João Furtado de Mendonça em Faial

Este tópico está classificado nas salas: Pessoas | Famílias | Regiões

João Furtado de Mendonça em Faial

#242163 | joaomgomes | 17 out 2009 11:38

Meus Caros,

Procuro por João Furtado de Mendonça, que foi casado com Isabel do Rosário, falecidos antes de 19-09-1707, tiveram pelo menos o filho Manoel Furtado de Mendonça, todos naturais desta ilha do Faial e moradores na freguesia da Ribeira dos Flamengos, que foi casado com Margarida Luis, pais de Thereza de Jesus, "fregueses desta Pareoquial de Nª.Sª. da Luz aonde contraente foi baptizada", foi casada com João da Silveira de Brum, com geração.

Parece que constam do livro Memória Genealógica das Famílias Faialenses, de Francisco Garcia do Rosário, sendo que qualquer informação destes, será muito bem vinda,

Desde já agradecido,
João Monteiro Gomes

Resposta

Link directo:

RE: João Furtado de Mendonça em Faial

#324807 | MariaGodoy | 06 mar 2013 01:21 | Em resposta a: #242163

Recebi de um pesquisador que a origem de minha Família assentada em Campos Rio de Janeiro e região o seguinte:

"O núcleo FARIA vem do casal Manuel Furtado de Mendonça e Ana
Josefa de Jesus, residentes na freguesia da vila de Horta, ilha do Faial."

Meu Trisavô era Antonio Joaquim de Faria cc Maria da Silva Barreto (talvez Furtado de Mendonça)

Saberia algo sobre esses personagens perdidos na minha História?

email mariaagodoy1@hotmail.com

Grta desde Já,
Maria Godoy de Azevedo de Castro Faria

Resposta

Link directo:

RE: João Furtado de Mendonça em Faial

#325201 | joaomgomes | 12 mar 2013 08:24 | Em resposta a: #324807

Cara Maria Godoy,

Descendo de João Furtado de Mendonça, nascido por 1660 e falecido antes de 19-09-1707, que foi casado com Isabel do Rosário, falecidos antes de 19-09-1707, tiveram pelo menos o filho Manoel Furtado de Mendonça, todos naturais desta ilha do Faial e moradores na freguesia da Ribeira dos Flamengos, que foi casado com Margarida Luis, com geração.

Seus descendentes foram na época para a Freguezia de São Salvador da Villa dos Campos dos Goytacazes, RJ

Pode ter tido na epoca outro homonimo, este casado com a Ana Josefa de Jesus....

Se tiver mais dados, talvez possa lhe ajudar....

João Monteiro Gomes

Resposta

Link directo:

RE: João Furtado de Mendonça em Faial

#325319 | MariaGodoy | 13 mar 2013 21:08 | Em resposta a: #325201

O núcleo FARIA vem do casal Manuel Furtado de Mendonça e Ana Josefa de Jesus, residentes na freguesia da vila de Horta, ilha do Faial.

Manuel Furtado de Mendonça e Ana e Josefa de Jesus, *hipótese, podem ser os pais de Rita da Silva Barreto Furtado de Mendonça (abaixo relacionada ou ser irmã de Maria da Silva Barreto.. ....

Obrigada por responder. Tudo que tenho, foi obtido (os dados do Faial) me vieram da seguinte forma:


"O núcleo FARIA vem do casal Manuel Furtado de Mendonça e Ana
Josefa de Jesus, residentes na freguesia da vila de Horta, ilha do Faial.
O que tenho de dados mais recentes:
1.1 José Tomás de Faria, nascido na vila de Horta e casado com Engrácia
Maria Jacinta, filha de João Pereira de Azevedo e Rita Maria
Jacinta.
Deles vieram:

2.1 capitão Antônio Tomás de Faria, casado com Josefina Maria
Pache, nascida em Cabo Frio, filha de Henrique Pache e Francisca Maria Ana Carneiro.
Pais de (batizados em São Fidélis:
3.1 - Antônia, batizada em 1854.
3.2 - José, batizado em 1856. Talvez José Tomás Pache Faria,
falecido em
São Fidélis em 1897, casado com Corina Ramos.
Pais de:
4.1 - Oscar, nascido em 1880 em São Fidélis.


3.3 - João Tomás Pache de Faria, batizado em 1857, padrinho de
batismo em São Fidélis em 1897, junto a Virgínia Maria Ramos.
Casou-se em Campos em 1879 com Antônia Isabel de Castro Faria, filha de
José Joaquim de Faria e Ana Isabel de Matos.
Pais de:
4.1 - Georgina de Castro Pache de Faria.


3.4 - Antônio, batizado em 1859.
3.5 - Josefina, batizada em 1861. Quero crer que Josefina Pache
de Faria.


1.2 Antônio Joaquim de Faria, nascido na vila de Horta e casado com
Maria da Silva Barreto.
Pais de:

2.1 José Joaquim de Faria, casado a primeira vez com Ana Isabel de Matos, nascida em Campos em 1826, filha de Luís José de Matos Pereira (nascido em Viana, Barão do Flamengo) e Rita Isabel da Conceição (já finada em 1859). Neta paterna de Luís Matos Pereira e Castro e Ana Luísa de Souza, neta materna de Antônio José de Magalhães e Delfina Angélica do Nascimento (esta, nascida no Rio de Janeiro, filha de Manuel Pires Marinho e Maria da Conceição).

Nota minha:há equívoco neste tópico, pois: Ana Isabel é irmã do barão do Flamengo, assim como irmã de minha Bisavó Delphina Angélica Matos Pereira e Castro. José Joauqim de Faria casou-se por 2 vezes, com o falecimento de Ana Isabel, casou-se com Delphina Angélica.

José Joaquim de Faria, casado a primeira vez com Ana Isabel de Matos Pereira e Castro e depois de viúvo, casado com Delphina Agélica Matos Pereira e Castro (irmãs), Isabel nascida em Campos em 1826, filha de Luís José de Matos Pereira (nascido em Viana) e Rita Isabel da Conceição (já finada em 1859). Neta paterna de Luís Matos Pereira e Castro e Ana Luísa de Souza, neta materna de Antônio José de Magalhães e Delfina Angélica do Nascimento (esta, nascida no Rio de Janeiro, filha de Manuel Pires Marinho e Maria da Conceição).






Eles tiveram:
3.1 Antônia Isabel de Castro Faria, casada com João Tomás Pache
de Faria, filho do cap. Antônio Tomás de Faria e Josefina
Maria Pache. Vide acima sua descendência.

2.1 - (bis) Depois ele se casou com Delfina Angélica de Castro,
irmã da primeira esposa de José Joaquim.
Proprietários da fazenda do Sapateiro, em São Fidélis.
Tiveram:

3.2 Antônio Joaquim de Castro Faria, casado com sua prima
Francisca Barbosa (talvez filha de Crisanto e Maria, adiante).

Nota minha: Antonio Joaquim de Castro Faria é meu Avo Paterno
Ele nasceu por volta de 1868 e faleceu em Campos
em 10 de dezenbro de 1919.
Pais de:
4.1 Platão de Castro Faria, nascido em Campos em 8 de
novembro de 1906.Nota Minha: Platão é meu Pai


2.2 Crisanto Joaquim de Faria, nascido no Brasil e casado em Campos
em 1870 com Maria Ribeiro Barbosa, filha de Francisco Barbosa dos
Santos e Joana Ribeiro de Santa Ana. Neta paterna de Luís Barbosa dos Santos e Luzia Maria do Rosário; neta materna de Manuel Ribeiro Moço e Maria de Santa Ana.
Mas enfim

Pais de:
3.1 Francisca, nascida em 1875 e batizada no oratório de Santa
Rita da fazenda Santa Cruz (hoje Santa Rita da Lagoa de Cima).
Nota Minha: Francisca Barbosa de Faria é minha Avó cc Antonio Joaquim de Castro Faria, todos nascidos e residentes em Campos dos Goytacazes/Rio de Janeiro.

Outra nota: Antonio José de Magalhães Filho foi o barão de Goytacazes.


2.3 João Joaquim de Faria, falecido em 20 de janeiro de 1922, com
75 anos de idade. Foi casado com Elisa Augusta Sampaio. Não deixaram
descendentes.

Há certas incongruencias, pois de onde viria o sobrenome Faria? Vou aguardar para vermos se achamos alguma hipotese dobre Manoel Furtado de Mendonça e sua esposa.

Há aqui no genellnet ... http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=277911

Algo complexo de entender: mais um homônimo?

Desde já Grata pela Preciosa atenção.

Maria Godoy de Azevedo de Castro Faria

Resposta

Link directo:

RE: João Furtado de Mendonça em Faial

#327501 | MariaGodoy | 17 abr 2013 05:15 | Em resposta a: #325201

Obrigada pela Resposta Caro Jairo Monteiro Gomes. Infelizmente não possuo muitos dados, os que recebí foi por intermédio do pesquisador Marco Polo Dutra. Citou ele: " Seu ramo Faria vem de Manoel Furtado de Mendonça cc Ana Josepha de Jesus, pelo filho Antonio Joaquim de Faria, nascido na Vila de Horta cc Maria da Silva Barreto." Há um homônimo em http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=277911 e o sobrenome Silva Barreto é o mesmo da esposa, mas o primeiro nome não confere e ela é também Furtado de Mendonça, o que me confunde, pois o Sr. pesquisador, não cita-me suas fontes. Não recebo qualquer resposta quando recorro aos registros locais, já tentei contato com Pesquisadores locais e obtive resposta alguma, assim sigo sem rumo certo. Encontro a mesma dificuldade no desdobramento com os Matos Pereira e Castro, citados como de Viana do Castelo, cujo filho de Antonio Joaquim de Faria, José Joaquim de Faria (meu Bisavô) cc Delphina Angélica Matos Pereira de Castro, irmã do Barão do Flamengo Luis Matos Pereira e Castro, nas ascendência de seus pais também não obtenho muitas informações. Sei somente os nomes dos pais: Luis José Matos Pereira e Castro, que aparece como Advogado provisionado no Rio de Janeiro em 1850.Todas essas Famílias viveram na Região de Campos dos Goytacazes e meu Avô casou-se com a prima irmã, que era Faria por Pai e Ribeiro Barbosa por Mãe. Creio serem todos parentes em tempos mais remotos.

Ps.: Tentando estabelecer uma linha de tempo: Antonio Joaquim de Castro Faria (meu Avô) nasceu em 1868, o pai já havia sido casado em 1ª núpcia com a irmã de minha bisavó. Então o mesmo teria nascido em torno de 1815 a 1825, pois a 1ª esposa nasceu em 1826, o barão em 1831 e minha bisavó após. Antonio Joaquim de Faria entre 1790 e 1800. Então Manoel Furtado de Mendonça, poderia estar entre 1760 e 1770. São somente especulações, mas é o que tenho.

Porfim, aqui deixo de tomar-lhe o tempo e Agradeço Sua Colaboração e Generosidade.

Atenciosamente,

Maria Godoy de Azevedo de Castro Faria

Resposta

Link directo:

RE: João Furtado de Mendonça em Faial

#327506 | roz | 17 abr 2013 11:12 | Em resposta a: #327501

Cara Maria

Se tem duvidas quanto aos dados que lhe foram dados, pode confirmar directamente no registos paroquiais on-line : http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/Default.aspx

Cumprimentos.
Rosario

Resposta

Link directo:

RE: João Furtado de Mendonça em Faial

#327537 | joaomgomes | 17 abr 2013 17:58 | Em resposta a: #327501

Cara Maria Godoy,

Não lhe retornei antes, pois tentava descobrir algo sobre os seus....mas infelizmente nada pude levantar, entretanto o Marco Polo, é grande pesquisador da região de Cantagalo, Goitacazes, etc. e ninguém melhor que ele para lhe ajudar.

O João Furtado de Mendonça que temos em comum, é uma coincidência, pois houveram vários com este nome.

Lamento não poder lhe ajudar,

Melhores Cumprimentos,

João Monteiro Gomes

Resposta

Link directo:

RE: João Furtado de Mendonça em Faial

#327650 | sofia lince | 19 abr 2013 10:57 | Em resposta a: #325319

bom dia,
ao tentar obter informaçoes sobre a minha familia materna deparei que nesta mensagem estao muitos dos nomes que fazem parte da minha familia, o nome do meu avo paterno e Filipe de Castro Sa Furtado de Mendonça, podera ser uma grande coincidencia e desta forma gostaria de saber se poderiam me ajudar a obter tal informaçao...
grata pela vossa atençao.

Resposta

Link directo:

RE: João Furtado de Mendonça em Faial

#328518 | MariaGodoy | 03 mai 2013 23:10 | Em resposta a: #327650

Olá Sofia Lince, não sei se a referência que faz aos Furtado de Mendonça que postei, mas se for estou a Sua disposição para discutirmos. Sei que tenho entre Familiares os Sá, Miranda, Ribeiro, Barbosa e muitos outros, assim poderemos telvez trocar idéias.
Grata Pela Reposta,

Maria G. de A. de C. Faria

Aqui fica meu contato: mariaagodoycastro@hotmail.com

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 10 mai 2024, 11:40

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen