Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

Este tópico está classificado nas salas: Famílias | Pessoas | Regiões

Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#242679 | francandrade | 24 out 2009 04:46

Bom dia,
o processo de disponibilização das paroquiais on-line tem sido lento e nem sempre as datas que pretendemos aparecem digitalizadas. Eu estive fazendo buscas relativamente à família Rebelo da Silva da Cumeeira, Santa Marta de Penaguião, mas não consegui adiantar muito. Por tradição familiar (da família da minha mulher) eu sei que o meu sogro (já falecido), Manuel Joaquim Martins Rebelo da Silva, nascido na Cumeeira, Santa Marta de Penaguião a 22/2/1913, filho de Luís Teixeira Rebelo da Silva (natural de Campinas - Brasil, onde nasceu por volta de 1880-1881) e neto de Feliciano Augusto Teixeira (penso que natural da Cumeeira), descendia da família Rebelo da Silva (a mesma do escritor Luís Augusto Rebelo da Silva http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=193621 ) e também da família Teixeira Rebelo (a mesma do Marechal António Teixeira Rebelo http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=260959 ). Aliás, quer o pai do escritor, Luís António Rebelo da Silva http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=286465 quer o Marechal, são naturais da mesma freguesia da Cumeeira, Santa Marta de Penaguião. E parece que terá havido uma série de ligações entre estes Teixeiras Rebelo e estes Rebelo da Silva, mas sobre as quais eu não tenho dados concretos. Parece-me até que Manuel Joaquim Teixeira Rebelo que aparece aqui no Geneall http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=176252 estará também ligado às mesmas famílias Teixeira Rebelo e Rebelo da Silva, com origem na freguesia da Cumeeira, Santa Marta de Penaguião.

Se alguém me puder disponibilizar elementos sobre estas famílias transmontanas, muito agradeço

Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#242864 | francandrade | 26 out 2009 12:55 | Em resposta a: #242679

Claro que eu me deparo aqui com uma dificuldade acrescida: o facto de o Pai do meu sogro ter nascido em Campinas, Brasil, dificulta-me as pesquisas. Por isso estarei interessado em qualquer informação sobre estas Famílias, Rebelo da Silva e Teixeira Rebelo, de Cumeeira, Santa Marta de Penaguião,

Se alguém me puder disponibilizar elementos sobre estas famílias transmontanas, muito agradeço

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#248277 | GabrielSilva | 22 jan 2010 19:08 | Em resposta a: #242679

Caro Francisco Andrade,

Esse Manuel Joaquim Teixeira Rebele é meu parente.

Para além da Carlota Teixeira Rebelo, terá tido outros filhos, entre eles, António Joaquim Rebelo, meu trisavó, que foi pai de Julieta Rebelo, nascida em Santo Ildefonso, Porto e falecida a 25/12/1966, mãe da minha avó Guilhermina Rebelo Pereira, no Bonfim, 02-08-1906 a 21-03-1995.

Dos filhos da Carlota Rebelo da Silva, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=176207, primos portanto da minha avó, tenho diversas fotografias.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#248292 | francandrade | 22 jan 2010 21:35 | Em resposta a: #248277

Caro Gabriel Silva,

Alguma vez ouviu na sua família alguma referência a um parentesco com o historiador Rebelo da Silva ou com o Marechal Teixeira Rebelo? Ou alguma referência a raízes transmontanas? Eu penso que as pessoas que indicou serão parentes dos Rebelo da Silva e dos Teixeira Rebelo da freguesia da Cumeeira, em Santa Marta de Penaguião - freguesia de onde era natural meu sogro, Manuel Joaquim Martins Rebelo da Silva.

Se souber algo mais, por favor diga.
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#248293 | GabrielSilva | 22 jan 2010 22:26 | Em resposta a: #248292

Sim, há referencias como nós sendo descendentes do Marechal Teixeira Rebelo mas não conheço, ainda, todas as etapas. Vou tentar saber mais pormenores junto da minha mãe.

Sobre a Cumieira, é verdade, os meus Teixeira Rebelo são originários de lá, da localidade da Veiga, onde ainda existem umas primas da minha avó, mas que não conheço pessoalmente.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#248317 | francandrade | 23 jan 2010 11:16 | Em resposta a: #248293

Caro Gabriel Silva,

pelo que me diz, torna-se evidente que é primo da minha Mulher e do meu Filho. Do lado da minha Mulher, também há referências à ligação ao Marechal Teixeira Rebelo. Se souber algo mais sobre a sua ligação ao Marechal, por favor me diga.

A família da minha Mulher é proveniente da Cumeeira, e penso que algumas das suas Tias por lá viveram até finais do Séc. XX. Mas, agora, já não resta ninguém vivo, dessa geração.

Fico a aguardar as suas notícias,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#248384 | GabrielSilva | 24 jan 2010 17:57 | Em resposta a: #248317

Caro Francisco Andrade,

Segundo confirmei hoje, aquela Carlota Teixeira Rebelo http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=176251 é minha trisavó. Terá ficado viúva e casado segunda vez, com o meu trisavó António Joaquim Rebelo. Não sei se eram primos, provavelmente sim.
Dessa união nasceu então a minha bisavó, Julieta Rebelo, que casou com Alberto Júlio Pereira, em 1905, pais da minha avó Guilhermina Rebelo Pereira, nascida a 02/06/1906.

Ou seja, o ramo familiar da sua mulher é o mesmo que o meu, por via precisamente dessa Carlota Teixeira Rebelo.
Segundo fotografias que tenho, e histórias que se contam, havia bastantes contactos com os filhos da sua primeira filha, aqui referidos: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=176207

Sobre a Veiga, sei que a minha mãe ainda tem uma sua prima viva, de nome Maria Antónia com quem costuma estar mas de momento não sei mais pormenores.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#248518 | francandrade | 26 jan 2010 20:09 | Em resposta a: #248384

Caro Gabriel Silva,

Não tenho a certeza de que o ramo familiar da minha mulher seja o seu, mas tenho a certeza de que são parentes. O meu sogro, nascido na Cumeeira, era filho de Luís Teixeira Rebelo da Silva e de Bernardina Augusta Martins. Este casal ( casaram em Candedo, Murça, em 19/4/1902) teve vários filhos: Maria (Mimi), José (Zeca), Maria Joaquina (Didinha), Luís, Manuel Joaquim (o meu sogro), ...(Xano), Aurora (Lola) e Maria do Carmo. A casa deste família na Cumeeira era conhecida como a Casa de Vale de Cales.

Entretanto, ouvi falar de uma ligação da família do meu sogro com uma Casa do Canto, também na Cumeeira. Mas não sei ao certo qual a ligação.

Vou tentar saber mais pormenores. Agradeço que, se souber algo mais, também me diga.

Vamos tentar refazer as ligações, se tal for possível.

Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#248585 | francandrade | 27 jan 2010 16:19 | Em resposta a: #248518

Caro Daniel Silva,
Vejo na certidão de nascimento de meu Sogro que ele nasceu no lugar de Vale das Cales, freguesia da Cumeeira, Santa Marta de Penaguião. Daí o nome da Casa de Vale de Cales...

Não sei se este dado ajuda,
Aguardo o seu contacto,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#249275 | francandrade | 05 fev 2010 17:51 | Em resposta a: #248585

Verifico que já existia um tópico com o título "Teixeira Rebelo - Pinto da Silva Melo". Esse tópico levanta questões que poderão também ser úteis a propósito desta ligação entre as Famílias Teixeira Rebelo e Rebelo da Silva.

Aguardo comentários dos interessados,
Com os meus cumprimentos

Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#249437 | GabrielSilva | 07 fev 2010 22:03 | Em resposta a: #249275

Caro Francisco Andrade,

consultei a certidão de casamento da minha bisavó, Julieta Rebelo (casada a 02-Outubro-1905, civilmente, freguesia Bonfim, com Alberto Júlio Pereira, natural de S. João da Pesqueira) e diz-se:

filha de António Joaquim Rebello, natural da freguesia de Santa Comba da Ermida, concelho de Vila Real; e de Carlota Augusta Teixeira Rebello, http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=176251
natural de Santa Eulália da Cumieira, concelho de Santa Marta de Penaquião;

neta paterna de Manuel Joaquim Rebello e Antónia Augusta Pires
e materna de Manuel Joaquim Teixeira Rebello
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=176252
e Doroteia Júlia de Castro.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#260949 | francandrade | 24 ago 2010 15:02 | Em resposta a: #249437

Caro Gabriel Silva,

Acabo de visualizar através do e-tombo alguns assentos de nascimento da freguesia da Cumeeira que nos poderão interessar. Aparece um assento de nascimento de um António Joaquim, filho legítimo de Manuel Joaquim Teixeira Rebello e de Anna Victorina de Matos, neto paterno de Ignácio José Teixeira Rebello e de Florinda Mourão e neto materno de José Rebello de Matos e de Teresa Rebelo. Este António Joaquim Teixeira Rebelo, nascido na Cumeeira a 8 de Junho de 1846, era irmão de um Feliciano, filho dos mesmos Pai e Mãe, também nascido na Cumeeira a 14 de Janeiro de 1844. Ora, o Avô de minha Mulher, Luís Teixeira Rebelo da Silva, que casou em Candedo - Murça a 19/4/1902 com Bernardina Augusta Martins, era filho de um Feliciano Teixeira. E a tradição familiar sempre indicou como raíz desta família a Cumeeira e ainda a ligação à família do Marechal Teixeira Rebelo. Infelizmente, Luís Teixeira Rebelo da Silva nasceu no Brasil e só o assento de casamento de Feliciano Teixeira (que ainda não consegui) poderá esclarecer definitivamente esta questão. No entanto, estranho esta referência a sua Trisavó Carlota Teixeira ( http://geneall.net/P/per_page.php?id=176251 ) filha de Manuel Joaquim Teixeira Rebelo e de Doroteia Júlia de Castro... Será o mesmo Manuel Joaquim Teixeira Rebelo, Pai dos anteriores? Terá casado segunda vez e tido esta filha em segundas núpcias? Se assim fosse, a sua Trisavó poderia bem ser meia-irmã do Bisavô de minha Mulher, sendo ambos filhos de Manuel Joaquim Teixeira Rebelo e netos de Ignácio José Teixeira Rebelo (este último poderá ser sobrinho, ou até talvez irmão, do Marechal Teixeira Rebelo... ). Talvez os assentos de casamento possam dissipar algumas destas dúvidas...

De momento, é o que tenho. Se conseguir mais elementos tra-los-ei aqui.
Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#260952 | GabrielSilva | 24 ago 2010 15:43 | Em resposta a: #260949

Caro Francisco de Andrade,

Obrigado pelas informações.
Na página da minha trisavó, Carlota Augusta Teixeira Rebello (natural de Stª Eulália da Cumieira, Stª Marta de Penaguião), contem um erro, uma vez que a sua data de nascimento é indicada como sendo do ano de 1868, o que não é possível ser verdade, pois teve filha Maria da Conceição em 1871.... Julgo mais correcto que o seu ano de nascimento seja o de 1848 (não consegui ainda aceder a sua certidão nascimento), pelo que seria irmã dos referidos António Joaquim Teixeira Rebello e Feliciano. Sei que a Carlota faleceu em 25/06/1934.

Quanto à sua filiação, está correta, pois assim surge indicada na certidão de casamento (que possuo) da minha bisavó Julieta sendo esta filha de Carlota e do seu segundo marido, António Joaquim Rebello, este natural de Santa Comba de Ermida, Vila Real, e neta materna de Manuel Joaquim Teixeira Rebello e Doroteia Júlia de Castro; e paterna de Manuel Joaquim Rebelo e Antónia Augusta Pires. Assim, será certamente a dita Doroteia a segunda esposa do dito Manuel Joaquim.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#260962 | GabrielSilva | 24 ago 2010 18:22 | Em resposta a: #260952

Caro Francisco Andrade,

Não tenho de momento, infelizmente, a refª onde encontrei a informação, mas dou-lhe os seguintes dados que tinha guardados há já algum tempo e que pode ser que o ajude: Feliciano Teixeira Rebello de Matos, era filho de Manuel Joaquim Teixeira Rebello e de Anna Victoriana de Matos. Casou com Rosa da Conceição de Moura e tiveram filho António Teixeira Rebello nascido em 29 de Setembro de 1880. Se encontrar refª, informarei.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#260972 | GabrielSilva | 24 ago 2010 20:30 | Em resposta a: #260962

Caro Francisco Andrade,

Em busca da certidão de nascimento da minha trisavó Carlota Teixeira Rebello, encontrei a seguinte certidão de nascimento que poderá ser do seu interesse uma vez que diz respeito aos Rebelo da Silva da Cumieira:

«Candida Augusta, filha legítima de Luis António Rebello da Silva, e da sua mulher Joaquina Rita Borges Peixoto da Silva, do logar de Vale das Cales desta freguesia de Santa Eulália da Cumieira. Neta paterna de João Joaquim Rebello da Silva e da sua mulher D. Maria Helena Rebello da Silva já defunta do sobredito logar. Neta materna do Doutor João António Borges Peixoto e da sua mulher já defunta D. Maria Caetana Rebello de Mattos, da Casa do Canto desta freguesia. Nasceu no dia seis de Junho de 1851.»

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#260979 | GabrielSilva | 24 ago 2010 22:03 | Em resposta a: #260972

O «seu» Feliciano, será este? (irmão da precedente):

«Feliciano, filho legítimo de Luís António Rebello da Silva e D. Joaquina Rita Borges Peixoto, neto paterno de José Joaquim Rebello da Silva e D. Maria Helena Rebello da Silva e materno do Doutor José António Borges Peixoto e sua mulher D. Maria Catetana Rebello todos desta freguesia de Santa Eulália da Cumieira. Nasceu dia dez de Outubro de mil oitocentos e cinquenta e três.»

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#260997 | francandrade | 25 ago 2010 11:31 | Em resposta a: #260979

É realmente impressionante o cruzamento entre as famílias da Cumeeira, mas o Feliciano de que lhe falei, antepassado de minha Mulher, tem que ser o filho de Manuel Joaquim Teixeira Rebelo (nascido a 14 Janeiro de 1844 na Cumeeira). Mas agora dá-me uma novidade: Luís António Rebelo da Silva ( primo direito do escritor e historiador Luís Augusto Rebelo da Silva ) teve do seu casamento com Joaquina Rita Borges Peixoto um filho varão, também Feliciano... Eu sabia que o casal tinha tido uma filha, Cândida Augusta, nascida a 6 de Junho de 1851 na Cumeeira e que viria a casar com o outro Feliciano, filho de Manuel Joaquim Teixeira Rebelo, do qual teve pelo menos um filho: Luís Teixeira Rebelo da Silva, avô de minha Mulher... Mas deste Feliciano, Tio do Avô de minha Mulher, nunca tinha ouvido falar. Terá tido descendentes ?

De todo o modo, muito obrigado por mais esta preciosa informação. Os dados começam a fazer sentido...
Cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#261014 | GabrielSilva | 25 ago 2010 16:37 | Em resposta a: #260997

Caro Francisco Andrade,

Encontrei um outro irmão da Cândida Augusta e do Feliciano: Mário, nascido a 27 de Junho de 1855.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#261015 | GabrielSilva | 25 ago 2010 16:45 | Em resposta a: #261014

Encontrei a certidão da minha trisavó: «Carlota [Teixeira Rebelo], filha legítima de Manoel Joaquim Teixeira Rebello e de Dorotheia Jullia de Castro, do logar de Assento, na freguesia de Santa Eullalia da Cumieira, neta paterna de Ignacio José Teixeira Rebello e de Florinda Margarida Mourão, do sobredito logar. Neta materna de José António Gomes Fernandes, já defunto e de Maria Joaquina de Castro do sitio da Boavista desta freguesia. Nasceu a doze de Setembro de 1851, e foi baptizada solenemente na Pia Baptismal no dia 21 de Setembro de 1851, foram padrinhos Joaquim Correia de Oliveira e D. Carlota Carolina de Mourão Coutinho Oliveira, de São Pedro do Sul».

Teve mais duas irmãs: Felicidade, nascida no mesmo lugar no dia 31 Junho de 1853.
E Maria Ritta nascida a 4 de Agosto de 1855, sendo seu padrinho, o irmão Feliciano Teixeira Rebello.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#261020 | GabrielSilva | 25 ago 2010 18:09 | Em resposta a: #261015

Caro Francisco de Andrade,

Encontrei a certidão de casamento do dito Feliciano, que casou com Candida Augusta Peixoto da Silva:

«Aos vinte de dois dias do mês de Junho do ano de mil oitocentos e setenta e dois pelas oito horas da tarde na Paroquial Igreja de Santa Eulália da Cumieira, concelho de Santa Marta distrito de Vila Real Diocese de Braga (...)

Feliciano Augusto Teixeira, Telles, solteiro, de trinta e oito anos de idade, filho de família proprietária sendo os pais Manoel Heitor Teixeira Junior e Dona Benedita Teixeira Telles, desta freguesia, e Dona Candida Augusta Peixoto da Silva, solteira, filha legitima de Luis Rebello da Silva e Dona Joaquina Rita Borges Peixoto da Silva, desta freguesia, proprietários, de vinte e um anos…»

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#261168 | francandrade | 27 ago 2010 11:13 | Em resposta a: #261020

Caro Gabriel Silva,

Muito obrigado pela sua mensagem. Eu andava precisamente à procura desse Assento de Casamento. Não há dúvida de que estes é que são os Bisavós de minha Mulher. Mas afinal eu estava a incorrer em erro, e agora tenho um enigma dificil de deslindar: é que, pela idade indicada neste assento de casamento relativamente ao noivo, este teria que ter nascido por volta de 1843/1844 ... Ora, na Cumeeira, nos registos que consultei relativamente a essas datas, o único Feliciano que aparece é precisamente o outro, filho de Manuel Joaquim Teixeira Rebelo e de Ana Victorina Rebelo de Matos. E, como na família de minha Mulher sempre tinha havida essa tradição de se dizerem parentes próximas do Marechal Teixeira Rebelo, eu acabei por ser induzido em erro... Agora, falta-me um Feliciano ...

De todo o modo, agradeço-lhe mais uma vez a preciosa informação.
Vamos continuando as buscas,
Com os meus cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#261180 | GabrielSilva | 27 ago 2010 15:05 | Em resposta a: #261168

Caro Francisco Andrade,

Casando em 1872 com 38 anos de idade, o Feliciano terá nascido em 1834....

Quanto á parentela com o Marechal,atendendo à fartura de Rebellos e Texeiras e seus consecutivos cruzamentos é bem provável que sejam todos parentes do dito Marechal nascido em 1748.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#263645 | nrleite | 08 out 2010 19:35 | Em resposta a: #261180

Caros Gabriel Silva e Francisco Andrade

Os dados sobre a minha trisavó Carlota Teixeira Rebelo (ascendentes e descentes) foram enviados para o Genea por mim (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=401031). Também nunca consegui esclarecer a ligação da família ao Marechal Teixeira Rebelo, a qual sempre me foi confirmada pelo meu avô Luís.

Sabia também da ligação aos Rebelo da Silva (embora desconhecesse por que via) e desconhecia que a minha bisavó Maria da Conceição tinha uma meia irmã. Não temos, portanto, eu e o Gabriel, um parentesco assim tão distante.

Do lado "Teixeira Rebelo Teixeira" (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=176207) não somos mais do que duas ou três dezenas de descendentes.

Cumprimentos do

Nuno Rocha Leite

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#263843 | GabrielSilva | 13 out 2010 11:29 | Em resposta a: #263645

Caro Nuno

Sim, somos primos por termos trisavó comum: Carlota Teixeira Rebello.
Já agora, a data de nascimento correcta é 12 de Setembro de 1851. Julgo ter uma ou duas fotos do seu avô Luís.

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#263878 | nrleite | 13 out 2010 22:42 | Em resposta a: #263843

Caro Gabriel
Pois é verdade. E não tenho referência nenhuma do seu ramo.
Que boa notícia.
Um abraço do
Nuno

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#263880 | francandrade | 13 out 2010 23:34 | Em resposta a: #260972

Caro Gabriel Silva,

Muito obrigado pela indicação, que tem todo o interesse. Esta Cândida Augusta é Bisavó de minha Mulher e, deste modo, encontra-se explicada a ligação da Família da minha Mulher à Casa do Canto.

Do lado Teixeira Rebelo é que ainda há ligações a encontrar.

Obrigado por tudo,
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#340153 | nuno rebelo da silva | 30 dez 2013 07:50 | Em resposta a: #260997

Bom dia
Meu nome e Nuno Luis Rebelo da Silva, meu pai era Abilio feleciano Martins Rebelo da silva, e o meu avo era Luis Teixeira rebelo da Silva ambos nascidos na cumieira
Resido na Africa do sul desde 1974
Se alguem quiser entrar em contacto comigo o numero e 00 27 82 927 8399
Obrigado

nuno

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#340165 | fraandrade | 30 dez 2013 16:07 | Em resposta a: #340153

Caro Nuno Rebelo da Silva,

Eu sou casado com uma prima direita sua, filha do seu Tio Manuel Joaquim Martins Rebelo da Silva (Tio Maneca, creio que era assim que lhe chamavam). Este seu Tio e meu sogro teve quatro filhas: Clara (filha do 1º casamento), Maria Amália (minha Mulher), Maria Manuel e Isabel ( 3 filhas do 2º casamento, com Isabel Maria Carneiro de Vascocnelos Monteiro Pacheco ). A minha Mulher poderá dar-lhe elementos sobre a restante família em Portugal (hoje bastante espalhada, no Porto, Coimbra, Lisboa, Algarve…)

Poderá contactá-la por email para amalia.rebelo.silva arroba gmail.com .

Gostaríamos de saber algo sobre a descendência do seu Pai. Ainda moram todos na África do Sul?

O nosso telefone é o 00 351 22 600 3103

Aguardamos o seu contacto.

Cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

RE: Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#340187 | nuno rebelo da silva | 31 dez 2013 08:45 | Em resposta a: #340165

Bom dia

Acabei de mandar um email para a sua esposa, minha prima.
O seu sogro era o meu Padrinho, e lembro me com muitas saudades do tempo que eu passei com ele na quinta da cumieira no ano de 1962 quando a sua primeira mulher estava ja muito doente. Na altura ele tinha um carro Skoda e demorava da Cumieira ao Porto 6 horas.
Lembro me de ele ser calvo e estar sempre a contar historias dele e do meu Pai.
Se perguntar a sua sogra, ela telefonou me quando o meu padrinho morreu.
Lembro me tambem que uma das suas cunhadas se tornou numa religiosa apos a morte do pai.
Fiquei bastante satisfeito em receber noticias voosas e espero muito em breve estar convosco, pois devido a minha vida profissional eu desloco me com frequencia a Portugal e Espanha.
Trabalho no marisco ha muitos anos e tenho uma empresa na Africa do Sul e Mocambique
Em relacao ao meu Pai, ele morreu em 1975 e com as muitas dificuldades da altura eu consegui transladar o seu corpo para o cimiterio da cumieira ao pe do meu avo, que era o seu dezejo.
Pois meus caros primos se ha algo que eu possa fazer por voces nao hesitem.
Sempre foi o meu sonho de a nossa familia fosse unida.
Por agora e tudo, aquele abraco

Vosso primo

Nuno Luis de Athayde Malafaia e Rebelo da Silva

Resposta

Link directo:

Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#410021 | C. Rebelo da Silva | 28 nov 2018 17:54 | Em resposta a: #242679

Boa tarde

Caro Francisco Andrade

Eu sou filho de Luís Manuel Martins Rebelo da Silva, sobrinho e afilhado do seu sogro (O tio Xano).

Carlos Augusto Marques Rebelo da Silva

crsilva0@gmail

Resposta

Link directo:

Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#410022 | C. Rebelo da Silva | 28 nov 2018 17:55 | Em resposta a: #410021

crsilva0@gmail.com

Resposta

Link directo:

Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#427893 | franc.andrade | 10 out 2020 12:17 | Em resposta a: #261020

No site e-Tombo https://tombo.pt/f/smp02 no que se refere à freguesia da Cumeeira, Santa Marta de Penaguião, só aparecem os registos de casamento posteriores a 1853. Alguém sabe onde se pode ter acesso aos registos anteriores? Estou encravado neste antepassado de minha Mulher, cujo Assento de Casamento aqui reproduziu: «Aos vinte de dois dias do mês de Junho do ano de mil oitocentos e setenta e dois pelas oito horas da tarde na Paroquial Igreja de Santa Eulália da Cumieira, concelho de Santa Marta distrito de Vila Real Diocese de Braga (...)
Feliciano Augusto Teixeira, Telles, solteiro, de trinta e oito anos de idade, filho de família proprietária sendo os pais Manoel Heitor Teixeira Junior e Dona Benedita Teixeira Telles, desta freguesia, e Dona Candida Augusta Peixoto da Silva, solteira, filha legitima de Luis Rebello da Silva e Dona Joaquina Rita Borges Peixoto da Silva, desta freguesia, proprietários, de vinte e um anos…».
Acontece que não estou a conseguir localizar o Assento de Nascimento de Feliciano Augusto Teixeira que, a acreditar no Registo de Casamento, deveria ter nascido na Cumeeira entre os anos 1833 - 1835... mas não encontro nada. Precisava de encontrar o Registo de Casamento dos seus Pais, Manuel Heitor Teixeira e Maria Benedita Teixeira Teles, mas os Assentos anteriores a 1853 não estão disponíveis. Estes Teixeira devem ter alguma ligação com a família do Marechal Teixeira Rebelo (era isso que se dizia na família da minha Mulher), mas a busca está difícil. Se alguém tiver algum dado ou indicação útil muito agradeço.

Resposta

Link directo:

Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#427930 | almacor | 11 out 2020 21:45 | Em resposta a: #427893

Caro Francisco Andrade

Sendo ex_aluno do Colégio Militar, a figura do Merechal Teixeira Rebelo, seu fundador, sempre foi uma referência. Da informação que tenho, via biografia do Merechal existente no CM, sei que nasceu a 17 de dezembro de 1750 no lugar do Silhão na dita Cumieira. Era o segundo de quatro filhos de Luís Teixeira e de sua mulher Emerenciana Rebelo, sendo o primeiro José Luis Teixeira Rebelo, a terceira Isabel Teixeira Rebelo e a quarta Luísa Teixeira Rebelo.

Cumprimentos

Álvaro Cordeiro

Resposta

Link directo:

Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#427931 | almacor | 11 out 2020 21:47 | Em resposta a: #242679

Marechal e não Merechal

Cumprimentos

Álvaro Cordeiro

Resposta

Link directo:

Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#427941 | franc.andrade | 12 out 2020 09:03 | Em resposta a: #427931

Caro Álvaro Cordeiro,

muito obrigado pelas suas respostas. Eu já tenho os nomes dos irmãos do Marechal Teixeira Rebelo. A questão está na descendência dos mesmos. E sem acesso aos registos de casamento anteriores a 1852 e aos registos de baptismo anteriores a 1828 tenho dificuldade em obter os dados de que necessito.

Muito obrigado pela sua atenção,
Cumprimentos
Francisco Andrade

Resposta

Link directo:

Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#428113 | franc.andrade | 19 out 2020 08:52 | Em resposta a: #261020

Caro Gabriel Silva

Peço desculpa por só agora voltar ao contacto. Mas creio que há que fazer uma correção, ao registo de casamento de Feliciano Augusto Teixeira: o pai de Feliciano Augusto Teixeira Teles é Manuel Victor ( e não Heitor) Teixeira Junior. Do Assento de Casamento fico na dúvida se a idade do noivo será "trinta e oito anos" ou "vinte e oito anos". De todo o modo, este Feliciano Augusto Teixeira Teles e seus pais continuam sendo um mistério: não encontro nos registos de nascimento da Cumeeira qualquer referência ao nascimento deste Feliciano Teixeira Teles. Entretanto, descobri que há um processo de inventário, por falecimento de Maria Benedita Teixeira Teles, em 1867. Já pedi esse documento ao Arquivo Distrital de Vila Real. Vamos a ver quanto tempo demoram.
https://portal.arquivos.pt/search?q=Inventário+Benedita+Teles+Teixeira&qHidden=Inventário+Benedita+Teles+Teixeira.

Quando tiver mais novidades voltarei ao Forum

Resposta

Link directo:

Teixeira Rebelo - Rebelo da Silva

#428119 | C. Rebelo da Silva | 19 out 2020 14:23 | Em resposta a: #428113

https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/15533

Neste documento fala da falta de registos

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 27 abr 2024, 04:02

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen