Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

Este tópico está classificado nas salas: Direito | Títulos

Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#242696 | Conde de Granada | 24 out 2009 14:55

Caros Confrades,

Depois de algumas leituras e, sobretudo, pesquisando na internet, surgiu-me uma dúvida: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias? Parece-me que existem não poucas brigas e contendas dinásticas entre os príncipes napolitanos, divididos entre o duque de Castro e o duque de Calábria. Percebi que ambos os príncipes mantêm-se como chefes da Casa Real e, aliás, também mantêm grão-mestrados diversos das antigas ordens bourbônicas da Sicília. Afinal, pergunto: Quem está com a razão?

Desde já, fico grato por um futuro esclarecimento.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#242770 | Conde de Granada | 25 out 2009 13:05 | Em resposta a: #242696

Renovo minha questão.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#243454 | Pato | 04 nov 2009 17:23 | Em resposta a: #242770

O Reino das Duas Sicílias foi, como se sabe, extinto e integrado em Itália no séc. XIX. O seu último rei foi Francisco II (de Bourbon), casado com uma filha do Imperador de Áustria. Teve apenas uma filha que nasceu em Paris, já no exílio dos pais, mas que morreu em criança, não deixando por isso sucessão.
A haver essa chefia só pode estar, penso eu, na Casa de Bourbon e dessa, como se sabe, o únco Chefe é o actual Rei de Espanha. O que, até nem será injusto, uma vez que o Reino de Nápoles e das Duas Sicílias foi criado por Afonso V de Aragão, no séc. XV.

Isabel Pereira Coutinho

Resposta

Link directo:

RE: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#243455 | Pato | 04 nov 2009 17:25 | Em resposta a: #243454

Desculpe, no século XVI

Resposta

Link directo:

RE: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#243501 | manelsp | 05 nov 2009 11:31 | Em resposta a: #243455

Pela lógica das titularidades, incluindo a precendência da linha masculina sobre a feminina (neste caso patente a lei sálica) e a preferência do irmão mais velho ao mais novo, nao me oferece grandes dúvidas a atribuição da chefia da Casa das Duas Sicilias ao actual Duque de Calábria. Se alguém mais douto quiser explicar, será sem dúvida útil.
Cumprimentos

Resposta

Link directo:

RE: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#243505 | Millafre | 05 nov 2009 12:16 | Em resposta a: #243501

En relación con el tema del tópico, transcribo un párrafo del libro "España y las Ordenes Dinásticas del Reino de las Dos Sicilias", de Alfonso de Ceballos Escalera y Gila, marqués de la Floresta, Ed. Palafox&Pezuela, Madrid 2000.
…Su Majestad el Rey [Don Juan Carlos I], …solicitó el parecer y dictamen del Consejo de Estado, del Ministerio de Justicia, del Ministerio de Asuntos Exteriores, y de la Real Academia de Jurisprudencia y Legislación, acerca de la jefatura de la Real Casa de las Dos Sicilias, y del gran maestrazgo de la Orden Constatiniana de San Jorge….Es de destacar qe el Rey de España intervino así en la disputa que divide a la Real Casa de las Dos Sicilias desde 1960, precisamente al amparo de lo prevenido en el Tratado de Nápoles de 1759 y la subsiguiente Pragmática de 6 de octubre del mismo año. Pues bien, los dictámenes fueron unánimes en sus conclusiones: tanto la condición de Jefe de la Real Casa de las dos Sicilias, como la de gran maestre de la Orden Constantiniana, corresponden legítima y legalmente a S.A.R. Don Carlos de Borbón Dos Sicilias y Borbón-Parma, a quien S.M. confirió la dignidad de Infante de España en 16 de diciembre de 1994. Consecuentemente, el Jefe de la Casa del Rey, así lo comunicó por escrito a a S.A.R. el Duque de Calabria en fecha 8 de marzop de 1984.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#243516 | Conde de Granada | 05 nov 2009 14:21 | Em resposta a: #243505

Gracias por su respuesta, mi amigo español.

Pero el abuelo del actual Duque de Calabria no había renunciado al trono?

Abrazos,

C. de Granada.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#243518 | Conde de Granada | 05 nov 2009 14:26 | Em resposta a: #243454

Cara Isabel Pereira Coutinho,

Agradeço sua atenta resposta, todavia, acho que o Rei da Espanha, ao menos o atual, não teria direitos ao trono napolitano imediatamente, ou seja, havendo príncipes de Bourbon diretamente descendentes dos reis sicilianos (provindos da Espanha), estes, naturalmente, estariam nos primeiros lugares da linha de sucessão, obedecendo, para isso, as ordens ditadas pela antiga constituição real siciliana.

Receba os melhores cumprimentos de,

C. de Granada

Resposta

Link directo:

RE: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#243519 | Conde de Granada | 05 nov 2009 14:30 | Em resposta a: #243501

Caro Confrade,

Como respondi ao Millafre, parece-me que o avô do atual Duque de Calábria havia renunciado por si e pelos seus futuros descendentes, quando de seu matrimônio com a infanta D. Maria de las Mercedes de Espanha. Assim, o que dizer do Duque de Castro? É uma boa pergunta.

Saudações,

C. de Granada

Resposta

Link directo:

RE: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#243522 | JBdeS | 05 nov 2009 14:44 | Em resposta a: #243518

Caro C de Granada

A Infanta Maria de las Mercedes, filha primogénita do Rei Alphonso XII foi durante cerca de 20 e poucos anos Princesa das Astúrias, uma vez que o Rei tinha apenas duas filhas. Ao casar com o Príncipe das Duas Sicílias, este teve de renunciar às Duas Sicílias, pois, casando com a futura Rainha de Espanha, não podia acumular os dois tronos.
Com o nascimento de Alphonso XIII, póstumo, este passou a ser Príncipe das Astúrias.

Mais tarde quando o Príncipe Carlos de Bourbon pediu em casamento a Princesa Ana de Orleans ao Conde de Paris, este recusou devido à pretensão do futuro genro ao trono das Duas Sicílias, depois da renúncia do avô.
Após quatro anos de conversações, o Conde de Paris consentiu no casamento de Carlos de Bourbon das Duas Sicílias se limitasse a usar o nome Bourbon, o que aconteceu.

Quando o Rei D. João Carlos subiu ao trono nomeou infantes de Espanha Carlos de Bourbon, por ser o herdeiro mais próximo do trono, e sua mãe, a Princesa D Alice, a título de cortesia.

A maior parte das famílias reais aparentadas com a família Duas Sicílias consideram chefe da Casa o Duque de Castro, tendo sido convidado a Portugal nessa qualidade.

Não pretendo levantar uma polémica nem tenho qualquer posição tomada, limitei-me a relatar o que sei acerca do caso.

Cumprimentos

José Berquó de Seabra

Resposta

Link directo:

RE: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#243523 | JBdeS | 05 nov 2009 14:48 | Em resposta a: #243522

Peço desculpa por ter escrito "consentiu no casamento de Carlos de Bourbon das Duas Sicílias" quando pretendia dizer "consentiu no casamento SE Carlos de Bourbon das Duas Sicílias....".

JBS

Resposta

Link directo:

RE: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#243524 | Conde de Granada | 05 nov 2009 14:52 | Em resposta a: #243522

Caro José Berquó de Seabra,

Agradeço sua tão atenta e rica resposta. Devo dizer-lhe que eu, pessoalmente, também vejo no Duque de Castro o atual chefe da Casa Real das Duas Sicílias. Até onde conheço, a Casa Imperial Brasileira também reconhece o Duque de Castro como o "de jure" rei das Duas Sicílias.

Meus cumprimentos.

Resposta

Link directo:

RE: Quem é, enfim, o Chefe da Casa Real das Duas Sicílias?

#243559 | JBdeS | 05 nov 2009 22:09 | Em resposta a: #243505

Caro Millafre,

O Rei Carlos III não deixou o Infante Luis, seu irmão, religioso, casar pois, casando em Espanhae tendo filhos nascidos no Reino de Espanha, passaria à frente de todos os Príncipes de Bourbon nascidos no estrangeiro, como aconteceu com os seus filhos, nascidos em Nápoles, distinguindo os reinos. Existe a Pragmática que é aplicada parcialmente.

Cumprimentos
JBS

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 22 mai 2024, 10:55

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen