Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Regiões

Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#242099 | anavirtuos | 16 out 2009 13:36

Boa tarde

Será que alguém alguma vez consultou?

Muito obrigado
Ana

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#242181 | PBL | 17 out 2009 20:00 | Em resposta a: #242099

Cara Ana,
Tenho estudado ao longo de anos algumas famílias de Vila Franca.
Embora as épocas estudadas tenham sido anteriores à época que refere pode ser que a possa ajudar.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#242183 | 2570 | 17 out 2009 20:11 | Em resposta a: #242181

Caro Confrade
Tenho um ancestral natural de Vila Franca de Xira nascido em 1836
Será que nas as familias que estudou de incluem: Gonçalves (de Coimbra...Granja do Ulmeiiro), Rosado (do Alentejo...Fronteira,Evoramonte, Redondo) ?
Agradeço desde já qualquer informação que possa partilhar.
Cumprimentos
Martins

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#242193 | PBL | 17 out 2009 23:42 | Em resposta a: #242183

Caro Martins,
Das famílias que estudei nunca me passaram esses apelidos.
Fiz um estudo sobre as famílias originais de Vila Franca e de facto os seus não constam.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#242211 | anavirtuos | 18 out 2009 09:00 | Em resposta a: #242193

Caro Pedro

A minha pesquisa é algo como a busca do Graal...Procuro um caso à partida "perdido",mas que eu não me conformo em encerrar. Procuro a verdadeira familia do meu bisavô, que foi deixado na roda da Capela da Santa Casa de Lisboa, no dia 9 de Setembro de 1865. Conforme o registo de nascimento actualmente no Tombo: "No dia vinte, digo, dia nove do mês de Setembro do ano de mil oito centos e sessenta e cinco, pelas dez horas da manhã na Capela do Hospital dos Expostos desta Côrte,no abaixo assinado Capellão-ajudante do baptismo dos Expostos, baptizei (?) uma criança do sexo masculino a quem dei o nome de Niceforo, exposto naquela roda hoje à hora acima indicada, trazendo os sinais seguintes: camisa de algodão, fralda de chita azul ferrete, um cueiro de (?) roupão de chita branco e (?) meio lenço de caça branco, com pintas encarnadas e cercadura amarela e encarnada.
Foi padrinho o moço da Capela da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Francisco da Silva que conheço ser o próprio. (?) que depois de ser lido perante o padrinho (?)"(...)."Veio de Vila Franca com oito dias"
Assim, estou à procura de pistas, um baptismo de nascimento entre dia 1 e dia 8 de Setembro, o relato de uma gravidez "inadequada", etc... ou seja, qualquer pista que me permita continuar e descobrir... a minha verdadeira família biológica... ao que sei, a população de Vila Franca teria cerca de 5 mil pessoas e se for caso disso, estarei disposta a procurar um a um à procura da peça do puzzle que me falta.
Se me puder ajudar, uma vez que já tem algum trabalho nesta área, ou se me puder dar mais pistas por onde poderei procurar, ficarei profundamente agradecida...

Ana Virtuoso

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#242226 | PBL | 18 out 2009 14:19 | Em resposta a: #242211

Cara Ana Virtuoso,
Infelizmente como a sua, há inúmeras histórias de família idênticas.
Penso que será quase impossível determinar a origem do seu bisavô pelo que me relata, mas, estarei disponível para ajudar.
Aconselho a ver um por um os assentos de baptismo dessa época, pois, pode ser que calhe encontrar um Niceforo, mas, desde já, lhe adianto que mesmo que o encontre não conseguirá saber a filiação, pois, os "filhos da roda" são sempre filhos de pais incógnitos.
Saberei dizer-lhe quais as famílias da nobreza de Vila Franca de Xira desde os finais do Séc. XVI até meados do Séc. XIX, pelo que caso me diga qual o apelido desse seu bisavô poderia, pelo menos, apontar para a possibilidade de ser de alguma dessas famílias embora sem provas inequívocas.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#242231 | anavirtuos | 18 out 2009 15:48 | Em resposta a: #242226

Caro Pedro

Permita-me perguntar-lhe se, para além das cores do lenço deixado com o bebé serem as cores da cidade de Vila Franca,
conhece alguma familia cujas armas se assemelhem?
O registo de baptismo que eventualmente consultarei não terá o nome dado na roda, Niceforo, mas qualquer outro.
Acha que saberia dizer-me quantas crianças do sexo masculino nasceram em Agosto/Setembro de 1865 em Vila Franca?
As familias de que me fala são consultáveis aqui no GeneAll?

Muito muito obrigado

Ana Virtuoso

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#242232 | PBL | 18 out 2009 16:46 | Em resposta a: #242231

Cara Ana Virtuoso,
Algumas das famílias constam do genea, como por exemplo os Palhas, os Barões de Vila Franca, etc.
Mas, outras não constam.
Receio não a poder ajudar muito mais sem dados mais concretos.
Volto a aconselher-lhe consultar os assentos paroquiais de Vila Franca dessa época.
Nunca poderia saber quantas crianças nasceram nesse período porque não fiz qualquer levantamento demográfico, mas, apenas genealógico, pois, estudei a minha família e todas aquelas famílias nobres que a ela estiveram ligadas sobretudo no Séc. XVIII.
Cumprimentos,
Pedro Borges de Lemos.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#242237 | anavirtuos | 18 out 2009 18:08 | Em resposta a: #242232

Caro Pedro Borges de Lemos

Farei como me aconselha, caso consiga chegar a bom porto, dir-lhe-ei.

Obrigado

Ana

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#242239 | evieira | 18 out 2009 19:01 | Em resposta a: #242211

Cara Ana Virtuoso

Se já tem o registo de baptismo do seu antepassado exposto, não vai encontrar mais nenhum "baptismo de nascimento entre dia 1 e dia 8 de Setembro", pois ninguem é baptizado duas vezes seguidas.
A única maneira de obter pistas neste caso, parece-me que será a seguinte: Procurar os baptismos de todos os filhos que esta pessoa teve, e talvez em algum deles apareçam mencionados os nomes dos avós.

Mas na grande maioria dos casos, quando se chega a um antepassado que foi exposto na roda, não há qualquer maneira de continuar a recuar.

Cumprimentos,
E.Simões

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#262598 | chardon | 21 set 2010 16:57 | Em resposta a: #242193

Caro Pedro,

Sabendo que estudou e estuda as famílias de Vila Franca, tomo a liberdade de o importunar. Por acaso não se cruzou com nenhuma das seguintes criaturas?

Águeda da Soledade e Silva
Joaquim Germano da Silva (Pai da Anterior)
Francisco Vitorino da Silva (Pai do anterior)
José Cardoso da Silva (Pai do anterior)

Joaquim Germano da Silva casou com Maria Vitória, filha de António Machado e neta de Francisco Machado.
Francisco Vitorino casou com Ana Rosa Cristina (Mãe de Joaquim Germano). Ana Rosa era filha de João da Matta.

Águeda terá nascido no sec XIX. no primeiro quartel, penso eu.

Grato pela atenção,

Ricardo Leitão.

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#267300 | chardon | 24 dez 2010 13:08 | Em resposta a: #262598

renovo o pedido

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#288639 | jamesthegreat | 06 out 2011 13:02 | Em resposta a: #242231

Caro confrade

Procuro os descendentes de Maria Victoria de Roure Pietra e de Francisco D'Assis Clemente.
Será que possui alguma informação nesse sentido?

Obrigado
Goncalo Mattos

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#288648 | f4b2 | 06 out 2011 18:42 | Em resposta a: #262598

Caro Ricardo Leitão

Tenho muitos SILVAS de Vila Franca,mas dos anos de 1908/1909,que devem ter nascido no segundo quartel do sec.XIX,se estiver interessado posso enviar-lhe os nomes?

Cumpimentos

João Baroca

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#322141 | MFMG | 30 jan 2013 20:36 | Em resposta a: #242193

Caro confrade Pedro Borges de Lemos

Gostaria de saber se terá estudado algum apelido Freitas, nomeadamente José de Freitas, natural de Vila Franca de Xira, filho de António de Freitas e de Mariana da Cruz.

Este José de Freitas casou-se em Lisboa a 18.01.1670. pelo que poderá ter nascido antes de 1652.

Com os melhores cumprimentos

Miguel Gonçalves

Resposta

Link directo:

RE: Registo de Nascimentos de Vila Franca de Xira 1865

#322588 | MFMG | 07 fev 2013 02:28 | Em resposta a: #322141

Renovo o meu pedido

Muito obrigado

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 14 mai 2024, 19:30

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen