ADP - Como pesquisar

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Regiões | Informática

ADP - Como pesquisar

#241760 | 2570 | 11 out 2009 23:29

Caros Confrades
Agradeço a quem me puder informar como se processa pata pesquisar os documentos on line do A D Porto ( nascimentos, caamentos etc...)
Çuito obrigado
Martins

Resposta

Link directo:

RE: ADP - Como pesquisar

#241761 | Marco | 11 out 2009 23:35 | Em resposta a: #241760

Caro Martins,

Pode recorrer ao site http://etombo.com/ e fica também com acesso aos livros dos outros arquivos
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: ADP - Como pesquisar

#241763 | 2570 | 11 out 2009 23:41 | Em resposta a: #241761

Caro José Reis
Obrigado pela dica.
Tenho utilizado esse site, mas.....
No ADPorto, uma freguesia respeitante a V.N.Gaia (Santa Marinha), o etombo direncia-nos para o GEN RIS, cujas informações estão imcomoletas e são pagas.
Ora, seguindo a lógica ao ABC... essa freguesia já estará on line.
Essa é a razão pela qual tento consultar directamente no ADP
Obrigado
Martins

Resposta

Link directo:

RE: ADP - Como pesquisar

#241765 | Marco | 11 out 2009 23:49 | Em resposta a: #241763

Caro Martins,
O que se passa é que os livros disponibilizados on-line pelo ADP não têm uma sequência lógica e por isso vai ter de esperar mais um pouco
É só ter um pouco de paciência e se subscrever nesse site as novidades por e-mail, no lado superior direito vai recebendo na sua caixa de correio electrónica, a informção actualizada e assim não precisa de se preocupar a andar sempre a ver se já está online os livros que pretende ver
Cumprimentos
José António Reis

Resposta

Link directo:

RE: ADP - Como pesquisar

#241766 | 2570 | 11 out 2009 23:50 | Em resposta a: #241765

Caro José Reis
Muito Obrigado
Cumprimentos
Martins

Resposta

Link directo:

RE: ADP - Como pesquisar

#259071 | RMPMP | 22 jul 2010 01:42 | Em resposta a: #241766

Boa noite
alguem me sabe informar se posso tirar no porto registo de nascimento de pessoas nascidas em ponte da barca, em 1914(exemplo)? se sim onde me desloco?(fazer presencialmente) que dados são necessarios?

obrigada

Resposta

Link directo:

RE: ADP - Como pesquisar

#259107 | cipa | 22 jul 2010 16:51 | Em resposta a: #259071

Boa tarde,
O concelho de Ponte da Barca pertence ao distrito de Viana do Castelo e não ao distrito do Porto. Terá de se deslocar ao Arquivo Distrital de Viana do Castelo para assentos de nascimento anteriores a 1900. Para assentos posteriores a 1900 terá de contactar a Conservatória do Registo Civil de Ponte da Barca.

Precisa de saber o nome das pessoas que pretende o registo de nascimento, +- a data de nascimento (pelo menos o ano) e a freguesia em que nasceram.

Cumprimentos

Carla Afonso

Resposta

Link directo:

RE: ADP - Como pesquisar

#259108 | MMSA | 22 jul 2010 17:08 | Em resposta a: #259107

Os assentos posteriores a 1900 podem ser pedidos em qualquer Conservatória do Registo Civil, independentemente do local de origem. A Conservatória onde são pedidos contacta a conservatória de origem e passados uns dias - 2/3 - procedemos ao seu pagamento e levantamento. Já obtive assim assentos de várias conservatórias do País.
Cumprimentos
Manuela

Resposta

Link directo:

RE: ADP - Como pesquisar

#259109 | FSA | 22 jul 2010 17:31 | Em resposta a: #259108

Caros Senhores,
Recebem-nos muito mal, quando vamos, em pessoa, ao ADP. Insistem para que usemos o serviço on-line. Já tentei várias vezes e desisti. Felizmente não tenho nenhum assunto genealógico iminente a resolver no ADP. Só queria ser útil e poder ajudar um amigo de muito longe do Porto. Tive que abandonar a ajuda e, como sabem, quem gosta de genealogia, sente um enorme prazer em ajudar os outros, mas, por aqui, no Porto, não se consegue.
Na Torre do Tombo, até pelo telefone nos ajudam e esclarecem. Não percebo a atitude deste daqui do Porto.

Resposta

Link directo:

RE: ADP - Como pesquisar

#259355 | RMPMP | 26 jul 2010 12:11 | Em resposta a: #259108

Muito obrigada pela ajuda.
cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: ADP - Como pesquisar

#259605 | filipeclix | 29 jul 2010 22:16 | Em resposta a: #259109

Caro senhor, realmente não são muito simpáticos e paracem não ter muita vontade de trabalhar é verdade, contudo costumo frequentar o Adp nas minhas férias, nunca senti alguma forma de pressão para que use on-line em detrimento da deslocação ao local.
O ADP é um serviço público, todos nós pagamos com os nossos impostos, se lá voltar seja firme no que pretende, eles terão que lhe dar respostas é para isso que estão lá... pesquise à sua vontade.

No que eu puder ajudar on-line disponha

Cumprimentos
Luís Carvalho Guimarães

Resposta

Link directo:

RE: ADP - Como pesquisar

#259652 | edvasconcelos | 30 jul 2010 17:27 | Em resposta a: #259109

Caro FSA

Pois é. Lamentavelmente também tenho a mesma opinião do serviço do ADP, ao que tenho ainda de acrescentar os inúmeros erros e falhas na reprodução e envio das cópias pedidas (e que são a 0.50 Euros cada).

Aliás, da última vez que pedi cópias, as mesmas foram tiradas da versão digital do arquivo, vindo todas com a marca de água/logotipo do ADP a "borratar" as folhas e dificultando a leitura. Tanto que até desisti e passei eu a imprimir directamente da página online (com printscreen), que as cópias ficam quase com a mesma qualidade, que é má, mas sempre se poupam algumas dezenas de euros.

Já uma vez reclamei das falhas no atendimento, por escrito, para a Directora do Arquivo, argumentando que não entendia como o funcionamento do ADP era muito diferente (para pior) dos restantes Arquivos que frequento (Viana, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu). Ao que me responderam serem os arquivos independentes e cada um ter autonomia para determinar a sua forma de gestão. E que a visão de mau funcionamento era a minha visão, mas não o entendimento da instituição.

O que me parece a mim, quanto à falta de simpatia dos funcionários do ADP (que não são todos, pois também já lá encontrei alguns bem simpáticos), é que os recursos humanos estarão largamente em falta no mesmo arquivo, e certamente bastante desmotivados e porventura com bastante trabalho para refazer várias vezes todos os pedidos que são atendidos com erros e têm de ser refeitos (a mim já conseguiram tirar cópias mal mesmo após a primeira reclamação, reclamando eu segunda vez, pelo que tiveram trabalho a triplicar). Basta comparar o ADP com os outros arquivos citados, os quais possuem normalmente duas pessoas no atendimento ao público (e são arquivos com muito menor dimensão e volume de pesquisas). Já no ADP apenas existe um funcionário para atendimento, e quase sempre "em luta" com o sistema infomática que teima em dar erros e não funcionar adequadamente.

Mas olhe que a versão digital online (na internet) tem funcionado bem. Bastante mais lenta é certa que uma pesquisa nos microfilmes (sim, também não nos dão acesso aos livros a não ser em casos excepcionais, ainda que o estado dos mesmos livros não apresente problemas). Mas já aqui coprreu no forum uma solução de software para descarregar automaticamente todas as páginas dum determinado livro e depois poder-se consultar calmamente em modo offline. Não testei, mas pareceu-me uma boa solução.

Entretanto eu deixei de ir ao arquivo, embora tenha conseguido continuar a avançar bem com as pesquisas. Só é pena que já tenha averiguado quase tudo o que está online neste presente momento. Já me começa a incomodar só o pensar que terei de voltar à situação de pesquisa presencial no ADP para os restantes livros a consultar.

Cumprimentos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 17:39

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen