dias Coelho, 23 anos, solteiro, pintor, natural e morador nos subúrbios de Figueiró dos Vinhos.
Pai - Eduardo Dias, trabalhador, natural e morador nos subúrbios de Figueiró.
Mãe -Teresa da Silva, doméstica, natural de Amieiras, Maçãs de D. Maria.

Noiva - Augusta do Nascimento de Almeida, 24 anos, solteira, doméstica, natural e moradora em F. dos Vinhos.
Pai - Francisco Simões de Almeida, carpinteiro, natural e morador na vila de Figueiró dos Vinhos.
Mãe - Vicência da Conceição, doméstica, natural e moradora em Figueiró dos Vinhos.

O evento realizou-se na Igreja da Misericórdia da Vila de Figueiró dos Vinhos, em 11.01.1902, e o assento é o nº 2 desse ano. As testemunhas foram Manuel Quaresma de Oliveira, solteiro, proprietário, residente em Figueiró, e Alfredo Simões de Almeida, solteiro, empregado no comércio e residente na cidade de Lisboa.

Ora como podes verificar este Alfredo (de quem já temos falado), era irmão da noiva. E quanto à Vicência também creio estar encerrada a questão, pois o documento que tens onde é referido esse nome é na certidão de nascimento da sua neta Maria Madalena, que foi passado pela Conservatória em 1981, portanto muito longe do acontecimento. E até porque actualmente é muito frequente o último apelido da pessoa ser o do pai, coisa que dantes não acontecia. Neste assento que agora encontrei é mesmo o original passado pelo padre, embora ele fizesse um duplicado para enviar para a dita conservatória.

Quanto à dúvida em relação à data do óbito do Saul, eu não a tirei de nenhum documento, pois como sabes ele morreu aí no Brasil. Tirei-a da tua página, mas antes de acontecer aquele problema. Será que ao refazeres o site te enganaste a copiar a data? ou terei sido eu que me enganei a copiar?
Mas o problema é que agora sabemos que o coitadinho viveu tão pouco tempo, e ainda lhe estás a tirar mais três anos...estás a ver, não é.
Sobre o Saul, sabemos que nasceu em 1879, casou em 1902, e deve ter tido o filho Manuel por volta de 1903 e a filha Mª Madalena em 1904, falecendo em seguida. Portanto se tiveres oportunidade, tenta confirmar aí a data e depois diz qualquer coisa, O.K.?

E por hoje é tudo,
cordiais saudações,
H. Dias

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS

#276358 | henrdias | 14 mai 2011 14:08 | Em resposta a: #274920

Débora,

na mensagem anterior julgo ter cometido um erro ao dizer que o Saul morreu aí no Brasil, não é verdade?
Pois, segundo consta, foi na Ilha do Príncipe, Roça da Esperança. Se puderes, confirma também a data e o local o.k.?
Cumprimentos,
H. Dias

Resposta

Link directo:

Informação sobre familia de apelido Taymanca

#289854 | girafa | 24 out 2011 23:24 | Em resposta a: #241737

Caros Confrades

pretendia saber se têm na Vossa ascendência (anos de 1700) alguém com o apelido Taymanca.

Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: FAMÍLIA SIMÕES DE ALMEIDA - FIGUEIRÓ DOS VINHOS. Outras ligações

#293799 | AQF | 02 jan 2012 16:08 | Em resposta a: #276299

Caro Henrique Dias,

Espero que as entradas em 2012 tenham sido boas para compensar alguns maus momentos do seu 2011.

Volto ao vosso tópico, mas desta vez não é por causa de gentes de Alvares, mas sim para lhe referir a curiosidade de que acabo de verificar a possibilidade do meu parentesco com estes Simões de Almeida. De facto, ao pesquisar no Google pelo eventual avoengo Diogo Gonçalves Leitão, dei com ele, entre outros sítios, neste tópico e no site dos escultores Simões de Almeida como avoengo dos mesmos.

A ligação não vem aqui no Genea (ver http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=174541), mas far-se-ia pelo filho Diogo Leitão, aí dito prior, irmão da Catarina Leitão de Andrade que aqui refere (953). De facto, soube pelo amigo José Caldeira, que este Diogo Leitão, seria o Diogo Dias Leitão, Comendador de Santa Comba na Ordem de Cristo junto a Seia, que vem na Pedatura Lusitana do Alão de Morais, vol. I - pág. 512, e teve de mãe desconhecida o Belchior Leitão que casou a 10.02.1565, em Arganil, com Inês Gomes de Figueiredo, n. ca 1540 em Leiria, filha de Aleixo Gonçalves de Figueiredo ca 1500 & Inês Gomes, de quem descende, entre outros filhos, o seguinte:

Manuel Metello Leitão n. 1579 cc Isabel Correia com
- Paulina Metello de Figueiredo cc Inácio das Neves Pacheco Moreira, Capitão com
- - António Metello Leitão, Padre
- - Maria Metello Leitão
- - Belchior Metello Leitão, Padre †1684

Esta última Maria Metello Leitão já aparece aqui no Genea (ver http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=512030) apenas como Maria Leitão casada com Crespim de Almeida de quem descendo. No meu site encontra mais informação.

Entre outros, seriam igualmente parentes deles os Confrades José Caldeira, António Rei, e já de cereteza os irmãos Matos e Silva ...

Irei ver se consigo confirmar tudo isto e depois avisarei.

Um abraço e votos de continuação de um Bom Ano,

Ângelo da Fonseca

PS:
Fontes a consultar:
- Tratado de Figueiredos, Ldo Francisco de Abreu Castelo-Branco, treslado de Manuel Botelho Ribeiro, 1619, fl. 66 (ttº 42 - Figueiredos de Arganil)
- Arganil (Séc. XVI) - Quem era o Diogo Cão Arganilense, Augusto Cid in «A Comarca de Arganil» em cinco nºs de 1942/1943.
- Família Quaresma, da Lousã, com capela dentro da Igreja de S. Silvestre, Augusto Cid in «O Povo da Lousã» n.ºs 647 e 650 (1947)
- Arganil (Séc. XVI) - Ainda Diogo Cão de Arganil, Augusto Cid in «A Comarca de Arganil» em quatro n.ºs de 1949/1950
- Ascendências Visienses, Manuel Abranches de Soveral, Porto 2004, vol I, pág. 225 (ttº Figueiredo de Seia)
- PL - vol. I - pág. 512 (ttº Figueiredos de Arganil)
- NFP - vol. VI - pág. 294 (ttº Leitões)
- LGFP Arv. 8,

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 11 mai 2024, 13:01

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen