Família Sanabio no Brasil

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Brasil

Família Sanabio no Brasil

#242207 | Rainbow | 18 out 2009 03:54

Bom dia. Sou natural do estado de Minas Gerais, Brasil, e venho há algum tempo pesquisando a genealogia familiar. De acordo com Salvador Moya, na Biblioteca de Genealogia Latina, a origem da família é Dom Mem Rodriguez de Sanabria (também citao como Dom Fernão Rodrigues de Sanabria), nascido em torno de 1320 na Espanha, onde foi senhor de Puebla de Sanabria. Dom Mem, que era mordomo-mor de D. Pedro I de Castela passou para Portugal em 1369, após a morte do rei espanhol, servindo então a D. Fernando I de Portugal e dele ganhando o Senhorio das vilas de Monte Alegre, Feira, Cavanaes, Camera e Barqueiros.
Ainda segundo Moya, o sobrenome se transformou da seguinte forma: Senabria (Espanha), Sanabria (Portugal), Sanab'io e Sanabio. Não se tem indicação de quando ou onde ocorreram as mudanças, principalmente a última.
O primeiro Sanabio encontrado no Brasil é Raimundo José Sanabio, natural da Ilha Terceira ou da Madeira, que imigrou em torno de 1760 para o território das Minas Gerais e, depois, para a cidade de Morretes, no Paraná, onde morreu em 1801. Na última localidade foi grande fazendeiro e dono de uma das maiores minas de ouro. Casou-se em Morretes com Euphrosina da Silva Freire, nascida em torno de 1740 e falecida em 1827. O casal teve 4 filhas e 1 filho conhecido, mas só se conhece a descendência de uma das filhas, Maria da Luz Paraíso Freire e França, casada em Morretes com o Capitão Manuel Gonçalves Cordeiro, de quem foi a segunda esposa.
Não se tem notícia de nenhum filho de Raimundo José Sanabio que pudesse ter transmitido o sobrenome, nem de algum irmão ou outro familiar que também usasse o sobrenome. Quanto à sua ascendência, sabe-se apenas que Raimundo era filho de Domingos Gonçalves Sanabio (nascido na Ilha Terceira) e Bárbara Machado.
O próximo Sanabio encontrado é Joaquim José Sanabio, nascido em torno de 1830, no Brasil, cuja descendência está bem documentada. Sabe-se que Joaquim José Sanabio casou-se com Ignacia Josephina, tendo o filho Júlio José Sanabio, nascido em 12/03/1857 em Várzea do Manejo, Vassouras, Rio de Janeiro. Júlio José, por sua vez, radicou-se na região de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Restam, assim, importantes lacunas na história da família Sanabio:
1) Quando, onde e através de que descendente de Dom Mem Rodrigues de Sanabria houve a transformação do sobrenome?
2) De que forma se liga esse descendente com Domingos Gongalves Sanabio, morador na Ilha Terceira em torno de 1720?
3) Raimundo José Sanabio tem ligação familiar com Joaquim José Sanabio? Se sim, qual?

Peço ajuda de qualquer pessoa interessada em ajudar. Expus, acima, os fatos conhecidos através de pesquisa bibliográfica. Existem várias obras que mencionam a história de Dom Mem Rodrigues de Sanabria e sua descendência é parcialmente conhecida. Também existem obras brasileiras e documentos que comprovam a história de Raimundo José Sanabio. Falta preencher as lacunas...
Qualquer ajuda será muito bem vinda. Obrigada.

Resposta

Link directo:

RE: Família Sanabio no Brasil

#242332 | GenLoyola | 20 out 2009 02:37 | Em resposta a: #242207

Caro Rainbow

A descendencia de Maria da Luz Paraiso Freire e França e Manoel Gonçalves Cordeiro está na base de dados do Geneall, a descendencia de todos os outros filhos de Raimundo José Sanabio e Euprosina estão na Genealogia Paranaense de Francisco Negrão.
Estou surpreso em saber que meu antepassado Raimundo José Sanábio esteve em Minas Gerais...

Hugo Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Sanabio no Brasil

#242334 | Rainbow | 20 out 2009 03:29 | Em resposta a: #242332

Caro Hugo Ricardo

Que prazer encontrar um descendente de Raimundo José Sanabio. Há anos venho tentando obter dados sobre o mesmo, e só consegui a descendência de Maria da Luz Paraíso Freire e França que, infelizmente, não é a ascendente que originou a minha família. Agradeço pela informação, vou tentar conseguir a obra para ver se encaixo algum dos filhos de Raimundo com meu trisavô Joaquim José Sanabio.
Quanto a sua surpresa, no livro Memória Histórica, Cronológica, Topográfica e Descritiva da Vila de Morretes do Porto Real, escrita em 1851 por Antônio Vieira dos Santos, ao discorrer sobre o ciclo do ouro o autor afirma que a mineração atraiu para a vila as famílias mais nobres, que ergueram seus casarios rurais às margens dos rios da cidade. E faz um inventário das principais minas em operação no povoado durante o século XVIII, entre elas:

"Diversas lavras, no mesmo bairro do Pau Vermelho em diversos lugares, de Raimundo Jozé Sanabio que morava no Çitio Grande onde ahi tinha a sua caza de residência e a familia; este famozo mineiro foi hum dos que veio de Minas Geraes, estabelecer se neste município, como o declarou em seu testamento, cer natural da Ilha da Madeira, vindo para este pâiz em 1760 ate 1765, e foi cazado com Dona Eufrozina da Silva Freire, filha do Tenente Francisco da Silva Freire e ramo das principaes famílias de Paranaguá".

Gostaria de saber o seu grau de parentesco com Raimundo José Sanabio e se, em suas pesquisas, você encontrou algum descendente com o sobrenome Sanabio, ou que tivesse se transferido para a região de Vassouras, RJ, em torno de 1840.
Por outro lado, se puder ser-lhe útil, coloco-me à disposição. Existe uma grande descendência de Joaquim José Sanabio em Minas Gerais, principalmente nas cidades de Juiz de Fora e Formiga.

Saudações!
Odete Sanabio

Resposta

Link directo:

RE: Família Sanabio no Brasil

#242345 | GenLoyola | 20 out 2009 12:10 | Em resposta a: #242334

Bom dia Odete !

Seria possivel o contato atraves do endereço abaixo ?

Meu e-mail é: monfortedeloyolapinho@gmail.com

Saudações,
Hugo Ricardo

Resposta

Link directo:

RE: Família Sanabio no Brasil

#242480 | Rainbow | 21 out 2009 22:18 | Em resposta a: #242345

Bom dia, Hugo

Será um prazer entrar em contato com você, para troca de informações sobre um assunto tão apaixonante.

Saudações
Odete

Resposta

Link directo:

Família Sanabio no Brasil

#376370 | Kátiasan | 21 dez 2016 17:16 | Em resposta a: #242207

Que ótimo. Eu também sou dessa família Sanábio e meu avô era o Julio José Sanábio filho de Joaquim José Sanábio.

Resposta

Link directo:

Família Sanabio no Brasil

#424364 | Kátiasan | 23 mai 2020 04:10 | Em resposta a: #376370

Meu avô era Julio José Sanábio radicado em Juiz de Fora, que era filho de Gilbert Sanábio e que seu avô também chamava Júlio José Sanábio

Resposta

Link directo:

Família Sanabio no Brasil

#424365 | mila1000 | 23 mai 2020 12:56 | Em resposta a: #242207

Faleceu em 3/8/1910 Santana do Deserto, Julio Jose Sanadio, representante da casa Antenor Dutra & Comp. do Rio. Residia em Mathia Barbosa, deixa viúva e filhos

Casamento 25 outubro de 1911 , Sarandy , entre Nagib Ahouagi e Ondina Pinto Fernandes (filha de Lauriano Pinto da Cunha Fernandes e Thereza de Jesus Sanabio Fernandes)

30/12/1918 faleceu Waldyr, filho de Othon Sanabio -JF

Em 4/5/1892 faleceu Guilhermina Emilia da Cunha Fernandes, sogra de Julio - JF

1905 a 1908 Julio foi agente municipal Santana do Deserto

Alistamento militar JF ano 1908 , Juiz Fora, Sideney Fernandes Sanadio (nascido em 1885)

Julio Jose Sanabio em 21/1/1882 tinha comércio Santana do Desero e Serraria
Mudou de Silveira Lobo,freguesia de Simao Pereira, pertencente a J F em 25/6/1882

A escola na fazenda São Lourenço, distrito de Sarandy, regida professora Thereza de Jesus Sanabio Fernandes em 1909 . No mesmo ano na Fazenda Pedra Branca


Boas pesquisas.

Resposta

Link directo:

Família Sanabio no Brasil

#427149 | AntônioSergio | 14 set 2020 17:28 | Em resposta a: #242334

Ola Sra Odete
Fiquei muito feliz em descobrir mais descendentes da família Sanabio.
Sou de Curitiba, Paraná, e sou descendente de Raymundo José Sanabio. Fiz algumas descobertas sobre ele e seus descendentes aqui no Paraná. Sei que sua origem é dos Açores e que primeiramente esteve e Minas Gerais.
Ainda estudo a história da família aqui no Paraná (que foi marcante) posso dividir com os parentes mineiros e europeus. Raymundo alterou o Sanabio por Machado. Ha dados sobre ele nas obras de Antônio Vieira e Francisco Negrao. Também vi seu nome em Genealogia Paulista.
Gostaria de conhecer melhor sua passagem por MG e sua origem europeia.
Meu e-mail é asguetter@yahoo.com.br
Atenciosamente
Antonio Guetter

Resposta

Link directo:

Família Sanabio no Brasil

#436710 | JBrito | 01 out 2021 15:05 | Em resposta a: #242207

Boa tarde

Os pais de Raimundo José Senabio (Domingos Gonçalves Senabio e Bárbara Machado) casaram a 16.02.1711 no Porto Judeu, freguesia do concelho de Angra do Heroísmo da ilha Terceira.

Domingos Gonçalves Senabio tinha sido batizado a 28.05.1690 na Agualva (freguesia do concelho da Praia da Vitória da ilha Terceira) e era filho de Domingos Gonçalves Senabio, nascido na Agualva, falecido a 27.09.1698 na Agualva, e de sua mulher Maria da Luz, nascida na Agualva.

Bárbara Machado foi filha de Manuel Coelho e de sua mulher Esperança Machado, ambos nascidos no Porto Judeu.

Não possuo informação acerca de mais ascendência deste casal.

Cumprimentos,
Jorge de Brito

Resposta

Link directo:

Família Sanabio no Brasil

#449454 | lgsanabio | 13 ago 2023 12:45 | Em resposta a: #242207

Joaquim José Sanabio, que morou em Vassouras, era natural de Portugal e era filho de Raymundo José Sanabio e Thereza Maria de Jesus. (fonte: Jornal do Comércio 06/05/1873)
Porém, este Raymundo José Sanabio não era o mesmo que viveu em Morretes/PR. Pois Joaquim José Sanabio nasceu em 1830 e Raimundo José Sanabio, de Morretes, faleceu em 1801.
Não descobri o parentesco entre os dois Raimundo José.

Resposta

Link directo:

Família Sanabio no Brasil

#451279 | oseas de avilez | 29 nov 2023 22:10 | Em resposta a: #242207

Meu quinto avô Luiz Barbosa dos Santos, casado em 1811 em Paty do Alferes com Ana Isabel de Assunção, com 12 filhos, sendo um deles meu tetravô João de Souza Barbosa.
No ano de 1877 João perde parte de seus bens por execução da Fazenda Nacional, por haver sido fiador de seu cunhado Joaquim José Sanabio (falecido em 1873), que de negociante e escrivão em Vassouras passou a coletor em Araruama, junto com o filho Américo.
Joaquim casou-se primeiro com Sara Maria da Conceição, irmã de João de Souza Barbosa, e teve com ela pelo menos três filhos (Cirino, Rodolfo e Justino). Rodolfo Sanabio, vivia em Chiador, MG, casado com Maria de Assunção Barbosa, filha de Carlos de Souza Barbosa, irmão de João de Souza Barbosa.
Com a morte de Sara, Joaquim José Sanabio casou-se com a cunhada, Ignácia Josefina de Souza Barbosa, também irmã de João. Deste casal encontramos cinco filhos, de nomes Américo, Deocleciano, Rita de Cássia, Tereza de Jesus e Júlio José (mencionado acima).
Saudações aos primos!

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 25 abr 2024, 11:57

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen