Discrepância inexplicável

Este tópico está classificado nas salas: Arquivos | Famílias | Pessoas

Discrepância inexplicável

#242719 | Chininuba | 24 out 2009 21:12

Caros Confrades:

Desde que comecei a pesquisar a minha ascendência familiar (há escassos meses) já me deparei com surpresas de toda a espécie. As memórias dos meus familiares mais velhos são, no mínimo, nebulosas já que não correspondem ao que vou encontrando. Tenho vindo a atribuir isso ao facto de que, infelizmente, estão velhotes mas uma dessas discrepâncias não pode serr atribuída a essa causa. Desde sempre me foi dito, pelo meu Pai, pelos meus Tios, que a minha bisavó, mãe da minha avó paterna, era de origem escocesa e que se chamava Elizabeth MacWilson. A minha tia diz que ela tinha aportuguesado o nome e que assinava Isabel. Encontro-a na certidão de nascimentoda minha avó, na de meu pai, no assento de casamento dela mesma, etc... Sempre como Izabel Anna Vicente. Os pais também aparecem com o apelido de Vicente e foram baptizados, casados, e eram residentes na freguesia de S:José, Lisboa.

Não encontro explicação para esta discrepância. Será que a família terá mudado o nome para Vicente? Mas o que poderia levá-los a isso e onde poderei eu procurar a verdade? É que toda a família de meu pai sempre me disse o mesmo e até brincavam com o facto de eu e meus filhos sermos louros dizendo que era a costela escocesa. Alguèm me pode ajudar?

Obrigada


Maria Clara

Resposta

Link directo:

RE: Discrepância inexplicável

#242736 | amrr | 25 out 2009 00:18 | Em resposta a: #242719

Cara Maria Clara,

E no registo de nascimento da sua avó paterna, que já possui, não consta a naturalidade da sua bisavó? E o nome dos pais da mesma?

A sua avó nasceu na freguesia de S. José, em Lisboa? Em que ano?

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Discrepância inexplicável

#242765 | Chininuba | 25 out 2009 12:17 | Em resposta a: #242736

Caro Arlindo Rodrigues:

Antes de mais nada obrigada pela sua resposta.A certidão de nascimento de munha avó diz que ela nasceu na freguesia de S.Pedro de Alcântara, Lisboa, a 28 de Dezembro de 1881, filha de Manuel da Costa, natural da fregueaia de Nossa Senhora da Ajuda, Lisboa, e de Izabel Anna Vicente que foi baptizada na Igreja dos Ingleses, freguesdia de S. José, Lisboa e neta materna de Jacob e Eugénia Vicente.
Encontrei o assento de casamento de Manuel Costa com Izabel Anna Vicente, realizado em S. Pedro de Alcântara, em 19 de Junho de 1870 onde se diz que ele é natural de Nossa Semhora da Ajuda, Lisboa, filho de Manoel da Costa e de Maria das Neves, e ela é natural da freguesia de S. José, Lisboa, filha de Jacob Vicente e de Eugénia Vicente.
Portanto, a minha bisavó nasceu em Lisboa. A ser verdadeira a tal ascendência escocesa de que sempre falou toda a família de meu Pai (poderiam estar todos enganados?) será algures para trás, terei de procuRAR, que a mudança de nome se deu. Assim sendo, bem gostaria é de saber porquê...

Obrigada e cumprimentos da

Maria Clara

Resposta

Link directo:

RE: Discrepância inexplicável

#242772 | amrr | 25 out 2009 13:12 | Em resposta a: #242765

Cara Maria Clara,

Ora aí tem uma grande pista.
Se a sua Bisavó (Isabel Ana Vicente) foi baptizada na igreja dos Ingleses de Lisboa, terá, com grande probabilidade, ascendência britânica.

Deverá, então, procurar o seu registo de baptismo na referida Igreja:

IGREJA DOS INGLESES (St. George's Church)
Rua S. Jorge, 4
1250-235 LISBOA

Telef.: (351) 213 906 248

e, também, verificar se há referência ao mesmo nos livros da freguesia de S. José (Arquivo Distrital de Lisboa, a funcionar na Torre do Tombo).

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Resposta

Link directo:

RE: Discrepância inexplicável

#242779 | Chininuba | 25 out 2009 14:47 | Em resposta a: #242772

Caro Arlindo Rodrigues:

Muito obrigada pela sugestão. Assim farei.

Cumprimentos

Maria Clara

Resposta

Link directo:

RE: Discrepância inexplicável

#242885 | soaressara | 26 out 2009 16:30 | Em resposta a: #242772

Cara Maria Clara,

Tive uma historia muito parecida com a sua, em que realmente se confirmou a ascendência inglesa de uma das minhas trisavòs.
Na sua certidão de casamento a sua naturalidade era a da já extinta freguesia de São Julião, mas nas datas possiveis ela não existia nessa freguesia, alguns meses mais tarde descobri que tinha sido baptisada em adulta na freguesia de São Julião apenas um mês antes
do casamento.
Encontrei a sua certidão de nascimento no arquivo da igreja dos ingleses, onde tinha sido baptizada como Jesse Julia, o nome que usou no casamento e no baptismo em São Julião era de Jacinta Julia.
O padre Michael Bollock, responsável pelo arquivo da igreja dos ingleses é muito simpático e prestável e já lá fui algumas vezes.

cumprimentos e boa sorte

Sara Pinto Soares

Resposta

Link directo:

RE: Discrepância inexplicável

#242892 | Chininuba | 26 out 2009 19:07 | Em resposta a: #242885

Cara Sara:

Muito obrigada. Conto lá ir ainda esta semana.
Cumprimentos

Maria Clara

Resposta

Link directo:

RE: Discrepância inexplicável

#242894 | Chininuba | 26 out 2009 19:13 | Em resposta a: #242885

Cara Sara:

Esqueci-mw de perguntar: Descobriu a que se ficou a dever esse «aportuguesar» do nome?
Obrigada.

Maria Clara

Resposta

Link directo:

Mensagens ordenadas por data.
A hora apresentada corresponde ao fuso GMT. Hora actual: 04 mai 2024, 03:53

Enviar nova mensagem

Por favor, faça login ou registe-se para usar esta funcionalidade

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen