Ajuda: Armas!

Este tópico está classificado nas salas: Heráldica | Famílias

Ajuda: Armas!

#242137 | Luís Neves | 16 out 2009 22:14

Caros confrades:
Que família tem por armas seis crescentes lunares distribuidos igualmente por três fiadas horizontais?
Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: Armas!

#242140 | DSS | 16 out 2009 22:41 | Em resposta a: #242137

Caro Luís,

Não será a família Homem?

Cumprimentos,
DS

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: Armas!

#242157 | Luís Neves | 17 out 2009 08:12 | Em resposta a: #242140

Caro confrade:
Agradeço-lhe a resposta e vou tomar boa nota dela. Quanto à sua pergunta não estou capaz no momento de lhe responder afirmativamente ou negativamente. Posso e devo dizer-lhe tão somente que estou a tentar decifrar algumas pedras de armas existentes na antiga vila dos Cortiços, hoje simples freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros de que recentemente tirei alguns apontamentos. Sobre este assunto já pude constatar que o Abade de Baçal e as suas "Memórias" não são de grande ajuda.
Esperando não abusar da paciência dos confrades com a minha grande ignorãncia em matéria de heráldica deixava aqui mais duas perguntas:
1- E se os crescentes lunares forem cinco e estiverem dispostos em aspa? Serão armas de que família?
2- Como se distinguem numa pedra de armas, desprovida de qualquer cor, os basantes de ouro dos Sarmento das arruelas de azul dos Castro?
Cumprimentos,
Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: Armas!

#242177 | JCC | 17 out 2009 18:41 | Em resposta a: #242157

Caro Luis de CAmpos Teixeira Neves

Apenas algumas achegas:
Quanto aos crescentes, têm as pontas para cima ou para baixo? Serão, respetivamente Homem ou Amaral.
Quanto à dsitinção dos esmaltes, só atarvés da história da casa, ou da peça em que etiverem, conseguirá ter certezas.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: Armas!

#242180 | Luís Neves | 17 out 2009 19:52 | Em resposta a: #242177

Caro João Cordovil Cardoso:

Os crescentes, num e noutro caso, têm as pontas para cima. No primeiro caso, a que se refere a minha primeira mensagem, seis crescentes dispostos em duas palas, a minha perplexidade neste momento aumentou posto que acedi a uma informação segundo a qual no quartel onde estão estes crescentes assim dispostos estão as armas dos Castros! Mas, pergunto eu, como se podem confundir crescentes com arruelas?!
Estes seis crescentes em duas palas aparecem em duas pedras de armas muito semelhantes. Um encontra-se colocado na fachada de um dos (três) solares brasonados dos Cortiços. O outro está numa pedra de sepultura, suponho que outrora esteve na nave da igreja e hoje encontra-se no cemitério da freguesia. Pelos meus grossos cálculos existirá bem uma diferença de 100 anos entre ambos: a sepultura será do século XVII e o solar do século XVIII.
Passo a uma descrição das pedras de armas avisando que o faço do ponto de vista do observador (pelo que se referir a esquerda ou a a direita é sempre à esquerda ou à direita a que me refiro).
1.º: A pedra de armas actualmente guardada no cemitério da freguesia:
O escudo é encimado por um elmo, de perfil, aberto, virado para a esquerda.
O escudo está partido. Na metade da direita estão dispostos treze círculos (3-3-3-3-1) que não sei distinguir se são basantes (dos Sarmento) ou arruelas (dos Castro).
A metade da esquerda está por sua vez partida. Na sua metade superior estão os tais seis crescentes lunares (postos em duas palas e com os bicos virados para cima). Sobre as armas na metade inferior desta metade esquerda do escudo não tenho quaisquer dúvidas: são as armas dos Morais.
2.º: A pedra de armas no solar:
O escudo é igualmente encimado por um elmo, não sei se aberto ou fechado, mas, em todo o caso, de perfil virado à esquerda. O elmo é encimado por um leão de corpo inteiro, erguido nas patas traseiras e empunhando uma espada.
No escudo, a disposição das diversas armas é quase idêntica à que se verifica na pedra de sepultura. Há contudo como que uma inversão da figura: a metade inteira é agora a da esquerda e a metade partida a da direita. Nesta última o quartel preenchido pelos crescentes lunares continua a ser o superior e o quartel que lhe é inferior é o que tem as armas dos Morais. Uma outra diferença entre estas duas pedras: nesta segunda, na parte inteira, os círculos (basantes ou arruelas?) estão dispostos na vertical, de cima para baixo, segundo a seguinte ordem: 2-2-2-2-2-2-1.

Cumprimentos

Luís de Campos Teixeira Neves

Resposta

Link directo:

RE: Ajuda: Armas!

#245878 | Amador | 11 dez 2009 18:59 | Em resposta a: #242180

Caro confrade João Cordovil Cardoso

Coloquei no forum um pedido de ajuda para uma correcta interpretação do brasão de armas do General Alvaro Xavier Fonseca Coutinho e Póvoas, chefe militar sobejamente conhecido no Séc. XIX.

Se não for abuso gostaria que me desse uma ajuda, pedido extensivo, obviamente, a quaisquer confrades.

Herminio Ferraz

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 03 mai 2024, 11:34

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen