Cruzador Carvalho Araújo

Este tópico está classificado nas salas: Eventos | Pessoas | Cargos

Cruzador Carvalho Araújo

#241835 | crisemcasa | 12 out 2009 23:09

Boa noite a Todos.

Em finais de Agosto de 1923, o cruzador Carvalho Araújo encalhou nos Bancos de Areia, na Terra Nova.

Na sequência desse acidente, faleceu o Contra-Mestre Augusto José Vieira, um marinheiro perdeu as duas pernas. Outro, o 2º Clarim Armando Augusto de Almeida, perdeu também uma perna. Ambos estiveram internados no St. John's General Hospital, Newfoundland. Armando teve alta a 25 de Janeiro de 1924, regressando a Lisboa via New York. Foi reformado pela Marinha em 5 de Janeiro de 1942.

O meu pedido é o seguinte:

Gostaria de saber se alguém me pode informar onde procurar mais informações sobre este acidente, do qual apenas consegui encontrar referência nas páginas de "A Capital" (Setembro de 1923), bem como no "Daily News" e "Twilight Sun", também de Setembro de 1923.

Antecipadamente grata,
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Cruzador Carvalho Araújo

#241878 | Turlu | 13 out 2009 14:45 | Em resposta a: #241835

Boa Tarde,

Talvez no Estado Maior da Armada lhe possam fornecer mais dados sobre o acidente que refere.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Santos

Resposta

Link directo:

RE: Cruzador Carvalho Araújo

#241888 | crisemcasa | 13 out 2009 17:03 | Em resposta a: #241878

Sr.Miguel Santos
Boa tarde

Obrigada pela sua resposta. Estou a aguardar retorno de uma carta enviada ao EMA.

Com os meus cumprimentos,
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Cruzador Carvalho Araújo

#241889 | Mavasc | 13 out 2009 17:08 | Em resposta a: #241835

Cara Ana Almeida

O Comandante do Carvalho Araújo, nessa data, era o Matos Moreira? Creio que sim, e que foi precisamente nesse acidente que meu Tio, então Primeiro Tenente João Moreira de Almeida Campos http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=445324 para salvar os marinheiros foi atingido por uma espia de aço numa perna, sendo internado em S. João da Terra Nova. Ficou toda a vida com sinais desse desastre, apesar de ter sido considerado apto por Junta Médica para ingressar na Aviação Naval. ( in Anais do Clube Militar Naval, Janeiro a Março de 1961, pag 180 e segs)

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Cruzador Carvalho Araújo

#241891 | crisemcasa | 13 out 2009 17:40 | Em resposta a: #241889

Cara Maria Benedita

Era precisamente o Comandante Octávio Matos Moreira.

Ao que parece então, o Senhor seu Tio, terá sido um dos 6 feridos graves que deram entrada no Hospital a 1 de Setembro de 1923.

Em nome da minha Família e em meu nome, claro, apresento desde já os meus agradecimentos, pois embora tenha ficado sem uma perna, o meu Avô ficou ao que parece a dever a vida ao Senhor seu Tio.

Muito obrigada por tão valiosa informação.

Com os meus cumprimentos,
Ana Almeida

Resposta

Link directo:

RE: Cruzador Carvalho Araújo

#241893 | Mavasc | 13 out 2009 18:02 | Em resposta a: #241891

Cara Ana Almeida

Fiquei muito comovida e grata com a sua mensagem. Com efeito, meu Tio foi um dos feridos graves desse acidente, no qual arriscou a vida dirigindo um grupo de praças para que, conforme realmente sucedeu, se salvassem camaradas e o navio se safasse pelos seus próprios meios. Recebeu a medalha de Coragem, Abnegação e Humanidade.
Seu Avô ficou sem uma perna, meu Tio ficou com a perna direita afectada .
Tenho fotografias de meu Tio e dos camaradas internados em S. João da Terra Nova, uma delas de um camarada em cadeira de rodas, que, possivelmente, será seu Avô.

Um abraço amigo

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Cruzador Carvalho Araújo

#241898 | crisemcasa | 13 out 2009 19:05 | Em resposta a: #241893

Cara Maria Benedita

Do Hospital, não tenho nenhuma fotografia, mas a minha Mãe tem várias, do dia do embarque em que transportaram o avião para os Alm.Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Também estaria o Sr. seu Tio nessa viagem?

Um abraço,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Cruzador Carvalho Araújo

#241902 | Mavasc | 13 out 2009 19:32 | Em resposta a: #241898

Cara Ana

Meu Tio João foi do primeiro curso dado por Gago Coutinho e Sacadura Cabral nos velhos tempos da Aviação Naval, no Centro do Bom Sucesso, tendo-se especializado como piloto de hidro aviões em Junho de 1925. Assentara praça, ao ingressar na Escola Naval como aspirante de Marinha em 12 de Outubro de 1918 sendo promovido a guarda- marinha em 1922 e segundo tenente em 1923. Frequentou, com classificação de òptimo, em 1928, um curso especial de observador na "Scuola Osservazione Aerea" de Roma e foi instrutor dos cursos nacionais para especialização de pilotos de hidro-aviões e de outros. Em 1926, com Neves Ferreira, fez o primeiro raid aéreo Lisboa -Madeira-Açores. ( in "Quando a Marinha Tinha Asas", Comandante Viriato Tadeu, págs 262 e segs)
Não posso jurar que estivesse na viagem de que fala, mas é bem provável .

Um abraço

Maria Benedita

Resposta

Link directo:

RE: Cruzador Carvalho Araújo

#241932 | crisemcasa | 14 out 2009 10:38 | Em resposta a: #241902

Cara Maria Benedita

Cada vez me fascina mais o nosso passado recente...Grandes Homens teve Portugal!

Mais uma vez obrigada por partilhar estes dados.

Um abraço
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Cruzador Carvalho Araújo

#249173 | Restaurador2 | 04 fev 2010 13:58 | Em resposta a: #241898

Cara Ana

Há possibilidades de ver essas fotografias
Cumprimentos
Rui
http://gagocoutinho.wordpress.com/

Resposta

Link directo:

RE: Cruzador Carvalho Araújo

#250517 | crisemcasa | 25 fev 2010 22:24 | Em resposta a: #249173

Caro Rui
Peço desculpa pelo atraso na resposta, mas tenho estado sem net.
Neste momento estou sem scan, mas assim que possa vou juntar todas as fotos que tenho e mostro.
Já agora, alguma ligação?
Cumprimentos,
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Cruzador Carvalho Araújo

#250523 | Restaurador2 | 25 fev 2010 23:16 | Em resposta a: #250517

Agradeço a amabilidade

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 19 abr 2024, 14:45

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen